Cosme Damião

The website encountered an unexpected error. Try again later.

Ned Kelly

Lá vem o outro burro do Serradura insistir no Júlio, entre outras bacoradas. Fdx, quem na direcção protege as costas a este cepo?

A memória do Cosme Damião não merece este Serradura nem quem lhe dá guarida.

RedVC

Citação de: Ned Kelly em 29 de Janeiro de 2016, 18:13
Lá vem o outro burro do Serradura insistir no Júlio, entre outras bacoradas. Fdx, quem na direcção protege as costas a este cepo?

A memória do Cosme Damião não merece este Serradura nem quem lhe dá guarida.

Que eu saiba o dito historiador foi dispensado de funcionário do Clube já há algum tempo.
Presumo que existe indiferença da Direcção perante a situação.
Na minha modesta opinião é errado.
O Clube devia tomar posição oficial perante esta esta teimosia inconcebível.




RedVC

#857
Eu gostava que o sr. serrado explicasse isto:

bilhete de identidade = documento oficial do Estado Português

Registo paroquial de batismo = documento oficial da Igreja Católica




O sr. serrado que nos diga qual é o documento que ele tem que e que é mais importante logo se sobrepõe a estes.

Que diga. Que prove. Que mostre.

O documento que prova o que ele vem dizendo desde que publicou a biografia do "júlio".


pcssousa

Citação de: RedVC em 29 de Janeiro de 2016, 18:36
Citação de: Ned Kelly em 29 de Janeiro de 2016, 18:13
Lá vem o outro burro do Serradura insistir no Júlio, entre outras bacoradas. Fdx, quem na direcção protege as costas a este cepo?

A memória do Cosme Damião não merece este Serradura nem quem lhe dá guarida.

Que eu saiba o dito historiador foi dispensado de funcionário do Clube já há algum tempo.
Presumo que existe indiferença da Direcção perante a situação.
Na minha modesta opinião é errado.
O Clube devia tomar posição oficial perante esta esta teimosia inconcebível.

Historiador? "historiador", mas é. Ou contador de estórias da carochinha...

Quando surgiram as primeiras atoardas desse indivíduo acerca da acta da fundação logo tratei de o desmentir por cá, embora alguns o tenham defendido. Mas ele descredibiliza-se a ele próprio... Indivíduo sem idoneidade alguma.

Ned Kelly

Julgo que o tipo terá privado com o padrinho do "Júlio". Só assim terá conhecimentos que nem as fontes oficiais mostram  :smokin:

De qualquer forma, o Benfica não deveria ser indiferente a isto. Trata-se de defender a nossa História e exigir respeito pelos ases que nos honraram o passado. E que ás, neste caso!

RedVC

#860
Mais um episódio na triste história do historiador.

Não li o livro. Não vou ler. Bastou-me para isso ter lido a biografia do "júlio".

Agora, basta-me olhar para os recortes que Alberto Miguéns publicou para concordar com tudo o que esse ilustre Benfiquista escreveu.

Mas existe ainda mais alguma coisa para dizer.

E assim, baseado num dos seus recortes que aqui uso, vou acrescentar mais um detalhe revelador.


a fantasia

Final da página 58; 243 pp; Mitos do Futebol Português, Serrado, Ricardo; Plátano Editora; Lisboa; 2015 (setembro)



a verdade


ou seja, Cosme Damião, pai de Cosme Damião (o nosso Cosme) morreu não em 1896 (mil oitocentos e noventa e seis) mas sim em 1895 (mil oitocentos e noventa e cinco).

Morreu em 11 de Junho de 1895. Morreu seis meses antes de 1896. Seis meses.

Não é detalhe. O rigor não é compatível com arredondamentos de datas.

Caso para dizer "cada buraco, cada júlio".

Em remate interessa dizer que não há aqui nenhum sentido de perseguição ao dito senhor.

A mensagem é simples: os Benfiquistas não são parvos; os Benfiquistas têm brio e orgulho no seu Clube. Os Benfiquistas sabem onde procurar informação. Gostam do rigor. Gostam que as suas figuras históricas de maior destaque sejam tratadas com verdade. Porque queremos que sejam no futuro aquilo que foram no seu tempo, quando eram vivos ou seja homens de grande dimensão aos quais o Sport Lisboa e Benfica e o desporto em Portugal muito deve.


piratas15

Grande trabalho de pesquisa histórica em defesa do Benfica e do  seu principal fundador  feito pelo grande Benfiquista Alberto Migueis , bravo e obrigado!

