Futebol Formação: Juniores [2007-2008]

Red skin

Citação de: andre_DV04_SLB em 08 de Agosto de 2007, 19:39
Mas o Benfica está a ir por esse caminho. São bastantes os jogadores estrangeiros que todos os meses prestam provas no Seixal. Apenas ficam os que podem constituir verdadeiras mais valias. Para os quadros, é outra coisa. O Porto foi o primeiro clube português a apostar nesse caminho, que foi algo muito recente.

Em termos nacionais duvido que exista melhor que João Tralhão, Bruno Lage, Luis Nascimento, Renato Paiva e João Couto.

Todos excelentes treinadores... mas qd falo de quadros tb falo em toda a área de formação (exemplos já foram dados aqui)... mas tb nos seniores a coisa n anda famosa, pois, pelos vistos, os melhores preparadores físicos nacionais estão noutros clubes e não no Benfica. Para mim investir em velhas glórias por causa da mística n cola... têm de ser competentes e estar actualizados ao máximo acerca dos métodos de treino no futebol juvenil, n bastam serem bons treinadores (João Alves), têm de ser bons formadores (Bruno Lage).

Desculpa lá voltar a este assunto mas não contratar Zahavi e Bakari (vamos a ver) é não levar a sério a aposta na formação, porque estes jogadores embora sejam caros agora, daki a 5 anos serão muito mais caros...

Enfim!

Rick_SLB

Citação de: joaoc10 em 08 de Agosto de 2007, 14:27
Citação de: Vigilante em 08 de Agosto de 2007, 14:15
Citação de: andre_DV04_SLB em 08 de Agosto de 2007, 14:04
Miguelg,

O Vítor Pacheco nunca foi um jogador criativo e de espectáculo. No entanto, era pelas suas características um jogador importante no meio-campo, pela boa qualidade de passe e excelente capacidade táctica. Subia nas alturas certas para criar superioridade ofensivamente, sabia permanecer atrás para permitir a subida do 6.

Com a entrada do Lassana Camará existiam dois jogadores de muita qualidade para a mesma posição, mas não foi por isso que um dos dois se sentou no banco. Começámos sim a rodar a três peças do meio-campo, mas penso que o guineense é mais completo que o Vítor Pacheco, sendo um ano mais novo. No entanto, considero que o Vítor Pacheco tinha lugar nesta equipa do Benfica, tanto como Interior Direito, ou como Médio Defensivo. A nível ofensivo não era muito participativo, mas era fortíssimo na capacidade de pressing alto e no sentido posicional que permitia dar liberdade ao David Simão e ao Leandro Pimenta.

Este ano poderia ter poucas oportunidades porque temos uma equipa bastante forte, mas na próxima época sem dúvida que seria bastante útil, assim como o Hugo Figueiredo e o Ricardo Caetano.

Cumprimentos


Victor pacheco em :
1º lugar jogador excelente a todos os niveis
2º lugar humilde
3º lugar PORTUGUÊS

ENFIM mais palavras para q, boa sorte para ele

Vigilante o 3ºlugar diz tudo, APOSTEM MAIS NOS TALENTOS PORTUGUESES E DEIXEM-SE DE AFRICANOS QUE NUNCA VAI DAR NADA
Se tiverem qualidade acima da média até podem ser do afeganistão

coristaslb

Citação de: andre_DV04_SLB em 08 de Agosto de 2007, 18:57
O Sporting tem um orçamento maior para a formação do que o Benfica. Isso é um facto. O Sporting precisa de viver dos jogadores que forma e dos os vender anos mais tarde para rentabilizar o investimento. E contra isso ninguém pode decidir se é certo ou errado. É a politica deles. Não compram nos Seniores, investem mais na formação. Mas o Benfica tem evoluido muito e o trabalho realizado o ano passado foi muito bom. Nem tudo foi perfeito, cometeram-se alguns erros como acontece em todo o lado, mas deu-se um forte salto qualitativo. Para além disso, o ano passafo foi o ano zero, o ano de mudança e tudo o que foi feito é meritório.

