Graeme Souness

Treinador, 71 anos,
Reino Unido
Equipa Principal: 2 épocas (1997-1999), 71 jogos (41 vitórias, 15 empates, 15 derrotas)

Red Zeppelin

#180
Deparei-me ontem com uma entrevista dele de 1999, pouco pois de sair do Benfica. Achei muito engraçada e curiosa, vou só deixar uns excertos relativamente ao Benfica.

Acerca das promessas que lhe fizeram no contracto, e o que encontrou cá:

"I was promised $50 million [pounds 31m] to spend on constructing a squad capable of becoming champions again, and a force in Europe," the 45-year-old former Rangers, Liverpool, Galatasaray, Torino and Southampton manager, explains. "I've actually spent $500,000. Any other buys came from money generated by ourselves.

Sobre os adeptos do Benfica e a exigência que por cá existe (ou existia):

"Within three months I realised it was going to be very, very tough. Benfica have the most demanding group of fans I've ever come across, far, far more than at Rangers or Liverpool. They think Benfica have a God-given right to be the best in Europe. But the club's been mismanaged for years now. They haven't won a league title for five years which, for a club supported by 60 per cent of the Portuguese population, is considered unforgiveable. And they're still in the region of pounds 40 million in debt."

Achei a frase "They think Benfica have a God-given right to be the best in Europe" genial e muito acertada ahah.

Sobre a reacção dos adeptos à derrota por 0-3 com o Boavista

"It was a bad result, of course, although the scoreline wasn't a fair reflection on the game. It was played in front of 80,000 people. In our next home game 15,000 turned up. It's the nature of the beast, I'm afraid.

Sobre ter milhares de pessoas a acenar-lhe com lenços brancos:

Was he aware of the handkerchief send-off? Souness smiles wryly. "Well, when there's an 80,000 crowd, and over half of them are waving them at you, there's a decent chance it won't escape your notice," (...) "But it unsettled some of my younger players and, when you bear in mind it happened after 10 minutes when we were just a goal down, that was pretty unhelpful."

Lenços brancos aos 10 minutos de jogo, lembro-me bem desse Benfica  ;D

Sobre ter encontrado Jupp Heynckes quando já se sabia que ele vinha para o Benfica ocupar a sua posição. Pelos visto o Jupp estava todo borrado em vir para cá

"I got the feeling he was a little uncomfortable," Souness admits. "I could quite see the funny side of it. Anything goes in a Latin country, and I wished him good luck for his future." Sounds like Heynckes is going to need it.

A opinião dele sobre o Tugão e o que é treinar o Benfica

Does he regret his 18 months in Portugal? "No, not at all," he insists. "The Portuguese are lovely people, but they take their nice, friendly heads off and leave them at home when they go to a match. You never stop learning in this game, and I believe I'm a better coach now than I was when I started in Lisbon. Football is a fickle game in England, but it's not a patch compared to Portugal. If you can work at Benfica, you can work anywhere."

E por último, se alguma vez voltaria a aceitar um cargo num colosso mundial como o Benfica, que tem uma resposta engraçada

"You mean a huge club whose supporters are so desperate for success that their lives almost depend on it, but there's no money?" He shakes his head and screws up his face. "I wouldn't touch it," he says. "Not a chance."

Muito engraçada a entrevista no geral, fica o link para quem quiser ler na íntegra

https://www.independent.co.uk/sport/football-souness-unmoved-at-mock-farewell-1089967.html

Pancho Lopes 67

#181
Citação de: arodrigues84 em 12 de Setembro de 2018, 05:38
Citação de: Shoky em 24 de Dezembro de 2013, 14:17


Mesmo na pior altura da nossa história o Sporting era a nossa puta.

A 2ªvolta do campeonato de 1997-98 foi das melhores fases do Benfica na crise de 11 anos, não acho o Souness um grande treinador mas é inegável que ele fez um bom trabalho quando chegou na 1ªtemporada, Kandaurov, Luís Carlos e Poborsky trouxeram nova vida a equipa, especialmente o último, ganhamos 14 jogos em 17 na 2ªvolta esmagando Sporting 4-1 em Alvalade e Porto 3-0 na Luz, tivemos também na estreia dos 3 jogadores acima referidos, uma das nossas melhores exibições nas antas, perdemos 2-0 (bis do Artur) mas anularam-nos um golo limpo do Kandaurov qdo tava 1-0 e jogavamos bem e desinibidos, além disso o plantel ainda não tinha sido inundado de britânicos e tinhamos os dois únicos de qualidade que por cá passaram nessa altura, Brian Deane e Scott Minto. No fim ficou a sensação que poderiamos ter sido campeões se o plantel fosse aquele desde o início da temporada...

