Henrique Vieira (Basquetebol)

Como base:

Base, (1957-05-03 - 2022-07-04),
Portugal
Estatísticas: 11 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (7), Taça de Portugal (1), Supertaça (3), Taça da Liga (2), Campeonato Regional de Lisboa (2), Taça de Honra da ABL (1), Grande Torneio Regional (1)

Como treinador:

Treinador, (1957-05-03 - 2022-07-04),
Portugal
Estatísticas: 5 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça Compal (1), Supertaça (2), Taça Hugo dos Santos (1), Troféu António Pratas (2)

Fake Blood


pcssousa

Eram as linhas do hóquei em patins, que eram assim na altura.
O pavilhão 1 era para o basquetebol e hóquei.

pcssousa

Ah, esse jogo foi disputado no dia 13 de Maio de 1990. Foi a sexta vitória nessa época sobre o porto e, no sábado seguinte, ganharíamos o 7º nas Antas e o titulo. 7 vitórias em 7 jogos contra eles.
Nos playoffs ganhámos os nove jogos disputados e foi a primeira época em que todos os confrontos do playoff se disputaram à maior de 5. Antes desta época havia uma 2ª fase, que acabou nessa época.

O treinador era um americano muito culto chamado Tim Shea. Recordo-me de uma frase dele que para sempre retive "As grandes equipas europeias de futebol do Benfica não se construíram do dia para a noite, a grande equipa europeia do Basquetebol do Benfica está a ser construída". Estava mesmo...

Shoky


MrJohnny

Citação de: Shoky em 12 de Agosto de 2014, 23:01
Benfica 87-70 Porto | Final Playoff 1989/90, Jogo 2


Defesa zona com marcação individual ao Lisboa.

Fail.

JP.

Citação de: MrJohnny em 13 de Agosto de 2014, 16:05
Citação de: Shoky em 12 de Agosto de 2014, 23:01
Benfica 87-70 Porto | Final Playoff 1989/90, Jogo 2


Defesa zona com marcação individual ao Lisboa.

Fail.




Box and One :)

MrJohnny


1989er

Citação de: pcssousa em 08 de Julho de 2013, 23:19
Era Base, posição 1. Representou o Benfica entre 1980 e 1992 enquanto jogador. Assim, ganhou 7 campeonatos (1984/85, 1985/86, 1986/87, 1988/89, 1989/90,  1990/91, 1991/92), 1 Taça de Portugal (1991/92), 2 taças da liga (89/90 e 90/91) e 3 supertaças ( 1984/85, 1988/89, 1990/91). Creio ser isto.

Épico, épico foi no seu último ano ter feito a dobradinha como fez, no 5º jogo da final na Luz... perdemos os dois primeiros na Luz, ganhámos os dois seguintes em Ovar, no meio de uma grande festa vareira em que eles achavam que já eram campeões e levámos a decisão para a Luz e pumbas...

Na tarde do jogo 4, fui eu que disse a Eusébio que tinhamos ganho em Ovar... era um jogo de velhas glórias, eu estava na bancada e o "Rei" jogou 10 ou 15 miñutos e estva nervosíssimo. Ao que o Humberto Coelho pergunta para trás do banco: "como está o jogo em Ovar, o Eusébio está que nem pode", respondi: no rádio disseram que estamos a ganhar por 3. Quando terminou o jogo do basquete lá estava o Eusébio ao pé de mim por saber que eu tinha um rádio, e lá lhe disse: "4ª feira vamos ser campeões de basquete"... e fomos!

Uma bela história, para sempre recordar com carinho. Obrigado pela partilha!  O0

Portuguese Giants

Citação de: pcssousa em 08 de Julho de 2013, 23:31
Já agora, e para quem não está recordado, esse 5º jogo que ditou o nosso titulo, jogado numa 4ª feira à noite, teria talvez mais gente fora do pavilhão que dentro dele. Henrique Vieira terá sido excluido com a 5ª falta quando faltariam 5 minutos para o fim... O Benfica estava a perder o jogo e a certa altura o Henrique chamou Lisboa à linha e disse-lhe: "Carlos, tens que ser tu a pegar na bola. Não a passes a ninguém. Vais resolver isto".
O Benfica até ao fim marcou 11 pontos, 9 deles de Lisboa. Um campeonato saborosíssimo, um ambiente escaldante.

