Balanço final da época dos Juniores

andre_04_SLB



Os Juniores do Sport Lisboa e Benfica, na sua primeira época no Centro de Estágio e Formação Caixa Futebol Campus, entraram para a temporada 2006/2007 com excelentes condições de trabalho, e a junção de dois grupos bem distintos. Por um lado, a geração de 88, que não se tinha apurado para a Fase Final da competição na época transacta, e os Juniores de primeiro ano, a geração de 89, constituída por atletas promissores que quereriam certamente ganhar de imediato o seu lugar nas escolhas bases da equipa.

Com um plantel equilibrado na maioria dos sectores, cedo se viu que as peças fundamentais da equipa seriam, na sua maioria, os atletas mais novos, os recém chegados do escalão de Juvenis.

O campeonato nacional de juniores, como bastante competitivo que é, não começou da melhor forma para as "jovens águias", que nas cinco primeiras jornadas contavam com uma derrota, dois empates e apenas duas vitórias.

Esperava-se, e sempre foi essa a grande esperança dos adeptos, que uma equipa muito jovem, sem experiência numa competição tão exigente, melhorasse substancialmente o seu rendimento a fim de se conseguir bater de igual para igual com os seus adversários.

Foi exactamente isso que aconteceu, fazendo o Benfica uma grande recuperação desde a partida frente ao Real Massamá, que venceu por três bolas a zero, até ao jogo frente ao Lusitano em que os encarnados derrotaram o seu adversário, também por três golos sem resposta.



Estabeleceu-se uma série de 12 jogos sem conhecer o sabor da derrota e, o Benfica assumiu-se desde logo como um forte candidato aos lugares de acesso à fase final. Mas, as dúvidas voltaram, principalmente quando em três jogos, o Benfica perdeu duas vezes, frente a Estrela da Amadora e Sporting.

O grupo uniu-se mais do que nunca, passou a viver cada jogo como se de uma final se tratasse e, em 10 jogos até final do campeonato, os encarnados venceram nove, consentido apenas um empate no penúltimo jogo, quando tudo já estava decidido.

Era então altura de encarar uma fase final frente aquelas que seriam as melhores equipas do país. O sorteio ditou uma ida a Alcochete, para defrontar o Sporting, logo na jornada inaugural.

O Benfica perdeu por um golo sem resposta, mas desse jogo, ficou perceptível que só as falhas na finalização roubaram uma vitória categórica dos encarnados. Excelentes ao nível organizativo, metódicos a lançar os contra-ataques, ficou apenas a faltar acerto na hora de rematar à baliza para o Benfica sair com os três pontos.

A jornada seguinte, frente ao Porto, que mais tarde acabaria por se tornar campeão nacional, foi a prova e o sinal que esta equipa estava na luta, que esta equipa ainda muito teria a dar. Uma vitória por um zero deixava o Benfica na liderança do campeonato.



Mais uma vitória, e infelizmente a última da prova, na jornada seguinte quando o Benfica se deslocou à Pasteleira para defrontar o Boavista. Uma vitória por um zero, com golo de Yu Dabao, lançava definitivamente os encarnados na órbita do primeiro lugar.

Até que, o campeonato para três semanas. Uma equipa em claro crescendo de forma e confiança viu a sua excelente fase interrompida para compromissos das selecções nacionais. A época já ia longa, cerca de 8 meses de competição ao mais alto nível, tendo em três semanas, e quando se esperaria uma paragem, alguns jogadores chaves do Benfica encarado uma grande sobrecarga de jogos.

A selecção sub-18 realizou três jogos em apenas quatro dias, com alguns dos principais jogadores do Benfica a realizaram essas três partidas, tendo de enfrentar, quatro dias volvidos, o Sporting, no Estádio da Luz.

Uma primeira parte em que claramente os comandados de Bruno Lage não se conseguiram soltar da pressão e ansiedade de terem 15 mil pessoas a olharem para o seu desempenho, e onde a vontade, a garra e o querer foram ingredientes decisivos para que na segunda metade o Benfica chegasse ao merecido empate.



Passado dois dias, viagem até ao Porto, com jogo no dia seguinte, naquele que seria o jogo do título. Fazendo as contas, em 8 dias, os jovens jogadores encarnados realizariam três jogos pela selecção sub-18, mais dois para o campeonato nacional de Juniores. Em oito dias, repito, oito dias, uma equipa jovem, com uma enorme sobrecarga de jogos e treinos até à data, teve apenas três dias de descanso, sendo que um deles foi uma longa viagem até ao Norte do País.

