Entrevista exclusiva com o Dep. Optimização do Rend. Desportivo

ZilluX

Citação de: LuigiSLB83 em 19 de Junho de 2008, 12:36
As questões que aqui se levantam, parecem-me pertinentes mas ao mesmo tempo parecerem-me dúvidas de La Palice. Contraditório? Talvez...

Não querendo menosprezar ninguém, mas a minha opinião, é que nós não somos "ninguém" para colocar em causa a capacidade que a nossa equipa técnica, mais concretamente, Pako Ayestaran, se estão ou não preparados para saber interpretar os dados fornecidos por este novo sistema.

Estou certo que um clube como o Liverpool, tem este ou outro sistema idêntico. Enquanto que em Portugal se fala nisto de há poucos anos para cá, isto já deve estar bastante enraizado nos campeonatos mais desenvolvidos, como o Espanhol ou o Inglês.

não me parece que esteja assim tão enraizado nos campeonatos mais competitivos, talvez 4 anos.
lembro-me de ouvir falar pela primeira vez à cerca de 2 anos, o Queirós a falar do programa e até mostrou algumas funcionalidades dele, e na altura penso que era recente.
ao contrário do que já se disse por aqui, o Queirós falou com bastante entusiasmo do programa.

RedStar1982

Citação de: Formaratletas em 19 de Junho de 2008, 11:27
Penso que o Tiger resumiu mt bem o potencial de um software como o falado.

Em primeiro lugar porque esse software não é tão redutor como algumas pessoas afirmam.
São milhares de infos tiradas em cada jogo, dados que podem ser analisados e trabalhados.

Em 2º porque não é verdade que o Carlos Queiroz tenha dito que o programa tem pouca utilidade.

Aliás os grandes clubes Ingleses baseiam os eu trabalho nos prozones, datatraxs.
Em 3º porque o Carlos Queiroz foi contratado exactamente para inovar. Ou seja contando com um Manager tradicional como o Ferguson, apostaram em alguém como o Queiroz, formado, habilitado, conhecedor das novas tecnologias...etc.

Não se trata apenas de perceber em termos brutos quanto corre um atleta.
Todas as corridas e velocidade das mesmas estão expressas no programa e em que momento do jogo foi. É possível analisar o jogo e todo o grafismo ao mesmo tempo, etc.

O programa é bom para trabalhar lacunas individuais, melhorar o modelo de jogo, fazer trabalho específico, analisar detalhadamente a equipa e o adversário, prever lesões equacionando alguns factores, etc, etc, etc.
É o futuro e o Benfica faz mt bem em aproveitar.

Quanto ao existir alguém para além dos técnicos a manusear o programa.
Isso é óbvio. O Benfica tem um gabinete de audio-visual para isso mesmo.

Dito em português por ele próprio, e não disse que se referia em especifico a este programa, mas sim ao enorme conjunto de indicadores quantificados em Inglaterra pelo staff.

Quanto ao 2 paragrafo a negrito, não é isso que está em causa na minha opinião.

RedStar1982

As questões que aqui se levantam, parecem-me pertinentes mas ao mesmo tempo parecerem-me dúvidas de La Palice. Contraditório? Talvez...

Não querendo menosprezar ninguém, mas a minha opinião, é que nós não somos "ninguém" para colocar em causa a capacidade que a nossa equipa técnica, mais concretamente, Pako Ayestaran, se estão ou não preparados para saber interpretar os dados fornecidos por este novo sistema.

Estou certo que um clube como o Liverpool, tem este ou outro sistema idêntico. Enquanto que em Portugal se fala nisto de há poucos anos para cá, isto já deve estar bastante enraizado nos campeonatos mais desenvolvidos, como o Espanhol ou o Inglês.

Claro que somos "alguém" que podemos criticar e colocar em causa a capacidade da equipa técnica. E sim, em Inglaterra todos os dias chovem quantificações vinda de programas do género, e depois, o que se faz com eles? Pois...!

Quero deixar uma nota sobre o nosso Treinador actual; pediu os programas, pelo que sei é um treinador que gosta e quer evoluir nesse sentido, aprecio o mesmo por isso...! Concordo que o QUIQUE saiba interpretar as quantificações das variáveis. E espero que com bons resultados.

