Bebés do Benfica - Pré-Escolas e Escolinha de Formação

emFormação

Bom post, coristaslb. Vou mais longe. Dizemos constantemente que o SCP, com a aposta na formação, não ganha nada, mas a verdade é que se tem classificado com alguma regularidade à nossa frente. Não temos moral nenhuma para falar, porque nem títulos nem jogadores nos Séniores metemos. É triste mas é verdade.

cafuringa

Bom dia, vejo aqui duas correntes de opiniões?

1) Desenvolver o jogador individualmente

2) Desenvolver o jogador no colectivo.

O que pergunto é: Não se pode juntar as duas possibilidades, criando grandes jogadores e consequentemente grandes equipas?

Estou a perguntar porque gosto da formação e não tenho conhecimentos profundos.

Obrigado.

emFormação

Como a Branca de Neve deixou subentendido, é mais fácil teres boas equipas através do desenvolvimento das capacidades dos jogadores, do que bons jogadores através da aquisição de rotinas e daquilo que se entende por equipa. Não é de estranhar, por isso, que o Sporting domine na Formação, e digo isto não pretendendo ser mais um profeta da desgraça. Por alguma razão, da equipa de Juvenis do Benfica que foi campeã nacional, poucos jogadores transitaram de escalão. Mesmo que um ou outro tenham sido, porventura, mal dispensados, não é alheia a falta de qualidade individual dessa equipa. Para a história fica o título, mas veremos quantos jogadores vai produzir essa fornada.

Fonte

O que procuram os prospectores e observadores quando percorrem o País e o estrangeiro a ver jogos? JOGADORES QUE FAÇAM OU FAZEM A DIFERENÇA. Então porque é que no processo de formação não há direito ao treino da diferença e á individualização do treino colectivo? O que fazem aos nossos grandes talentos ao longo do seu processo de formação? daquilo que vejo, vão-se tornando cada vez menos talentosos e menos capazes de fazer a diferença, entrando num processo de vulgarização e automatização colectiva sem espaço para errar e para criar

IPASLB

Eu já vi que há uma espécie de guerra entre as escolinhas de formação versus competição.....
Eu acho serem ambas importantes e apenas dou a minha opinião, quem não gosta que fique com a sua...
Quando me referi ao modelo de equipas e não me fiz perceber bem, apenas quis dizer que esse mesmo modelo teria de ser utilizado nos seniores e com o maximo possível de jovens futebolistas vindos dos juniores, mas atenção, estes teriam de ter muita qualidade.

IPASLB

Citação de: emFormação em 22 de Abril de 2009, 10:46
Como a Branca de Neve deixou subentendido, é mais fácil teres boas equipas através do desenvolvimento das capacidades dos jogadores, do que bons jogadores através da aquisição de rotinas e daquilo que se entende por equipa. Não é de estranhar, por isso, que o Sporting domine na Formação, e digo isto não pretendendo ser mais um profeta da desgraça. Por alguma razão, da equipa de Juvenis do Benfica que foi campeã nacional, poucos jogadores transitaram de escalão. Mesmo que um ou outro tenham sido, porventura, mal dispensados, não é alheia a falta de qualidade individual dessa equipa. Para a história fica o título, mas veremos quantos jogadores vai produzir essa fornada.
Esse domínio que falas, não é nem nunca foi um domínio claro e tu sabes bem disso....
Falo acerca das arbitragens que claramente prejudicam o Benfica em benefício ao sporting....
Se falas em títulos, também deves saber que nos títulos oficiais nacionais, o fc porto é o clube que tem maior número de títulos na formação e tem um modelo, mau ou bom, tem, o Benfica está em 2º lugar e muito perto do fc porto, estando o sporting ainda a alguns títulos atrás.....
Ah e não é demais lembrar aos mais esqueçidos que o Benfica além de no total de ter mais troféus oficiais e oficiosos(vulgo torneios) é ainda o único clube português com um título internacional OFICIAL  nas camadas jovens, o Blue Stars FIFA Youth Cup, ganho em 1996, por consequência também o único título internacional Fifa em todas as categorias de futebol de 11.

