FORTE REAÇÃO NO 3.º PARCIAL VALE LIDERANÇA
Com uma forte reação no 3.º quarto, a equipa feminina de basquetebol do Benfica venceu o Esgueira, por 75-60, em jogo da 9.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic Feminina, realizado nesta noite de quarta-feira, 4 de dezembro, no Pavilhão Fidelidade.
Uma entrada imprecisa das campeãs nacionais, com percentagens baixas de lançamentos, face ao acerto das rivais, justifica a diferença registada no final do 1.º quarto (14-26).
A inspiração de Milica Ivanovic, autora de oito pontos, foi insuficiente para atenuar a margem, durante um período em que as águias somaram vários turnovers e contabilizaram apenas sete ressaltos contra 12 das visitantes.
A perder por 12 pontos (9-21), o Benfica teve de correr atrás do prejuízo diante de um adversário que chegou a esta ronda invicto.
Decorridos 2m30s do 2.º parcial, Raphaella Monteiro colocou a diferença abaixo dos dois dígitos (21-30), mas o Esgueira manteve o nível dos 10 minutos iniciais, dificultando a tarefa das encarnadas, que tentavam encontrar soluções para encestar.
Ao melhorar nas ações na área pintada, o Benfica construiu um parcial de 7-0, também com um importante triplo de Mariana Silva (o resultado passou de 21-32 para 28-32), e o Benfica chegou ao intervalo a cinco pontos do adversário (30-35), num quarto em que foi mais forte (16-9).
No retomar do encontro, as comandadas de Eugénio Rodrigues fizeram do tiro exterior arma. Milica Ivanovic e Evelyn Ovner, com dois triplos consecutivos, deixaram as águias na frente pela primeira vez (38-37).
Depois de o Esgueira falhar dois lances livres, em contra-ataque, Evelyn Ovner converteu um lançamento de dois pontos, o que motivou pedido de time-out por parte do técnico do Esgueira.
Fortes psicologicamente, as jogadoras do Benfica foram dominadoras nos ressaltos e distanciaram-se (51-41). Com a tendência do 1.º quarto invertida, fruto da garra das benfiquistas, a eficácia dos lançamentos elevou-se e as águias concluíram o 3.º parcial com 11 pontos de avanço (56-45).
Com o controlo total da partida, as campeãs nacionais avançaram para um desempenho consistente. Eficientes na luta das tabelas, caminharam com tranquilidade para a vitória (75-60) e para a liderança na Liga Betclic Feminina, em igualdade pontual com o Esgueira.
Autora de um duplo-duplo com 15 pontos, 12 ressaltos e 6 assistências, Raphaella Monteiro foi a MVP da partida.
Na próxima ronda, as águias deslocam-se ao Pavilhão Desportivo de Albufeira para o encontro com o Imortal, agendado para domingo, 8 de dezembro.
DECLARAÇÕES
Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Foi um Benfica muito oscilante, focado, desfocado... Muito sinceramente, a parte boa é que vencemos uma equipa que está muito bem. Satisfeito por termos vencido um jogo em que fomos muito inconstantes e fizemos algumas asneiras. Trabalhar sobre vitórias é muito melhor do que sobre derrotas. Tiramos muitas ilações para os próximos jogos."
Isabela Quevedo (poste do Benfica): "Creio que foi um jogo um pouco difícil, estivemos um pouco desconcentradas no início do desafio. O segredo para este resultado foi trabalhar em equipa. Mantivemos a mentalidade coletiva. O jogo interior foi importante, mas o que contou foi o trabalho em equipa."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/12/04/basquetebol-feminino-jogo-benfica-esgueira-9-jornada-1-fase-liga-betclic-feminina
Coming soon
- Universo Benfica a Segunda, 2 Dezembro 2024
- Universo Benfica a Domingo, 18 Agosto 2024