Alexandre Yokochi (Natação)

pcssousa

O mínimo que se pode fazer é recordar as nossas grandes glórias e dá-las a conhecer a quem não as conhece, honrando tudo o que fizeram pelo Benfica.
Neste caso Yokochi é ainda hoje o nome maior da natação portuguesa, o maior dos maiores, disso não restam dúvidas. De resto, este tópico serve também para homenagear mestre Shintaro Yokochi que tanto deu ao clube e tantos grandes nadadores formou, e é talvez o maior treinador de natação que este país já viu, ele que tanto sofreu aquando do bombardeamento da sua cidade natal durante a 2ª guerra Mundial e que foi condecorado no passado dia 29 de Abril pelo Imperador do Japão com a condecoração "Ordem do Sol nascente"...
Hoje em dia o grande Alexandre continua a honrar Portugal a outro nível, sendo um renomado Professor Universitário nos Estados Unidos e sempre, sempre Benfiquista e sócio do Maior Clube do Mundo!
Da minha parte um enorme obrigado ao grande sr. Professor Doutor Alexandre Yokochi e ao grande Mestre Shintaro Yokochi!

Joga Bonito

Saudades dos treinos de natação nas velhinhas piscinas da Luz... Há mais de 20 anos :)

Ainda me lembro que do lado sul estavam pendurados os títulos do (agora) Prof. Doutor Alexandre Yokochi.

Pika^^

fds ganda rei lol. Que palmarés.

Eu também cheguei a praticar natação nas piscinas da Luz <3

Elvis the Pelvis

Um desportista de nível mundial, e uma pessoa com grande carácter, tal como o seu Pai.

O Yokochi é indubitavelmente uma das maiores figuras da história do Benfica!

IPASLB

Citação de: pcssousa em 15 de Maio de 2010, 18:38
Citação de: Joga Bonito em 15 de Maio de 2010, 18:24
Quando é que fomos campeões europeus de natação, paulo ? Deste título europeu colectivo não sabia, só sabia de futebol, de estrada e de futsal :)
Não fomos campeões europeus, ganhámos a Taça dos Clubes campeões europeus da C.E.E. ou seja entraram os clubes do 12 países da comunidade europeia (na altura tinha 12 membros) em 1990. A moir conquista colectiva de sempre da natação Portuguesa.
O Benfica não é só Futebol, é muito mais do que isso! nos próximos tempos e com calma irei colocando cá outros gigantes do Benfica, desde o Leitão ao Vasco Vasconcelos, passando pelo José Maria Nicolau e Tomás Paquete!
Mesmo "só" com os clubes campeões de 12 países da CEE na altura, já foi um enorme feito, se alguém tem conhecimento das equipes e desta competição, pedia para nos informar aqui, já que nunca consegui encontrar nada a esse respeito, obrigado.

IPASLB

Os 12 clubes eram destes países;

Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Holanda, Luxemburgo, RF Alemanha, Grécia, Dinamarca, Bélgica e R Irlanda.

Mesmo só participando 12 países, houve clubes de países muito poderosos na natação da época.

IPASLB

Talvez alguém que seja sócio e que frequente assiduamente o Estádio do SLB e que se queira dar ao trabalho de se informar com quem de direito, possa nos "contar" como foi a história desta competição...

lcferreira

Citação de: IPASLB em 26 de Setembro de 2010, 23:38
Quando é que fomos campeões europeus de natação, paulo ? Deste título europeu colectivo não sabia, só sabia de futebol, de estrada e de futsal :)
Não fomos campeões europeus, ganhámos a Taça dos Clubes campeões europeus da C.E.E. ou seja entraram os clubes do 12 países da comunidade europeia (na altura tinha 12 membros) em 1990. A moir conquista colectiva de sempre da natação Portuguesa.
O Benfica não é só Futebol, é muito mais do que isso! nos próximos tempos e com calma irei colocando cá outros gigantes do Benfica, desde o Leitão ao Vasco Vasconcelos, passando pelo José Maria Nicolau e Tomás Paquete!
Mesmo "só" com os clubes campeões de 12 países da CEE na altura, já foi um enorme feito, se alguém tem conhecimento das equipes e desta competição, pedia para nos informar aqui, já que nunca consegui encontrar nada a esse respeito, obrigado.

Não é preciso, eu lembro-me perfeitamente disso, foi quase no final da carreira dele porque estava a acabar o curso.