EagleHeart25

Potenciar jogadores sem construir uma equipa é uma abordagem errada.
Do mesmo modo, construir uma equipa descurando que ela é constituída por indivíduos também é uma abordagem errada.
Ambos os aspectos são importantes, disso acho que ninguém duvida.
Agora, vir para aqui dizer que só nas escolinhas é que faz isto ou aquilo, que na competição são todos uma cambada de incompetentes, além de não ser bonito, nem sequer é verdade. Já para não falar que estão a comparar o treino de miúdos de 8/9 anos com uma realidade que abrange miúdos dos 10 aos 19 anos.
Eu não digo que as pessoas das escolinhas não são competentes e até tenho a opinião contrária. Mas isso não invalida que as pessoas da competição também o sejam. Inclusivamente, a grande parte dos treinadores dos escalões mais baixos da competição saíram das escolinhas... terão desaprendido, entretanto??
Pode ser que quando (e se) o Rodrigo Magalhães se for embora, se lembrem de convidar o Prof. Fonte para o seu lugar, como tantos aqui pedem. Até lá, o lugar parece-me muito bem preenchido, por um bom profissional, com cartas dadas, e que tem uma equipa muito boa a trabalhar com ele.

emFormação

Citação de: IPASLB em 22 de Abril de 2009, 14:12
Citação de: emFormação em 22 de Abril de 2009, 10:46
Esse domínio que falas, não é nem nunca foi um domínio claro e tu sabes bem disso....
Falo acerca das arbitragens que claramente prejudicam o Benfica em benefício ao sporting....
Se falas em títulos, também deves saber que nos títulos oficiais nacionais, o fc porto é o clube que tem maior número de títulos na formação e tem um modelo, mau ou bom, tem, o Benfica está em 2º lugar e muito perto do fc porto, estando o sporting ainda a alguns títulos atrás.....
Ah e não é demais lembrar aos mais esqueçidos que o Benfica além de no total de ter mais troféus oficiais e oficiosos(vulgo torneios) é ainda o único clube português com um título internacional OFICIAL  nas camadas jovens, o Blue Stars FIFA Youth Cup, ganho em 1996, por consequência também o único título internacional Fifa em todas as categorias de futebol de 11.

Aí está uma questão na qual até deverás ter razão, mas que pressupõe um entendimento diferente de domínio da Formação: para mim não se tratam de títulos, ou palmarés desportivo, trata-se de aproveitamento de jogadores das camadas jovens para a Equipa Principal ou, noutro plano de importância, para outras equipas profissionais (porque os clubes formadores só têm a ganhar com a produção de elementos válidos para a competição de alto nível, mesmo que nem todos cheguem ao topo).
Eu vejo a conquista de títulos como um prémio secundário. Se ganhar tanto melhor, mas a vitória não deve ser um fim, apenas um meio que avalia parte do processo.
O Benfica tem em todos os escalões bons jogadores, mas levanto aqui uma questão: porque razão os Escolas e Infantis estão separados por quintas? Há os A, B, C, etc. Estes grupos treinam separados, ganham rotinas, mas os mais fortes treinam e competem com os mais fortes, e nunca com os restantes colegas. Como pode haver um desenvolvimento equilibrado deste modo?

