Futebol Formação - Juniores A (2020/2021)

Rodrialex

Citação de: darkwolf em 19 de Outubro de 2020, 09:40
Citação de: Red Boat em 18 de Outubro de 2020, 19:37
Citação de: vasco13 em 18 de Outubro de 2020, 12:43
Ainda não há data para o regresso dos campeonatos nacionais de Iniciados, Juvenis e Juniores?
Que eu saiba nada. Apesar da situação grave, é lamentável o que estão a fazer à formação quando os campeonatos distritais arrancaram e em que ninguém é testado.

A competição jovem poderia perfeitamente regressar, com limitações a nível de uso de balneários e transportes.

a Distrital de Setúbal começou?

Os seniores  da 1 divisão começam o campeonato, dia 15 de Novembro.

Campeonato a uma volta.

Carder

Provável que não haja competição neste ano não é?

Kurt Cobain 10

É preocupante que vários jogadores terminam contrato em 2021 e não se vê anuncios de renovações neste escalão .

Filipe Cruz, Gerson Sousa, Diogo Nascimento, Sarmiento , Henrique Pereira , Tiago Gouveia, Tomas Araújo  ...tudo a terminar este ano.

Lopes1986

Citação de: Kurt Cobain 10 em 02 de Dezembro de 2020, 17:16
É preocupante que vários jogadores terminam contrato em 2021 e não se vê anuncios de renovações neste escalão .

Filipe Cruz, Gerson Sousa, Diogo Nascimento, Sarmiento , Henrique Pereira , Tiago Gouveia, Tomas Araújo  ...tudo a terminar este ano.
Renovava com todos.

Kurt Cobain 10

Citação de: Lopes1986 em 02 de Dezembro de 2020, 17:56
Citação de: Kurt Cobain 10 em 02 de Dezembro de 2020, 17:16
É preocupante que vários jogadores terminam contrato em 2021 e não se vê anuncios de renovações neste escalão .

Filipe Cruz, Gerson Sousa, Diogo Nascimento, Sarmiento , Henrique Pereira , Tiago Gouveia, Tomas Araújo  ...tudo a terminar este ano.
Renovava com todos.
pois, por isso é que me deixa preocupado. Se já renovaram deveriam informar os adeptos ...

peixoto91

Como em Janeiro já haverá vacina disponível contra o COVID não faz sentido que a partir dessa mesma data os campeonatos de formação não possam arrancar.

Desde Março que os atletas não competem e isso terá consequências na evolução de muitos jovens atletas.

StarWars

Citação de: peixoto91 em 03 de Dezembro de 2020, 14:25
Como em Janeiro já haverá vacina disponível contra o COVID não faz sentido que a partir dessa mesma data os campeonatos de formação não possam arrancar.

Desde Março que os atletas não competem e isso terá consequências na evolução de muitos jovens atletas.
Achas que esta malta é prioritária para receber a vacina ou que havera vacinas para vacinar quem mais precisa dela?
Espera sentado.

Seven Red

Citação de: peixoto91 em 03 de Dezembro de 2020, 14:25
Como em Janeiro já haverá vacina disponível contra o COVID não faz sentido que a partir dessa mesma data os campeonatos de formação não possam arrancar.

Desde Março que os atletas não competem e isso terá consequências na evolução de muitos jovens atletas.
Twilight zone

Nramos

Citação de: peixoto91 em 03 de Dezembro de 2020, 14:25
Como em Janeiro já haverá vacina disponível contra o COVID não faz sentido que a partir dessa mesma data os campeonatos de formação não possam arrancar.

Desde Março que os atletas não competem e isso terá consequências na evolução de muitos jovens atletas.

Não têm prioridade, para além de que são 2 doses bem intercaladas.

Não me acredito que haja campeonatos de formação este ano.

peixoto91

Citação de: StarWars em 03 de Dezembro de 2020, 18:35
Achas que esta malta é prioritária para receber a vacina ou que havera vacinas para vacinar quem mais precisa dela?
Espera sentado.

Citação de: Seven Red em 03 de Dezembro de 2020, 18:45
Twilight zone


Não tem nada a haver ou deixar de haver com o ser prioritário para os atletas dos escalões de formação/jovens.

Daquilo que eu tenho visto, ocoronavirus tem consequências para quem tem patologias em termos de saúde ou pessoas de idade avançada, e é esse grupo que devia e vai ser vacinado e protegido. Ao resto da população (dita saúdavel e sem problemas de saúde) não causa muitas mais consequências do que uma gripe sazonal. Ou seja o objectivo era proteger as pessoas desse grupo de risco e a partir do momento que esse grupo vai ficar protegido o resto da sociedade não deve ficar condicionada como está actualmente.

