Época 2013/2014 - Todos os escalões

Velazquez

Onde jogavam o Markovic,Urreta,C.Martins,Gianni?Jogavam fora do Benfica ou não jogavam.Emprestados,vendidos,dispensados.Merecem respeito claro mas por causa deles são prejudicados os que podem ser o futuro do Benfica?Que parem de contratar e mais contratar

A equipa B é para os jovens evoluirem,se tornarem melhores jogadores

xirabaneco

Tambem concordo.
Tambem espero que se contrate menos e melhor.
Mas tambem ja ouvi o nosso presidente dizer que so contratariamos jogadores para posicoes onde nao houvesse a qualidade necessaria na equipa B.
Temos que  esperar e acreditar que vamos no rumo certo.
Eu sou gestor de uma multinacional, todos os dias tenho que tomar muitas decisoes, alias e o meu trabalho, decidir, e quantas decisoes erradas tomo diariamente, algumas certamente espero ate que nao sejam muitas.
So quem nao decide, nem sabe o que e isso, e que vem para aqui arrasr quem diariamente tem que fazer alguma coisa.
Saudacoes benfiquistas

Zlatan

Resultado demasiado duro para os miúdos, mas só temos motivos para estar satisfeitos com esta campanha.

Preocupa-me, porém, qual a importância que terão estes jovens no Benfica. Se seremos competentes ao ponto de perceber que o importante é formar bons jogadores e ajudá-los a crescer dentro do clube.

Esta derrota só será relevante se não retirarmos nada desta prestação.

Wizzy

Citação de: xirabaneco em 15 de Abril de 2014, 00:03
Mas quem e o Andre?
O unico iluminado?O dono da verdade?
Agora ganhar e sinal de imcompetencia?
Brilhante!!!
O sr. Andre devia de nos explicar, a razao porque debita tanto rancor a estrura tecnica do CFC.
Algum motivo deve ter

O Andre nao diz que ganhar é sinal de incompetencia.

O Andre diz que no Benfica se pensa primeiro nos resultados do que na formação dos atletas. O Andre diz que o Benfica esta errado em manter alguns jogadores no seu escalão APENAS para se atingirem certos resultados, em vez de se preocupar com o mais importante que é a melhor formação desses atletas.

E é ai que reside o problema, e hoje com o Barcelona viu-se isso mesmo. Faltou experiencia, estaleca, faltou saber lidar melhor com a adversidade, coisa que os nossos atletas raramente teem pois passam os anos a bater em mortos em vez de serem sujeitos a niveis de competição mais ajustados aos seus niveis evolutivos.

E o mais ridiculo disto tudo é que fazer o que o Andre defende, e com o que eu concordo, não significa que se deixe de ganhar, porque temos imensos talentos nos quadros, e não é por alguns passarem a outros escalões que se deixaria de vencer. Seria claramente mais dicifil, mas seria uma boa possibilidade na mesma. E é isto que falta no Benfica, saber aliar os resultados à maximização da evolução dos jogadores, neste momento apenas se pensa nos resultados e a maximização fica para terceiro plano.

Depois é normal que outras equipas que pensam a formação acima do resultadismo apostem nos seus atletas aos 17, 18, 19 anos. E os nos nossos demorem muito mais tempo a atingirem o mesmo nivel que demoram nesses clubes.

andre_04_SLB

xirabaneco, primeira e última vez que me vou dirigir a ti, e faço-o porque tocas no meu bom nome e não é por mentires e tentares atingir-me pessoalmente que passas a ser dono da verdade.

Também não é por te elevares enquanto benfiquistas que passas a merecer qualquer crédito da minha parte porque não sabes o que sou, quem sou, ou o que dei ao Benfica. Não é também por isso que a tua opinião ou a de qualquer outro é mais válida seja de quem for. Não é por estares também ligado a um projecto do clube que te tentas elevar (afinal tens motivos pessoais) que passas a merecer mais respeito que qualquer outra pessoa aqui.

Falas em manipular opiniões.

Manipular opiniões é dizer o que o Benfica faz inequivocamente mal? É que um clube que apresenta condições de excelência e investe tanto na formação não conseguir aproveitar os seus melhores jogadores é um caso de estudo.