Este ano foram feitas algumas mudanças, vamos dar tempo e só depois verificar se são proveitosas. O ano passado trabalhou-se muito e bem, foram colocados jogadores da formação no plantel principal, não ficaram lá definitivamente porque são ainda Juniores. Aumentou-se o número de jogadores nas selecções nacionais, o Benfica passou a ser superior e a ser referência a esse nível (exceptuando os sub-19 que à partida já se sabia e os sub-16 que conseguiram os fabulosos resultados - 2 vitórias - que todos sabemos).

Não se intrigue, porque eu observo e vejo a evolução e o melhoramento que estamos a ter. Não falo deste ano porque praticamente ainda nada começou, mas intriga-me sim as suas críticas quase sempre sem serem de forma objectiva.

Cumprimentos
Objectiva? quer mais objectividade naquilo que escrevo? Gostava de pessoal altamente qualificado. Para se ter essas pessoas é preciso pagar bem. Não podemos dar 500 euros a um treinador ou 1000 a um coordenador. Percebes? Canaliza-se milhares para o topo e para o campo de trabalho migalhas. Não estou a ser objectivo?

andre_04_SLB

Sim Red Skin, compreendo o ponto de vista. A aposta do Porto num técnico holandês especializado no treino técnico individual foi uma grande aposta, mas pelo que sei, o Departamento de Optimização do Rendimento Desportivo do Benfica também se poderá alargar a esses horizontes.

O Bruno Lage é um treinador excelente e fez um trabalho fabuloso ao longo destes três anos com a geração de 89. Não ganhou o título o ano passado. Pois bem, mas quem pensaria que o Benfica entraria sequer nessas contas? No início da época éramos uma equipa para os quatro primeiros lugares, e com muita sorte chegar à fase final. Pois bem, atingimos essa fase de forma autoritária e fomos ombrear com os melhores, com os mais melhores, com os mais fortes fisicamente e até ao último momento foi acalentado o sonho do título.

Para além dos resultados, que tendo em conta as circunstâncias foram muito bons, observamos a enorme evolução em jogadores como o Miguel Víctor, Nuno Ferreira, Ruben Lima, Romeu Ribeiro, Milan Jeremic, Leocisio Sami, Carlos Correia, para não referir outros nomes. Cada um com as suas características, cada um melhorou os seus aspectos mais débeis. O Miguel Víctor passou a brilhante jogador a nível ofensivo, Ruben Lima é hoje um verdadeiro lateral, oferece excelente profundidade ao flanco, o Romeu Ribeiro sabe cada vez melhor desempenhar o papel de 6 como primeiro homem de transição, o Leocisio Sami passou de "trapalhão" a melhor marcador do campeonato.

A verdade é que os Juniores de primeiro ano numa época, e tomando como exemplo uma coisa que aprendi com um amigo especializado na área, que uma vez me disse: "Deve-se marcar um ponto em relação ao início de época, traçar uma linha e fechar essa linha, marcando outro ponto, no final da época. Depois faz-se uma retrospectiva de tudo o que aconteceu, e vemos se a linha foi positiva, com subida, e se ao longo da época preparámos melhor os jogadores e se eles atingiram um nível mais elevado em relação ao que eram".

Pois bem, isso aconteceu exactamente nos Juniores de primeiro ano. Numa época, eles atingiram um nível próximo dos jogadores de Porto e Sporting que tiveram dois anos para atingir. Os nossos jogadores de primeiro ano, em apenas uma época, ombrearam com os jogadores mais velhos. Numa escala, imaginemos que de zero e vinte, os jogadores de Porto e Sporting em dois anos atingiram um nível de 16 valores, e os do Benfica, em determinados pontos da época, atingiram esses mesmo 16 valores, mas com apenas uma época. Então imagine-se na época seguinte.

Foi tomada a decisão do Mister Lage sair para um escalão crucial na formação dos jogadores e espero que dê continuidade ao seu excelente trabalho, desta vez nos Iniciados, e espero também que o Mister João Alves faça maravilhas com esta equipa e realize também um grande trabalho.

Força Benfica!

Red skin

#484
Bruno Lage é o treinador de formação por excelência, tal como os outros que referiste, não acho uma despromoção ter ido para os iniciados, pq penso q esta etapa é a mais importante no percurso evolutivo de um jogador! Mas posso estar enganado...

