Arturo Álvarez (Basquetebol)

Treinador, 47 anos,
Espanha
Estatísticas: 1 época

Universo Benfica

Arturo Álvarez: "A chave é o trabalho"
O treinador espanhol explicou o segredo para o início positivo da temporada da equipa de basquetebol do Benfica.



Em entrevista ao programa Sport Lisboa e Modalidades da BTV, Arturo Álvarez falou da sua recente distinção como melhor treinador do mês de outubro e do trabalho que tem sido desenvolvido desde o início da época.

O Site Oficial deixa-lhe algumas passagens da entrevista do técnico espanhol que comanda a equipa de basquetebol do Benfica.

Foi distinguido como o melhor treinador do mês de outubro, indicado pela Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol. O que significa esta distinção?

É um prémio para toda a equipa, para o Clube e para os adeptos que nos apoiam todos os dias. Quero aproveitar para agradecer-lhes por terem contribuído para ganhar este galardão. Esta distinção é um reflexo do trabalho diário de todos nós.



O Benfica tem oito vitórias em oito jogos no Campeonato. Qual é o segredo deste ciclo vitorioso?

Há poucos segredos. É o trabalho diário e a qualidade dos atletas que o Benfica tem no plantel, misturados com uma boa química e um bom ambiente de trabalho, que está a dar certo e a tirar o melhor dos jogadores. A chave é o trabalho e acreditarmos todos na mesma coisa.

A equipa sofreu uma grande renovação no início da temporada. Como foi adaptar estes jogadores enquanto grupo?

Foi rápido. No início foi mais complicado porque muitos deles estavam a trabalhar nas seleções nacionais, mas em 20 dias conseguimos construir uma equipa sólida, com uma base forte e que agora está a colher os frutos disso.

Quando chegou disse que estava "muito feliz por assinar por um dos maiores e mais prestigiantes clubes do mundo". O que pensou quando recebeu o convite e o que o tem surpreendido mais nestes meses?

Qualquer treinador do mundo ficaria muito satisfeito por trabalhar num clube com a magnitude do Benfica. Foi com muita satisfação que aceitei contribuir com o meu trabalho para esta Reconquista. Tenho de agradecer a toda a Direção e à secção de basquetebol por acreditarem em mim para liderar um projeto desta envergadura. Quando se entra aqui percebe-se que é muito maior do que aquilo que nos parece de fora. É grande por fora, mas muito maior visto de dentro.



O Benfica ficou fora da FIBA Europe Cup após ser eliminado pelo Dínamo de Sassari. É possível vencer todas as competições a nível interno?

Não foi possível na FIBA Europe Cup por toda dimensão do Dínamo de Sassari. É uma equipa construída para vencer a competição. O Benfica está construído e a trabalhar para ganhar qualquer uma das três provas que ainda temos por disputar. Não há nenhuma dúvida de que o Benfica vai tentar vencer as três.

É um estilo de basquetebol atrativo que esta equipa procura praticar para cativar os adeptos a assistirem a mais jogos?

Já pudemos assistir a jogadas espetaculares do Micah Downs, aos triplos do Fábio Lima, do Tomás Barroso... Outros jogadores ainda vão crescer muito e oferecer muitos momentos diferentes aos adeptos.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/12/07/basquetebol-benfica-arturo-alvarez-entrevista-btv

Miguelito22

Como tudo serão os resultados(títulos) a definir se foi uma boa ou má aposta.

joaoaria

Para já está a mostrar alguma evolução pela positiva.
Vem aí a taça da liga, boa altura para avaliar como estamos no contexto de jogos a eliminar

TeamRocket37

Taça Liga
Ida a Dragão e a Oliveira

Vai tirar as dúvidas sobre o Arturito para mim.

BlankFile

Citação de: Carlsberg87 em 19 de Dezembro de 2018, 14:25
Taça Liga
Ida a Dragão e a Oliveira

Vai tirar as dúvidas sobre o Arturito para mim.