É que não vale de nada ser os melhores em tudo e ganhar tudo se os jogadores nunca são alvo de aposta real e falta sempre qualquer coisa para se tornarem jogadores. Não é também por acaso que o Benfica é o clube dos 3 grandes que menos jogadores tem nas divisões profissionais europeias a competir, frutos da sua formação.

Isto são factos que nos custam a todos. Quem se preocupa realmente com o clube procura expôr estas situações e deixar todos a questionarem-se dos porquês. É que o erro é permitido mas a sua insistência e não pensar em soluções é grave.

É manipular olhar para o jogo de hoje dos Juniores e perceber que os 5 melhores jogadores do Barcelona nem foram a jogo? É manipular ver que 5 dos que jogaram já têm vários minutos na equipa B deles esta época e que um deles até na Champions já jogou? É manipular também dizer que nenhum dos nossos jogadores tem 1 minuto, 1 minuto que seja na equipa B esta temporada?

É que depois as diferenças notam-se e muito como se viu hoje e se tem visto nos últimos anos nos momentos cruciais (lançamento de jogadores para a equipa A).

O Benfica investe muito, trabalha bem, mas sofre de uma campionite ridícula que mina todo o trabalho feito. O mais grave é que qualquer pessoa que se interesse pela formação e que trabalhe directamente com ela concorda com isto. Mas não podem fazer porque a não existência de resultados é sinal de fim de ciclos.

O Benfica tem nos seus quadros pessoas muito competentes mas de que serve isso se são guiadas a nível de processo de formação pelos resultados, sendo que isso condiciona todo e qualquer tipo de acção que possam realizar a nível das suas convicções? Estão condicionados por resultados e daí algumas questões ambíguas que se passam semana após semana.

O Benfica anda a cortar a evolução do Renato Sanches ao mantê-lo nos Juvenis para ganhar um campeonato. Assim como 3 ou 4 elementos daquela equipa. Anda a brincar às vitórias nos Iniciados porque tem jogadores na equipa que já deviam competir nos Juvenis A (como um dos jogadores em maior foco que começou o ano nesse escalão noutro clube). Anda a meter o Guzzo nos Juniores o ano todo quando o ano passado já jogava na B. Não tem um único jogador Junior com minutos na B.

Nós olhamos para os nossos rivais e vemos o André Silva e o Rafa no Porto a jogarem este ano pela B. O Tomás Podstawski (ainda esta semana jogou 70 minutos) e o Ivo Rodrigues o ano todo na B sem baixar aos Juniores. O Riquicho e o Ponde no Sporting na 2ª Liga. Depois olhamos para o estrangeiro. Vemos o Ongenda, Rabiot e Coman no PSG sempre na A e fizeram 2 ou 3 jogos na Youth League, e o Rabiot 0 e até jogou a Champions na Luz.

Vemos o Barcelona dar 3-0 e ter o Jean Marie Dongou, Bagnack, Alex Grimaldo, Campins e Sergi Samper a ver o jogo da TV quando podiam estar hoje no relvado porque são os MELHORES Juniores. Vemos vários dos que jogaram hoje com minutos e muitos minutos na B.

Porque primeiro está o desenvolvimento do jogador e depois a conquista de titulos (e mesmo assim ganham). Mas será que só o Benfica é que está bem e os outros estão todos mal?

E falar no ano passado em que se fazia isso é até mais grave, sinal que não houve planeamento nem continuidade, ou seja, é algo circunstancial e não uma aposta correcta e concreta, planeada.

Eu não arraso a formação, eu explano o que se faz de mal, coloco factos, questiono, opino, e os resultados - os que importam - (falta de jogadores a chegar à equipa A e a outros momentos de realce a nível de outras ligas ou selecções) comprovam que algo está mal.

Ser um verdadeiro benfiquista não é dizer que sim a tudo e criticar quem de forma construtiva (apresento soluções) quer o melhor para o clube. Porque ninguém gosta mais da formação do Benfica do que eu nem ninguém defende mais os miúdos (que são os menos culpados) do que eu.

E aos utilizadores que me têm defendido destes e doutro tipo de ataques que não havendo argumentação para contrapor tentam ir para o lado pessoal (Também sem sucesso), deixo o meu agradecimento.