Podia mandar PM para te dizer o que vou dizer, mas penso ficar melhor ser dito publicamente: ler os teus posts faz-me sentir quando tinha 12/13 anos, em que limpava tudo o que era livros de cultura geral, um pouco acerca de tudo, história, geografia, desporto, literatura, política, etc.

Quanto mais leio, mais quero ler, mais quero aprender. É como vivesse o Benfica que adeptos como eu idealizamos mas que não temos hoje em dia, sem saber muito bem porquê.

O meu muito obrigado por tudo o que me proporcionas quando escreves neste espaço. É História viva!


Saudações!


:bow2: :bow2: :bow2:


pcssousa

Obrigado, quase me deixas sem jeito. Abraço.

O Henrique Vieira foi um grande base. Disse Tim Shea, aquando da sua passagem por cá, que de categoria internacional.
Não vi os do passado, que são apontados como referência, mas os dois melhores portugueses posição 1 que vi jogar foram o Henrique Viana e o Pedro Miguel, mas não consigo dizer qual o melhor.

Creio que já contei aqui esta história, mas conto novamente: no ano em que nos treinou na Proliga, um pouco desafiado cá no fórum pelo saudoso Manuel Costa, decidi entrar em campo no final do nosso jogo em Coimbra e fazer uma pequena entrevista. Ora, "invadi o campo", abordei-o, contei-lhe o quanto o admirava, referi-lhe que jogou aquando da sua chegada de Africa à Metrópole no clube da minha cidade Natal e pedi-lhe umas palavrinhas.
Ora, disse-me que no pós-25 de Abril tinha jogado no Ginásio Figueirense, em troca de emprego e alimentação, vivendo num sotão pertença do clube, junto com outros atletas. Recordou a sua vinda para o Benfica, em 1980 e disse-me que contava ser campeão nacional pelo Benfica na época seguinte...
"Da Proliga?" perguntei eu... "Não, campeão mesmo" disse-me ele.
Postei cá isto, perante a estupefação do Manuel Costa.

A verdade é que isto se concretizou.

Ah, no fim da conversa pedi-lhe, naturalmente, um autógrafo.




Como podem reparar, a queda da Liga de Basquetebol foi planeada.

Redking

Mantém-se como coordenador do Algés?

Pancho Lopes 67

#686
Infelizmente não o vi jogar, lembro-me do Pedro Miguel um verdadeiro base de excelente qualidade, pergunto a quem viu os 2 qual era o melhor? E se na altura que jogou era o melhor jogador da equipa depois do Carlos Lisboa e o Jean-Jacques?

Pelo que vi dele em videos da net tinha um gesto técnico de lançamento perfeito, dos mais bonitos que vi até hoje.

JP.

Citação de: pcssousa em 14 de Agosto de 2014, 12:30
...


Apareceu-me este tópico novamente ativo. Aproveitei, e estive a reler as últimas páginas deste tópico. O teu contributo é incrível. As histórias que aqui relatas são magníficas, obrigado por nos trazeres estes pedaços tão importantes de Benfica. Obrigado!

pcssousa

Citação de: JP. em 28 de Dezembro de 2016, 22:08
Citação de: pcssousa em 14 de Agosto de 2014, 12:30
...


Apareceu-me este tópico novamente ativo. Aproveitei, e estive a reler as últimas páginas deste tópico. O teu contributo é incrível. As histórias que aqui relatas são magníficas, obrigado por nos trazeres estes pedaços tão importantes de Benfica. Obrigado!

Obrigado.
É um prazer poder contribuir seja de que forma for. O Benfica somos nós, todos os que amam desmesuradamente este clube... Cabe-nos perpetuar as memórias vividas, deixá-las bem vivas para as gerações vindoras, sendo este o humilde contributo de cada um para o engrandecimento do Sport Lisboa e Benfica.

Em relação ao Henrique Vieira e mais concretamente ao basquetebol do Benfica, um tempo houve em que a nossa equipa desta modalidade era considerada a melhor equipa do desporto português (palavras de Mário Palma), uma altura em que nos batiamos de igual para igual com os colossos do basquetebol europeu e em que vergávamos campeões da Europa, em que se viveram noites inesquecíveis. Que privilégio poder acompanhar tudo isso.