O Benfica perdeu, viu o Porto sagrar-se campeão nacional, mas tudo aquilo que estes jogadores fizeram durante a época é de realçar. Levar o Benfica em frente, sempre contra todas as expectativas, fez destes atletas verdadeiros campeões e deixa os adeptos com um grande sorriso em relação ao futuro.

Vou agora passar a eleger, aqueles que na minha opinião, marcaram uma época e podem sem dúvida marcar as seguintes.

Jogador do ano: Miguel Victor. Grande época do central e sub capitão da equipa do Benfica. Numa primeira fase de temporada onde o seu contributo foi extremamente importante para a equipa sair dos lugares de meio da tabela, acabou a temporada como jogador mais utilizado, com 3015 minutos jogados, equivalente a 33 jogos, o que para um elemento de primeiro ano é fantástico. Para além de cumprir incansavelmente as suas funções de central, evoluindo muito nos aspectos do desarme e marcação, foi um dos melhores marcadores da equipa, contabilizando 7 golos, mais uma mão cheia de intervenções decisivas para golos, como aconteceu no jogo da Luz, frente ao Sporting. Para o ano terá mais uma época para dar seguimento ao seu processo de evolução nos Juniores piscando o olho ao plantel principal do Benfica.

Melhor Marcador: Leocisio Sami. Numa primeira fase de época muito apagada do avançado guineense, o jogo frente ao Estoril, em que lançado pelo técnico marcou os dois golos da vitória do Benfica, marcou aí um traço de goleador que não mais teve fim até final do campeonato. Do Sami trapalhão e molengão nada ficou, passou a existir um Sami excelente ao nível do trabalho ofensivo, na perfeita cobertura que efectuou da bola, mostrando exímio tanto de costas para a baliza, como no instinto revelador de goleador. Podia ter marcado mais, mas os que marcou foram suficientes para fazer dele uma das peças fundamentais da equipa na fase decisiva da temporada. Com um total de 23 golos em 22 jogos, Sami termina este ano o seu processo de formação ao nível Júnior, aguardando por uma chamada ao plantel principal.

Revelações: Nuno Ferreira e Milan Jeremic. O primeiro, cumpriu a época transacta emprestado ao Alverca de onde regressou cheio de vontade de mostrar todo o seu potencial. Acabou por fazer um final de época de grande qualidade, onde se mostrou completamente imperial na defensiva, cotando-se como a grande revelação da época. Milan Jeremic, com muito potencial, merece esta distinção pelo brilhante nível exibicional que demonstrou na fase em que o Benfica recuperava de jogo para jogo os pontos perdidos nas primeiras jornadas. O sérvio tem um potencial enorme e foi a grande perda para esta fase decisiva da época, devido a uma lesão. Tal como Nuno Ferreira, Milan Jeremic termina este ano a faixa etária dos Juniores, ficando ambos, à espera de uma oportunidade no plantel profissional do Sport Lisboa e Benfica.



Confirmações: Ruben Lima e Romeu Ribeiro. Grande época dos dois jogadores, peças basilares da selecção nacional sub-18. Foram a par de Miguel Victor os dois jogadores mais regulares da equipa, mostrando uma evolução bastante positiva em praticamente todos os capítulos de jogo. Sempre com a certeza defensiva habitual, o primeiro habituou-se a subir no terreno e a criar desequilíbrios, terminando a temporada com 5 golos marcados. Romeu Ribeiro, chamado a representar a Selecção Europeia na Meridien Cup, continua fantástico ao nível da cobertura e do preenchimento de espaços no centro do terreno, evoluindo também ele na forma rápida e dinâmica como efectuou, na maioria das vezes, as transições defesa-ataque da equipa.

Promessas: André Carvalhas e Miguel Rosa. Talvez considerados no início da temporada como os dois melhores jogadores do plantel, por situações diferentes, não tiveram o rendimento individual que certamente esperavam. Miguel Rosa foi operado ao joelho, e desde essa altura, não mais regressou à sua forma habitual. Contudo, terá a próxima época para mostrar a grande qualidade que tem, sendo o grande motor da equipa como tão bem ele sabe ser. André Carvalhas, o mais fantasista do grupo, cotou-se como um dos melhores ao longo da época, mas a alguma distância do que só ele sabe fazer. Ainda assim, o 10 encarnado terminou a época com mais de 25 assistências, 9 golos marcados e seis vezes considerado o melhor em campo. Se continuar a mostrar estes atributos, se mantiver a regularidade exibicional, será certamente uma das grandes certezas (promessa já é) da área de formação do Sport Lisboa e Benfica.

