Bernardo Silva

Médio, 30 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 3 jogos (31 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 38 jogos, 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

Blitzer

Já podemos dizer que Bernardo Silva saiu barato ao Monaco?

Será esta a altura de começarmos a duvidar do bom preço que teve a venda de Bernardo Silva ao Monaco?

É que talvez faça já algum sentido começarmos a projectar um nível mais elevado para o internacional português do que os 15,75 milhões que rendeu em janeiro.

O jovem avançado ultrapassou com distinção o seu primeiro grande teste: saltar, com qualidade, do segundo escalão português para uma equipa que luta pelos primeiros lugares em França. Tem crescido muito, decidido jogos e, na sexta-feira, assinou dois golos fantásticos, pincelados com classe.

Se Bernardo não é ainda indiscutível no onze de Leonardo Jardim estará certamente a dar passos largos nesse sentido. No Principado, ninguém parece arrepender-se do que custou o futebolista de 20 anos, comprado ao Benfica.

Este não é, no entanto, um desce aos encarnados, que continuo a perceber, tal como escrevi há quatro meses. O clube da Luz preferiu ter 15 milhões na mão do que ver 30 ou mais, com mais uns meses/anos em cima, a voar. E uma das cartas em cima da mesa para dar sequência à ideia tinha a figura de Jesus, que dificilmente daria tantas oportunidades a Bernardo como deu Leonardo Jardim.

Bernardo não engana. Já o dissemos provavelmente vezes a mais, mas deste não parece haver dúvidas. O Monaco terá feito - agora que é mais fácil ver - um melhor negócio do que o Benfica.

http://www.maisfutebol.iol.pt/sobe/opiniao/ja-podemos-dizer-que-bernardo-silva-saiu-barato-ao-monaco

Mufete

"O clube da Luz preferiu ter 15 milhões na mão do que ver 30 ou mais, com mais uns meses/anos em cima, a voar."

Para mim, tudo o que envolve este raciocínio está errado. Tudo. E o problema é que há muita gente relacionada com o Benfica que tem a ver ou com um lado ou com outro desta ideia.

De um lado, os adeptos que defendem a ideia da "oferta irrecusável", já com a cabeça lavada pela mentalidade do cifrão.
Do outro, JJ e "a estrutura", porque o Bernardo Silva só poderia perder valor ("os tais hipotéticos 30 milhões a voar") se cá ficasse, o que seria sinónimo de não jogar, como se via que ia acontecer com JJ.

Como tal, tudo nesta frase me enoja.
Porque não um "O clube da Luz preferiu ter um craque como referência da equipa durante anos?". Porque não um "O clube da Luz preferiu ter um jogador objectiva e simbolicamente importantíssimo?"
Ou, quanto muito, pondo-me na pele dos defensores da lógica do cifrão, porque não um "O clube da Luz preferiu vender o jogador daqui a 3,4 ou 5 anos por um valor astronómico para um (outro) gigante europeu"?

Nojo, nojo, nojo.

Anarquista

O que me enoja a mim é a constante bajulação que se faz ao Bernardo Silva.

Claro que a estrutura do Sport Lisboa e Benfica esteve mal em não apostar no melhor jogador da equipa B (independentemente de ser ou deixar de ser benfiquista). Não obstante, a regra do clube é não apostar na prata da casa e o português não foi a excepção. E já que essa não dá retorno desportivo, ao menos que dê retorno financeiro.

Pessoalmente, não me incomoda nada que todos os anos seja vendida a jóia da formação que não serve para a equipa principal. É sempre preferível vender um jogador (pelo preço que o Bernardo foi vendido) do que deixar andar como aconteceu com o Nélson Oliveira. Incomoda-me que não se aposte na formação, mas não é isso que se está a debater.

Ninguém pode ter a certeza que o Bernardo Silva iria valorizar mais aqui do que em França, mesmo que fosse aposta do Jorge J. André Gomes é mais jogador em Espanha do que foi aqui (por diversas razões, não interessa enumerá-las).

Posto isto, mantenho a mesma opinião: 15.75 milhões por um gajo que jogava na equipa B e que iria lá continuar (pelo menos) mais uma época é uma verba irrecusável (para um clube que tem necessidade de vender todas as épocas). A valorização do Bernardo Silva só é uma chapada em quem não quis apostar nele, e não em quem o vendeu dadas as circunstâncias.

bnfc

Citação de: Anarquista em 14 de Abril de 2015, 03:47
O que me enoja a mim é a constante bajulação que se faz ao Bernardo Silva.

Claro que a estrutura do Sport Lisboa e Benfica esteve mal em não apostar no melhor jogador da equipa B (independentemente de ser ou deixar de ser benfiquista). Não obstante, a regra do clube é não apostar na prata da casa e o português não foi a excepção. E já que essa não dá retorno desportivo, ao menos que dê retorno financeiro.

