Carlos Lisboa (Basquetebol)

Treinador, 66 anos,
Portugal
Estatísticas: 12 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (4), Supertaça (5), Taça Hugo dos Santos (4), Troféu António Pratas (4)

Thorondor

Citação de: Paulie Gualtieri em 23 de Maio de 2016, 11:59
bom eu sou novo aqui mas já era "visitante" do forum.

não quero entrar a "pés juntos", mas o lisboa foi um enorme jogador, é um facto. respira benfica, é outro facto. mas não pode ser o nosso treinador. parou no tempo...
não estou a dizer que a responsabilidade de algumas coisas é totalmente dele. e custa criticar porque afinal foi o que foi enquanto jogador.

andam aí uns rumores "no meio" sobre o andré martins...

Quem é o André Martins?

Paulie Gualtieri

Citação de: Thorondor em 23 de Maio de 2016, 13:23

não quero entrar a "pés juntos", mas o lisboa foi um enorme jogador, é um facto. respira benfica, é outro facto. mas não pode ser o nosso treinador. parou no tempo...
não estou a dizer que a responsabilidade de algumas coisas é totalmente dele. e custa criticar porque afinal foi o que foi enquanto jogador.

Quem é o André Martins?

actual treinador do galitos.

Paulie Gualtieri

Citação de: Coach_Gouveia em 23 de Maio de 2016, 12:42

Eu acho que o maior erro que se faz no forum é mesmo esse: Como pode o Lisboa ser mau treinador se foi um grande jogador?
Fácil, ser treinador está muito longe de ser jogador! Mais, o facto de se ter sido um excelente jogador não quer dizer que se seja um bom treinador... E se quiserem até vos dou n casos e percebem rapidamente... Mais digo, quando um ex-jogador por melhor que tenha sido, decide tornar-se treinador num clube como o Benfica, os adeptos tem que saber separar e criticar positiva ou negativamente, conforme o que este faz enquanto treinador...
Dito isto, o Lisboa foi o melhor do seu tempo enquanto jogador (eu não gosto da designação de melhor de sempre ou coisa que lhe valha, porque o jogo tem evoluído para níveis diferentes), mas como treinador é um dos mais fracos... Não é por se ganhar muito ou por se ganhar no dragão, é pelo que apresentamos... Olhar para a nossa equipa e ver a forma como jogam é penoso... Claro que não peço que vão para a Europa e ganhem as competições ou que se ganhem todos os jogos, até porque sei que a bola nem sempre entra. Mas gostava de ver os jogadores do Benfica defenderem, de quando a defesa não resulta poder haver uma ou outra segunda opção no que a defesa diz respeito, gostava que o Benfica aproveitasse o Cláudio, não tivesse mandado embora o Fábio Lima, que já existissem alguns jovens dos que passaram pelas mãos do Goran nesta equipa (Castela, Belo, Sérgio Silva, Gameiro, Ricardo, e tantos outros) mas não a fazer 5 minutos quando estamos a ganhar por 50, mas sim a serem opção... Gostava de ver a equipa do Benfica a chegar ao ataque e mostrar movimentos interessantes, onde a bola se move rápido, onde encontramos a solução mais fácil para lançar, seja 1x1, seja de baixo do cesto sozinho, seja de 3, mas que seja realmente a opção mais correta... Não espero que o Lisboa ou outro treinador cheguem e inventem 3 ou 4 jogadas nunca vistas no basket, prefiro alguem que se especialize em determinados movimentos e os aplique de forma a que seja efectivo (ver Obradovic e perceber que com coisas simples se consegue muito). Quero um treinador que explique o que é o spacing e o porque de ser importante, mas que não quer dizer que se lance de 3 sempre! Quero alguém que consiga colocar a equipa a defender como um só e não apenas um a defender pela equipa toda. Quero um treinador que prepare o jogo e não deixe que os melhores jogadores adversários tenham sempre espaço para fazerem o que querem.