RedVC

#862
Como disse anteriormente acho que deveria haver uma tomada de posição oficial.
Não é um assunto menor ainda para mais quando a temática à volta dos primeiros anos tem sido usada como arma de combate para alguma gente de outros clubes.

A nossa História é transparente desde que a argumentação seja instruída em factos. Quando é inquinada por opiniões falaciosas ou trafulhices então há lugar a repor os factos. Olhos abertos e ouvidos atentos para com essa gente.

A pesquisa das certidões é algo que qualquer pessoa pode fazer. São documentos públicos. Desmentem por completo teorias teimosas, trapalhonas e que só aldrabam e confundem. Fico feliz de que estejam a ser vistos pelos Benfiquistas para que possam tomar consciência de quão longe da verdade algumas pessoas baseiam as suas teorias.



RedVC

#863
Citação de: piratas15 em 31 de Janeiro de 2016, 12:15
Grande trabalho de pesquisa histórica em defesa do Benfica e do  seu principal fundador  feito pelo grande Benfiquista Alberto Migueis , bravo e obrigado!


Obrigado piratas15,  O0

Desculpa-me no entanto só uma pequena precisão, aliás no seguimento da argumentação de Miguéns.

Acho que não devemos colocar a questão de Cosme ter sido o "principal fundador".

O que conhecemos dos documentos baseados em entrevistas com alguns dos fundadores indica que foram 24 os que estiveram presente na reunião do acto fundador. São nomeados 23 num documento feito com a letra de Cosme Damião. São 24 e todos ao mesmo nível.

Várias pessoas de boa fé e com opinião instruída em factos e documentos, nas quais eu me incluo, têm a plena convicção de que para além dos 24, outros homens foram igualmente ou até mais importantes para o nosso Clube. E foram-no antes e depois de Fevereiro de 1904.

A acrescer aos 24, temos de considerar que existiram mais uma duas ou três dezenas de outros rapazes que por lá andavam a "futebolar". A maioria preocupava-se apenas em "futebolar" mas alguns contribuíam de outras formas. Os que pensavam o Clube ajudaram a criar uma massa crítica e uma filosofia de Clube. Ajudaram a definir as cores e o emblema, e no seguimento ou por consequência definiram um Ideal.

O princípios desse Ideal estão resumidos no E Pluribus Unum, sendo que o emblema e as cores têm significados que são conhecidos e nunca foram alterados.

Gostaríamos de conhecer mais factos e ter mais documentação mas esses eram tempos em que a documentação produzida não era muita e a maior parte estavam mais preocupados com as "futeboladas" do que com a escrita e a organização. Eram amadores e tinham maior preocupação com a sua profissão e com a sua subsistência. Eram tempos difíceis.

Cosme Damião pelo que atrás se disse não foi o principal fundador. Foi um dos 24. Podemos antes dizer que Cosme Damião foi a principal figura do Clube até 1926. Em alguns momentos outros assumiram esse papel. Se não vejamos:

Manuel Gourlade, a alma e a organização durante os primeiros 3-4 anos. Decisivo também para a resistência e sobrevivência à crise de 1907.

José da Cruz Viegas, que não está no documento fundador logo não é nenhum dos 24, foi o homem decisivo para definir o primeiro nome do nosso Clube e as cores do nosso emblema e equipamento principal.

Daniel Santos Brito e José Rosa Rodrigues, membros da primeira Direcção.

António Rosa Rodrigues e Cândido Rosa Rodrigues, pelo aspecto decisivo de serem os donos da primeira bola e os homens que juntamente com o irmão José, tinham um preponderância na organização e iniciativas dos primeiros 2-3 anos do Clube.

Ignácio José Franco (Conde do Restello) e o seu irmão Pedro Augusto Franco, donos da Farmácia Franco, cujo apoio financeiro perdurou para além da fusão de 1908.

António Meirelles, médico da Farmácia Franco, cujo apoio profissional e financeiro era também importante nesses tempos.

Januário Barreto, primeiro presidente eleito. Homem de grande inteligência e humanismo. Tal como Cosme, e outros casapianos (António do Couto, Emílio de Carvalho, Pedro Guedes, João Persónio, Leopoldo Mocho, e outros)

Silvestre da Silva, outro casapiano, cuja acção como jogador e como interveniente num acto burocrático bem definido mas crítico para a nossa sobrevivência torna uma figura incontornável a quem também devemos a nossa sobrevivência.

Marcolino Bragança, jogador secundário desses primeiros tempos, mas cuja ideia de transitar a 2ª para a 1º categoria foi o gatilho para o entusiasmo que resolveu a crise de 1907.

