Bebés do Benfica - Pré-Escolas e Escolinha de Formação

emFormação

Bom post, coristaslb. Vou mais longe. Dizemos constantemente que o SCP, com a aposta na formação, não ganha nada, mas a verdade é que se tem classificado com alguma regularidade à nossa frente. Não temos moral nenhuma para falar, porque nem títulos nem jogadores nos Séniores metemos. É triste mas é verdade.

cafuringa

Bom dia, vejo aqui duas correntes de opiniões?

1) Desenvolver o jogador individualmente

2) Desenvolver o jogador no colectivo.

O que pergunto é: Não se pode juntar as duas possibilidades, criando grandes jogadores e consequentemente grandes equipas?

Estou a perguntar porque gosto da formação e não tenho conhecimentos profundos.

Obrigado.

emFormação

Como a Branca de Neve deixou subentendido, é mais fácil teres boas equipas através do desenvolvimento das capacidades dos jogadores, do que bons jogadores através da aquisição de rotinas e daquilo que se entende por equipa. Não é de estranhar, por isso, que o Sporting domine na Formação, e digo isto não pretendendo ser mais um profeta da desgraça. Por alguma razão, da equipa de Juvenis do Benfica que foi campeã nacional, poucos jogadores transitaram de escalão. Mesmo que um ou outro tenham sido, porventura, mal dispensados, não é alheia a falta de qualidade individual dessa equipa. Para a história fica o título, mas veremos quantos jogadores vai produzir essa fornada.

Fonte

O que procuram os prospectores e observadores quando percorrem o País e o estrangeiro a ver jogos? JOGADORES QUE FAÇAM OU FAZEM A DIFERENÇA. Então porque é que no processo de formação não há direito ao treino da diferença e á individualização do treino colectivo? O que fazem aos nossos grandes talentos ao longo do seu processo de formação? daquilo que vejo, vão-se tornando cada vez menos talentosos e menos capazes de fazer a diferença, entrando num processo de vulgarização e automatização colectiva sem espaço para errar e para criar

IPASLB