Futebol Formação - Juvenis A (2015-2016)

J_PN

Títulos na formação é bom para o ego dos jogadores e dos adeptos. Para a evolução dos mesmos não conta para nada, se ganhassem ontem não iam ficar mais talentosos tal como não perderam talento por perderem o jogo.

Mas gostava de ter ganho e custou-me termos oferecido mais um título à lagartagem.

Red skin

Gostava era de ver essas opiniões quando ganhamos, ou seja, dizer q títulos n interessam quando os temos na mão... quando eles estão a voar é naquela...

E n quero dizer que n concordo com o conteúdo, acho q o contexto em q está a ser dito é que soa a coise... :P

André Sousa

Ser campeão deve ser encarado como um dano colateral da qualidade dos jogadores. No ano passado fomos campeões nacionais de juvenis contra uma geração do Porto que juntava Madiu Bari, Issa Marega, Madi Queta, Generoso, Idrisa e ainda Moreto e Rui Pedro. O anormal foi termos sido campeões nacionais.

Da mesma forma que não ser campeão nacional de juniores neste ano foi perfeitamente normal. E por mim está otimo assim.

Thorondor

Citação de: André Sousa em 23 de Junho de 2016, 00:24
A ladainha do formar a ganhar é daquelas coisas que...

O Ronaldo nunca foi campeão nacional na sua formação e é um animal competitivo e um jogador de top mundial.

O Renato tem um campeonato nacional de iniciados e outro de juvenis, juntando uma prestação patética noutro campeonato de juvenis, e meia dúzia de jogos nos juniores. Hoje é jogador do Bayern.

O Guedes tem um título nacional de juvenis. O resto é... zero. Está onde está.

Com títulos ou sem títulos, o mais importante é aquilo que se retira no final da época sobre a evolução dos miúdos. Quando chega a hora de receber a bola não é o troféu de campeão nacional de iniciados A de há quatro ou cinco anos atrás que o vai fazer. Em algumas vezes até é prejudicial.

https://www.youtube.com/watch?v=nH0VmMs8nUE

00:56.

Fomos campeões nacionais nesse ano, em parte devido à influência que o Romário tinha. De que valeu o campeonato e a (baixa) dificuldade que apresentaram ao Romário? Em lances como aquele.

Recebe mal e ganha o lance porque é mais forte que os outros. Resultado? Repetição do comportamento. Resultado? Darwin explica. Seleção natural. Chega a um nível mais elevado e... coise.

Resultado? Jogador desperdiçado.

Conseguiste pôr num só tópico tudo o que penso sobre a formação e a aposta em Romários chamem-se eles Mawete ou Hildeberto. Obrigado.

_James_

Citação de: andre_04_SLB em 23 de Junho de 2016, 20:46
Citação de: _James_ em 23 de Junho de 2016, 20:01
Mentalizem-se que os resultados também reflectem a evolução dos miúdos! Um miúdo que ganha um título, ganha confiança nas suas capacidades e mais facilmente ultrapassa pequenos defeitos ou lacunas no seu jogo. Consequentemente torna-se um melhor jogador e fica mais perto de ganhar o próximo título. É um efeito bola de neve! Um jogador que se habitua a perder títulos acumulando màs exibições/experiências, vai ter mais dificuldade em evoluír. E não me venham com exemplos de excepções como o Ronaldo porque não passam disso mesmo: excepções!

Logo, formar a ganhar faz todo o sentido!

Ehehe.

Ruben Neves, um dos jogadores mais talentosos da formação portuguesa dos últimos tempos, tem 0 títulos conquistados.

André Silva, idem idem, tem 1 título conquistado.

Diogo Jota, tem 0 títulos conquistados.

Rafa, tem 0 títulos conquistados.

André Gomes tem 0 títulos conquistados.

William Carvalho tem 1 título conquistado.

Nani tem 1 título conquistado.

Gareth Bale, no Southampton, tem 0 títulos conquistados na sua formação. Ribery, formado no poderoso US Boulougne, deve ter cá uns títulos conquistados... Nolito, com a formação dividida pelos colossos Sanluqueño e Écija Balompié, deve ser dos que mais currículum tem. Mario Mandzukic, formado no poderoso Marsonia, também deve ter vários records. Luka Modric, formado no grande NK Zadar e Inter Zapresik deve ter um quarto cheio de troféus. Por falar em quarto cheio de títulos, o que dirão:

Evra (CS Brétigny)
Giroud (Grenoble)
Griezmann (UF Mâcon e Real Sociedad)
Matuidi (Creteil-Lusitanos)
Mesut-Ozil (Rot-Weiss-Essen)

Que ganharam 0, bola, nicles, na sua formação?

