Béla Guttmann, o Feiticeiro Húngaro

Treinador, (1910-03-12 - 1981-08-28),
Hungria
Equipa Principal: 4 épocas (1959-1962, 1965-1966), 165 jogos (115 vitórias, 26 empates, 24 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Taça dos Campeões Europeus (2)

pcssousa

Essa história da esposa de Alberto da Costa Pereira, apesar de muito difundida, é falsa. Falei acerca disso com um, entretanto falecido, bi-campeão europeu pelo Benfica, que me jurou ser a história falsa.
Mais, das histórias que me contou acerca dos seus muitos anos de Benfica, acreditem, o uso de doping ou algum estimulante proibido no clube, durante os anos de Guttmann ou noutra qualquert época em que esse jogador tenha estado no Benfica, é redondamente falso. Se ele me contou sem problema tantas coisas, também o teria feito em relação a isso se tal correspondesse à verdade.

Dandy

Citação de: pcssousa em 17 de Agosto de 2013, 18:09
Essa história da esposa de Alberto da Costa Pereira, apesar de muito difundida, é falsa. Falei acerca disso com um, entretanto falecido, bi-campeão europeu pelo Benfica, que me jurou ser a história falsa.
Mais, das histórias que me contou acerca dos seus muitos anos de Benfica, acreditem, o uso de doping ou algum estimulante proibido no clube, durante os anos de Guttmann ou noutra qualquert época em que esse jogador tenha estado no Benfica, é redondamente falso. Se ele me contou sem problema tantas coisas, também o teria feito em relação a isso se tal correspondesse à verdade.




   Assim se espalham boatos.

   Lamento se contribuí para isso... mas é algo de que se fala, na cidade do Porto, de cada vez que se fala (embora se fale cada vez menos) da morte do Pavão e que, queiramos ou não, vai sendo transmitido, de geração em geração, à boca fechada.




pcssousa

Citação de: Dandy em 17 de Agosto de 2013, 18:15
Citação de: pcssousa em 17 de Agosto de 2013, 18:09
Essa história da esposa de Alberto da Costa Pereira, apesar de muito difundida, é falsa. Falei acerca disso com um, entretanto falecido, bi-campeão europeu pelo Benfica, que me jurou ser a história falsa.
Mais, das histórias que me contou acerca dos seus muitos anos de Benfica, acreditem, o uso de doping ou algum estimulante proibido no clube, durante os anos de Guttmann ou noutra qualquert época em que esse jogador tenha estado no Benfica, é redondamente falso. Se ele me contou sem problema tantas coisas, também o teria feito em relação a isso se tal correspondesse à verdade.




   Assim se espalham boatos.

   Lamento se contribuí para isso... mas é algo de que se fala, na cidade do Porto, de cada vez que se fala (embora se fale cada vez menos) da morte do Pavão e que, queiramos ou não, vai sendo transmitido, de geração em geração, à boca fechada.
Sim, falava-se nuns chás quaisquer que o húngaro dava aos jogadores, não lhes dizendo do que se tratava. O certo é que ninguém no Benfica se lembra de ter ingerido os ditos.
Estou certo que se a mulher do falecido Alberto notou alguma alteração comportamental no marido isso se deveu ao facto de que sendo um fumador inveterado e, Guttmann ser um individuo rígido e tentar que os seus jogadores evitassem ao máxinmo fazê-lo, tenha sido bem sucedido na sua tentativa de o privar do consumo de nicotina e isso o tenha afectado de alguma forma.

Há uma história engraçada, contada por José Augusto, em que depois da entrada da equipa do Benfica no terreno de jogo, dão-se conta da falta do Costa Pereira... este volta aos balneários e lá dá com ele a puxar as últimas fumaças do seu cigarro. Consta que, por vezes, em jogos em que tinha menos serviço, desesperava pelo intervalo, altura em que fumava dois ou três cigarros de enfiada.

Em relação ao porto, bem, pelo menos em meados dos anos 70 era usual por lá o consumo de uns pós dissolvidos em água. Isto dito por um internacional português de origem cabo-verdiana, entretanto falecido em circunstâncias trágicas e um quanto suspeitas e que por lá passou brevemente por essas alturas.

