Basquetebol Internacional

Mickey_Mouse

Os grupos são mesmo estranhos. Parece que são mais dois potes antes do sorteio. Um com os cabeças de série e outro com os não cabeças de série. Só Grécia e Rússia não estão atrás de todas as outras equipas no ranking Mundial. Na primeira fase o C e D para além de surpresas tinham equipas mais fracas, por isso já se sabia da distribuição que iria acontecer.

A Alemanha tem de vencer os três jogos para ter possibilidades de ainda ir aos JO. É preciso um milagre. Enfim, não vai acontecer.

Phant

Ranking de equipas após a primeira fase (modelo feito por mim com base nos resultados). Portugal 23º entre 24 selecções, marcando menos 5 pontos e sofrendo mais 6 em relação à média de todas as equipas. Se quiserem posto os ratings e não apenas as posições. A diferença entre as primeiras 4 é praticamente nula com a Espanha também muito perto. Também tenho ratings de ataque e defesa.

Lithuania1
Turkey2
France3
Serbia4
Spain5
Germany6
Greece7
Russia8
FYR of Macedonia9
Finland10
Slovenia11
Italy12
Poland13
Georgia14
Montenegro15
Croatia16
Latvia17
Great Britain18
Ukraine19
Bosnia and Herzegovina20
Israel21
Bulgaria22
Portugal23
Belgium24

As posições batem certo com a vossa percepção daquilo que tem sido a performance das equipas neste Europeu?

Mickey_Mouse

Eu faria antes o seguinte critério(não pensei muito nele):

Vitórias e derrotas. Depois, temos os 3 qualificados de cada grupo. Temos os 3 eliminados de cada grupo.

Faria uma análise aos resultados entre os três. Ou seja, por exemplo, Portugal com Polónia e GB. Depois comparava com os outros "eliminados" dos outros grupos...

Para mim, a França foi a equipa numero um da primeira fase.

É estranho ver equipas com zero vitórias(Latvia) à frente de outras com duas, por exemplo, Israel que até era do mesmo grupo.

Phant

Mickey, como disse, a diferença entre as primeiras 4 equipas é miníma. A ordem não tem grande importância.

Essa questão da Letónia e Israel tem a ver com a forma como os ratings são gerados. Basicamente o modelo dá um peso significativo a jogos atípicos e é difícil para o computador colocar Israel à frente da Letónia quando Israel levou um grande cabaz nos jogos com a Alemanha e a França e a Letónia conseguiu ser mais equilibrada. Tenho aqui outro ranking que dá mais peso à performance típica das equipas e aí Israel aparece em 14º e a Letónia em 20º.

Em relação ao que propões, a questão também é esta: o que será melhor para avaliar a performance de uma equipa, as vitórias e derrotas ou a diferença de pontos? O que faz sentido, e já o fiz para a NBA, é usar apenas os jogos entre equipas apuradas para a segunda fase para obter novos ratings, eliminado a influência das cabazadas contra equipas mais fracas.

faneca_slb4ever

2ª Fase

Grupo E

1ª Jornada (7 de Setembro):

Alemanha-Espanha 13h30
França-Turquia 16h SPORT TV 1
Sérvia-Lituânia 19h SPORT TV 1

Classificação do Grupo E:

França, 2 jogos/4 pontos
Sérvia, 2/3
Espanha, 2/3
Lituânia, 2/3
Turquia, 2/3
Alemanha, 2/2

Mickey_Mouse

É complicado...

Na práctica o que conta são vitórias e derrotas. Depois a diferença de pontos(é feita uma divisão Pontos Marcados/Pontos sofridos).

Mas também sabemos que isso não toma em consideração o peso relativo de cada adversário. Portugal não tinha chances nenhuma contra três equipas deste grupo. Enquanto que noutro grupo, C e D, provavelmente teria sido mais competido com mais do que duas equipas.

Valerá mais ter três jogos perdidos por diferenças de 5 pontos ou perder por 15 dois deles e conseguir ganhar um?

Como é que isso poderia ser ponderado?

Só atribuindo um 'rating' a cada adversário, medido com base no ranking Mundial/resultados recentes... dessa forma as vitórias e pontos seriam mais relativizados. Por exemplo, marcar pontos à Espanha vale mais do que marcar pontos à Polónia.

Uma coisa que os rankings não medirão é os detalhes do jogo... por exemplo, por vezes o jogo está ganho(exemplo: Espanha x Portugal) por uma margem larga e por via disso o treinador mete os 'scrubs' todos no 'garbage time'  :ashamed:... e Portugal fez uma recuperação maquilhando o marcador. Os rankings e estatísticas acabarão por não medir esse tipo de coisas.

Phant

Sim, tens razão. Isto baseia-se apenas nos resultados deste Europeu e é apenas um indicador da performance nesta competição com todas as suas condicionantes. E é apenas um apoio. Para se analisar verdadeiramente é preciso ver e acompanhar cada detalhe. E isto também não se pode complicar muito, ou então não consegues implementar no excel. Tem limitações como tem também a nossa percepção, mas é sempre interessante de fazer. É algo mais objectivo do que apenas ver os jogos.

Já agora, e para dinamizar o tópico, prevejo muito equilíbrio para hoje. Tanto que o modelo dá empate em 2 dos 3 jogos. Hehe. Previsões:

CitaçãoAlemanha 68-70 Espanha U149,5
França 75-75 Turquia O143,5
Sérvia 84-84 Lituânia O160,5

Eu uso isto para apostar nos U/O. Dá-me uma ligeira vantagem mas nada que me vá tornar rico. ;D

Mickey_Mouse

Vitória da Espanha por duplos digitos, se tivesse de apostar - espero estar errado. Será um duelo interessante. Kaman - Nowitzki x Gasol - Ibaka

Eu lembro-me de um jogo monumental...

Eurobasket 2005: Meias-finais. Alemanha 74-73 Espanha

Nowitzki 27 pts, 7 reb. Game winning shot. Spain OUT  ^-^

CitaçãoAfter Juan Carlos Navarro´s floater in the lane gave Spain a 73-72 advantage with 14 seconds to go, the Dallas Mavericks superstar who has carried the German squad on his shoulders for all of the tournament, hit a baseline jumper over the outstrecthed arm of Jorge Garbajosa to put Germany back in front.

"It was indescribable," Nowitzki said of the final shot. "After I looked at Navarro´s shot go in I thought to myself that I wanted to start my offensive move with six seconds left so that way we could get an offensive rebound. Garbajosa kind of pushed me towards the baseline so I just went with it."

Juan Carlos Navarro nearly won the game for Spain
"Dirk hit a tough shot," German head coach Dirk Bauermann said. "He bailed us out just like he did against Russia. That is why he is a super star and the leader of this team. But that doesn't take away from the team effort."

CitaçãoNowitzki finished with a game-high 27 points, 11 of those coming in the fourth quarter with the game on the line, and grabbed a team-high seven rebounds.

Literalmente carregou a equipa às costas e apesar de a Espanha saber o que iria acontecer, foi incapaz de o parar. Memorável.

http://www.youtube.com/watch?v=XGbgULwPFSY&feature=related

Mas os Espanhóis entretanto já o defenderam melhor em 2006 e 2008.

Freire

Dirk se fizer 7 pts sobe a 2o nos best scorers em Euros. Gallis é o 1o.

Freire

faneca_slb4ever