Maior Ascensão: Yu Dabao. O mediático jogador chinês chegou, viu, jogou e deslumbrou. Com 13 jogos, 13 golos marcados e mais algumas assistências, demonstrou pormenores dignos de um jogador muito interessante, sendo claramente um jogador a ter em conta já na próxima época dos Seniores do Benfica. Se melhorar a sua dinâmica de jogo, muitas vezes chamado de o "falso lento", Yu Dabao poderá ser uma opção bastante válida para o plantel profissional.

Uma palavra também para a equipa técnica e todo staff , que realizaram uma época brilhante. Não conseguiram o título, mas a época é de um balanço final extremamente positivo, pois independentemente dos resultados no papel, que por acaso até ultrapassaram as expectativas, a principal vitória destes jogadores foi acalentar até ao último momento o sonho do título, evoluírem significativamente em todo o seu processo como jogadores e homens e continuar a honrar e a dignificar por esse Mundo fora as cores do Sport Lisboa e Benfica.

Muitos parabéns a todos!

Texto: André Sabino.

pyresh6

Excelente análise André  O0

Devo dizer que este foi o 1º ano que acompanhei as camadas jovens do Benfica. Não conhecia nenhum jogador ou treinador. A proximidade do centro de estágio e o entusiasmo aqui do fórum (especialmente por parte do André) acabaram por me passar o bichinho, tendo visto grande parte dos jogos em casa e, em caso de jogo fora, não me esquecendo de consultar o site ao Sábado à tarde à espera da crónica habitual.

Os júniores, dentro das possibilidades, fizeram uma excelente época. Chegaram até a fazer-nos sonhar com algo mais, mas a quebra na ponta final foi mesmo decisiva. Não ganhámos nada, mas também não ficámos mal na fotografia. Dignificámos a camisola e o clube.
Quanto aos destaques acho que acabam por ser esses que referiste. Miguel Victor, Rúben e Romeu são os 3 jogadores mais regulares da época. Carvalhas e Rosa mostraram imenso potencial.  Resta saber se Sami, Dabao, Jeremic e Nuno Ferreira terão a sua oportunidade na equipa principal.
Nesta altura que anda tudo em polvorosa com o alegado "dinheiro fresco" do Berardo e em que se falam em contratações milionárias para aqui e para ali é bom que a formação não seja esquecida. Estes jogadores devem ter as suas oportunidades de mostrar valor. Mesmo que o terceiro anel esteja pronto para os mandar abaixo ao primeiro passe errado ou tenhamos um treinador que tem medo de lançar jovens, esta recente aposta na formação não deve ser negligenciada!
E é por isso que vejo com uma certa apreensão a alegada saída do Carraça. Se ganha muito ou pouco não sei, mas parece-me que estavamos a evoluir no bem sentido. Vem o Rui Águas? Terá todo o apoio! Mas não há que deitar abaixo tudo o que vinha sendo feito até agora, principalmente as (muitas) coisas positivas!

Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho, André e esperemos que daqui a um ano estejamos para aqui a festejar o título conquistado sem derrotas pela nossa super-equipa de júniores, a Taça de Portugal e o campeonato conquistadas com golos decisivos do Dabao e do Milan (ou de outros quaisquer, não importa!) e a passagem de Portugal à final do Euro08 (com muitos jogadores do benfica convocados)...

FORÇA BENFICA!  :slb2:

andre_04_SLB


Elvio

Para o próximo ano teremos uma equipa mais forte , mais experiente e com mais soluções.
Vamos esperar que os miúdos cresçam ainda mais, para que possam ser apostas a sério para a equipa sénior.

JM21


1904_SLB

para o ano juntar os que sobem da fantástica equipa de juvenis às esperanças de 1º ano dos juniores será explosivo! grande equipa que vamos ter!

parabéns André :)

pedroslb78


Jugador

André

Excelente comentário à epoca dos juniores. Quem acompanhou, como eu, o que se passou em torno desta equipa revê-se no texto que escreveste. Muito bom mesmo! Parabéns!

Em relação aos jogadores que vão passar a seniores, resta-me desejar-lhes as maiores felicidades e agradecer-lhes tudo o que fizeram pelo Sport Lisboa e Benfica. Tenho dúvidas que algum possa permanecer no plantel, ou mesmo ligado ao clube - talvez só o Dabao e o Sami tenham essa possibilidade - mas tenho a certeza que todos eles irão ser profissionais de futebol, desde que nunca se esqueçam de ser humildes, trabalhadores e sérios naquilo que tão bem sabem fazer.