Pancho Lopes 67

#182
Mas como treinador nunca me convenceu, não chega nem ao nível do brilhante médio que foi, um dos melhores do Mundo nos anos 70 e 80...

Pancho Lopes 67

E nunca esquecer as palavras dele sobre Vale e Azevedo "He is a dangerous man!!!"

Celticfan

Is he hated at Benfica?

Celtic fans hate him. Was a good but dirty player. We hated him as manager of Rangers and Blackburn.

Será ele odiado no Benfica?

Os fãs celtas o odeiam-no. Era um bom mas sujo jogador. Odiávamo-lo como treinador do Rangers e Blackburn.


IlMaestro

Citação de: Celticfan em 21 de Setembro de 2022, 01:54
Is he hated at Benfica?

Celtic fans hate him. Was a good but dirty player. We hated him as manager of Rangers and Blackburn.

Será ele odiado no Benfica?

Os fãs celtas o odeiam-no. Era um bom mas sujo jogador. Odiávamo-lo como treinador do Rangers e Blackburn.

Can't talk for my fellow Benfiquistas but my personal opinion is that he was (and is) a cunt.

One of persons responsible for the departure of our greatest player at the time (and one of the best ever), João Vieira Pinto.

If you don't know him look him up, super underrated player.

As for Souness, even as a pundit he's awful.

Celticfan

Citação de: IlMaestro em 21 de Setembro de 2022, 01:57
Citação de: Celticfan em 21 de Setembro de 2022, 01:54
Is he hated at Benfica?

Celtic fans hate him. Was a good but dirty player. We hated him as manager of Rangers and Blackburn.

Será ele odiado no Benfica?

Os fãs celtas o odeiam-no. Era um bom mas sujo jogador. Odiávamo-lo como treinador do Rangers e Blackburn.

Can't talk for my fellow Benfiquistas but my personal opinion is that he was (and is) a cunt.

One of persons responsible for the departure of our greatest player at the time (and one of the best ever), João Vieira Pinto.

If you don't know him look him up, super underrated player.

As for Souness, even as a pundit he's awful.

If your catholic this should offend you: https://twitter.com/Zeshankenzo/status/1572202530591109122 He promoted bigotry at Rangers

Se o seu católico isto deve ofendê-lo: https://twitter.com/Zeshankenzo/status/1572202530591109122 Promoveu o fanatismo na Rangers

IlMaestro

Citação de: Celticfan em 21 de Setembro de 2022, 02:07
Citação de: IlMaestro em 21 de Setembro de 2022, 01:57
Citação de: Celticfan em 21 de Setembro de 2022, 01:54
Is he hated at Benfica?

Celtic fans hate him. Was a good but dirty player. We hated him as manager of Rangers and Blackburn.

Será ele odiado no Benfica?

Os fãs celtas o odeiam-no. Era um bom mas sujo jogador. Odiávamo-lo como treinador do Rangers e Blackburn.

Can't talk for my fellow Benfiquistas but my personal opinion is that he was (and is) a cunt.

One of persons responsible for the departure of our greatest player at the time (and one of the best ever), João Vieira Pinto.

If you don't know him look him up, super underrated player.

As for Souness, even as a pundit he's awful.

If your catholic this should offend you: https://twitter.com/Zeshankenzo/status/1572202530591109122 He promoted bigotry at Rangers

Se o seu católico isto deve ofendê-lo: https://twitter.com/Zeshankenzo/status/1572202530591109122 Promoveu o fanatismo na Rangers

So, a cunt.  ::bater::

dfernandes

Citação de: IlMaestro em 21 de Setembro de 2022, 01:57
Citação de: Celticfan em 21 de Setembro de 2022, 01:54
Is he hated at Benfica?

Celtic fans hate him. Was a good but dirty player. We hated him as manager of Rangers and Blackburn.