Félix Bermudes pela sua inteligência e dinheiro garantiu que os moldes (até o nome) do Clube fosse o que ainda é hoje. É pública a parte das actas das reuniões para a fusão em que está registada a sua opinião - decisiva - para a instituição do nome Sport Lisboa e Benfica

Henrique Costa, talvez o mais dedicado e abnegado jogador desses primeiros anos (a par de Cosme) assim como os restantes membros das primeira, segunda e terceiras categorias entre 1904 e 1908, cujo entusiasmo e talento futebolístico permitiu que o nosso Clube desde logo fosse o mais popular criando capacidade para resistir.

Mesmo os que desertaram tiveram um papel decisivo para a criação de um espírito de resistência que salvou o nosso Clube.

E Pluribus Unum, Todos por um.

piratas15

Li com toda atenção o teu post  RED VC e claro que estou de acordo com tudo que está escrito ...Só chamei a Cosme Damião o "principal "  fundador só por um motivo : É o mais carismático e mais conhecido dos 24 fundadores do nosso GLORIOSO clube ,não foi minha intenção tirar valor ou menosprezar a participação dos outros membros desse dia fantástico que foi o nascimento do GLORIOSO .Saudações do GLORIOSO.Uma duvida : E PLURIBUS UNUM ou ET PLURIBUS UNUM quer dizer " Todos por um " ou " De todos um "? Obrigado.

RedVC

Citação de: piratas15 em 31 de Janeiro de 2016, 16:00
Li com toda atenção o teu post  RED VC e claro que estou de acordo com tudo que está escrito ...Só chamei a Cosme Damião o "principal "  fundador só por um motivo : É o mais carismático e mais conhecido dos 24 fundadores do nosso GLORIOSO clube ,não foi minha intenção tirar valor ou menosprezar a participação dos outros membros desse dia fantástico que foi o nascimento do GLORIOSO .Saudações do GLORIOSO.Uma duvida : E PLURIBUS UNUM ou ET PLURIBUS UNUM quer dizer " Todos por um " ou " De todos um "? Obrigado.

Claro que sim piratas15. Eu entendi justamente que era essa a ideia que procuraste passar. Eu ainda assim aproveitei para passar mais algumas ideias. Foi muito oportuno o teu comentário e mostra que és mais um dos Benfiquistas como eu que gostam e estão atentos a estes assuntos.

Existe um número crescente de Benfiquistas que estão cada vez mais a tomar consciência que a grandeza do nosso Clube se faz não apenas do seu presente de títulos mas também do seu passado. E tal como é preciso cuidar do presente é preciso ter carinho e cuidado com o passado. Tanto o passado como o presente serão fundamentais para um futuro de glória

Existe uma grande evolução no conhecimento médio dos Benfiquistas relativamente ao passado do Clube. Essa evolução é visível quando pensarmos o que existia aqui há uns 5-10 anos atrás. Há muito mérito na construção e no cuidado que o Museu teve por parte da Direção e de quem colaborou para o edificar. É um templo de Glória e de conhecimento do nosso presente e passado. Estão lá os troféus mais recentes e os mais antigos. Estão lá as nossa maiores figuras evocadas regra geral de forma justa e cuidada. É uma peça importante para nos diferenciar dos nossos rivais.

E Pluribus Unum? Sei lá... Já vi várias traduções por exemplo o tradicional que ouvia quando era criança: "Um por todos e todos por um" depois há "De todos, um" depois "Todos por um". Tenho ideia que os fundadores não definiram a sua ideia de tradução. Se calhar estas diferentes traduções também reflectem falta de consenso nos especialistas. Se calhar existe uma tradução tecnicamente mais aceitável. Eu dessas três possibilidades gosto mais das duas últimas. Já tenho usado quer uma quer outra. A primeira parece-me um lema menos adequado. Mas o que interessa é o conceito. O Clube é mais importante. "De todos, um" ou "Todos por um" no fundo quer dizer que da união, da força de todos sai mais forte Um. O nosso Clube.


Lorne Malvo

O que me parece que aconteceu foi que o Serrado fez um mau trabalho de pesquisa e agora, mesmo confrontado com documentos que provam o contrário, recusa-se a dar o braço a torcer e vai dando respostas enigmáticas à Octávio Machado: "eu sei coisas", "eu tenho provas", etc. Mas as provas nunca aparecem.

Quando prefere manter uma mentira para não admitir que errou, como se fosse crime errar, está tudo dito sobre a sua condição de "historiador".