Cumprimentos e Viva o Benfica!

Rmartins

Citação de: andre_04_SLB em 15 de Abril de 2014, 03:10
xirabaneco, primeira e última vez que me vou dirigir a ti, e faço-o porque tocas no meu bom nome e não é por mentires e tentares atingir-me pessoalmente que passas a ser dono da verdade.

Também não é por te elevares enquanto benfiquistas que passas a merecer qualquer crédito da minha parte porque não sabes o que sou, quem sou, ou o que dei ao Benfica. Não é também por isso que a tua opinião ou a de qualquer outro é mais válida seja de quem for. Não é por estares também ligado a um projecto do clube que te tentas elevar (afinal tens motivos pessoais) que passas a merecer mais respeito que qualquer outra pessoa aqui.

Manipular opiniões é dizer o que o Benfica faz inequivocamente mal? É que um clube que apresenta condições de excelência e investe tanto na formação não conseguir aproveitar os seus melhores jogadores é um caso de estudo.

É que não vale de nada ser os melhores em tudo e ganhar tudo se os jogadores nunca são alvo de aposta real e falta sempre qualquer coisa para se tornarem jogadores. Não é também por acaso que o Benfica é o clube dos 3 grandes que menos jogadores tem nas divisões profissionais europeias a competir, frutos da sua formação.

Isto são factos que nos custam a todos. Quem se preocupa realmente com o clube procura expôr estas situações e deixar todos a questionarem-se dos porquês. É que o erro é permitido mas a sua insistência e não pensar em soluções é grave.

É manipular olhar para o jogo de hoje dos Juniores e perceber que os 5 melhores jogadores do Barcelona nem foram a jogo? É manipular ver que 5 dos que jogaram já têm vários minutos na equipa B deles esta época e que um deles até na Champions já jogou? É manipular também dizer que nenhum dos nossos jogadores tem 1 minuto, 1 minuto que seja na equipa B esta temporada?

É que depois as diferenças notam-se e muito como se viu hoje e se tem visto nos últimos anos nos momentos cruciais (lançamento de jogadores para a equipa A).

O Benfica investe muito, trabalha bem, mas sofre de uma campionite ridícula que mina todo o trabalho feito. O mais grave é que qualquer pessoa que se interesse pela formação e que trabalhe directamente com ela concorda com isto. Mas não podem fazer porque a não existência de resultados é sinal de fim de ciclos.

O Benfica tem nos seus quadros pessoas muito competentes mas de que serve isso se são guiadas a nível de processo de formação pelos resultados, sendo que isso condiciona todo e qualquer tipo de acção que possam realizar a nível das suas convicções? Estão condicionados por resultados e daí algumas questões ambíguas que se passam semana após semana.

O Benfica anda a cortar a evolução do Renato Sanches ao mantê-lo nos Juvenis para ganhar um campeonato. Assim como 3 ou 4 elementos daquela equipa. Anda a brincar às vitórias nos Iniciados porque tem jogadores na equipa que já deviam competir nos Juvenis A (como um dos jogadores em maior foco que começou o ano nesse escalão noutro clube). Anda a meter o Guzzo nos Juniores o ano todo quando o ano passado já jogava na B. Não tem um único jogador Junior com minutos na B.

Nós olhamos para os nossos rivais e vemos o André Silva e o Rafa no Porto a jogarem este ano pela B. O Tomás Podstawski (ainda esta semana jogou 70 minutos) e o Ivo Rodrigues o ano todo na B sem baixar aos Juniores. O Riquicho e o Ponde no Sporting na 2ª Liga. Depois olhamos para o estrangeiro. Vemos o Ongenda, Rabiot e Coman no PSG sempre na A e fizeram 2 ou 3 jogos na Youth League, e o Rabiot 0 e até jogou a Champions na Luz.

Vemos o Barcelona dar 3-0 e ter o Jean Marie Dongou, Bagnack, Alex Grimaldo, Campins e Sergi Samper a ver o jogo da TV quando podiam estar hoje no relvado porque são os MELHORES Juniores. Vemos vários dos que jogaram hoje com minutos e muitos minutos na B.

Porque primeiro está o desenvolvimento do jogador e depois a conquista de titulos (e mesmo assim ganham). Mas será que só o Benfica é que está bem e os outros estão todos mal?