O ganhar na formação significa um rotundo 0. E é mentira que o jogador se sinta mais confiante ao ganhar. Ou melhor, sim, até se sente, mas na sua maioria das vezes isso origina sobrancerismo, facilitismo, não descobrir situações novas, não aumentar os índices competitivos, não crescer do ponto de vista emocional e mental recuperando de derrotas e reagindo às dificuldades, não tem situações adversas que o obriguem a novas ferramentas, a evoluir, a tentar outras soluções...enfim.

Em Portugal não se percebe nada do que é a formação e não se sabe formar.

Espectáculo André!

Comparas um clube como o Benfica que faz um investimento enorme na formação em qualidade e quantidade com clubes como o CS Brétigny. E já agora, se queres escudar a tua argumentação em jogadores que não ganharam títulos, experimenta fazer esse exercício também com jogadores que ganharam títulos na formação, a começar pelo Messi (de longe o melhor do mundo!) e pelos inúmeros craques do Barcelona, clube com o qual sim, o Benfica se pode comparar a nível de formação! E já agora vai buscar o exemplo do Ajax e a equipa campeã europeia de 95 se não me falha a memória.

Para além de que não há possibilidade de contraditório. Imagina o que seriam esses jogadores se tivessem tido uma melhor formação e a ganhar títulos! Não se sabe...

Mas reforço o que tinha dito. É uma questão de probabilidades! Desses clubes todos de renome internacional que mencionaste saíram quantos jogadores com talento? Um! O investimento que o Benfica faz exige um largo aproveitamento dos melhores de cada geração, e se tal como está a acontecer nos juvenis, os melhores dessa geração estão a ser ultrapassados no confronto directo com os rivais, não me contento com argumentos do género: "Ah e tal, mas o Manel com esta adversidade vai crescer como jogador". Não! Este campeonato de apuramento de campeão é como um exame, e ou estás apto, ou não estás! E se não estás apto, porque a tua classificação reflecte a tua evolução, então tens de melhorar!

Btw, eu não presumo ser um iluminado nas questões da formação, mas penso que posso dar a minha opinião sem ter de gramar tretas do género "Em Portugal não se percebe nada do que é a formação". Afinal de contas, parece claro que no meio das nossas divergências que são saudáveis, todos queremos o melhor para o Benfica e para os miúdos que são cá formados!

André Sousa

CitaçãoPara além de que não há possibilidade de contraditório. Imagina o que seriam esses jogadores se tivessem tido uma melhor formação e a ganhar títulos! Não se sabe...

Mesmo. Imagina lá se o Ronaldo tivesse ganho títulos. Aí é que ele seria melhor que o Messi.

Citaçãoe se tal como está a acontecer nos juvenis, os melhores dessa geração estão a ser ultrapassados no confronto directo com os rivais, não me contento com argumentos do género: "Ah e tal, mas o Manel com esta adversidade vai crescer como jogador".

Ninguém diria que tivemos o melhor jogador do Europeu da categoria. Também ninguém diria que tivemos o extremo esquerdo titular dessa geração a jogar num escalão acima. Ninguém diria que tivemos aquele que foi um dos melhores 3 médios da competição.

Se calhar não estamos tão atrás quanto isso. Espera aí... perdemos um jogo em casa contra uma equipa que apresentou apresentou, a certa altura, um tridente ofensivo composto por Rafael Leão, Tipote e Elves? Epá, então isso é que não pode ser. É favor falar com o Catio para meter aqui 4 ou 5 jogadores para isto não voltar a acontecer.

CitaçãoEste campeonato de apuramento de campeão é como um exame, e ou estás apto, ou não estás! E se não estás apto, porque a tua classificação reflecte a tua evolução, então tens de melhorar!

