Bebés do Benfica - Pré-Escolas e Escolinha de Formação

emFormação

#210
Não querendo medir currículos ou egos, porque não se ganha nada com estas comparações pouco contextualizadas, estou consciente de como se operacionalizam princípios de jogo, e o conceito de tomada de decisão não me é estranho.
O problema é que as equipas de pré-escolas não ficam por aí, pelos aspectos elementares do jogo, e mesmo esses, quando falamos de crianças de 6-8 anos, podem não defender propriamente os seus interesses, a sua evolução a longo prazo.
Há outros aspectos, como provavelmente saberás, que são tão ou mais importantes que esses quando falamos de pré-escolas.
As skills motoras de base e o desenvolvimento integral dos jovens, nestes escalões, são o principal. As fases sensíveis para o treino das capacidades técnicas e coordenativas, que certamente conheces, dizem-nos que esta é uma altura crucial para se trabalharem os aspectos motores que fundamentam aquisições posteriores, com incidência sobre as outras dimensões do treino/jogo.
Concluindo, aberração é treinar crianças desta idade como pequenos homens. Respeito as pessoas que trabalham no Benfica, reconheço-lhes competência, mas não concordo com o que fazem. É simples, basta haver respeito. Eu respeito-os, não concordo é com os seus métodos.

Fonte

Se, como dizes, estás consciente de como se operacionalizam princípios de jogo e que o conceito de tomada de decisão não te é estranho, porque continuas com afirmações descontextualizadas sobre as pré-escolas? Conheces o seu treino e as suas orientações? sabes que objectivos pretendem atingir? Tudo o que disseste sobre os skils são importantes e acredita, não são descurados bem pelo contrário, são desenvolvidos e aperfeiçoados sendo integrados em princípios hierarquizados e alicerçados nas capacidades condicionais e coordenativas...
Em conversa com os responsáveis fiquei a saber que a base do treino tem muito a ver com o desenvolvimento da arte do saber jogar alicerçado na arte do saber fazer. Desenvolvem a capacidade e diversidade do drible e do remate e dos outros meios de treino, aliado a outros princípios e capacidades (de sofrimento, de jogar em inferioridade numérica acentuada, do desenvolvimento da imprevisibilidade, etc etc). Como vês isto tem alguma coisa a ver com as aberrações das circulações tácticas? (não te asseguro mas julgo que o prof fonte santa as aboliu há muito tempo). Não sei se este ano ainda o conseguirias pois a época já está no final mas, se quiseres posso pedir ao prof fonte santa que te aceite como estagiário no próximo ano e assim irias conhecer a fundo tudos aquilo que aqui debatemos e o quanto estavas enganado. Abraço benfiquista

emFormação

Não creio estar enganado, mas como não pretendo difamar quem quer que seja, espero apenas que tenhas razão e que seja tudo tão cor-de-rosa quanto pintas. Pelo que já vi (em treino e em jogo) obviamente que mantenho a minha posição.  ;)

linear

O Prof. Fonte Santa é um grande senhor do futebol de iniciação em Portugal, no SLB ou qualquer dia no SCP, se continuarem sem lhe dar valor (creio q só não segue o caminho do Bruno Maruta pelo seu benfiquismo).
Tem metodologia inovadoras, estimula os miudos e a imprevisibilidade do jogo e trabalha os gestos básicos. É 1 Prof., mesmo para os misters da iniciação do SCP.
Quem diz q trabalha para os resultados é pq não conhece o dia-a-dia destas selecções, pois passam o ano a jogar em torneios com equipas 1 e 2 anos + velhas, fazendo 4 e 5 jogos por fim de semana, e perdem muitas vezes. E tem 1 equipa excelente, com os misters Mauro, Helena e Fernando à cabeça.
O SLB perde mesmo muito em não ter o mister Fonte Santa no lugar que ia ter este ano e q depois não houve coragem, pq pelos vistos ia mexer com interesses.
Quem está a perder é o clube...

Lordlothar

Citação de: linear em 18 de Abril de 2009, 01:30
O Prof. Fonte Santa é um grande senhor do futebol de iniciação em Portugal, no SLB ou qualquer dia no SCP, se continuarem sem lhe dar valor (creio q só não segue o caminho do Bruno Maruta pelo seu benfiquismo).
Tem metodologia inovadoras, estimula os miudos e a imprevisibilidade do jogo e trabalha os gestos básicos. É 1 Prof., mesmo para os misters da iniciação do SCP.
Quem diz q trabalha para os resultados é pq não conhece o dia-a-dia destas selecções, pois passam o ano a jogar em torneios com equipas 1 e 2 anos + velhas, fazendo 4 e 5 jogos por fim de semana, e perdem muitas vezes. E tem 1 equipa excelente, com os misters Mauro, Helena e Fernando à cabeça.
O SLB perde mesmo muito em não ter o mister Fonte Santa no lugar que ia ter este ano e q depois não houve coragem, pq pelos vistos ia mexer com interesses.
Quem está a perder é o clube...