E falar no ano passado em que se fazia isso é até mais grave, sinal que não houve planeamento nem continuidade, ou seja, é algo circunstancial e não uma aposta correcta e concreta, planeada.

Eu não arraso a formação, eu explano o que se faz de mal, coloco factos, questiono, opino, e os resultados - os que importam - (falta de jogadores a chegar à equipa A e a outros momentos de realce a nível de outras ligas ou selecções) comprovam que algo está mal.

Ser um verdadeiro benfiquista não é dizer que sim a tudo e criticar quem de forma construtiva (apresento soluções) quer o melhor para o clube. Porque ninguém gosta mais da formação do Benfica do que eu nem ninguém defende mais os miúdos (que são os menos culpados) do que eu.

E aos utilizadores que me têm defendido destes e doutro tipo de ataques que não havendo argumentação para contrapor tentam ir para o lado pessoal (Também sem sucesso), deixo o meu agradecimento.

José Gomes, grande verdade.
Grande post já agora André. É pena é que hajam poucos ou nenhuns elementos na estrutura que lida com a formação que pensem desta forma.

André Sousa

Concordo com a ideia base, como sempre defendi por aqui. Mas é bom não ser tão radical ao dizer que este tipo de campionite só é vista no Benfica.

Aliás, aquilo que o Barça faz hoje, é exactamente isso. O Traoré ali é para quê, mesmo? E aquele Godswill? Não soubesse mais nada, e diria que era a primeira vez que jogava futebol.

Grande desilusão Esperava bem mais deles. Independentemente de não terem Dongou, Samper e Grimaldo.

Em relação à ideia base, repito, não considero que a diferença seja assim tão grande. Da mesma forma que o Porto tem Ivo, André e Rafa, o Benfica teve Varela, Cancelo, Cardoso e Hélder no ano passado.

Além disso, o Porto tem também Quiñones, Zé António, Kléber e teve Herrera, Kelvin, Ricardo, and so on.

Mas isto é um assunto muito complexo, com várias ramificações. Há muito por onde melhorar. Muito, mesmo. O Benfica só tem de quebrar preconceitos e não ter medo de ser o primeiro a avançar com determinadas medidas. Infelizmente, mesmo quem partilhe essas ideias, estará sempre condicionado pela vontade de quem realmente tem poder.

Theroux

Hoje (tecnicamente ontem) ficou mais uma vez provado que a 2ª melhor formação do país (Benfica) está cada vez mais próxima da melhor (Sporting).

Agora é corrigir o que tem corrido menos bem, porque a margem de progressão ainda é muito significativa.

BernardoS10

Citação de: andre_04_SLB em 15 de Abril de 2014, 03:10

Grande post! está aqui tudo. Merece uma profunda reflexão pelos responsáveis do clube para a área de formação. Temo que infelizmente, as excelentes prestações como a deste ano na Youth League, as conquistas nos campeonatos nacionais nos diferentes escalões, e convocatórias de inúmeros jogadores às selecções nacionais, continuem a camuflar o essencial da formação, formar jogadores para a 1ª equipa ou 1ª e 2ª liga.

Red skin

N percebo a animosidade que grassa por aqui... é sempre bom e saudável quando surgem debates como estes, com diferentes pontos de vista... n é necessário partir para a ofensa ou o cinismo...

Só através destas discussões é que o clube avança... n é acreditando que está tudo bem e q nada precisa de ser feito! Tem de haver inconformismo e exigir algo mais, só assim avançamos!

E temos visto a nossa evolução a olhos vistos... quem se lembra da razia do Vale e Azevedo e quem começou a acompanhar de perto a formação como eu comecei, aqui através do André, com as gerações de 88 e 89, sabe perfeitamente que demos grandes passos! Mas queremos mais... muito mais, pq a Formação n se concretiza através dos títulos, mas através dos jogadores que colocamos na equipa principal! Não me levem a mal, tb acho q em tudo o Benfica se mete, deve ser para ganhar, e essa parte já estamos a conseguir... falta é a aposta e a confiança q se deve ter nestes meninos, tal como acontece noutros clubes, grandes ou pequenos!