Porque é que jovens e crianças sem problemas de saúde não poderão então competir?

StarWars

Citação de: peixoto91 em 03 de Dezembro de 2020, 19:20
Citação de: StarWars em 03 de Dezembro de 2020, 18:35
Achas que esta malta é prioritária para receber a vacina ou que havera vacinas para vacinar quem mais precisa dela?
Espera sentado.

Citação de: Seven Red em 03 de Dezembro de 2020, 18:45
Twilight zone


Não tem nada a haver ou deixar de haver com o ser prioritário para os atletas dos escalões de formação/jovens.

Daquilo que eu tenho visto, ocoronavirus tem consequências para quem tem patologias em termos de saúde ou pessoas de idade avançada, e é esse grupo que devia e vai ser vacinado e protegido. Ao resto da população (dita saúdavel e sem problemas de saúde) não causa muitas mais consequências do que uma gripe sazonal. Ou seja o objectivo era proteger as pessoas desse grupo de risco e a partir do momento que esse grupo vai ficar protegido o resto da sociedade não deve ficar condicionada como está actualmente.

Porque é que jovens e crianças sem problemas de saúde não poderão então competir?
Daquilo que tens visto? Então estás enganado. Há casos, que foram reportados nas TVs portuguesas, de jovens que tiveram um problema, com alguma gravidade, quando tiveram Covid19.
O plano prevê vacinar 950000 no primeiro trimestre.
Ou seja, em janeiro serão vacinados para aí 200 a 300 mil.
Nunca na vida é um número suficiente.
A tua vontade não tem pés nem cabeça.

peixoto91

Citação de: StarWars em 04 de Dezembro de 2020, 00:03
Citação de: peixoto91 em 03 de Dezembro de 2020, 19:20
Citação de: StarWars em 03 de Dezembro de 2020, 18:35
Achas que esta malta é prioritária para receber a vacina ou que havera vacinas para vacinar quem mais precisa dela?
Espera sentado.

Citação de: Seven Red em 03 de Dezembro de 2020, 18:45
Twilight zone


Não tem nada a haver ou deixar de haver com o ser prioritário para os atletas dos escalões de formação/jovens.

Daquilo que eu tenho visto, ocoronavirus tem consequências para quem tem patologias em termos de saúde ou pessoas de idade avançada, e é esse grupo que devia e vai ser vacinado e protegido. Ao resto da população (dita saúdavel e sem problemas de saúde) não causa muitas mais consequências do que uma gripe sazonal. Ou seja o objectivo era proteger as pessoas desse grupo de risco e a partir do momento que esse grupo vai ficar protegido o resto da sociedade não deve ficar condicionada como está actualmente.

Porque é que jovens e crianças sem problemas de saúde não poderão então competir?
Daquilo que tens visto? Então estás enganado. Há casos, que foram reportados nas TVs portuguesas, de jovens que tiveram um problema, com alguma gravidade, quando tiveram Covid19.
O plano prevê vacinar 950000 no primeiro trimestre.
Ou seja, em janeiro serão vacinados para aí 200 a 300 mil.
Nunca na vida é um número suficiente.
A tua vontade não tem pés nem cabeça.
Eu nunca conheci ou vi casos de alguém saúdavel que tivesse dado positivo e tivesse complicações graves com o Covid. Aliás, grande parte nem sintomas tem sequer.

Podem ir à escola, ter aulas de educação física.... mas não podem jogar.
Os campeonatos tem que arrancar no máximo até Março/Abril. Se tal não acontecer as consequências poderão ser irreversíveis para muitos atletas de qualidade que irão estagnar ou perder-se.

Nos Açores já se joga e não houve problemas até agora.

StarWars

#6462
Citação de: peixoto91 em 04 de Dezembro de 2020, 10:20
Citação de: StarWars em 04 de Dezembro de 2020, 00:03
Citação de: peixoto91 em 03 de Dezembro de 2020, 19:20
Citação de: StarWars em 03 de Dezembro de 2020, 18:35
Achas que esta malta é prioritária para receber a vacina ou que havera vacinas para vacinar quem mais precisa dela?
Espera sentado.

Citação de: Seven Red em 03 de Dezembro de 2020, 18:45
Twilight zone


Não tem nada a haver ou deixar de haver com o ser prioritário para os atletas dos escalões de formação/jovens.

Daquilo que eu tenho visto, ocoronavirus tem consequências para quem tem patologias em termos de saúde ou pessoas de idade avançada, e é esse grupo que devia e vai ser vacinado e protegido. Ao resto da população (dita saúdavel e sem problemas de saúde) não causa muitas mais consequências do que uma gripe sazonal. Ou seja o objectivo era proteger as pessoas desse grupo de risco e a partir do momento que esse grupo vai ficar protegido o resto da sociedade não deve ficar condicionada como está actualmente.