x2

Fonte

Já que vês aquilo que não se verifica nos treinos e jogos das escolinhas de futebol, aconselho-te ( "emFormação") a visitar os Pupilos do Exército onde treinam as equipas de competição do nosso clube...ai vais deliciar-te com circulações tácticas mirabolantes e aberrantes e ai sim, já podes dar asas ao teu descontentamento e aperfeiçoar a tua indignação..Mas para cima daqueles treinadores cujos treinos sãodo melhor que há neste mundo do futebol de formação, NÃO. Serei sempre o primeiro a defende-los com unhas e dentes. Mas é melhor ficarmos por aqui. Quanto á proposta que te fiz ela manter-se-á de pé. Abraço benfiquista

EagleHeart25

Há coisas engraçadas...
Eu conheço várias pessoas que trabalham na formação do Benfica (na parte de competição) e nunca os ouvi deitar a baixo o trabalho que é feito nas Escolinhas de animação, antes pelo contrário - toda a gente louva o trabalho que lá é feito. Também conheço várias pessoas que trabalham nas Escolinhas (não só treinadores, mas também pessoas com outras responsabilidades...) e aí o caso muda de figura. Para eles tudo o que se passa na competição é mau, o trabalho é péssimo, os profissionais são incompetentes, etc, etc.
Ora isto fez-me levantar as seguintes questões: Competição e escolinhas não são ambas do BENFICA? Não trabalharão todos para o mesmo lado? Então, porque razão é que a malta das escolinhas está permanentemente a deitar a baixo o trabalho dos COLEGAS? E, já agora, não há vários treinadores hoje na competição que vieram das escolinhas? Então quando passaram para a competição desaprenderam e tornaram-se maus?
Eu sei que o Prof. Fonte  faz um bom trabalho. E sei também que muitos ficaram tristes porque o boato de que a coordenação das escolinhas iria alargar-se à competição não se concretizou. Mas a verdade é que o Rodrigo Magalhães também faz um bom trabalho, tal como as pessoas que tem a trabalhar com ele.
Perdoem-me a ousadia, mas deixo uma sugestão: E que tal trabalharem todos no mesmo sentido, sem alimentarem este tipo de dicotomias?

Lordlothar

Citação de: EagleHeart25 em 19 de Abril de 2009, 16:35
Há coisas engraçadas…
Eu conheço várias pessoas que trabalham na formação do Benfica (na parte de competição) e nunca os ouvi deitar a baixo o trabalho que é feito nas Escolinhas de animação, antes pelo contrário - toda a gente louva o trabalho que lá é feito. Também conheço várias pessoas que trabalham nas Escolinhas (não só treinadores, mas também pessoas com outras responsabilidades…) e aí o caso muda de figura. Para eles tudo o que se passa na competição é mau, o trabalho é péssimo, os profissionais são incompetentes, etc, etc.
Ora isto fez-me levantar as seguintes questões: Competição e escolinhas não são ambas do BENFICA? Não trabalharão todos para o mesmo lado? Então, porque razão é que a malta das escolinhas está permanentemente a deitar a baixo o trabalho dos COLEGAS? E, já agora, não há vários treinadores hoje na competição que vieram das escolinhas? Então quando passaram para a competição desaprenderam e tornaram-se maus?
Eu sei que o Prof. Fonte  faz um bom trabalho. E sei também que muitos ficaram tristes porque o boato de que a coordenação das escolinhas iria alargar-se à competição não se concretizou. Mas a verdade é que o Rodrigo Magalhães também faz um bom trabalho, tal como as pessoas que tem a trabalhar com ele.
Perdoem-me a ousadia, mas deixo uma sugestão: E que tal trabalharem todos no mesmo sentido, sem alimentarem este tipo de dicotomias?
x2

Branca de Neve

Como os miúdos das nossas escolinhas merecem aqui vai o nome dos que conseguiram vencer o mundialito: Eric Barros, António Legateaux, Alexandre Mendes, Miguel Ivo, Diogo Cordes, Pedro João, José Gata, André Dias, Bruno Ventura, Tomas Silva, Hugo Caeiro, Vasco Martins, Jair Tavares. Treinador: Mauro Dias; Treinadores Assistentes: João Gião, David Favinha, Pedro Valido (o nosso antigo campeão do mundo de juniores), Helena Costa
  :pray: :bow2: :clap1:

coristaslb

No meio de todas estas teorias, o que se passa na realidade é o seguinte.
As escolinhas de formação têm como objectivo principal o desenvolvimento do jogador. Criando as mais diversas situações que o jogo proporciona, fazendo com que a criança consiga resolver a situação em prol da equipa. Cria situações de desvantagem numérica tanto ofensiva, como defensiva, obrigando o jogador  a resolver essas situações.
O que acontece na competição, é criar o jogo de equipa. Criar mecanismo de conjunto. Isto faz com que se retire a criatividade de um menino. O que pretendemos com a formação? Criar equipas ou fazer despontar talentos? Eu perfiro desenvolver Rui Costas, do que equipas. Jogadores como o Nelson Oliveira deviam ter exercicios constantes de um para dois. Jogadores como leandro Pimenta, devia ter exercicios de dois para um. Isto é apenas um exemplo. Ganhar nos escalões de escolas e infantis, neste momento no Benfica é fácil, devido ao excelente trabalho realizado nas escolas de formação. Golear o Barcelona? Ganhar o mundialito duas vezes consecutivas? Porque não dar a formação a um homem como o prof. Fonte Santa. Eu sei porquê. Por isso cada vez menos me interesso pela formação.

