Gonçalo Delgado (Basquetebol)

Poste, 26 anos,
Portugal
Estatísticas: 3 épocas

Títulos: Supertaça (1), Taça Hugo dos Santos (1)

Walter Morgan

19pts e 16res hoje contra o Ginásio.

Coach_Gouveia

Fez mais um grande jogo hoje frente à Sampaense.

Definitivamente temos jogador e tem de ou passar para a A (principalmente porque há alguns que não contam) ou no próximo ano estar numa equipa na Liga onde jogue.

Para se perceber melhor, é o 7º melhor da Proliga em termos de valorização.
Tem médias de:
14.8 pontos com 55% de 2, 32% de 3 e 68% de LL, 10.4 ressaltos, 1.3 de assistências e 1 desarme de lançamento.

Um bicho!

Universo Benfica

#32


Talento que também se mede aos palmos
Gonçalo Delgado, de 20 anos, é basquetebolista a equipa B e, depois de uma temporada a bom nível onde incluiu estreia na equipa principal, concedeu uma entrevista ao jornal O Benfica a quem se deu a conhecer um pouco mais aos Benfiquistas.

No alto dos seus 2,04m de altura, Gonçalo Delgado representou a equipa B do Benfica esta época. Numa entrevista ao jornal O Benfica, o jovem diz que encara a dedicação ao trabalho como solução única para vingar na modalidade de águia ao peito.

Fez a formação no Almada Basket Clube. Como se deu a mudança para o Benfica no início desta temporada?

Contactaram-me a perguntar se eu estaria interessado em vir para o Benfica, pareceu-me uma proposta interessante e acabei por aceitar.

Foi fácil tomar a decisão de aceitar a proposta?

Sim, a proposta foi bastante interessante, mesmo em termos desportivos, porque jogava numa divisão inferior. É um nível diferente e ter a oportunidade de treinar com a equipa principal ainda me fez decidir mais rápido.

Quais são as principais diferenças na realidade que encontrou aqui?

A intensidade de jogo. Na Proliga já existe uma grande intensidade e com a equipa principal a diferença ainda é mais notória. A intensidade e o jogo mais físico foi o que notei mais.

Terminou a Proliga como o 6.º jogador mais valioso e já se estreou pela equipa principal. Era difícil imaginar uma época de estreia melhor...

Não estava à espera, claramente. Nunca pensei que conseguisse alcançar o que consegui até agora.

Qual é o sentimento de terminar uma Liga com vários jogadores com muita experiência os jogadores entre os mais valiosos?

É algo especial, algo que nunca tinha vivido antes. Aqui é totalmente diferente, mesmo a maneira de conviver com as pessoas e toda a envolvência. Estou muito feliz.

Nos 12 primeiros do ranking MVP, só o Rafael Lisboa e o Neemias são mais novos do que o Gonçalo. Como é que analisa este dado?

Eu pessoalmente não acho assim tão importante. É essencial dedicarmo-nos e entregarmo-nos na totalidade ao jogo. As idades não são assim tão importantes. Por exemplo, há um jogador do Real Madrid [Luka Doncic], que nasceu em 1999, ainda mais novo do que eu, e já joga na Euroliga, que é uma das melhores competições de basquetebol.

Integrar os trabalhos da equipa principal tem sido um fator decisivo para o rendimento que apresentou na Proliga?

Sim, é superimportante. Aqui criam-nos mais dificuldades do que aquelas a que estamos habituados. Saímos muito da nossa zona de conforto. Isso prepara-nos de outra forma para depois jogar na Proliga, onde o nível é um bocado menos exigente.

As boas exibições ao serviço da equipa B levaram-no a estrear-se pela equipa principal, num jogo com o Eléctrico. Como foi vestir essa camisola?

É algo diferente, nunca tinha experienciado isso. Foi muito bom para começar a sentir o que é jogar na equipa principal porque os jogadores são diferentes, é tudo diferente. Mas vejo isso como um passo natural na minha carreira.