O Benfica n precisa de estar ao nível do Barcelona, mas a seguir um modelo de formação/futebol que seja o deles e não o do Ajax (como faz o Sporting). Penso q o Departamento de Formação tem de ser a alma de um projecto desportivo (complementado com contratações cirúrgicas de qualidade) e tenho receio que jogadores magníficos como o Leandro Pimenta, André Carvalhas e outros não tenham a oportunidade de ficar no plantel, pois têm uma qualidade imensa. Para mim o Benfas só teria 15 jogadores de fora da cantera (teriam de ser de qualidade indiscutível, e não implica que sejam ainda menos, gradualmente, ao ponto de só termos de contratar 2jogadores por ano para posições chave), os restantes teriam de vir da formação, prontos para a competição sénior, tanto fisicamente, como técnicamente, como tacticamente, entranto directamente para a equipa 5 todos os anos, complementando com uma política de empréstimos!

I Have a dream!!!

andre_04_SLB

Citação de: Red skin em 08 de Agosto de 2007, 20:29
Bruno Lage é o treinador de formação por excelência, tal como os outros que referiste, não acho uma despromoção ter ido para os iniciados, pq penso q esta etapa é a mais importante no percurso evolutivo de um jogador! Mas posso estar enganado...

Exactamente, é o que tenho referido desde sempre.

EagleHeart25

Citação de: andre_DV04_SLB em 08 de Agosto de 2007, 19:39
Mas o Benfica está a ir por esse caminho. São bastantes os jogadores estrangeiros que todos os meses prestam provas no Seixal. Apenas ficam os que podem constituir verdadeiras mais valias. Para os quadros, é outra coisa. O Porto foi o primeiro clube português a apostar nesse caminho, que foi algo muito recente. A realidade é que não temos poder para concorrer com clubes como o Manchester United, Barcelona, Inter de Milão, entre outros. Lembre-se também que na época passa algumas equipas do Benfica já bateram o pé a esses colossos mundiais.

Em termos de treinadores, estes nomes são do melhor que há: João Tralhão, Bruno Lage, Luis Nascimento, Renato Paiva e João Couto.
[/b]

Não achas preocupante não incluíres o treinador dos júniores nesta categoria?
Muito sinceramente, faz-me imensa confusão termos a equipa de júniores comandada por alguém sem formação. Com todo o respeito que o Sr. João Alves me merece, a verdade é que hoje em dia o Benfica não pode ter um treinador "à moda antiga" à frente da principal equipa da formação. Isto é sobretudo preocupante quando este treinador não te sequer um preparador físico para o apoiar (nessas condições, até seria aceitável um treinador da "velha guarda") - Renato Paiva não tem formação na área e tanto ele como João Tralhão são muito inexperientes.   Não é assim que podemos almejar chegar mais longe em termos de formação. Hoje em dia, o futebol é o treino e o treino já não é correr de volta do campo e jogar peladinhas. Já ninguém que se preze trabalha assim e custa-me que o trabalho do Lage e do Couto esteja a ser destruído desta forma, já para não falar das consequências que esta situação trará  à nossa formação.
Espero que a sorte acompanhe a nossa equipa de júniores, mas julgo que seria importante alterar certos aspectos na equipa técnica - há demasiadas lacunas por preencher.

Elpimba

Citação de: Red skin em 08 de Agosto de 2007, 20:29
Bruno Lage é o treinador de formação por excelência, tal como os outros que referiste, não acho uma despromoção ter ido para os iniciados, pq penso q esta etapa é a mais importante no percurso evolutivo de um jogador! Mas posso estar enganado...

O Benfica n precisa de estar ao nível do Barcelona, mas a seguir um modelo de formação/futebol que seja o deles e não o do Ajax (como faz o Sporting). Penso q o Departamento de Formação tem de ser a alma de um projecto desportivo (complementado com contratações cirúrgicas de qualidade) e tenho receio que jogadores magníficos como o Leandro Pimenta, André Carvalhas e outros não tenham a oportunidade de ficar no plantel, pois têm uma qualidade imensa. Para mim o Benfas só teria 15 jogadores de fora da cantera (teriam de ser de qualidade indiscutível, e não implica que sejam ainda menos, gradualmente, ao ponto de só termos de contratar 2jogadores por ano para posições chave), os restantes teriam de vir da formação, prontos para a competição sénior, tanto fisicamente, como técnicamente, como tacticamente, entranto directamente para a equipa 5 todos os anos, complementando com uma política de empréstimos!

