Béla Guttmann, o Feiticeiro Húngaro

Treinador, (1910-03-12 - 1981-08-28),
Hungria
Equipa Principal: 4 épocas (1959-1962, 1965-1966), 165 jogos (115 vitórias, 26 empates, 24 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Taça dos Campeões Europeus (2)

Eddie_

Se o Bella Guttmann disse que o Sport Lisboa e Benfica não iria ganhar mais nenhuma taça dos campeões, isso em vez de nos dominar devia era motivar-nos.

E devia motivar os jogadores do Benfica.
Eles devem mostrar a eles próprios que não são as palavras dos outros que os limitam, seja quem for que fale!
Devem mostrar que ninguém limita a nossa força e a nossa ambição!

Seja como for, não me parece que o Benfica tenha a melhor equipa da europa... bem pelo contrário. Parece-me sim, que estamos no bom caminho!

PésDeCoentrão

Quando vencemos as duas champions também não tínhamos a melhor equipa da Europa. Nas finais seguintes talvez fossemos favoritos (com milan e inter, embora o inter jogasse em casa) e perdemos.

A "maldição" de Guttman é um pormenor que ganhou destaque e foi crescendo por sermos a equipa (juntamente com a juventus) que mais finais perdeu (5).

Acredito que quando voltarmos a uma final europeia (champions ou uefa) venceremos. E Guttman sorrirá.

pcssousa

Citação de: PésDeCoentrão em 17 de Outubro de 2011, 18:00
Quando vencemos as duas champions também não tínhamos a melhor equipa da Europa. Nas finais seguintes talvez fossemos favoritos (com milan e inter, embora o inter jogasse em casa) e perdemos.

A "maldição" de Guttman é um pormenor que ganhou destaque e foi crescendo por sermos a equipa (juntamente com a juventus) que mais finais perdeu (5).

Acredito que quando voltarmos a uma final europeia (champions ou uefa) venceremos. E Guttman sorrirá.
A verdade é que o Benfica foi a melhor equipa da Europa... ninguém ganha consecutivamente 2 troféus de campeão europeu por acaso e muito menos vai a três finais seguidas só porque sim.
O Benfica foi de facto a melhor equipa europeia da década... na década de 60 mais nenhuma equipa ganhou mais titulos europeus que o Benfica, ou chegou a tantas finais ou sequer ganhou tantos jogos ou passou tantas eliminatórias ou simplesmente marcou mais golos... penso que está tudo dito.

PésDeCoentrão

Quando entrámos em campo frente ao barcelona e ao real madrid éramos os favoritos ?? Parece-me que não.

Obviamente que as 5 finais e os resultados dessa década nos colocam como a mais forte naquele ranking. O que eu acho é que ao contrário das finais ganhas (onde fomos o outsider), nas finais perdidas já tínhamos o estatuto de campeão europeu e equipa temível.

pcssousa

Entrar em campo como favorito não significa que se tenha a melhor equipa... É apenas e só uma análise... dentro do campo e no decorrer do jogo é que se vê quem é o melhor.
Pelo menos na final contra o Real Madrid provámos que éramos melhores, além de que já éramos os campeões em titulo, portanto os adversários nem se podem queixar do factos surpresa.

NunoDuarte

Só pela forma  como este GRANDE SENHOR define o que é a mistica do Benfica torna-o especial depois juntando-se as suas conquistas faz dele um IMORTAL pra todosnos Benfiquistas

:bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2:

fyure

(cliquem na imagem para ver melhor)

Cortesia do user NunoDuarte que indicou este site no tópico da antiga luz  O0 está de facto repleto de grandes imagens do nosso estádio e também de glórias do nosso Benfica  :slb2:

Aloutre

Trapattoni

Sinceramente não acredito em "maldições", acho que perdemos as finais pelo facto de não termos sido melhores ponto.
Os Red Sox também já tiveram 84 anos a levar com a "maldição" do Babe Ruth até voltarem a conquistar o campeonato...

johnny supernova

Faz, hoje, 31 anos que morreu Bella Guttman, aos 80 anos.

Um dia perguntaram a Bella Guttman: "O que é a mística Benfiquista?".   Guttman respondeu: "Chove? Está frio? Está calor? O que importa? Nem que   o jogo seja no fim do Mundo, entre as neves das serras ou no meio das   chamas do inferno. Seja pela terra, pelo mar ou pelo ar eles aí vão, os   adeptos do Benfica atrás da sua equipa... Grande, incomparável e   extraordinária massa associativa!"

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/24248/language/pt-PT/Bella-Guttman-faleceu-ha-31-anos.aspx

Descanse em paz Mestre

SonicYouth

Descanse em paz Imortal!

p.s.: acabe com a "maldição" sffv :(