Quanto ao nosso plantel para a próxima época, deposito grandes esperanças na espinha dorsal da equipa que permanece, sem esquecer alguns juvenis de grande qualidade que vão com certeza integrar a nossa equipa.

Apenas um pequeno reparo. Na segunda jornada da fase final, quando recebemos e vencemos o FC Porto, não passámos para a frente da classificação. Subimos ao segundo lugar, com três pontos, os mesmos que o FC Porto, a um ponto do Sporting.

Um grande abraço e parabéns mais uma vez!

baraomaneta

Mais uma vez, parabéns André.

São pessoas como tu que fazem o benfica crescer!!!!!

Espero que possas continuar o excelente trabalho q tens feito até agora, e q conquistes muito mais pessoas para acompanhar a formação, como conquistaste a mim.

.....Para quem merece os elogios nunca são demais.

:slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2:


Quanto aos miudos toca a trabalhar, porque "no Pain no Gain!" ..... nunca desistam!!!!

andre_04_SLB


Sharapova

Excelente  O0

Grande Benfica .. grande evoluçao dos " miudos " .. excelente época de todos ... Muitos Parabéns

Red skin

#11
Muito boa análise André!!!! És o maior!

Agora á que decidir o futuro dos juniores do 2º ano! Penso que se manterão nos quadros do Benfica os seguintes jogadores:
- Nuno Ferreira
- Yu Dabao
- Kaz Patafta
- Milan Jeremic
- Leonísio Sami

O Australiano foi rodar para um clube do país dos cangurus, uma má escolha segundo alguns, mas possibilitou, ao que sei, um encaixe financeiro para o SLB. Pode ser que com o apoio da família e por estar em casa volte ao nível exibicional que fez com que o Benfica o fosse buscar!

O Nuno Ferreira e o Leonísio Sami, a meu ver deveriam ser emprestados a um clube da 2ª b para rodar, preferencialmente na zona da grande Lisboa e com a garantia de jogarem um número mínimo de partidas. Mas o clube tb tem de estar atento...

O Dabao e o Jeremic podem actuar nas ligas profissionais, embora preferiria a 2ª, onde com menos pressão poderiam jogar mais e à vontade. Penso que em termos de maturidade o Jeremic até poderia jogar na 1ª (para mim iria para os seniores). Mas claro teria de haver uma cláusula para um número mínimo de jogos, pq senão os treinadores dos clubes para onde irão raramente se arriscarão a apostar em putos, e com essa clausula serao obrigados e caso vinguem continuam a jogar, caso contrário  :cry2:

Saudações  :slb2:

Mialgia De Esforco

A Bola...

médio dos juniores
Romeu Ribeiro promovido
O médio Romeu Ribeiro, de 18 anos, da equipa de juniores do Benfica, vai ser promovido ao plantel principal. O jovem, que integrou a comitiva que participou na digressão de final de época à América do Norte, deixou boas indicações a Fernando Santos e, como tal, vai fazer a pré-temporada com os seniores e, tudo indica, ficará às ordens do engenheiro.

Segundo está previsto, mais alguns jovens terão a oportunidade de participar no estágio de pré-época, à imagem do que sucede todos os anos. É o caso de Yu Dabao, avançado chinês de 19 anos que já é sénior.

pyresh6

Citação de: LuísPessoa em 25 de Junho de 2007, 03:25
A Bola...

médio dos juniores
Romeu Ribeiro promovido
O médio Romeu Ribeiro, de 18 anos, da equipa de juniores do Benfica, vai ser promovido ao plantel principal. O jovem, que integrou a comitiva que participou na digressão de final de época à América do Norte, deixou boas indicações a Fernando Santos e, como tal, vai fazer a pré-temporada com os seniores e, tudo indica, ficará às ordens do engenheiro.

Segundo está previsto, mais alguns jovens terão a oportunidade de participar no estágio de pré-época, à imagem do que sucede todos os anos. É o caso de Yu Dabao, avançado chinês de 19 anos que já é sénior.


excelente  O0

acho pessoalmente que é o jogador com mais potencial da geração, espero que se vá impondo no plantel e vá fazendo umas perninhas nos juniores!

Menino Do Rio

Maravilha! Este é um jogador no qual acredito muito! Penso que merece a oportunidade e não irá decepcionar-nos!