Brian Deane

Avançado, 56 anos,
Reino Unido
Equipa Principal: 2 épocas (1998-1998), 24 jogos (1695 minutos), 8 golos

MrJohnny

£3.2m foi sensivelmente o valor da venda dele ao Middlesbrough...

:coolsmiley:

Bethinho

não me importava de o "ter" outra vez na equipa.

Hadji

Lembro-me bem do golo á AAC, havia grande expetactiva nesse jogo visto que a AAC tinha subido, mas o Deane acabou logo com a euforia.. Saudades do Deane, quando o Souness armou-se aos cucos com os jogadores do FDP na Luz e o Deane apareceu logo lá no meio da confusão a por logo tudo em sentido hehehe  :flagglorioso:

Messi87

Em exclusivo ao Jornal "O Benfica"
EX-avançado do Clube, Brian Deane: "Benfica está a ser gerido de forma correcta e eficiente"

Brian Deane representou o Sport Lisboa e Benfica em 1998 e deixou saudades. Actualmente treinador de Futebol – orientou os noruegueses do Sarpsborg 08 nos últimos dois anos – o britânico tem acompanhado o crescimento do Clube. Em entrevista exclusiva ao Jornal "O Benfica", o ex-avançado destacou a forma como o Benfica está a ser gerido, os bons resultados da equipa de Futebol e recordou, com saudade, os momentos vividos na Luz.

Como jogador representou o Benfica. O que recorda dessa passagem por Portugal?
Foi maravilhoso! Lembro-me de que quando cheguei tive a sensação de que algumas pessoas se questionavam como é que tinha tido aquela oportunidade, no entanto, adaptei-me bem após um começo lento. Foi fantástico jogar com atletas como Karel Poborsky, João Pinto, Michel Preud'homme e, claro, Nuno Gomes, que era brilhante por ser letal frente à baliza e, como ele marcava, deu-me tempo para me ir adaptando. E depois era também uma excelente pessoa e muito divertido. Lembro-me de chegar a alguns estádios onde tínhamos mais adeptos do que a equipa da casa, da águia nos jogos na Luz e de como era importante marcar cedo para que a massa adepta não ficasse intranquila. Para além disso, era enorme a adrenalina sentida por vestir aquela famosa camisola e pensar que estava a jogar pelo Benfica. Quantos dos meus compatriotas podem dizer isto?

O Benfica mudou muito desde a sua partida, tem conseguido a acompanhar a sua evolução?
No local onde estava na Noruega não tinha grande oportunidade de acompanhar os jogos, mas parece-me que o Clube agora está a ser gerido de forma correcta e eficiente, como um grande Clube deve ser gerido.

O Clube ganhou todas as provas internas na época passada e, para já, é o primeiro classificado do Campeonato. Como vê este trajecto?
É fantástico, mas não me surpreende dado os recursos e o apoio por parte dos adeptos que o Clube tem. Estamos a falar, de longe, do maior clube do País.

Conhece Jorge Jesus? Qual a sua opinião sobre o treinador da equipa?
Parece-me que ele tem feito um óptimo trabalho e que possui o carisma necessário para trabalhar num clube tão importante.

O Benfica é muito conhecido pela força da sua massa adepta. Ainda se lembra desse ambiente?
Sim, claro! Lembro-me que em muitos jogos fora tínhamos mais adeptos do que a equipa da casa, o que era magnífico. Claro que eram exigentes, mas estamos a falar de um dos melhores clubes da Europa. Nos jogos na Luz, tínhamos uma atmosfera de verdadeira festa. Antes do jogo, gostava muito de ficar a ver os adeptos chegarem, assim conseguia sentir a adrenalina à medida que eles se iam juntando.

Leia a entrevista, na íntegra, na edição desta sexta-feira. E que tal fazer aqui a sua assinatura do semanário oficial do Clube?

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/39590/language/pt-PT/EX-avancado-do-Clube-Brian-Deane-Benfica-esta-a-ser-gerido-de-forma-correcta-e-eficiente.aspx

MrJohnny

biumbs

Um ídolo de infância.

SousaLB

Também conhecido por Martelo  :dance:

dfernandes

Bom jogador. Não era um portento técnico mas tinha excelente presença na área e boa capacidade de concretização. Foi vendido depois do jogo da pré-eliminatória da Liga dos Campeões e não chegou a fazer a época de 1998/1999...

Far(away)

biumbs

Citação de: Far(away) em 08 de Dezembro de 2014, 22:59
Citação de: biumbs em 05 de Dezembro de 2014, 13:46
Um ídolo de infância.

Ídolo, a sério?

Sim, a primeira vez que fui ao Estádio da Luz, a velhinha Catedral este senhor era o ponta-de-lança titular. Lembro-me do meu pai apontar para ele e dizer-me "Estás a ver aquele? É o Deane, mete imensos golos." Eu na minha ingenuidade acreditei.  ^-^

O que é certo é que todos os jogos a que ia nessa época perguntava sempre ao meu pai se o Brian Deane ia jogar.

SousaLB

Além de um grande golo ao Porto, marcou um golo em Alvalade em que até levava a baliza à frente, se fosse preciso. Tinha uma força... ;D

Sei que marcou mais alguns golos, mas confesso que só me lembro daqueles 2 :ashamed:

Da armada inglesa que o Sounesse trouxe, era o melhor. O Pembridge era razoável e o Saunders, estando já meio "acabado", ainda deu jeito...

O Harkness era o pior de todos. Duvido que o Emerson fizesse pior...

jpbaptista

Citação de: Far(away) em 08 de Dezembro de 2014, 22:59
Citação de: biumbs em 05 de Dezembro de 2014, 13:46
Um ídolo de infância.

Infâncias duras!
Eu devo ser uns anos mais velho e lembro-me bem de Valdo, Paneira, Mozer, Veloso, Isaías... mas naqueles finais de anos 90 até jogadores como o Deane satisfaziam, quando comparados com Mawetes, Machairidis, Luís Carlos...

Não sei o que fiz mas o quote saiu errado, o parágrafo anterior é meu e não do FarAway

JulioJoaquim

Adorava o Deane. Não era nada coxo... :smokin:

jpbaptista

Citação de: SousaLB em 09 de Dezembro de 2014, 00:24
Além de um grande golo ao Porto, marcou um golo em Alvalade em que até levava a baliza à frente, se fosse preciso. Tinha uma força... ;D

Sei que marcou mais alguns golos, mas confesso que só me lembro daqueles 2 :ashamed:

Da armada inglesa que o Sounesse trouxe, era o melhor. O Pembridge era razoável e o Saunders, estando já meio "acabado", ainda deu jeito...

Ainda havia o Gary Charles... já nem me lembro bem, era def. dto?

SousaLB

Citação de: jpbaptista em 09 de Dezembro de 2014, 00:29
Citação de: SousaLB em 09 de Dezembro de 2014, 00:24

Ainda havia o Gary Charles... já nem me lembro bem, era def. dto?
Sim. Esse não era muito mau, penso... Para o nível que as nossas equipas apresentavam na altura, desenrascava. Ainda marcou um golo. Julgo que só esteve meia época. Quando o Souness foi embora, foram também os britânicos todos...

Aliás, acho que já se tinha decidido que o Souness ia embora no final da época (isto a uns 4 jogos do fim). Mas o gajo acho que fez umas asneiras quaisquer e acabou por ser corrido mesmo antes do final da época.

Ah, também havia o Minto, mas esse acho que veio antes do Souness. E também era relativamente competente, se bem me lembro.