A minha mãe trabalhou para uma empresa japonesa chamada Mitsui durante alguns anos, e fomos convidados para ir a um cocktail na casa do embaixador do Japão, estava lá o Alexandre, o pai (Dr. Shintaro) que também foi treinador e seleccionador nacional, um dos temas abordados no discurso do embaixador foi a presença do Yokochi e do Benfica nessa taça dos campeões da CEE, que ocorreu 2 semanas depois de termos estado nesse cocktail.

O Alexandre vive nos Sates, é engenheiro e dá aulas numa Universidade de Eng Quimica.

A minha mãe ainda tem contacto com muitas dessas pessoas incluindo a mãe do Alexandre.

Foi uma competição que durou cerca de 10/11 anos, por incrivel que pareça o Benfica nunca foi campeão nacional absoluto por equipas, era o Alges e o Porto quem dominavam os nacionais de clubes, mas era o Benfica quem tinha os nadadores com melhores resultados individuais, não sei qual foi o motivo de ser o Benfica a disputar essa taça, mas lembro-me de haver excelentes nadadores e equipas como o Giorgio Lamberti do Club Leonessa (quem sabe de natação sabe quem é de certeza absoluta).

IPASLB

Citação de: lcferreira em 28 de Setembro de 2010, 21:28

Não é preciso, eu lembro-me perfeitamente disso, foi quase no final da carreira dele porque estava a acabar o curso.

A minha mãe trabalhou para uma empresa japonesa chamada Mitsui durante alguns anos, e fomos convidados para ir a um cocktail na casa do embaixador do Japão, estava lá o Alexandre, o pai (Dr. Shintaro) que também foi treinador e seleccionador nacional, um dos temas abordados no discurso do embaixador foi a presença do Yokochi e do Benfica nessa taça dos campeões da CEE, que ocorreu 2 semanas depois de termos estado nesse cocktail.

O Alexandre vive nos Sates, é engenheiro e dá aulas numa Universidade de Eng Quimica.

A minha mãe ainda tem contacto com muitas dessas pessoas incluindo a mãe do Alexandre.

Foi uma competição que durou cerca de 10/11 anos, por incrivel que pareça o Benfica nunca foi campeão nacional absoluto por equipas, era o Alges e o Porto quem dominavam os nacionais de clubes, mas era o Benfica quem tinha os nadadores com melhores resultados individuais, não sei qual foi o motivo de ser o Benfica a disputar essa taça, mas lembro-me de haver excelentes nadadores e equipas como o Giorgio Lamberti do Club Leonessa (quem sabe de natação sabe quem é de certeza absoluta).
Não é uma questão de duvidar, bem pelo contrário, não consigo é encontrar nada de nada acerca dessa competição na internet...encontrei o site oficial dessa equipe italiana e esse nadador está lá nos consagrados, mas nada de referências a essa competição...
É que ainda por cima durou 10 ou 11 anos, se fosse só uma época...

IPASLB

Já agora, houve umas modificações e para melhor, no SL Benfica wikipédia em inglês, se bem que ainda com muito para fazer, já há o SL Benfica Atletismo...

lcferreira

Conhecer o Lamberti é o mesmo que conhecer o Phelps agora que nada/nadava no Baltimore Aquatics, em termos de comparação à época do futebol era o mesmo que estar a falar do Van Basten e do Messi.

Retirando os russos, o Lamberti foi talvez o nadador europeu mais conhecido da década de 80.

Se fores ver comentários meus, pouco ou nada digo sobre andebol, não é que não perceba mas é uma modalidade que me diz pouco, a natação até pelas origens diz-me muito, pratiquei até aos 21 anos tal como voleibol.

bolger

Citação de: lcferreira em 28 de Setembro de 2010, 21:28

não é verdade que o benfica nunca tenha sido campeão nacional de clubes de natação.... em masculinos foi-o mesmo várias vezes no final da década de 80 e princípio de 90... aliás o apuramento para o campeonato da cee era atribuído apenas aos campeões nacionais... e o benfica esteve nessa competição por mérito próprio...

nessas equipas, além do yokochi, haviam outros nomes importantes da natação portuguesa como nuno laurentino, diogo madeira, joão santos, miguel cabrita (só para mencionar alguns, todos olímpicos)....
o último título colectivo do glorioso foi em 93/94 em masculinos e em 87/88 (salvo erro) em femininos (de femininos ganhámos só uma vez)....

na antiga piscina havia mesmo um placard enorme alusivo aos títulos do benfica na natação...

estive a procurar na wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Nacional_de_Clubes_em_Nata%C3%A7%C3%A3o
e alguns dos espaços em branco que ali estão são títulos do benfica.... além de ter quase a certeza que há alguns que estão mal atribuídos

lcferreira

O Nuno Laurentino nessa data deveria ter uns 15/16 anos, ele morava ao lado da minha madrinha num aldeamento na Marisol e só foi aos Olimpicos em 96, o Miguel Cabrita nunca nadou no Benfica, era do Algés, o João Santos desde que apareceu o Diogo Madeira desapareceu e já nem aos JO 92 foi, ainda estiveram nos JO 88 os dois mas o Diogo já era campeão nacional absoluto.

