DOMÍNIO TOTAL EM 36 MINUTOS!
O Benfica recebeu e venceu o Galitos, por 91-68, em jogo da 8.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic neste sábado, 14 de dezembro, no Pavilhão Fidelidade. Os jovens João Panzo e Hugo Silva estrearam-se pela equipa principal.
Sem poder contar com Nico Carvacho – recebeu o prémio de MVP da Liga no mês de novembro antes do jogo – e Tyler Stone, ausentes por lesão, e tendo Diogo Gameiro, Eduardo Francisco, Betinho Gomes e Daniel Relvão condicionados por questões físicas, o técnico Norberto Alves chamou os jovens Hugo Silva e João Panzo para o embate com o Galitos.
A formação forasteira entrou bem no encontro, mostrando acerto no jogo exterior, com dois triplos que colocaram o marcador em 2-11. Norberto Alves solicitou um desconto de tempo, aos 4', e as águias afinaram alguns detalhes, aumentando a velocidade das suas ações, a agressividade junto das tabelas e na procura da bola. Tal, associado aos quatro triplos obtidos pelos encarnados, levou o marcador para a diferença mínima no final do 1.º quarto, favorável aos visitantes (22-23).
Um lançamento de dois pontos de Aaron Broussard a abrir o 2.º parcial colocou o Benfica pela primeira vez em vantagem na contenda (24-23). Dois triplos de José Barbosa, aos 5' do 2.º quarto, deixaram os homens da casa com uma vantagem de sete pontos (36-29) e deram um claro sentido ao jogo daí em diante. Antes do intervalo, destaque para a estreia do extremo/poste de 17 anos João Panzo – marcou dois pontos no primeiro lançamento que fez – na equipa principal, que foi para o descanso na dianteira (47-32).
O recomeço do encontro foi feito consoante a tendência que se verificava antes do período de descanso, com o Benfica a manter a postura, concretamente em termos defensivos. À passagem dos cinco minutos do 3.º quarto, os visitados chegaram à diferença máxima no encontro até então (57-36) e continuaram a acentuar as diferenças no marcador, que no final do parcial registava uma vantagem de 22 pontos (68-46).
No último quarto do desafio, Norberto Alves promoveu alguma rotação dos jogadores, sem que o rendimento do coletivo sofresse com o facto, terminando o duelo com um triunfo claro (91-68). Destaque também para a estreia do extremo/poste Hugo Silva, de 22 anos, que entrou na quadra a pouco mais de dois minutos do final do jogo.
O Benfica mantém assim o registo 100 por cento vitorioso na competição, com oito triunfos em outros tantos jogos, e na próxima ronda, a 9.ª, desloca-se ao recinto do CD Póvoa, em jogo agendado para 22 de dezembro, às 15h00, no Pavilhão do Clube Desportivo da Póvoa, na Póvoa de Varzim. Antes, na terça-feira, 17 de dezembro, os encarnados recebem o NINERS Chemnitz, em jogo da 6.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, agendado para as 20h30, no Pavilhão Fidelidade.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Não começámos muito bem, especialmente defensivamente. Tínhamos de ser mais duros a defender o jogador com bola, comunicar melhor, e o adversário teve alguns cestos fáceis. Depois aumentámos a pressão defensiva, movimentámos a bola e colocámos o jogo coletivo que temos. A partir daí o jogo correu normalmente a defender e a atacar. Com as lesões que temos, demos oportunidade a gente mais nova que tem trabalhado connosco. Mostraram carácter! Temos praticamente 50% da equipa com problemas físicos, e têm sido os jovens a permitir ter qualidade no treino. Não há jogos fáceis, temos de jogar nos limites, mas temos uma equipa com enorme carácter. Não é fácil, com tantos azares que temos tido neste início da época, os jogadores manterem-se sempre unidos, coesos e a acreditarem."
Makram Ben Romdhane (extremo/poste e capitão do Benfica): "Começámos mal o jogo, mas depois estivemos bem. Este momento é difícil, pois temos vários jogadores com problemas físicos e isso tem aumentado a carga física nos restantes. Tem sido muito difícil conseguir jogar como pretendemos. Em todos os jogos temos mudado a nossa forma de jogar, mas a equipa tem estado focada e os jogadores têm dado tudo. Estou muito orgulhoso pela forma como a equipa tem jogado, temos de manter esta mentalidade. Mesmo com as lesões, continuamos a lutar, toda a gente tem dado mais, e será com esta mentalidade que se faz uma equipa campeã."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Eduardo Francisco, Aaron Broussard, Thomas Drechsel, Ahmaad Rorie e Makram Ben Romdhane
Suplentes: José Silva (J), José Barbosa (J), Diogo Gameiro (NJ), Daniel Relvão (J), Betinho (J), Hugo Silva (J) e João Panzo (J)
Marcadores do Benfica: Makram Ben Romdhane (16), Thomas Drechsel (16), Eduardo Francisco (2), Aaron Broussard (17), Betinho (14), José Silva (5), José Barbosa (10), Daniel Relvão (6), João Panzo (2) e Ahmaad Rorie (3)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/12/14/basquetebol-jogo-benfica-galitos-8-jornada-1-fase-liga-betclic
Coming soon
- Universo Benfica a Terça, 10 Dezembro 2024
- Universo Benfica a Quinta, 18 Julho 2024