IPASLB

Sim, entendo e respeito a tua opinião, mas eu também não sei o porquê, até porque não estou por dentro desse assunto.

coristaslb

Citação de: EagleHeart25 em 22 de Abril de 2009, 14:30
Potenciar jogadores sem construir uma equipa é uma abordagem errada.
Do mesmo modo, construir uma equipa descurando que ela é constituída por indivíduos também é uma abordagem errada.
Ambos os aspectos são importantes, disso acho que ninguém duvida.
Agora, vir para aqui dizer que só nas escolinhas é que faz isto ou aquilo, que na competição são todos uma cambada de incompetentes, além de não ser bonito, nem sequer é verdade. Já para não falar que estão a comparar o treino de miúdos de 8/9 anos com uma realidade que abrange miúdos dos 10 aos 19 anos.
Eu não digo que as pessoas das escolinhas não são competentes e até tenho a opinião contrária. Mas isso não invalida que as pessoas da competição também o sejam. Inclusivamente, a grande parte dos treinadores dos escalões mais baixos da competição saíram das escolinhas... terão desaprendido, entretanto??
Pode ser que quando (e se) o Rodrigo Magalhães se for embora, se lembrem de convidar o Prof. Fonte para o seu lugar, como tantos aqui pedem. Até lá, o lugar parece-me muito bem preenchido, por um bom profissional, com cartas dadas, e que tem uma equipa muito boa a trabalhar com ele.
Olá Eagle é sempre um prazer discutir contigo.
Em primeiro lugar é impossivel potenciar algum jogador perdendo. As equipas são construidas, através de exercicios que potenciam o jogador em pról da equipa. Fazer exercicios que visem apenas e só a equipa, cortam a fantasia dos meninos. Nesta fase o que se quer é potenciar as qualidades dos jovens. O que se quer é formar jogadores. Quando chegarem a séniores terão tempo para se preocuparem e aprenderem questões tácticas. Com as suas capacidades limadas terão muito mais facilidade de lidar com essas mesmas questões.
Eu sei que o Rodrigo Magalhães é um excelente profissional e que partilha um pouco das ideias do Prof. Fonte Santa. Aliás era previsto os dois trabalharem em conjunto. Estas ideias só não foi a diante por pessoas que estão entroncandas na Formação do Benfica e que não entendem esta forma de trabalhar e por conseguinte sentem o seu posto ameaçado.

Branca de Neve

E que pessoas são essas "coristaslb"? aquelas que eu penso e que estão lá há muitos anos e que nada de bom trouxeram ao futebol de formação? bem pelo contrário, o seu desconheciemento do processo de formação e de gestão do clube ou do que quer que seja é tal que até os nossos adversáriosa gozam com a situação..

coristaslb

Citação de: Branca de Neve em 23 de Abril de 2009, 10:06
E que pessoas são essas "coristaslb"? aquelas que eu penso e que estão lá há muitos anos e que nada de bom trouxeram ao futebol de formação? bem pelo contrário, o seu desconheciemento do processo de formação e de gestão do clube ou do que quer que seja é tal que até os nossos adversáriosa gozam com a situação..
É triste quando a discussão visa pessoas. Mas essas pessoas estão constantemente a boicotar o trabalho de quem quer fazer bem. De quem tem ideias novas. Fazem-no com medo de perderem o seu lugar. Eu sou a favor de um projecto que vise a formação de jogadores, baseado em conceitos actuais e não no tempo da pré-história.

Branca de Neve

Parece-me que o EagleHeart anda com a mania da perseguição...alguém falou em incompetênçia dos técnicos da competição? Há gente competente e incompetente em todo o lado e ao que sei, as pessoas de que falas, gostariam issso sim de ver o prof f.santa a gerir todo o futebol de formação e não no lugar do Rodrigo Magalhães

Branca de Neve

Mas vamos deixar isto de lado...ontem vi o treino da equipa de 2001 que ganhou o mundialito no algarve e vi 3 jogadores nascidos em 2002 verdadeiramente fabulosos: Yoann, Kiko e Paulo (não sei o últomo nome). Na 2ª e no mesmo treino desta equipa vi também um GR nascido em 2002 verdadeiramente assombroso de seu nome joão Pedro. Palpita-me que vem ai outra fornada fantástica e se campeões, tanto melhor