Porque é que jovens e crianças sem problemas de saúde não poderão então competir?
Daquilo que tens visto? Então estás enganado. Há casos, que foram reportados nas TVs portuguesas, de jovens que tiveram um problema, com alguma gravidade, quando tiveram Covid19.
O plano prevê vacinar 950000 no primeiro trimestre.
Ou seja, em janeiro serão vacinados para aí 200 a 300 mil.
Nunca na vida é um número suficiente.
A tua vontade não tem pés nem cabeça.
Eu nunca conheci ou vi casos de alguém saúdavel que tivesse dado positivo e tivesse complicações graves com o Covid. Aliás, grande parte nem sintomas tem sequer.

Podem ir à escola, ter aulas de educação física.... mas não podem jogar.
Os campeonatos tem que arrancar no máximo até Março/Abril. Se tal não acontecer as consequências poderão ser irreversíveis para muitos atletas de qualidade que irão estagnar ou perder-se.

Nos Açores já se joga e não houve problemas até agora.
Começo a achar que falas por falar e devias de procurar informação.
https://www.rtp.pt/noticias/covid-19/covid-19-doentes-jovens-e-de-baixo-risco-apresentam-sequelas-em-varios-orgaos_n1275565
https://observador.pt/especiais/covid-19-nos-jovens-patricia-29-anos-nao-era-doente-de-risco-mas-esteve-em-coma-e-quase-morreu/
https://expresso.pt/sociedade/2020-10-03-Covid-19.-Mesmo-os-doentes-ligeiros-podem-ficar-com-sequelas

Mas mesmo que tivesses razão e os jovens não fossem afectados pelo vírus, continuava a não ser viável.
Achas que os jovens são independentes e vivem sozinhos? Não!
Têm familiares mais velhos que podem ser gravemente prejudicados.
Esses jovens estudam ou trabalham sozinhos? Não!
Por fim, o controlo da dispersão da pandemia ficava muito mais difícil, ou mesmo impossível.

Isto obrigava à necessidade de mais recursos, materiais e humanos, que já são poucos.
Os hospitais entravam em colapso e, nessa altura, haveria escolhas a fazer e deixavam de ser apenas os velhotes a morrer.

Por isso, é preciso prioritizar e o regresso do futebol em Janeiro não é uma dessas prioridades. Sei que há a questão dos empregos e da economia, mas nada é mais importante que a saúde.
O ensino é muito mais importante do que futebol de formação, nem há comparação possível, e as aulas de educação física não precisam de incidir sobre desportos colectivos. Podem ser teóricas e práticas com incidência exclusiva sobre desportos individuais.

leite_slb

Posso falar de uma realidade de 200 atletas que estão desde outubro a treinar sem distanciamento, contrariando as indicações da DGS.

Chegam equipados, medem a temperatura e desinfectam as mãos antes de entrar no complexo. Usam máscara até ao momento de entrar para o campo. Trocam as sapatilhas por chuteiras num espaço ao ar livre e pousam aí o saco. Treinam normalmente, sem distanciamento, como já havia dito. No final, os que pretendem tomar banho fazem-no em grupos de no máximo 6, num balneário que dá perfeitamente para 20 adultos.

Com estes cuidados, até ao momento houve zero contágios no espaço de treino. Todos os atletas que estiveram/estão infectados foram contagiados em ambiente escolar ou familiar, sendo a sua grande maioria assintomático.

Este caso sei por experiência própria, mas os relatos que vou ouvindo de outros clubes não difere muito disto. Tudo depende da capacidade dos clubes de fazerem cumprir as normas, porque o maior risco de contágio não acontece no momento de treino em si, mas sim no antes e no depois.

Sei que a amostra não é muito grande mas honestamente não me parece que autorizar a competição a partir de janeiro/fevereiro vá ser assim tão impactante no número de contágios nem a catástrofe que alguns acreditam que poderá ser.


peixoto91

Seria importante que os campeonatos nacionais e distritais de juniores pudessem voltar em Janeiro. Se em contexto normal de competição já é complicado para muitos atletas fazer a transição para o escalão sénior então no contexto actual em que estão sem competir e sem possibilidades de fazer uma boa temporada para arranjarem uma boa colocação isso tornará muito mais problemática essa transição.

Se não ocorressem problemas de maior, em Fevereiro poderiam arrancar os juvenis e em Março/Abril os restantes escalões. E aponto o recomeço dos restantrs escalões para Março devido às condições térmicas e meteorológicas associadas a Janeiro e Fevereiro em que muitos atletas costumam ficar constipados (sem efectuar o teste poderia facilmente pensar-se em caso de Covid).

Tudo em campeonatos jogados apenas a uma volta.