Pessoalmente, não me incomoda nada que todos os anos seja vendida a jóia da formação que não serve para a equipa principal. É sempre preferível vender um jogador (pelo preço que o Bernardo foi vendido) do que deixar andar como aconteceu com o Nélson Oliveira. Incomoda-me que não se aposte na formação, mas não é isso que se está a debater.

Ninguém pode ter a certeza que o Bernardo Silva iria valorizar mais aqui do que em França, mesmo que fosse aposta do Jorge J. André Gomes é mais jogador em Espanha do que foi aqui (por diversas razões, não interessa enumerá-las).

Posto isto, mantenho a mesma opinião: 15.75 milhões por um gajo que jogava na equipa B e que iria lá continuar (pelo menos) mais uma época é uma verba irrecusável (para um clube que tem necessidade de vender todas as épocas). A valorização do Bernardo Silva só é uma chapada em quem não quis apostar nele, e não em quem o vendeu dadas as circunstâncias.

Desculpa lá mas emprestar Bernardo e Cancelo e colocar-lhes o mesmo valor de opção de compra não faz sentido nenhum. Esses montantes são decididos por sorteio ou é valor genérico? O Sancidino tb vai ser emprestado com opção de 15M? E se tivessemos um Messi que não jogasse, tb sairia com opção de compra de 15M? Se alguém oferecer 15M pelo Guedes este tb sai?


The_Riggs

A mim não me mete nenhum nojo  a bajulação ao Bernardo Silva.

Merece-a toda.

Anarquista

bnfc, não percebi porque fizeste essas perguntas em resposta ao meu comentário. De certeza que interpretaste mal alguma parte do meu comentário.

Não interessa se o Cancelo deveria ter, ou não, o mesmo valor de opção de compra do Bernardo Silva quando foram emprestados. Interessa sim que, no momento em que assinaram por outro clube, nenhum deles tinha justificado 15.75 milhões.

O clube emprestou dois dispensados com uma cláusula de compra que não correspondia ao valor dos jogadores naquele momento. Se o Bernardo Silva agora vale mais, azar, já não há nada a fazer.

Quanto ao resto, já dei a minha opinião: entre vender um jogador da formação que não vai ser aposta na equipa principal ou ficar com ele na equipa B, prefiro a primeira opção, quando o valor a receber é irrecusável. Que foi o caso do Bernardo Silva.


cmartins17, não estou tão certo que ele merece tanta bajulação. Tal como existem as Ronaldetes e os advogados de defesa do Messi, também andam por aí aqueles que gostam de praticar annilingus no Bernardo Silva como se não houvesse amanhã. E isso enoja-me um pouco.

De qualquer maneira, este jogador merece algum entusiasmo da parte dos seus fãs, e não da parte dos adeptos do Sport Lisboa e Benfica (sim, é possível ser-se um e não o outro).

Eu, como benfiquista, estou-me positivamente a borrifar para o Bernardo Silva a partir do momento que optou por sair para seguir carreira noutro lado.

bnfc

Citação de: Anarquista em 14 de Abril de 2015, 05:17
bnfc, não percebi porque fizeste essas perguntas em resposta ao meu comentário. De certeza que interpretaste mal alguma parte do meu comentário.

Não interessa se o Cancelo deveria ter, ou não, o mesmo valor de opção de compra do Bernardo Silva quando foram emprestados. Interessa sim que, no momento em que assinaram por outro clube, nenhum deles tinha justificado 15.75 milhões.

O clube emprestou dois dispensados com uma cláusula de compra que não correspondia ao valor dos jogadores naquele momento. Se o Bernardo Silva agora vale mais, azar, já não há nada a fazer.

Quanto ao resto, já dei a minha opinião: entre vender um jogador da formação que não vai ser aposta na equipa principal ou ficar com ele na equipa B, prefiro a primeira opção, quando o valor a receber é irrecusável. Que foi o caso do Bernardo Silva.

Nenhum deles tinha justificado 15M? Como é que se justifica um valor? O Messi com 18 anos fez apenas 8 jogos pelo Barça. Se alguém oferecesse 20M por ele o Barça deveria aceitar? Afinal de contas, ainda não tinha objectivamente justificado esse valor. E que tal avaliarmos o talento de um jogador? Segundo a tua forma de ver as coisas, o Gonçalo Guedes tb não justificou esse valor. Se oferecerem 15M por ele tb deve sair? E se surgir um Ronaldo na nossa formação que aos 18 anos tenha apenas 1 ou 2 jogos na equipa principal? Tb devemos vende-lo à primeira oferta de 15M que surgir?