RedVC

Citação de: Lorne Malvo em 31 de Janeiro de 2016, 18:01
O que me parece que aconteceu foi que o Serrado fez um mau trabalho de pesquisa e agora, mesmo confrontado com documentos que provam o contrário, recusa-se a dar o braço a torcer e vai dando respostas enigmáticas à Octávio Machado: "eu sei coisas", "eu tenho provas", etc. Mas as provas nunca aparecem.

Quando prefere manter uma mentira para não admitir que errou, como se fosse crime errar, está tudo dito sobre a sua condição de "historiador".

Sim. Existem indícios de desconhecer ou no melhor cenário ter completamente desvalorizado a grande entrevista que Cosme Damião deu ao jornal A Bola quase no fim da sua vida. Isso é inacreditável para alguém que faz destas temáticas a sua vida profissional. Mas como Alberto Miguéns demonstra existe trapalhice nova. E também situações que inclusivamente envolveram terceiros. Isso já configura mais do que má pesquisa. Não vale a pena adjectivar isso. Está lá no blogue de Alberto Miguéns para todos os que quiserem ler e tomar a sua própria opinião.

Se tiver bom senso este "historiador" poderia dedicar-se à historia do scp e do fcp. Entretinha-se e acima de tudo poderia deixar a História do SLB em paz.

Lorne Malvo

Citação de: RedVC em 31 de Janeiro de 2016, 19:18
Citação de: Lorne Malvo em 31 de Janeiro de 2016, 18:01
O que me parece que aconteceu foi que o Serrado fez um mau trabalho de pesquisa e agora, mesmo confrontado com documentos que provam o contrário, recusa-se a dar o braço a torcer e vai dando respostas enigmáticas à Octávio Machado: "eu sei coisas", "eu tenho provas", etc. Mas as provas nunca aparecem.

Quando prefere manter uma mentira para não admitir que errou, como se fosse crime errar, está tudo dito sobre a sua condição de "historiador".

Sim. Existem indícios de desconhecer ou no melhor cenário ter completamente desvalorizado a grande entrevista que Cosme Damião deu ao jornal A Bola quase no fim da sua vida. Isso é inacreditável para alguém que faz destas temáticas a sua vida profissional. Mas como Alberto Miguéns demonstra existe trapalhice nova. E também situações que inclusivamente envolveram terceiros. Isso já configura mais do que má pesquisa. Não vale a pena adjectivar isso. Está lá no blogue de Alberto Miguéns para todos os que quiserem ler e tomar a sua própria opinião.

Se tiver bom senso este "historiador" poderia dedicar-se à historia do scp e do fcp. Entretinha-se e acima de tudo poderia deixar a História do SLB em paz.

Não sabia disso. Se isto vai para além da simples má pesquisa então a coisa muda de figura. O Benfica não pode permitir que ande por aí um indivíduo a forjar datas com relevo para o clube só porque lhe apetece.

RedVC

Citação de: Lorne Malvo em 31 de Janeiro de 2016, 23:42
Citação de: RedVC em 31 de Janeiro de 2016, 19:18
Citação de: Lorne Malvo em 31 de Janeiro de 2016, 18:01
O que me parece que aconteceu foi que o Serrado fez um mau trabalho de pesquisa e agora, mesmo confrontado com documentos que provam o contrário, recusa-se a dar o braço a torcer e vai dando respostas enigmáticas à Octávio Machado: "eu sei coisas", "eu tenho provas", etc. Mas as provas nunca aparecem.

Quando prefere manter uma mentira para não admitir que errou, como se fosse crime errar, está tudo dito sobre a sua condição de "historiador".

Sim. Existem indícios de desconhecer ou no melhor cenário ter completamente desvalorizado a grande entrevista que Cosme Damião deu ao jornal A Bola quase no fim da sua vida. Isso é inacreditável para alguém que faz destas temáticas a sua vida profissional. Mas como Alberto Miguéns demonstra existe trapalhice nova. E também situações que inclusivamente envolveram terceiros. Isso já configura mais do que má pesquisa. Não vale a pena adjectivar isso. Está lá no blogue de Alberto Miguéns para todos os que quiserem ler e tomar a sua própria opinião.

Se tiver bom senso este "historiador" poderia dedicar-se à historia do scp e do fcp. Entretinha-se e acima de tudo poderia deixar a História do SLB em paz.

Não sabia disso. Se isto vai para além da simples má pesquisa então a coisa muda de figura. O Benfica não pode permitir que ande por aí um indivíduo a forjar datas com relevo para o clube só porque lhe apetece.

É uma tristeza Lorne, mas por favor atenta na parte "Trafulhice II"

http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2016/01/cosme-ata-serrado.html

A situação fala por si.