Dito isto, se for o André Martins como dizes, que seja, e que se tiver defeitos nós o possamos criticar e mais importante que se for competente lhe dêem o que deram ao Lisboa para trabalhar.

eu concordo com grande parte do que é dito no teu post.
o nome do andré martins apenas me foi dito por ex-colegas de equipa (eu já não jogo, apesar de ter sido federado 19 anos sempre foi a um nível amador como sénior)

Vitor Alves

Slipknot_BMC

Paulie Gualtieri

o basket evoluiu. já não se joga tanto "a passo". os ataques são cada vez mais rápidos. não estou a dizer que é chegar lá à frente e atirar, digamos que é muito mais "dinâmico".

cada vez menos se chega lá à frente, arruma-se as peças, vá agora vamos fazer a jogada X... é muito mais de leitura, de "princípios", etc...

Vitor Alves

Citação de: Slipknot_BMC em 23 de Maio de 2016, 14:13
Citação de: Vitor Alves em 23 de Maio de 2016, 14:10
Porque não, Mário Palma?

esse é outro que parou no tempo

Não sou conhecedor aprofundado de Basquetebol, mas parece-me que a nossa equipa tem falta de agressividade a defender, e dp somos muito dependentes do tiro exterior.
Penso também que nos faz falta um base com mais qualidade!! Mas como referi logo no inicio, não sou grande conhecedor...

Qual seria a aposta ideal para treinador?

Slipknot_BMC

Citação de: Vitor Alves em 23 de Maio de 2016, 14:17
Porque não, Mário Palma?

Não sou conhecedor aprofundado de Basquetebol, mas parece-me que a nossa equipa tem falta de agressividade a defender, e dp somos muito dependentes do tiro exterior.
Penso também que nos faz falta um base com mais qualidade!! Mas como referi logo no inicio, não sou grande conhecedor...

Na minha opinião , o treinador da Ovarense (Felix kk coisa ) , neste momento qualquer treinador Espanhol está a anos luz dos Portugueses.

blog benficaatemorrer

Porque não, Mário Palma?

Zé Ricardo, Félix Alonso...

Paulie Gualtieri

também temos jogadores "fora do prazo". não digo que não sejam profissionais, mas se calhar já não dá para mais.

eu ontem não vi o jogo todo, mas recuperação defensiva era zero... o porto ganhava o ressalto, fazia um contra ataque e era uma autoestrada

Paulie Gualtieri

Citação de: Slipknot_BMC em 23 de Maio de 2016, 14:18
Porque não, Mário Palma?

Na minha opinião , o treinador da Ovarense (Felix kk coisa ) , neste momento qualquer treinador Espanhol está a anos luz dos Portugueses.

arrisco-me a dizer neste momento e em qualquer momento. os espanhóis são máquinas

Bethinho

o Luis Magalhães por onde anda?não seria uma opção viável?

Paulie Gualtieri

da ultima vez que soube dele andava por angola

Slipknot_BMC

Citação de: Bethinho em 23 de Maio de 2016, 14:23
o Luis Magalhães por onde anda?não seria uma opção viável?

axo que por Angola está a receber mt , dificilmente deve querer sair de lá

Coach_Gouveia

Citação de: Slipknot_BMC em 23 de Maio de 2016, 14:18
Porque não, Mário Palma?

O treinador espanhol simplesmente não parou no tempo. Não teimou a ficar com as mesmas ideias, sejam essas quais forem.
A maior parte dos treinadores portugueses (a geração mais antiga) tem ideias de jogo assustadoras, e depois quando se tenta adaptar a como se joga agora, fazem o que o Lisboa faz, pega no que vê uns fazerem lá fora e copia... Não interessa se tem os jogadores para isso ou não, o que interessa é que os Golden State ou o Real Madrid faz o mesmo...
Isto está errado, podes e deves ter alguns princípios teus (nomeadamente defesa) e alguns que até podes copiar de alguns treinadores (ofensivamente) mas quando os copias convém saberes o que fazes ou o porque de se fazer... Isto não é montar um sistema de ataque e já está! É necessário perceber onde vais tirar vantagens, é preciso que acha mais que 1 ou 2 soluções, é preciso que o ataque não seja lento... Enfim, tanta coisa...
O treinador médio espanhol é imensamente melhor que o melhor português, só e unicamente porque sabe ouvir e aprender, coisa que a maior parte dos treinadores portugueses não querem...