Nessa altura os corruptos tinham entre outros o Paulo Trindade, Sérgio Esteves, Mabilio e Rui Borges só para citar os olímpicos, eram uma equipa mais compacta que ganhava muitos pontos nas estafetas, não sei se conheces o sistema de pontuação do nacional de natação... estou com algumas dúvidas se fomos campeões por equipas como dizes mas acredito, o que digo é de memória e não por pesquisas, além disso wikipedias e afins não merecem credibilidade nenhuma pelos motivos que todos sabemos, em individuais sei que tinhamos muitos e bons.

bolger

Citação de: lcferreira em 02 de Outubro de 2010, 12:44
O Nuno Laurentino nessa data deveria ter uns 15/16 anos, ele morava ao lado da minha madrinha num aldeamento na Marisol e só foi aos Olimpicos em 96, o Miguel Cabrita nunca nadou no Benfica, era do Algés, o João Santos desde que apareceu o Diogo Madeira desapareceu e já nem aos JO 92 foi, ainda estiveram nos JO 88 os dois mas o Diogo já era campeão nacional absoluto.

Nessa altura os corruptos tinham entre outros o Paulo Trindade, Sérgio Esteves, Mabilio e Rui Borges só para citar os olímpicos, eram uma equipa mais compacta que ganhava muitos pontos nas estafetas, não sei se conheces o sistema de pontuação do nacional de natação... estou com algumas dúvidas se fomos campeões por equipas como dizes mas acredito, o que digo é de memória e não por pesquisas, além disso wikipedias e afins não merecem credibilidade nenhuma pelos motivos que todos sabemos, em individuais sei que tinhamos muitos e bons.

o nuno laurentino chegou ao benfica com 10/11 anos vindo do clube TAP pra nadar nos infantis, saiu do benfica em 1994 com 19 anos, já recordista nacional absoluto pelo menos aos 100 e 200 costas (aliás o melhor tempo dele aos 100m costas, que ainda hoje é record nacional, é de 1995, logo a seguir a ter saído do benfica).... foi ao jogos de atlanta 1996 e sydney 2000...

o miguel cabrita, olímpico em 1992 e 1996, nadou no benfica sim, depois saiu para o algés... em 1992, qdo foi ao jogos era atleta do benfica...

o joão santos foi olímpico em 1984 e 1988 (aliás em 1984 os únicos nadadores olímpicos portugueses foram o yokochi e o joão santos), era uns 5/6 anos mais velho que o diogo madeira... de maneira que com o declínio de um surgiu o outro... nada mais natural... o joão santos depois ficou como treinador e levou o diogo madeira aos jogos de 1996....

sim o paulo trindade e o sérgio esteves eram bons sprinters para o nosso nível... mas o henrique villaret do benfica também foi olímpico em 1988...

lcferreira

Sei disso tudo que dizes, mas o Miguel Cabrita com 16 anos em 89 já era atleta do Algés e tenho a certeza do que estou a dizer, o Laurentino até aos 10 anos nadava no clube TAP, depois foi para o Benfica até 92 mas só foi campeão nacional e bateu o recorde nacional dos 200 e depois 100 costas em 93 ou 94 e não foi à TCEE

O João Santos abandonou a competição com 27 ou 28 anos.

O Villaret era bom mas nunca foi campeão ou recordista nacional senior, foi olimpico numa estafeta de 4x100 livres se não estou em erro.

Como disse antes, a nível nacional o Benfica sempre teve boa equipa, destacavam-se 4 ou 5 nadadores por serem de qualidade muito acima dos adversários, a cada nacional o Benfica conseguia ganhar mais provas individuais que as outras equipas mas havia 2 estilos (costas e livre) onde perdiamos muitos pontos e nas estafetas idem, o Alexandre era um dos que formava as estafetas 4x100 livres como o Diogo Madeira, já daí dá para ver como não era uma equipa muito compacta mas mesmo assim ainda ganharam algumas vezes.