Só tiro as dúvidas sobre o "Arturito" no final da época. Dependendo dos títulos que conquistar ou não.

mistersilva74

Dos jogos que tenho visto, gostei da rotatividade que tem dado ao plantel, o que permite não só ir mantendo bons níveis físicos de todos os jogadores, mas também mantê-los motivados.
Tenho apreciado também a boa organização da equipa. Nota-se que há ali alguma falta de opções acima da média na zona das tabelas, mas isso tem sido compensado com elevados níveis de concentração e entrega. No ataque, nota-se uma forma de jogar mais paciente e com timings bem definidos. Os lançamentos geralmente são feitos com critério e não se anda ali a atirar de 3 a torto e a direito, ou a depender de um ou dois jogadores no ataque.

Penso que há progressos em relação a um passado recente. Resta saber se as lacunas no plantel não terão algum peso a longo prazo...

TeamRocket37

1ª volta limpa 100% de vitórias.

Boa Arturito!

E continuar assim!

TeamRocket37

#97
Como sabem eu não sou fã do Arturito, principalmente pelo fez no Barreirense em 10/11, ficou em último do campeonato. Em 22 jogos 3 vitórias e 19 derrotas

Em 11/12 veio o Antonio Herrera com a mesma equipa (Pedro Pinto, José Silva, Miguel Queiroz, João Curry Guerreiro, etc...), conseguir ficar em 4º lugar do campeonato com 22 jogos 14 vitórias e 8 derrotas.
Qualificou a equipa para taça da liga, aonde ganhou ao Benfica 84-83 de Carlos Lisboa., perdendo a final para Porto por 79-77.

Quando surgiu a notícia do António Herrera fiquei todo contente, não só pelo ele fez no Barreirense, o trabalho que fez nos Clippers na Summer League, experiência de ser adjunto do Unicaja na ACB, mas depois fiquei desanimado quando afinal era o Arturito.

Herrera seria sempre a opção que eu desejava, mas o Arturito esta a fazer bom trabalho, tem o melhor plantel da liga, só tem de ganhar os títulos todos internos.

Só espero não ver o Antonio Herrera para ano no banco do Porto no lugar do Moncho, ia ser muito mais complicado para a nossa equipa.

O-Rível

Citação de: Carlsberg87 em 24 de Dezembro de 2018, 12:06
Como sabem eu não sou fã do Arturito, principalmente pelo fez no Barreirense em 10/11, ficou em último do campeonato. Em 22 jogos 3 vitórias e 19 derrotas

Em 11/12 veio o Antonio Herrera com a mesma equipa (Pedro Pinto, José Silva, Miguel Queiroz, João Curry Guerreiro, etc...), conseguir ficar em 4º lugar do campeonato com 22 jogos 14 vitórias e 8 derrotas.
Qualificou a equipa para taça da liga, aonde ganhou ao Benfica 84-83 de Carlos Lisboa., perdendo a final para Porto por 79-77.

Quando surgiu a notícia do António Herrera fiquei todo contente, não só pelo ele fez no Barreirense, o trabalho que fez nos Clippers na Summer League, experiência de ser adjunto do Unicaja na ACB, mas depois fiquei desanimado quando afinal era o Arturito.

Herrera seria sempre a opção que eu desejava, mas o Arturito esta a fazer bom trabalho, tem o melhor plantel da liga, só tem de ganhar os títulos todos internos.

Só espero não ver o Antonio Herrera para ano no banco do Porto no lugar do Moncho, ia ser muito mais complicado para a nossa equipa.

O problema do Porto não está no banco. Não é que o Moncho seja a nata da nata, mas é um técnico competente. O maior problema do Porto está no plantel, sobretudo na sua profundidade. Têm falta de opções ao cinco base. Não me parece que um treinador, por muito competente que seja, possa aumentar drasticamente o desempenho deste Porto, se o bufas não aumentar o orçamento da modalidade pelo menos para patamares semelhantes aos nossos.