IPASLB

Citação de: coristaslb em 21 de Abril de 2009, 23:34
No meio de todas estas teorias, o que se passa na realidade é o seguinte.
As escolinhas de formação têm como objectivo principal o desenvolvimento do jogador. Criando as mais diversas situações que o jogo proporciona, fazendo com que a criança consiga resolver a situação em prol da equipa. Cria situações de desvantagem numérica tanto ofensiva, como defensiva, obrigando o jogador  a resolver essas situações.
O que acontece na competição, é criar o jogo de equipa. Criar mecanismo de conjunto. Isto faz com que se retire a criatividade de um menino. O que pretendemos com a formação? Criar equipas ou fazer despontar talentos? Eu perfiro desenvolver Rui Costas, do que equipas. Jogadores como o Nelson Oliveira deviam ter exercicios constantes de um para dois. Jogadores como leandro Pimenta, devia ter exercicios de dois para um. Isto é apenas um exemplo. Ganhar nos escalões de escolas e infantis, neste momento no Benfica é fácil, devido ao excelente trabalho realizado nas escolas de formação. Golear o Barcelona? Ganhar o mundialito duas vezes consecutivas? Porque não dar a formação a um homem como o prof. Fonte Santa. Eu sei porquê. Por isso cada vez menos me interesso pela formação.
Respeito a tua opinião, mas a minha é contrária, prefiro a equipa do que a individualidade, até porque ter excelentes individualidades, não é certo que dê títulos nos seniores- é ver o exemplo do sporting...
Dá dinheiro? provávelmente dará....
E este modelo de equipas se for seguido no futuro por todas elas até aos seniores, pode e deve criar no futuro excelentes dividendos colectivos para as futuras equipas de seniores, dou o exemplo do Ajax.
Acabo por dizer novamente que respeito a tua opinião, mas prefiro ganhar colectivamente  nos escalões de formação do que não ganhar nada e não estou a dizer que com boas individualidades, que tamem não se possa ganhar.

coristaslb

Só um aparte. Ganha-se muito mais facilmente, com o método que referi anteriormente. Sabes porquê a dificuldade faz a equipa. O que nunca deverá acontecer é matar o talento de um jogador. Já viste se o sporting fosse um clube que conseguisse manter os seus jogadores jovens? Seria provavelmente uma equipa temida na europa. Destesto dizer isto mas é verdade.

IPASLB

Citação de: coristaslb em 21 de Abril de 2009, 23:52
Só um aparte. Ganha-se muito mais facilmente, com o método que referi anteriormente. Sabes porquê a dificuldade faz a equipa. O que nunca deverá acontecer é matar o talento de um jogador. Já viste se o sporting fosse um clube que conseguisse manter os seus jogadores jovens? Seria provavelmente uma equipa temida na europa. Destesto dizer isto mas é verdade.
O problema é que nem o sporting, nem nenhum clube portugues consegue manter jogadores da classe de um c ronaldo ou nani e como sabes, mesmo na tal formação do sporting, não aparaçem ronaldos e nanis todos os anos.....

Lordlothar

Citação de: Branca de Neve em 20 de Abril de 2009, 14:41
Como os miúdos das nossas escolinhas merecem aqui vai o nome dos que conseguiram vencer o mundialito: Eric Barros, António Legateaux, Alexandre Mendes, Miguel Ivo, Diogo Cordes, Pedro João, José Gata, André Dias, Bruno Ventura, Tomas Silva, Hugo Caeiro, Vasco Martins, Jair Tavares. Treinador: Mauro Dias; Treinadores Assistentes: João Gião, David Favinha, Pedro Valido (o nosso antigo campeão do mundo de juniores), Helena Costa
  :pray: :bow2: :clap1:
x2

Branca de Neve

Mas desde quando é que as equipas tanto do benfica, porto ou sporting, ou outras, passam para as suas equipas seniores as suas equipas de juniores? Nunca nem tal alguma vez irá acontecer. Passam, isso sim, jogadores, nunca equipas. Neste caso preferem ter jogadores standardizados, que jogam benzinho um jogo colectivo, que são incapazes de fazer a diferença por jogarem demasiado simples e que foram vulgarizados no seu processo de formação ou alguns que seriam educados para fazer a diferença no plano individual e concequentemente por arrasto no jogo colectivo?