Ademir Alcântara

Médio, 61 anos,
Brasil
Equipa Principal: 2 épocas (1988-1990), 35 jogos (2180 minutos), 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

Darkboy

Benfica 3-0 Portimonense | Campeonato 1988/89


Darkboy

Já está na 1º página.


Chaves 0-2 Benfica | Campeonato 1988/89


Darkboy

V. Setúbal 2-2 Benfica | Campeonato 1988/89


Shoky

Citação de: Darkboy em 15 de Agosto de 2013, 00:57
Benfica 3-0 Portimonense | Campeonato 1988/89


Na minha terra diz-se que isto é um "golo à cabrão".

Holmesreis

Vi em loco esse jogo em Chaves, foi de fato um jogador que merecia ter obtido uma outra projeção com a nossa camisola. E ainda me lembro do melão dos porcos quando o conseguimos contratar.

Geovanni95

Mas conhecido no 3º anel como o "Adormir"  :)

Ele teve no Guimarães e no Marítimo. Alias o Benfica foi buscá-lo ao Guimarães tinha feita umas boas épocas juntamente com outro grande jogador o Cascavel que foi também por essa altura para o Sporting

MrJohnny

Benfica 3-1 Montpellier | Taça UEFA 1988/89 - 1ªEliminatória (2ªMão)

http://youtu.be/LU6KycnqxpM?t=1m48s

piratas15

falaram no Ademir e no Cascável , mas estão-se a esquecer de um  gajo que jogava muito naquele meio campo do Guimaraês...o careca , Nivaldo ..não me recordo se chegou a jogar no Benfica mas penso que sim...


RedVC

#54
Citação de: piratas15 em 17 de Novembro de 2013, 15:02
falaram no Ademir e no Cascável , mas estão-se a esquecer de um  gajo que jogava muito naquele meio campo do Guimaraês...o careca , Nivaldo ..não me recordo se chegou a jogar no Benfica mas penso que sim...

Sim jogou no tempo de Pal Csernai na época de 1984/1985. Outros jogadores que penso terem sido aquisições para essa época foram Nunes, Jorge Silva e Wando. Nivaldo jogou muito pouco por causa do circo que foi essa época e porque provavelmente havia tudo menos inteligência para perceber que era um bom jogador. Teve azar.
Agora, Nivaldo penso não ter jogado nessa equipa do VSC em que brilharam Ademir, Cascavel, Roldão, N'Dinga, Néné, Basaúla, etc. Nivaldo penso ter pertencido a uma equipa anterior.

Manel dos Anzois

#55
Quando criei este tópico publiquei este texto na mensagem inicial, mas o Shoky resolveu modificar o tópico e apagou a mesma. Encontrei-o perdido no meu computador e partilho novamente convosco a resenha do percurso de um jogador que foi o detonador involuntário da guerra Benfica-porto que vivemos hoje em dia.

Ademir...

Provávelmente este nome será indiferente para muitos Benfiquistas das novas gerações ...mas e se vos disser que foi a contratação deste médio brasileiro por parte do Glorioso, que originou toda a guerra e ódio que à mais de 20 anos existe entre o Mítico SL Benfica e o fc porto?

Ademir Alcântara veio para Portugal para o Vitória de Guimarães, onde rápidamente se assumiu como o "patrão" do meio campo vitoriano, marcando golos com frequência.
Destacou-se tanto que despertou intensa disputa por parte do Benfica e do porto na sua contratação para a época 1988/89, tendo o Benfica levado a melhor, para grande frustração e raiva dos dirigentes do clube tripeiro (e sim, pinto da costa já era presidente do fcp naquela altura...).

Simultaneamente, o Benfica apurava-se para a final da Taça dos Campeões Europeus, com 2 golos marcados por Rui Águas aos romenos do Steaua Bucareste. Assistir a esse jogo no camarote presidencial do Estádio da Luz foi o último acto de relacionamento institucional cordato – com efémeras interrupções pelo meio – de Pinto da Costa, com dirigentes do Benfica, nos últimos 20 anos:

- "É uma alegria de todos os portugueses", disse Pinto da Costa (20/04/1988), a propósito da qualificação do Benfica para a final de Estugarda, com o PSV Eindhoven.

Um mês depois Pinto da Costa no típico estilo cobarde e hipócrita que caracteriza as gentes daquele clube, vingava-se traiçoeiramente da perda de Ademir para o Benfica anunciando as contratações de Rui Águas e Dito, cujos contratos com o Benfica terminavam e não tinham ainda sido renovados, por discordância nos valores em negociação.

O corte de relações que se seguiu significou também o fim do chamado "acordo de cavalheiros", que impedia a transferência directa de jogadores entre os dois clubes e que durou duas décadas...

Ademir Alcântara esteve durante 2 épocas no Benfica (1988/1989 e 1989/1990).
Realizou 34 jogos e marcou 7 golos ao serviço do Glorioso. Foi Campeão Nacional pelo SL Benfica na época 1988/1989 e ganhou a Supertaça Portuguesa da mesma época, sendo ainda Vice Campeão Europeu, na época em que perdemos a final contre o AC Milan em Viena.

Apesar da polémica da sua contratação, Ademir nunca conseguiu impôr o seu futebol no Benfica, mas o seu nome ficará indelévelmente ligado à história do nosso clube e à do próprio futebol português...

Depois do Benfica, ficaria ainda mais quatro anos em Portugal, no Boavista e Marítimo respectivamente.

Shoky

Por norma cito a mensagem antes de modificar o conteúdo do post para ele não se perder...
Se não o fiz, só posso mesmo pedir desculpa. Foi um erro grave meu.

Mário Furtado


Imagem do Ademir em 1988/1989

Alexandre1976

Parabens Sr.Ademir Alcantara.

RedHead

Deu uma entrevista á BtV e é um senhor...