Está engraçado. Eu, que pensava que a geração de 97 do Benfica era uma das melhores de Portugal, afinal estou enganado. Ora vejamos... fase final de juvenis. Último lugar. Uma equipa com Renato Sanches, João Carvalho, Diogo Gonçalves, Pedro Rodrigues, Rúben Dias, Francisco Ferreira e Yuri Ribeiro, só para citar estes, não passou no exame. Infelizmente, não sei como é que ainda continuam no clube. Decerto que se ficaram em último lugar numa fase final composta por Benfica, Sporting, Porto e Vitória, merecem voltar aos infantis a ver se ganham qualquer coisa.

Estás muito forte.

André Sousa

E o Sancidino, que foi campeão nacional de iniciados, juvenis e juniores? Fez-lhe bem ganhar aquele títulos todos.

_James_

Citação de: André Sousa em 24 de Junho de 2016, 01:50
CitaçãoPara além de que não há possibilidade de contraditório. Imagina o que seriam esses jogadores se tivessem tido uma melhor formação e a ganhar títulos! Não se sabe...

Mesmo. Imagina lá se o Ronaldo tivesse ganho títulos. Aí é que ele seria melhor que o Messi.

Citaçãoe se tal como está a acontecer nos juvenis, os melhores dessa geração estão a ser ultrapassados no confronto directo com os rivais, não me contento com argumentos do género: "Ah e tal, mas o Manel com esta adversidade vai crescer como jogador".

Ninguém diria que tivemos o melhor jogador do Europeu da categoria. Também ninguém diria que tivemos o extremo esquerdo titular dessa geração a jogar num escalão acima. Ninguém diria que tivemos aquele que foi um dos melhores 3 médios da competição.

Se calhar não estamos tão atrás quanto isso. Espera aí... perdemos um jogo em casa contra uma equipa que apresentou apresentou, a certa altura, um tridente ofensivo composto por Rafael Leão, Tipote e Elves? Epá, então isso é que não pode ser. É favor falar com o Catio para meter aqui 4 ou 5 jogadores para isto não voltar a acontecer.

CitaçãoEste campeonato de apuramento de campeão é como um exame, e ou estás apto, ou não estás! E se não estás apto, porque a tua classificação reflecte a tua evolução, então tens de melhorar!

Está engraçado. Eu, que pensava que a geração de 97 do Benfica era uma das melhores de Portugal, afinal estou enganado. Ora vejamos... fase final de juvenis. Último lugar. Uma equipa com Renato Sanches, João Carvalho, Diogo Gonçalves, Pedro Rodrigues, Rúben Dias, Francisco Ferreira e Yuri Ribeiro, só para citar estes, não passou no exame. Infelizmente, não sei como é que ainda continuam no clube. Decerto que se ficaram em último lugar numa fase final composta por Benfica, Sporting, Porto e Vitória, merecem voltar aos infantis a ver se ganham qualquer coisa.

Estás muito forte.

Pronto, levas umas palmadinhas nas costas e já és o maior do mundo, e já te sentes no direito de rebaixar as opiniões dos outros e de confundir alhos com bugalhos!

Vamos concordar em discordar mas uma coisa é certa, quando for ao Seixal ver os miúdos será fácil identificar-te. És o bacano com camisola do Benfica a torcer pelos adversários! Não vá o diabo tecê-las e as vitórias darem-lhes a volta à cabeça...

Aspiro a um dia ser um iluminado como tu!

Cráguia Vitória

A sério que estamos a discutir a valia dos títulos na formação?! Não seria preferível avaliar a qualidade dos nossos atletas e perceber que cada caso é um caso?! Bastava fazer um exercício simples em relação ás equipas que foram campeãs nacionais em cada escalão e perceber que em cada uma delas havia uma forte presença de jogadores "maturados", que fizeram a diferença, onde a maior parte dos mesmos irão ter dificuldades na transição para a idade sénior, como provam muitos exemplos passados e recentes! Por fim e como é óbvio a qualidade das gerações vai sendo díspar, provocando oscilações na relação quantidade versus qualidade, onde o cerne da questão será tentar ter o maior número de talento em detrimento dos nossos rivais, essa sim deveria ser a nossa maior preocupação, onde o scouting e a prospecção terão sempre a última palavra a dizer! "Just my two cents"

Manpaz1904

Citação de: BlankFile em 23 de Junho de 2016, 21:36
(...)
Títulos na formação significam praticamente zero e não têm interferência nenhuma na evolução dos atletas.
(...)
O nada pode ser tudo e o tudo pode ser nada.