TPboy

Tem feito um bom trabalho, embora não concorde na plenitude com a construção do plantel.

TeamRocket37

https://www.ojogo.pt/modalidades/basquetebol/noticias/interior/gostava-de-estar-aqui-tantos-anos-como-moncho-diz-arturo-alvarez-10366999.html

"Gostava de estar aqui tantos anos como Moncho", diz Arturo Álvarez

Sem criticar o antecessor, o treinador de basquetebol do Benfica explica que a defesa e a partilha no ataque são as novas marcas identitárias. Quer ficar muitos anos, mas assume que os títulos são fulcrais

Arturo Álvarez, treinador revelação da LEB Ouro (segundo escalão em Espanha), prestou a O JOGO a primeira entrevista a um desportivo em Portugal como líder do basquetebol do Benfica. Recebeu-nos no escritório da Luz e explicou como mantém os encarnados invictos.

No período de verão, mal acabou a época em Espanha, ficas atento ao telemóvel. Vim a uma entrevista. Adorei o projeto do Benfica. Estabeleceram a meta de ganhar os títulos em Portugal, apresentando-me os meios à disposição. Gostei e foi rápida a decisão.

"Vi todos os jogos da meia-final do play-off do campeonato com o FC Porto. Foi muito equilibrado. O Benfica poderia ter resolvido nos últimos segundos. Um cesto muda o destino de um clube"

Via jogos da equipa?

Não te consegues distanciar quando já cá estiveste a treinar [esteve no Barreirense]. Vi todos os jogos da meia-final do play-off do campeonato com o FC Porto. Foi muito equilibrado. O Benfica poderia ter resolvido nos últimos segundos. Um cesto muda o destino de um clube.

O que quis mudar?

Estabeleci um caminho. Os campeonatos podem ser ganhos, tendo a defesa como primeiro objetivo. Queremos uma equipa mais solidária que partilhe a bola no ataque. Já conseguimos um jogo com 38 assistências. É muito difícil de encontrar. Todos os atletas contam para mim ao ataque.

Isso faltou no ano passado?

Se for ao top 10 dos marcadores do campeonato, não encontra nenhum jogador do Benfica. Não sei se no acontecia... Não me interessa que um jogador marque pontos e a equipa perca. Benfica não conhece a derrota até agora [toca na madeira] e os jogadores, exceção do Cláudio Fonseca nos desarmes, não lideram nenhuma classificação individual. Todos trabalham para todos. E isso é uma filosofia diferente de outros treinadores, sem falar concretamente do anterior técnico do Benfica.

Qual é o seu estilo de liderança?

Sou exigente a cada minuto de trabalho. O esforço é inegociável. Não me incomoda que se falhe um lançamento, mas o atleta tem de dar o máximo. Fora de campo, tento ser próximo dos jogadores. Lá dentro, temos de estabelecer a distância entre jogador e treinador.

Acha que um contrato de um ano permite mostrar a valia de um treinador?

Assinei por um ano, foco-me em cada época e não penso em nada além de ganhar o que me propus vencer.

O Benfica exigiu-lhe essa duração?

Foi aceite pelas duas partes. Um treinador chega e demonstra, fica. Não o faz, sai.

"Primeiro, adoro a pressão de ser campeão. Oxalá possa estar muitos anos em muitos clubes onde exista essa pressão"

Sente que ser campeão é fulcral para continuar?

Primeiro, adoro a pressão de ser campeão. Oxalá possa estar muitos anos em muitos clubes onde exista essa pressão. Muitos treinadores desejariam estar na minha posição. Ganhar torna mais fácil ficares num clube mais anos e, neste momento, o meu matrimónio é com o Benfica.

Ganhar a Taça Hugo dos Santos permitirá embalar?

Queremos assaltar os três títulos e acredito que pode ajudar a chegar aos outros dois. A final da liga é objetivo e o mais importante da época.


"Micah Downs é jogador de alto nível europeu"

Micah Downs tem sido a sensação da Liga. Até onde pode ir?