Há uns meses comentei por cá umas antigas declarações do Magriço e ex-capitão sportinguista, Hilário da Conceição, ao jornal "A Bola", creio que no início dos anos 80 (terá sido 81? tenho que pesquisar...) em que o título era mais ou menos este "Durante a minha carreira fui um drogado" e em que explica que tomou substâncias dopantes ao longo de toda a sua carreira, algumas delas não eram proibídas na altura. Na altura da sua publicação, essa entrevista provocou grande celeuma.


RedVC

Que fotografia fabulosa. Muito obrigado.

Seguramente esta é uma das fotografias com um enorme simbolismo na história do Benfica. Ainda um dia tentarei olhar para o que tenho guardado no computador para fazer um top10 das melhores da história do nosso clube. Top esse que espero ir mudando à medida que forem aparecendo fotografias como esta. Assim de cabeça lá estarão a primeira foto de equipa 1904, a enxada de Ferreira Bogalho, Pipi a erguer a taça latina, José Aguas a erguer a taça dos campeões europeus, as equipas de Berna e de Amsterdão, Eusébio e a primeira bota de ouro, os seis jogadores a carregar o trofeu R. Carranza, o último sorriso de Feher, etc, etc. Epá... se calhar esta de Guttman só cabe num top20. Ou num top50. Ainda bem é a demonstração de como a nossa história é riquissima em grandes figuras e grandes momentos.

Quanto a Pavão, bem, realmente a maioria dos Benfiquistas pouco sabe da história do Sport Lisboa e Benfica e mesmo os que sabem alguma coisa ficam surpreendidos com algumas histórias. Bela Guttman viveu e treinou num outro tempo. Desconheço se alguma coisa deste tipo se passou no Benfica por intervenção de Guttman mas esperamos todos que não. De qualquer forma falar-se nisso mesmo hoje é algo pouco confortável. O meu pai conheceu o pai de Pavão que era militar - penso que sargento - no quartel de Chaves. Nunca ouviu falar nisso. No entanto é certo que esses rumores são bem antigos e persistentes mas também é certo é que nunca passaram disso tanto mais que pelo que li o relatório de autópsia de Pavão fala na rotura de um vaso sanguíneo como causa de morte. Para além disso não faz sentido pensar em alguma coisa mais. Outro tempos, outros valores, outras condicionantes. O que é certo é que os rumores caso não apareça mais nada ficarão apenas como uma curiosidade histórica mesmo que ligadas a uma tragédia.

Dandy







   Alguém sabe onde foi que Guttmann viveu nos 3 anos, descontinuados, em que treinou o nosso clube?

   Qual era a morada?

   Alguém tem fotos da casa?




Darkboy

#321
Editado.

NunoDuarte

É ele no topo das escadas? Na tv podia jurar que era o Gastão Silva...

pcssousa


Darkboy

Eu ainda tive a fazer um double check, logo tinha a suspeita que poderia não ser. Obrigado pela correcção.

NunoDuarte

 O0
Mas já agora aproveita o gif e mete no tópico indicado
http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=52033.0

Já agora, se estás de volta do documentário "À Conquista da Europa" agradecia que fizesses o golo do Cavém ao Rapid de Viena  :drunk:

pcssousa

Citação de: NunoDuarte em 21 de Setembro de 2013, 21:04
O0
Mas já agora aproveita o gif e mete no tópico indicado
http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=52033.0

Já agora, se estás de volta do documentário "À Conquista da Europa" agradecia que fizesses o golo do Cavém ao Rapid de Viena  :drunk:
É isso.

Saïd Old Roof


Fonte: "Diário de Lisboa" de 29 de Agosto de 1981.

rodfer

Feiticeiro, seu malandro...

Rogaste-nos uma maldição e agora estás a juntar os Campeões todos para o Campeonato do 4º anel...

JDiogo20

O Benfica vai homenagear Béla Guttmann, treinador bicampeão europeu, amanhã às 15h30 junto ao átrio da porta 18 do Estádio da Luz.

Fonte: https://twitter.com/iDesporto/status/439037791968972801