nightcrowler

concordo em parte com o que o André diz, mas admito que não sou tão radical.
para que fique também claro, não sou seguidor tão atento (nem de perto nem de longe) como o André, como tal, a opinião dele é provavelmente mais ponderada que a minha.

não acho que a subida de escalões seja, per si, sinónimo de aumento de qualidade. creio que o Bernardo nunca passou de escalão (pelo menos de juvenil para junior, e de junior para a equipa B), e ele tem conseguido impor-se bem.
o próprio Cavaleiro está a ter uma boa ambientação.

e casos há de jogadores que subiram mais depressa, por exemplo o Nelson Oliveira, e a adaptação não foi tão bem sucedida quanto isso.

concordo que jogos em que ganhem 10-0 não ajudam muito na evolução dos miúdos, isso é certo.
mas acho que hoje, quem ficou nos juniores este ano teve uma excelente oportunidade para evoluir. junta-se um campeonato equilibrado (o Benfica não conseguiu dominar na primeira fase), nesta fase final estamos a jogar contra boas equipas (Sporting, Porto, Braga, Vitória), e teve ainda a oportunidade de jogar na "europa" contra PSG, Man City, Real e Barcelona. se não evoluem neste caso, dificilmente vão evoluir noutros patamares.
o Guzzo no ano passado jogou na B, e não se notou assim tanto quando "desceu" novamente para os juniores.

o que acho fundamental é que se "limpe" a equipa B, emprestar quem tem que ser emprestado, dispensar quem tiver que ser emprestado, para que hajam lugares para estes miúdos, bem como para os juvenis e por aí adiante.

a grande questão, a meu ver, é o que se vai fazer com o pessoal da B.
Varela, Cavaleiro, Bernardo, Cancelo, devem ficar na equipa A ou devem ser emprestados?
o que fazer com o sueco, BGaspar, CArdoso ou João Teixeira?

para abrir lugares para esta gente, têm que se tomar decisões em relação a estes miúdos da B.

grande abraço!

ps. bom post do Red Skin! mais uma vez, já agora.

LA Lakers

Citação de: nightcrowler em 15 de Abril de 2014, 21:12
concordo em parte com o que o André diz, mas admito que não sou tão radical.
para que fique também claro, não sou seguidor tão atento (nem de perto nem de longe) como o André, como tal, a opinião dele é provavelmente mais ponderada que a minha.

não acho que a subida de escalões seja, per si, sinónimo de aumento de qualidade. creio que o Bernardo nunca passou de escalão (pelo menos de juvenil para junior, e de junior para a equipa B), e ele tem conseguido impor-se bem.
o próprio Cavaleiro está a ter uma boa ambientação.

e casos há de jogadores que subiram mais depressa, por exemplo o Nelson Oliveira, e a adaptação não foi tão bem sucedida quanto isso.

concordo que jogos em que ganhem 10-0 não ajudam muito na evolução dos miúdos, isso é certo.
mas acho que hoje, quem ficou nos juniores este ano teve uma excelente oportunidade para evoluir. junta-se um campeonato equilibrado (o Benfica não conseguiu dominar na primeira fase), nesta fase final estamos a jogar contra boas equipas (Sporting, Porto, Braga, Vitória), e teve ainda a oportunidade de jogar na "europa" contra PSG, Man City, Real e Barcelona. se não evoluem neste caso, dificilmente vão evoluir noutros patamares.
o Guzzo no ano passado jogou na B, e não se notou assim tanto quando "desceu" novamente para os juniores.

o que acho fundamental é que se "limpe" a equipa B, emprestar quem tem que ser emprestado, dispensar quem tiver que ser emprestado, para que hajam lugares para estes miúdos, bem como para os juvenis e por aí adiante.

a grande questão, a meu ver, é o que se vai fazer com o pessoal da B.
Varela, Cavaleiro, Bernardo, Cancelo, devem ficar na equipa A ou devem ser emprestados?
o que fazer com o sueco, BGaspar, CArdoso ou João Teixeira?

para abrir lugares para esta gente, têm que se tomar decisões em relação a estes miúdos da B.

grande abraço!

ps. bom post do Red Skin! mais uma vez, já agora.