É um jogador de alto nível, não de Portugal, mas da Europa. Foi o melhor rookie na liga espanhola. Uma casualidade de mercado fez com que pudesse estar disponível para esta mudança grande no plantel. É esforçado e é um luxo para Portugal tê-lo.

"Ele já nos disse que adora Lisboa, mas não escondo: os melhores jogadores merecem os melhores clubes"

Acha que é possível Downs ficar na próxima época?

Tem contrato até final da temporada. Todo o scouting prepara o recrutamento. Ele já nos disse que adora Lisboa, mas não escondo: os melhores jogadores merecem os melhores clubes.

Rey e Suárez podem ser "reforços" importantes?

Rey foi poste secundário de Marc Gasol e será decisivo na área do garrafão em Portugal. Teve uma rotura e é lesão incómoda. Está a chegar ao ritmo
dos portugueses. Suárez já foi decisivo contra o FC Porto, com quatro triplos em quatro tentativas. Abre muito bem o jogo. Em fevereiro vamos ver esta dupla de espanhóis em grande.

O Snider não correspondeu? E Cantero é solução?

Snider sentiu a pressão de ser o base do Benfica, de comandar uma equipa destas. Nunca tinha saído dos Estados Unidos e está habituado a um basquetebol diferente. Saiu por mútuo acordo. Joguei contra Cantero em 2010, na Colômbia [treinava o Paraguai e defrontou a Argentina], e é um computador no campo. Tem uma boa mão para três pontos. Complementa o Miguel Maria, que está a fazer a melhor época no Benfica e foi chamado à Seleção. São a melhor dupla de bases que o Benfica podia ter.
Luís Filipe Vieira disse querer 25% do plantel composto pela formação. Encontrei um nível de êxito: já acabámos um jogo com quatro deles [Rafael Lisboa, Fatuda, Gonçalo Delgado e Diogo Carvalho].

"Vejo mais forte o Benfica. A história diz que a Oliveirense é campeã e que o FC Porto tem um prestígio importantíssimo"

"Arbitragem não decidiu jogo algum"

Derrotou Oliveirense e FC Porto. Quem está mais forte?

Vejo mais forte o Benfica. A história diz que a Oliveirense é campeã e que o FC Porto tem um prestígio importantíssimo, mas não se pode esquecer os outros. A Oliveirense manteve o plantel e está mais sólida. O FC Porto sofreu alguns ajustes, mas vai focarse na liga e crescerá muito. Em março, vamos estar no mesmo patamar para discutir títulos.

O que pensa de Moncho López, seu compatriota?

Gostava de estar aqui tantos anos [dez] como ele. Seria sinónimo de que estariam a correr bem as coisas. Foi selecionador de Portugal, Espanha e Angola e é respeitado por todos. É um cavalheiro.

Houve críticas quanto à arbitragem. Como compara com Espanha?

Há imensos árbitros internacionais e a evolução na arbitragem portuguesa foi das surpresas mais agradáveis. Assisto a todos os jogos e não vi nenhum que tenha sido ganho ou perdido pela arbitragem.

Kurt Cobain 10

A dar entrevistas ao pasquim mais nojento de todos  :estrelas: vá ao nível do rascord

Eterno Benfica

Entrevista razoável.

Falou pouco sobre o estilo e planos de jogo, 0 sobre o basket português no panorama europeu, podia ter perguntado mais no que acha da formação, quais os problemas e como melhorar...

BlankFile

Parece-me ser uma pessoa séria, realista, metódica. Até ver, tem feito um bom trabalho dentro de portas. Espero que seja uma época de grande sucessor e que no final justifique uma renovação de contrato. Era bom sinal.

本菲卡

Citação de: BlankFile em 30 de Dezembro de 2018, 20:14
Parece-me ser uma pessoa séria, realista, metódica. Até ver, tem feito um bom trabalho dentro de portas. Espero que seja uma época de grande sucessor e que no final justifique uma renovação de contrato. Era bom sinal.

O contrato é só de uma época?