O Bernardo mostrou ser especial. É ter olhos para ver. Por algum motivo foi para o Mónaco, a bitch do Mendes. Porque ele tb viu que o Bernardo é especial. E duvido seriamente que o Benfica não tenha visto. Viu mas deixou-o sair em mais um episódio obscuro da relação com o Mendes.


Dias13

Estranho seria o B. Silva não valorizar...

Cloughie

Citação de: Anarquista em 14 de Abril de 2015, 03:47Ninguém pode ter a certeza que o Bernardo Silva iria valorizar mais aqui do que em França.

Só se não conseguires ver um palmo à frente dos olhos.
Era tão mas tão mas tão óbvio que ia dar jogador...

Anarquista

bnfc, estás a ler apenas metade do que eu escrevo. Eu volto a referir: prefiro que o Sport Lisboa e Benfica ganhe 15, 10, 5 milhões por jogadores dispensados do que ficar com eles, quando se sabe que não vão ser aposta.

Se o Gonçalo Guedes não entrar nas contas da equipa para as próximas épocas, prefiro que seja vendido do que acabe como o Nélson Oliveira. Seja por 15 milhões, seja por 1.5.

Já referi que critiquei a não aposta no Bernardo Silva, assim como critiquei a não aposta no Miguel Rosa e outros tantos. Agora, a partir do momento em que, depois das épocas que fizeram na equipa B, nenhum deles entrou nas contas do Jorge J, prefiro que exista encaixe financeiro. É a minha opinião.


HJDK

Citação de: Anarquista em 14 de Abril de 2015, 03:47
A valorização do Bernardo Silva só é uma chapada em quem não quis apostar nele, e não em quem o vendeu dadas as circunstâncias.
Subscrevo.

0dr4c1r

Citação de: HJDK em 14 de Abril de 2015, 14:43
Citação de: Anarquista em 14 de Abril de 2015, 03:47
A valorização do Bernardo Silva só é uma chapada em quem não quis apostar nele, e não em quem o vendeu dadas as circunstâncias.
Subscrevo.

Então quer dizer que quem o vendeu sem ter obrigado o treinador a apostar nele dada a sua qualidade não tem culpas e é um génio por ter vendido uma pérola por um bom valor?

HJDK

Citação de: 0dr4c1r em 14 de Abril de 2015, 14:50
Citação de: HJDK em 14 de Abril de 2015, 14:43
Citação de: Anarquista em 14 de Abril de 2015, 03:47
A valorização do Bernardo Silva só é uma chapada em quem não quis apostar nele, e não em quem o vendeu dadas as circunstâncias.
Subscrevo.

Então quer dizer que quem o vendeu sem ter obrigado o treinador a apostar nele dada a sua qualidade não tem culpas e é um génio por ter vendido uma pérola por um bom valor?
Não. O Presidente não tem de obrigar treinador nenhum a meter fulano x ou y.

Anarquista

Ao obrigar Jorge J a apostar num jogador, os responsáveis por essa decisão estariam a retirar a culpa de cima do treinador caso a época não fosse positiva.

Bruno de Carvalho "obriga" o Marco Silva a jogar com a equipa B na Taça da Liga. De quem é a culpa do não sucesso do Sporting Clube de Portugal nesta competição: do treinador que não a ganhou ou do presidente que atou as mãos do treinador?

Se querem apostar nos miúdos da formação, que contratem alguém que o faça. Impor jogadores ao treinador não é solução. Antes pelo contrário.

0dr4c1r

Citação de: HJDK em 14 de Abril de 2015, 14:54
Citação de: 0dr4c1r em 14 de Abril de 2015, 14:50
Citação de: HJDK em 14 de Abril de 2015, 14:43
Citação de: Anarquista em 14 de Abril de 2015, 03:47
A valorização do Bernardo Silva só é uma chapada em quem não quis apostar nele, e não em quem o vendeu dadas as circunstâncias.
Subscrevo.

Então quer dizer que quem o vendeu sem ter obrigado o treinador a apostar nele dada a sua qualidade não tem culpas e é um génio por ter vendido uma pérola por um bom valor?
Não. O Presidente não tem de obrigar treinador nenhum a meter fulano x ou y.
Então o presidente só serve para satisfazer as vontades ao treinador e não lhe pode exigir nada?
Então se o treinador decidir apostar nos afilhados e deixar de fora os melhores o presidente deve comer e calar?

Passando isto para o mundo real. o patrão compra uma máquina moderna que produz melhores resultados e trabalha mais depressa, mas o empregado não gosta dela e continua a usar máquinas antigas que não dão rendimento. o patrão deve continuar a dar palmadinhas nas costas do empregado em vez de exigir que ele tire proveito do material de melhor qualidade?