Será ele odiado no Benfica?

Os fãs celtas o odeiam-no. Era um bom mas sujo jogador. Odiávamo-lo como treinador do Rangers e Blackburn.

Can't talk for my fellow Benfiquistas but my personal opinion is that he was (and is) a cunt.

One of persons responsible for the departure of our greatest player at the time (and one of the best ever), João Vieira Pinto.

If you don't know him look him up, super underrated player.

As for Souness, even as a pundit he's awful.

O responsável directo foi o Heynckes, que o dispensou. Quem o queria fora do Benfica desde 1997 era o Vale e Azevedo. O Souness já tinha saído há muito tempo quando o João Pinto foi doado ao Sporting antes do Euro 2000.

Convém ser minimamente rigoroso quando se diz estas coisas.

dfernandes

Citação de: Celticfan em 21 de Setembro de 2022, 01:54
Is he hated at Benfica?

Celtic fans hate him. Was a good but dirty player. We hated him as manager of Rangers and Blackburn.

Será ele odiado no Benfica?

Os fãs celtas o odeiam-no. Era um bom mas sujo jogador. Odiávamo-lo como treinador do Rangers e Blackburn.



Souness in the 97/98 had a great and positive impact in Benfica. The team performed very well after his arrival and finished 2nd in the league (qualifying for Champions League for the 2nd time), which was almost a miracle if you consider how that season started, and even managed to defeat the champions porto by 3-0, and Sporting (4-1, away).

After that promising beginning, the shitshow started in the 98/99 season. He began recruting old and almost semi retired british players like Michael Thomas and the team quickly derailed. He was sacked before the end of that season.

He wasn't the worse coach of that period, though. And he had nothing to do with João Pinto leaving Benfica, which happened more than a year later... The guys responsible for his departure were Jupp Heynckes (coach) and João Vale e Azevedo (president).

IlMaestro

Citação de: dfernandes em 21 de Setembro de 2022, 11:50
Citação de: IlMaestro em 21 de Setembro de 2022, 01:57
Citação de: Celticfan em 21 de Setembro de 2022, 01:54
Is he hated at Benfica?

Celtic fans hate him. Was a good but dirty player. We hated him as manager of Rangers and Blackburn.

Será ele odiado no Benfica?

Os fãs celtas o odeiam-no. Era um bom mas sujo jogador. Odiávamo-lo como treinador do Rangers e Blackburn.

Can't talk for my fellow Benfiquistas but my personal opinion is that he was (and is) a cunt.

One of persons responsible for the departure of our greatest player at the time (and one of the best ever), João Vieira Pinto.

If you don't know him look him up, super underrated player.

As for Souness, even as a pundit he's awful.

O responsável directo foi o Heynckes, que o dispensou. Quem o queria fora do Benfica desde 1997 era o Vale e Azevedo. O Souness já tinha saído há muito tempo quando o João Pinto foi doado ao Sporting antes do Euro 2000.

Convém ser minimamente rigoroso quando se diz estas coisas.

Amigo dfernandes, apesar de não me conheceres eu há muitos anos que aprecio os teus resumos da época e outros vídeos que produziste acerca do Maior. Se há coisa que não gosto é de me enganar, não por uma questão de ego mas sim por fazer questão de ser rigoroso nas minhas afirmações e quando me engano sou o primeiro a dar a mão à palmatória.

Eu tive o cuidado de dizer que o Souness foi UMA das pessoas responsáveis pela saída do JVP, nunca disse que foi a principal. Aliás, se formos rigorosos o principal responsável foi o Vale, penso ser consensual.

Em relação à minha afirmação e para que não restem dúvidas, que tal ouvirmos o que o JVP pensa, dito pelo mesmo ao vivo e a cores?

https://youtu.be/sAzNaRPmQxk?t=1605

Um abraço.

dfernandes

#191
Citação de: IlMaestro em 21 de Setembro de 2022, 12:48
Citação de: dfernandes em 21 de Setembro de 2022, 11:50
Citação de: IlMaestro em 21 de Setembro de 2022, 01:57
Citação de: Celticfan em 21 de Setembro de 2022, 01:54
Is he hated at Benfica?

Celtic fans hate him. Was a good but dirty player. We hated him as manager of Rangers and Blackburn.