É que andar a seco na formação também não significa evolução. É a mesma merda que espetar um puto de 15 ou 16 anos a jogar na equipa B. Irá evoluir? Não necessariamente.

Neste caso - este jogo/esta jornada/esta época/este título - foi muito mal perdido. No entanto, aqueles que gostam de tirar o lado positivo de uma coisa negativa, podem sempre dizer que este jogo pode ter sido bom/evolutivo para numa próxima os miúdos não borrarem a cueca quando sofrem o 1º golo. Perspective is everything.

É tudo conversa da chacha.

BlankFile

Citação de: Manpaz1904 em 24 de Junho de 2016, 02:39
Citação de: BlankFile em 23 de Junho de 2016, 21:36
(...)
Títulos na formação significam praticamente zero e não têm interferência nenhuma na evolução dos atletas.
(...)
O nada pode ser tudo e o tudo pode ser nada.

É que andar a seco na formação também não significa evolução. É a mesma merda que espetar um puto de 15 ou 16 anos a jogar na equipa B. Irá evoluir? Não necessariamente.

Neste caso - este jogo/esta jornada/esta época/este título - foi muito mal perdido. No entanto, aqueles que gostam de tirar o lado positivo de uma coisa negativa, podem sempre dizer que este jogo pode ter sido bom/evolutivo para numa próxima os miúdos não borrarem a cueca quando sofrem o 1º golo. Perspective is everything.

É tudo conversa da chacha.

Manpaz, eu já passei pela fase do "formar a ganhar", defendia essa ideia acerrimamente e não olhava para a perspectiva de evolução dos jogadores e para o facto de precisarem de maiores estímulos competitivos. Estava totalmente errado e a minha ideia de formação estava totalmente distorcida. Pensava assim do género: "É Juvenil ainda? Mas já brinca com os adversários, que até os faz parecerem pinos. Mas não interessa, tem que continuar neste escalão, porque o Campeonato é para ganhar. Formar a ganhar."
Eu pensava assim. Absolutamente ridículo.

Sim, podemos formar e ganhar sem qualquer dúvida. Mas não devemos ter a obsessão de ganhar Campeonatos na formação, de tal ordem que possa prejudicar a evolução dos atletas.

Eu olho para o jogo de ontem e vejo que o perdemos muito mal como dizes e bem. Houve erros cometidos pelo treinador e pelos jogadores. Mas não faço disto um drama, muito pelo contrário. Drama, será se nenhum destes atletas chegar à equipa principal do Benfica. Isso sim, será um problema.

E nós até temos ganho pelo menos 1 Campeonato na formação todas as épocas, desde que o CFC foi inaugurado. Portanto, até nem estamos tão mal assim nesse aspecto. Mas lá está, não é o mais importante quando se fala de formação.

Universo Benfica

FC Porto vs. SL Benfica
Domingo, 26-06-2016
11:00
Campo Principal CTFD Porto Gaia
6ª Jornada - 3ª Fase - Apuramento Campeão - Campeonato Nacional de Juvenis / Juniores B (Futebol)

KBMASTER

Andrés, fugindo um bocadinho ao tema, acham que a utilização do Úmaro à esquerda pode estar relacionada com alguma previsibilidade que as suas acções denotam quando joga à direita? Percebo que o Úmaro seja melhor sobre a direita, aproveitando as suas diagonais para o centro. Mas, como vocês sabem melhor que eu, se se colocarem estas pequenas armadilhas ao jogador, a possibilidade dele ganhar outras armas ao nível da tomada de decisão é superior, creio eu, tornando-se, por isso, um jogador mais completo.

Depois, por oposição, não percebo a lógica da utilização do Gedson na lateral, partindo de uma perspectiva da sua evolução enquanto médio centro. Eu tenho as minhas dúvidas, contrariamente àquilo que muitos vão dizendo sobre ele, relativamente ao seu futuro em termos de potencial e mesmo quanto à posição que ele possa desempenhar no futuro. Mas, partindo do princípio que a aposta será colocar-lo a médio centro, em que é que ele poderá beneficiar jogando na lateral direita? Será que esta utilização terá sido, como penso, a pensar no equilíbrio da equipa e não tanto na evolução do mesmo?