Faz parte da equipa B do Benfica mais jovem de sempre a chegar às meias-finais da Proliga. É a prova de que aqui se trabalha bem na formação, tanto ao nível do treino como do scouting, como acabou por ser o caso do Gonçalo?

Aqui faz-se um bom trabalho. Tanto a nível dos treinadores como dos atletas. Somos novos, mas como disse, a idade não importa: se queremos muito, nós vamos conseguir. Só temos de trabalhar arduamente.

Como se descreveria enquanto basquetebolista?

Jogo a extremo/poste e sou um jogador agressivo, no bom sentido.

Quais são os seus objetivos de carreira a longo prazo?

Primeiro quero chegar à equipa principal de forma efetiva, conseguir ter algum tempo de jogo e encontrar o meu espaço. Depois ver o que acontece, nunca se sabe o dia de amanhã.

Já é internacional pelas camadas jovens da seleção e é uma das maiores promessas portuguesas. Sente que a chamada à seleção principal está próxima?

Nunca se sabe, são escolhas do treinador, não posso dizer que sim ou que não. Cada um tem a sua filosofia e a partir daí é que fazem as suas escolhas.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/05/21/basquetebol-goncalo-delgado-entrevista-jornal-o-benfica

TeamRocket37



BudSpencer

Não me passa pela cabeça não apostar neste miúdo......Bom o novo Treinador vai contar muito nessa aposta

JM21

Muito talento. Pelo que já mostrou, deveria fazer uma época na Liga a jogar regularmente. Acho que um empréstimo seria positivo para ele. Se ficar, espero que tenha mais minutos na equipa principal e que quando for para o banco não seja para "encher". Está num nível superior ao da 2ª Divisão.

Universo Benfica

Gonçalo Delgado e Rafael Lisboa no plantel principal

Ambos estiveram em evidência ao serviço da equipa B que atingiu as meias-finais da Proliga e integram agora os trabalhos da equipa principal a tempo inteiro.

Gonçalo Delgado, nascido em 1998, é extremo/poste e transferiu-se para a Luz no início da temporada passada, depois de vários anos ao serviço da formação do Basket Almada Clube. Destaca-se pela sua irreverência e agressividade e terminou a época com uma média de 10 ressaltos ganhos por jogo, 55% de acerto nos 2 pontos, 30% nos três pontos, culminando numa valorização média de MVP de 21,5.

Contactado pelo Site Oficial, o atleta vê este passo "como uma grande oportunidade para poder crescer enquanto jogador". Gonçalo Delgado, que esteve recentemente em bom plano ao serviço da Seleção Nacional no Europeu de Sub-20, recordou a experiência da época transata. "Foi muito produtivo, difícil, trabalhoso, exigente, mas acima de tudo, muito gratificante", disse.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/07/25/basquetebol-benfica-rafael-lisboa-e-goncalo-delgado-sobem-a-equipa-principal

GlennStrombergh

Parabéns. Trabalha e faz pela vida.
Boa sorte.

El Patron

Promoção mais do que justa.

Eterno Benfica

Ainda tem de ganhar muitos Kg

Mikaeil


Eterno Benfica

Quer mais que os outros todos juntos, e isso num campeonato onde a qualidade nao abunda faz toda a diferença.


Este puto faz se jogador, facilmente.


KKK24

Citação de: Eterno Benfica em 10 de Fevereiro de 2019, 20:05
Quer mais que os outros todos juntos, e isso num campeonato onde a qualidade nao abunda faz toda a diferença.


Este puto faz se jogador, facilmente.
Pelo que vi hoje já é jogador. Tudo para ser figura

Slb23

Citação de: Eterno Benfica em 10 de Fevereiro de 2019, 20:05
Quer mais que os outros todos juntos, e isso num campeonato onde a qualidade nao abunda faz toda a diferença.


Este puto faz se jogador, facilmente.


Ganhamos um jogador claramente, pena termos perdido um troféu no processo.

Não merecia ter perdido hoje ele.