Será ele odiado no Benfica?

Os fãs celtas o odeiam-no. Era um bom mas sujo jogador. Odiávamo-lo como treinador do Rangers e Blackburn.

Can't talk for my fellow Benfiquistas but my personal opinion is that he was (and is) a cunt.

One of persons responsible for the departure of our greatest player at the time (and one of the best ever), João Vieira Pinto.

If you don't know him look him up, super underrated player.

As for Souness, even as a pundit he's awful.

O responsável directo foi o Heynckes, que o dispensou. Quem o queria fora do Benfica desde 1997 era o Vale e Azevedo. O Souness já tinha saído há muito tempo quando o João Pinto foi doado ao Sporting antes do Euro 2000.

Convém ser minimamente rigoroso quando se diz estas coisas.

Amigo dfernandes, apesar de não me conheceres eu há muitos anos que aprecio os teus resumos da época e outros vídeos que produziste acerca do Maior. Se há coisa que não gosto é de me enganar, não por uma questão de ego mas sim por fazer questão de ser rigoroso nas minhas afirmações e quando me engano sou o primeiro a dar a mão à palmatória.

Eu tive o cuidado de dizer que o Souness foi UMA das pessoas responsáveis pela saída do JVP, nunca disse que foi a principal. Aliás, se formos rigorosos o principal responsável foi o Vale, penso ser consensual.

Em relação à minha afirmação e para que não restem dúvidas, que tal ouvirmos o que o JVP pensa, dito pelo mesmo ao vivo e a cores?

https://youtu.be/sAzNaRPmQxk?t=1605

Um abraço.

O João Pinto nem se deu bem nem com o Souness, nem com o Heynckes, e especialmente nem com o Vale e Azevedo, que o queria vender desde Dezembro de 1997. Mas problemas entre treinadores, jogadores e direcção aconteceram aos magotes nesse período.

Isso não quer dizer que o Souness tenha tido alguma coisa a ver com a sua dispensa, que só aconteceu mais de 1 ano depois da sua saída. Quem o despediu foi o Heynckes com o alto patrocínio do Vale e Azevedo, que cá pra mim foi o principal causador de todos os conflitos.

Há muito mais coisas em que pegar em relação à passagem do Souness pelo Benfica do que essa.

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/benfica/detalhe/joao-pinto-heynckes-nao-gosta-de-jogadores-portugueses

Alexandre1976

O João Pinto estava praticamente vendido para o Coruña em Dezembro de 97 na altura em que o Vale e Azevedo começou a despachar os jogadores que tinham os salários mais altos do plantel.Sairam nesse periodo Gamarra e Paulo Nunes e já em Janeiro de 98 o Taument que ao que parece tambem mamava um balurdio.O JVP não sai nessa altura porque salvo erro quando ia ser feita a conferencia de imprensa para explicar a situação os sócios invadiram a sala e boicotaram o negocio.Como o Vale estava a apenas 2 meses na presidencia enfiou o rabo entre as pernas e desfez a transferencia .

Alexandre1976

Ainda me recordo que pouco tempo após chegar ao Benfica o Heynckes veio logo com a conversa que o JVP tinha quase a obrigação de marcar pelo menos 15 golos por época.

dfernandes

Citação de: Alexandre1976 em 21 de Setembro de 2022, 13:18
O João Pinto estava praticamente vendido para o Coruña em Dezembro de 97 na altura em que o Vale e Azevedo começou a despachar os jogadores que tinham os salários mais altos do plantel.Sairam nesse periodo Gamarra e Paulo Nunes e já em Janeiro de 98 o Taument que ao que parece tambem mamava um balurdio.O JVP não sai nessa altura porque salvo erro quando ia ser feita a conferencia de imprensa para explicar a situação os sócios invadiram a sala e boicotaram o negocio.Como o Vale estava a apenas 2 meses na presidencia enfiou o rabo entre as pernas e desfez a transferencia .


Não me lembro dessa invasão, mas lembro-me de uma entrevista do João Pinto, que penso que incluí no documentário sobre o período 94/04, na qual ele diz que que pura e simplesmente se recusou a falar com os representantes do Corunha, porque não queria sair.

Isto da mercadoria ter vontade própria é fodido.