Chalana, o Pequeno Genial

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2008-2008), 10 jogos (3 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

diableimage

Fotografia de Paulo Catrica
22 de Janeiro de 1984

Kakarotto

Miklós Fehér e Fernando Chalana.

_-Tiago-_

Citação de: Kakarotto em 14 de Agosto de 2022, 19:06

Miklós Fehér e Fernando Chalana.
agora estão os lá em cima a fazer uma peladinha

ana_lopes2009

Red_Wings

Citação de: HB em 14 de Agosto de 2022, 16:33

Também tenho esta imagem guardada, já há uma boa mão cheia de anos.

Faz parte de uma colecção de posteres que o nosso Museu fez para vários craques. Tenho vários guardados, estão muito fixes.

Essa imagem só me deixa uma dúvida: o n.º 9 ali ao canto era suposto ser referente ao número do jogador? Se for, é uma gralha enorme!!

Só se o 9 for o número do poster, mas acho mesmo que eles queriam indicar o número do Chalana...

Grande fail...    :-X

Red_Wings

Citação de: RedVC em 13 de Agosto de 2022, 08:36
Citação de: Red_Wings em 13 de Agosto de 2022, 05:46
Citação de: RedVC em 12 de Agosto de 2022, 19:58

Diamantino, Humberto Coelho, Carlos Manuel, Sheu, Toni e António Bastos Lopes.
Chalana.
Tanto Benfica.

O Simões e o José Augusto?

O João Alves, o Pietra e o Nené?

:-X

José Augusto e Pietra estiveram presentes.
João Alves é comentador na RTP. António Simões aparece regularmente.
Nené é que me preocupa. Não o vi e deveria ter estado na primeira linha.
Espero que esteja bem de saúde.
Nené é uma figura de primeira grandeza no Benfica.

Como figuras maiores do nosso Clube, não deveriam ter estado presentes sim, mas no relvado, ali ao lado do Toni e dos demais?

A não ser que estejam com alguns problemas de mobilidade... Se for esse o caso, compreende-se...

Quanto ao Simões, não me admirava nada que ainda seja personna non grata pelo delfim do vigarista e que, por isso, ainda não seja bem vindo, nem se sinta bem vindo ali. Provavelmente terá ido à missa e pronto.

Mas não sei, estou a especular, confesso. A verdade é que não vi nada sobre ele.

Simões e José Augusto são as nossas duas maiores glórias ainda vivas! Em termos de idade e currículo.

Motörhead

Citação de: Red_Wings em 15 de Agosto de 2022, 05:02
Citação de: HB em 14 de Agosto de 2022, 16:33

Também tenho esta imagem guardada, já há uma boa mão cheia de anos.

Faz parte de uma colecção de posteres que o nosso Museu fez para vários craques. Tenho vários guardados, estão muito fixes.

Essa imagem só me deixa uma dúvida: o n.º 9 ali ao canto era suposto ser referente ao número do jogador? Se for, é uma gralha enorme!!

Só se o 9 for o número do poster, mas acho mesmo que eles queriam indicar o número do Chalana...

Grande fail...    :-X
Também há outra coisa que me deixa em dúvidas. Aquele "lateral esquerdo"... já entendo o porquê de o JJ ter tentado o Bernardo naquela posição ....

diabo maiato

Vi-o ao vivo no topo da sua forma que não é  1984 como muitos parecem querer afirmar.  O melhor dele foi 1977,  1978 um Chalana fantástico,  fintas,  cruzamentos e golos!!!  1979 foi um ano mau um jogador do Varzim parte-lhe a perna. 1980 até 1984 também teve momentos excelentes,  melhor jogador nacional.
Quando regressa a Luz em 1987 ainda mostra a sua classe mas muitas lesões complicam a carreira de Chalana. Que saudades!!!!!

diabo maiato

Ontem o Rudolph em vez de lamentar o falecimento de Chalana como grande jogador e homem e seu contemporâneo preferiu  só falar de Secretário ( desejo as melhoras do antigo jogador Sporting e Porto) e insultar o Benfica pelos acontecimentos de Guimarães. Rudolph és  escumalha e um verdadeiro nojo como pessoa,  tem vergonha tu e a sementv!! Só ódio!!!!

Motörhead

drullo

Elvecchio

Em 1982/83 e 1983/1984, vi o Fernando fazer coisas que dificilmente voltarei a ver num jogo de futebol. Nesses tempos nao havia (Ou havia poucas) transmissões e por isso quem viu viu, quem não viu nem no youtube vai conseguir ver.

Parafraseando um jornalista antigo (Nao me lembro do nome)... "Messi tem coisas de Chalana".

Verdade verdadinha.

Elvecchio

Citação de: diabo maiato em 15 de Agosto de 2022, 18:06
Ontem o Rudolph em vez de lamentar o falecimento de Chalana como grande jogador e homem e seu contemporâneo preferiu  só falar de Secretário ( desejo as melhoras do antigo jogador Sporting e Porto) e insultar o Benfica pelos acontecimentos de Guimarães. Rudolph és  escumalha e um verdadeiro nojo como pessoa,  tem vergonha tu e a sementv!! Só ódio!!!!

Faço minhas as tuas palavras.

No entanto nao posso deixar passar em claro as declarações do Antonio Oliveira. Arrisco dizer que talvez tenha sido a declaração sobre o falecimento do Fernando mais carregada de emoção. Não sei se tinham amizade fora dos relvados, mas que o homem estava verdadeiramente perturbado isso estava.