RedStar1982

Citação de: ZilluX em 19 de Junho de 2008, 14:03

não me parece que esteja assim tão enraizado nos campeonatos mais competitivos, talvez 4 anos.
lembro-me de ouvir falar pela primeira vez à cerca de 2 anos, o Queirós a falar do programa e até mostrou algumas funcionalidades dele, e na altura penso que era recente.
ao contrário do que já se disse por aqui, o Queirós falou com bastante entusiasmo do programa.

Podes precisar quando mostrou esse entusiasmo?

Abraço REDSTAR

ZilluX

Citação de: RedStar1982 em 19 de Junho de 2008, 15:58
Citação de: ZilluX em 19 de Junho de 2008, 14:03

Podes precisar quando mostrou esse entusiasmo?

Abraço REDSTAR

não me recordo.

LuigiSLB83

Lembro-me de uma entrevista à SIC, realizada em Inglaterra, onde Queiroz mostrava o programa e tecia rasgados elogios ao mesmo.

LuigiSLB83

Citação de: RedStar1982 em 19 de Junho de 2008, 15:57

Claro que somos "alguém" que podemos criticar e colocar em causa a capacidade da equipa técnica. E sim, em Inglaterra todos os dias chovem quantificações vinda de programas do género, e depois, o que se faz com eles? Pois...!

Quero deixar uma nota sobre o nosso Treinador actual; pediu os programas, pelo que sei é um treinador que gosta e quer evoluir nesse sentido, aprecio o mesmo por isso...! Concordo que o QUIQUE saiba interpretar as quantificações das variáveis. E espero que com bons resultados.

Se as equipas têm os programas é natural que com a evolução saibam tratar cada vez melhor os dados extraídos dos mesmos.

firenze

Nessa mesma entrevista Carlos Queiroz apesar de ter elogiado o avanço tecnológico neste tipo de software criticou a sua debilidade em termos operacionais, ponto final.

Em relação à legitimidade para nós discutirmos ou não estes assuntos é uma patetice...Qualquer um pode dar a sua opinião, obviamente que enquadrada pelos seu nível de conhecimentos.

Quando a conversa se desenrola num plano de licenciados em desporto com alguma experiência profissional , alguns com graus académicos elevados, ainda mais "legitimidade", se a quiserem questionar, terão para discutir estas questões.

Embora estes sistemas tenham um grande impacto na Inglaterra não nos esqueçamos que é precisamente lá que existe uma forte vertigem pela dimensão física do jogo!!

Logo, para eles faz todo o sentido saber quantos km percorreu o jogador, a que intensidades, etc

Espero k o Pako, embora tenha trabalhado no Liverpool, não comungue desta perspectiva e consiga assim "olhar para além" dos números.

Por último, não é uma simples interpretação das variáveis que deve ser feita. Mas sim a conjugação de algumas variáveis existentes para além da criação de outras que permitam perceber a dinâmica da equipa em cada momento e factores críticos que naquele momento estiveram na base de uma qualquer ocorrência.

LuigiSLB83

Citação de: firenze em 20 de Junho de 2008, 21:54
Nessa mesma entrevista Carlos Queiroz apesar de ter elogiado o avanço tecnológico neste tipo de software criticou a sua debilidade em termos operacionais, ponto final.

Em relação à legitimidade para nós discutirmos ou não estes assuntos é uma patetice...Qualquer um pode dar a sua opinião, obviamente que enquadrada pelos seu nível de conhecimentos.

Quando a conversa se desenrola num plano de licenciados em desporto com alguma experiência profissional , alguns com graus académicos elevados, ainda mais "legitimidade", se a quiserem questionar, terão para discutir estas questões.

Embora estes sistemas tenham um grande impacto na Inglaterra não nos esqueçamos que é precisamente lá que existe uma forte vertigem pela dimensão física do jogo!!

Logo, para eles faz todo o sentido saber quantos km percorreu o jogador, a que intensidades, etc

Espero k o Pako, embora tenha trabalhado no Liverpool, não comungue desta perspectiva e consiga assim "olhar para além" dos números.

Por último, não é uma simples interpretação das variáveis que deve ser feita. Mas sim a conjugação de algumas variáveis existentes para além da criação de outras que permitam perceber a dinâmica da equipa em cada momento e factores críticos que naquele momento estiveram na base de uma qualquer ocorrência.