O Bernardo nunca subiu porque, embora fosse um atleta cheio de talento, esteve sempre tapado por alguém, pois era muito franzino. Só nos Júniores começou a ser titular!

Em relação aos júniores, acho que alguns deveriam ter feito alguns jogos pela equipa B. Casos do João Nunes, Rebocho, Guzzo, Rochinha (embora este fosse complicado devido ao Bernardo) e Nuno Santos. E já nem falo no Guedes ou Romário por serem de 1º ano!

Podiam ter feito alguns jogos, ou mesmo ter feito parte da equipa B, e agora terem baixado nesta fase mais decisiva da época.

Isso faria que jogadores de 1º ano como o Gilson Costa ou Hildeberto jogassem mais tempo, assim como alguns jogadores dos Juvenis que passaram a 1ª fase (e mesmo esta 2ª fase) completamente a passear!

Velazquez

Lá está,por serem de 1º ano talvez não devessem ir á equipa B?Errado,mais uma vez a olhar-se para a idade em vez da qualidade.O Gonçalo e o Romario até é dos que mais deveriam ter jogado pela equipa B

O-Rível

Esta discussão é extremamente interessante e, apesar de ser polarizante, dá gosto ler algumas das vossas perspectivas acerca deste assunto. Gostaria apenas de comentar algumas coisas:

Concordo com a ideia de que diversos jogadores precisam de estímulos competitivos superiores, e que jogarem no seu escalão pode não ser ideal para a sua evolução. Contudo, acho que isso é um assunto que tem de ser tratado com pinças e exige uma reflexão maior não só dentro do clube como também ao nível da própria FPF. A avaliação que faço, mais pragmática do que propriamente idealista, é que no quadro actual há apenas margem para subir de escalão jogadores que possuam um contexto que obrigue a isso. Sobretudo até ao escalão de Juvenis A, o papel dos pais é demasiado relevante para negligenciar e os miúdos não têm por vezes maturidade para lidar com situações mais delicadas do ponto de vista emocional e de gestão de expectativas. Não estando por dentro, assumo que talvez fosse difícil explicar a alguns jogadores dos Juvenis A porque é que o João Carvalho ou o Renato Sanches, por exemplo, deviam estar desde início nos Juniores e eles não. Ou explicar a alguns dos Juniores porque é que dois miúdos mais novos deviam ser aposta em detrimento deles.

No que diz respeito a Juniores jogarem na equipa B, também acho que poderia ser determinante para a sua evolução, mas para que tal acontecesse alguns elementos que lá estão por decisão política (e.g. Filip Markovic é apenas o mais evidente) teriam de deixar de fazer parte da equação (o que não é fácil, sobretudo com alguns dos dirigentes que temos). Ademais, o principal problema da equipa B de momento é ter demasiados jogadores com um potencial reduzidíssimo para chegar à equipa principal, que tapam o acesso a essa etapa. Possivelmente por ser somente a segunda época a máquina ainda não está devidamente oleada, mas creio ser ridículo contratar jogadores "assim assim", ou permitir que tenhamos nos nossos quadros, na equipa B, jogadores com um perfil que não se enquadra no exigido pela equipa principal. Conto 7-8 jogadores num contexto de quase 30 que podem fazer carreira em equipas acima da média, quiçá mesmo de águia ao peito. É uma realidade que para mim não faz sentido. Estão cerca de 20 jogadores - só 20 porque uns quantos foram sendo despachados - a demonstrar sucessivamente que lhes falta demasiado para poder chegar a outro patamar. Termino dizendo que, para mim, a equipa B devia ser um grupo de elite e não ter uma elite num grupo. É esse o paradoxo que tem de mudar.

LA Lakers

Citação de: Velazquez em 16 de Abril de 2014, 00:48
Lá está,por serem de 1º ano talvez não devessem ir á equipa B?Errado,mais uma vez a olhar-se para a idade em vez da qualidade.O Gonçalo e o Romario até é dos que mais deveriam ter jogado pela equipa B

Eu não disse que não devia! Disse que, não ia falar neles porque são de 1º ano!

Se tivesse que escolher entre este ano levar o Nuno Santos, Gonçalo Guedes ou Romário à equipa B num jogo, escolhia o Nuno Santos. Isto embora ache que o Guedes é quem tem mais potencial!