I Have a dream!!!

Também espero que seja assim.. num futuro próximo... e esse é o caminho a seguir...
Embora só se fale no Sporting na questão de não ter dinheiro pra comprar jogadores... nós também temos o mesmo problemma, mais ou menos, não interessa, quando se tem passivos de centenas de milhões de euros, acho que nao se pode dizer que estamos bem financeiramente... isso é viver com uma corda ao pescoço... é dar uso a tradição portuguessa dos empréstimos e dividas a banca...
O que o Sporting faz teremos todos que fazer um dia... não ha que ter vergonha... fazer de rico, dura muito pouco...
Acredito que estamos a caminhar para esse caminho, com alguns erros no meio do caminho ( como a dispensa do Hugo e do Vitor, na minha opinião), mas que ao longo dos anos serão menores, pois o numero de vagas para a equipa senior será muito maior, aumentando a margem de erro dos miudos (n sei se me fiz entender)...
E que se concretize o teu sonho, que também é o meu...

mejustme

Costumo ler os vossos comentários frequentemente e resolvi intervir só para dizer que acho uma parvoíce baterem na tecla do Zahavi a toda a hora no que toca ao elevado preço que o Sporting pagou por ele. Por acaso alguém tem alguma informação de quanto é que isso foi? Saiu nalgum jornal? Têm alguma fonte que vos tenha dado um número? Acho que não...

André acho que se soubesse quanto é que o Sporting (não) pagou por ele ainda ficava mais chateado por ele estar no Sporting em vez de estar no Benfica.

Enquanto formos buscar Adus por 1,4 milhões de euros não podemos falar muito, muito menos do que não sabemos. Com essa confiança de que os outros têm menos qualidade e eficiência que nós é que depois perdemos outros tantos Zahavis...

andre_04_SLB

Não incluí o nome do técnico João Alves porque me estava a referir à temporada passada. Enquanto treinador não tem nada a provar a ninguém, e terá todo um ano pela frente para trabalhar da melhor forma estes jogadores. Em termos do treino físico, acredito que seja um planeamento elaborado logo no início de temporada, do que serão os treinos, como serão, etc. A permanência do Mr. Renato Paiva e do Mr. João Tralhão foi bastante importante, porque são já conhecedores dos métodos de trabalho da maioria destes atletas.

O Mister Alves como técnico, treinou equipas como o Boavista, Vitória de Guimarães, Belenenses, Estrela da Amadora e Salamanca. Penso que isso lhe deu experiência suficiente ao nível de várias áreas do treino.

andre_04_SLB

A conversa do Zahavi já devia ter terminado e foi apenas tomado como exemplo para falar do investimento monetário do Sporting na área. É que se ele tinha interesse por parte do Manchester United e Chelsea, é estranho a razão porque escolheu o Sporting. Outro facto, e isso já aqui foi falado por algumas pessoas, foi o elevadíssimo salário que pediu, pelo que se imagina que seja o mesmo que recebe no Sporting.

Cumprimentos

mejustme

O que eu não percebo é onde é que a capacidade financeira do Sporting ultrapassa a do Benfica. Se calhar estamos a falar é de uma má gestão de recursos...

andre_04_SLB

Secalhar ultrapassa, não sei, mas é irrelevante para o que se fala aqui.

mejustme

Muito bem, só pensei que fosse interessante avisar que, por exemplo, no caso do Zahavi, o importante a focar não é que de certeza que o Sporting gastou imenso dinheiro para o agarrar mas pensar noutras hipóteses que levem o Zahavi e outros a escolher o Sporting em vez do Benfica para com isso perceber o caminho que ainda falta percorrer na formação.

andre_04_SLB

Assim como há outros que preferem o Benfica em detrimento do Sporting.