O trabalho no terreno em grandes equipas como o Valência ou Liverpool nas 2 melhores ligas do Mundo, faz-me pensar que não estamos, por mais graus académicos que tenhamos, preparados para colocar em causa o grau de conhecimento da nossa equipa técnica.

firenze

Peço-lhe que cite a referência que um de nós tenha escrito e que tenha servido de base para afirmar:

"O trabalho no terreno em grandes equipas como o Valência ou Liverpool nas 2 melhores ligas do Mundo, faz-me pensar que não estamos, por mais graus académicos que tenhamos, preparados para colocar em causa o grau de conhecimento da nossa equipa técnica."

Quem colocou em causa o que quer que fosse?

Se ainda não reparou estamos a discutir o software e não as competências da equipa técnica do Benfica....  Mas mesmo estes não estão aversos à análise e à crítica construtiva! Era só que faltava.

LuigiSLB83

Quais são os dados concretos que temos para dizer se a nossa equipa técnica tem ou não conhecimentos para extrair e trabalhar os dados deste novo software?

firenze

Não respondeu à minha pergunta....

Peço-lhe que cite a referência que um de nós tenha escrito e que tenha servido de base para afirmar:

"O trabalho no terreno em grandes equipas como o Valência ou Liverpool nas 2 melhores ligas do Mundo, faz-me pensar que não estamos, por mais graus académicos que tenhamos, preparados para colocar em causa o grau de conhecimento da nossa equipa técnica."

e já agora reforço:

Se ainda não reparou estamos a discutir o software e não as competências da equipa técnica do Benfica....

LuigiSLB83

Citação de: firenze em 21 de Junho de 2008, 14:59
Não respondeu à minha pergunta....

e já agora reforço:

Se ainda não reparou estamos a discutir o software e não as competências da equipa técnica do Benfica....

Pensei que estivesse implícito que quando me referia às competência era sobre o software. Peço desculpa por não ter mencionado.

RedStar1982

OH LUIGISLB83:

Vamos perceber de uma vez por todas uma coisa, neste tópico felizmente apenas tem aparecido pessoal disposto a discutir de forma séria alguns assuntos (admito que com algum cariz cientifico) sobre o departamento de optimização do Benfica e sobre está nova lógica de trabalho (com instrumentos "novos") criada pela nossa nova equipa técnica!

Depois quer eu quer o FIRENZE (por exemplo) temos obviamente direito e até o dever (pela nossa formação especifica) de criticar de forma construtiva qualquer assunto sobre o nosso Benfica. Não percebo a tua insistência em reduzir o que somos (ou o nosso conhecimento) em prol da equipa técnica, insistindo em nós privar de criticar. Atenção que neste caso eu e o FIRENZE nunca colocamos em causa a equipa técnica!

Nós apresentamos lacunas e problemas que este tipo de instrumento levanta. Eu já percebi que estamos claramente em desacordo no que diz respeito às declarações do Carlos Queirós, mas já tomei a iniciativa de provar o que disse, e espero poder mostrar o resultado brevemente. No entanto respeito a vossa opinião.

Pessoal, vamos optar por discutir com argumentos (como penso que o fiz e o FIRENZE entre outros) e deixar de discutir a morte da bezerra...!!!

Abraço REDSTAR

LUIGI, o que pensas sobre o DATATRAX? Como programa?

LuigiSLB83

Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Junho de 2008, 14:52
Quais são os dados concretos que temos para dizer se a nossa equipa técnica tem ou não conhecimentos para extrair e trabalhar os dados deste novo software?

Deixei uma pergunta no ar.

Quando eu tenho dúvidas sobre algo, é porque tenho indicadores contraditórios ou porque tenho poucos conhecimentos para ter certezas.

Quando aqui se diz, que não sabemos até que ponto esta equipa técnica sabe lidar com estes dados, eu só quero perceber, em que se baseiam para dizer isso.

Eu não quero colocar em causa o grau de conhecimento de ninguém (isso para mim é claro). O meu grau de conhecimento sobre o assunto é ZERO. Estou aqui para aprender com todos e discutir o Benfica.