VOO ALTO PARA A MAIN ROUND!
Líder do Grupo C da EHF European League, a equipa de andebol do Benfica bateu o Kadetten Schaffhausen, por 39-32, nesta terça-feira, 19 de novembro, em jogo da 5.ª jornada, e garantiu o acesso à main round da prova!
Com registo de quatro vitórias no mesmo número de jogos disputados no Grupo C, o Benfica entrou para a partida à distância de um empate de garantir o acesso à main round da EHF European League. Ainda assim, e perspetivando um embate que não seria fácil, Jota González assegurou que as águias lutariam "desde o primeiro minuto para tentar ganhar".
Em mais uma noite europeia no Pavilhão n.º 2 da Luz, o técnico lançou Kristóf Palasics, Miguel Sánchez, Ole Rahmel, Bélone Moreira, Alexis Borges, Egon Hanusz e Filip Taleski de início.
A resposta do Benfica ao momento começou a ser dada desde o começo da partida. A perderem por 0-2, os encarnados correram atrás do prejuízo e, aos 10', após várias aproximações do Kadetten Schaffhausen (4-3; 5-4), venciam por 7-4.
As defesas de Kristóf Palasics, aliadas aos remates falhados pela equipa suíça, davam fôlego às águias, que, no ataque, encontraram na troca de bola e no jogo de paciência formas de contrariar a defesa adversária e de faturar. Ainda assim, o resultado oscilava entre os três e os quatro golos de diferença. Aos 18', o Benfica superiorizava-se por 12-8.
A distância mais cavada dos encarnados no jogo, até então, chegaria mesmo em cima do intervalo, com um tento de Ole Rahmel a ditar o 20-14 com que as equipas recolheram aos balneários.
Impulsionado pelo apoio dos Benfiquistas que marcaram presença na Luz, o Glorioso foi arrasador no arranque da segunda metade do jogo! Muito coesos defensivamente e eficazes nas ações ofensivas, os comandados por Jota González chegaram aos 10 golos de vantagem no minuto 36 (25-15).
Paulatinamente, o Kadetten Schaffhausen foi ganhando ritmo e, aproveitando a inferioridade numérica dos encarnados (47'), colocou o marcador em 33-28 aos 50'. A partida entrou, então, numa toada mais agressiva e de ataques rápidos na luta pela vitória.
Com o score em 35-30, e a cinco minutos do final (55'), Jota González pediu para parar a contenda. No reatar, o Benfica não cedeu à pressão imposta pelo adversário e geriu o resultado. No Pavilhão n.º 2, foi questão de tempo até soar a buzina e se festejar o triunfo (39-32) dos encarnados e consequente passagem à main round da EHF European League!
Líderes do Grupo C, e com o lugar na próxima fase garantido, as águias ainda têm um encontro relativo à fase de grupos, frente ao Limoges Handball. A partida da 6.ª ronda está agendada para as 17h45 de terça-feira, 26 de novembro, no Palácio dos Desportos de Beaublanc.
DECLARAÇÕES
Jota González (treinador do Benfica): "É muito bom, ganhámos os cinco primeiros jogos no grupo, já estamos qualificados. Os jogadores estiveram muitíssimo bem, são os grandes protagonistas das vitórias que temos alcançado, os grandes responsáveis por já nos termos apurado para a fase seguinte. Fizemos um grande jogo, marcámos uma grande diferença. Baixámos um pouco na ponta final do desafio, mas foi sensacional ganhar desta maneira a um adversário como o Kadetten. Estou muito satisfeito. Funcionámos muito bem nas diferentes situações de ataque, com muita fluidez. Na defesa, estivemos muito bem na 1.ª parte e também no início da 2.ª parte. Queremos ganhar o jogo que nos falta. Se vencermos [em França], passaremos à próxima fase com quatro pontos e o Limoges com zero, o que será uma diferença muito importante."
Bélone Moreira (lateral-direito e capitão do Benfica): "Objetivo conseguido, queríamos passar e precisávamos de vencer este jogo. Foi uma partida muito importante, com uma equipa muito difícil. Lá, na Suíça, tivemos muitas dificuldades, vencemos por um [golo]. Esperávamos um jogo difícil e fizemos o nosso trabalho. O resultado, para mim, não corresponde à diferença entre as duas equipas, mas parabéns a nós, trabalhámos bem, preparámos bem o jogo e passámos. Mas queremos vencer o último jogo, para fazer o pleno. Somos competitivos e queremos melhorar até ao final. Encarámos este jogo com muita seriedade, com intensidade do primeiro minuto até ao fim, é o que se pede. Quando é assim, estamos mais próximos de ganhar, e foi o que aconteceu. Fizemos um grande jogo, estamos todos de parabéns."
FICHA DE JOGO
* Ficha de Jogo do site oficial da prova. Nada garante que não tenha erros.
Formação inicial do Benfica: Kristóf Palasics, Miguel Sánchez, Ole Rahmel, Bélone Moreira, Alexis Borges, Egon Hanusz e Filip Taleski
Suplentes: Gustavo Capdeville (J), Christopher Hedberg (J), Gabriel Cavalcanti (J), Stiven Valencia (J), Fábio Silva (J), Ander Izquierdo (NJ), Rui Baptista (J), Demis Grigoras (J) e Guilherme Carvalho (NJ)
Marcadores do Benfica: Filip Taleski (5), Bélone Moreira (2), Miguel Sánchez (3), Egon Hanusz (6), Alexis Borges (5), Ole Rahmel (3), Fábio Silva (3), Stiven Valencia (2), Gabriel Cavalcanti (5), Rui Baptista (2) e Christopher Hedberg (3)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/11/19/andebol-benfica-kadetten-schaffhausen-5-jornada-grupo-c-ehf-european-league
Coming soon
- Universo Benfica a Quinta, 21 Novembro 2024
- Universo Benfica a Segunda, 18 Novembro 2024
- Universo Benfica a Domingo, 27 Outubro 2024
- Universo Benfica a Domingo, 15 Setembro 2024
- Universo Benfica a Sexta, 16 Agosto 2024