João Félix

Avançado, 25 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2018-2019), 42 jogos (2534 minutos), 20 golos

Equipa B: 2 épocas, 29 jogos, 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

Atlas1

Que seja o primeiro de muitos


BlankFile

O primeiro de muitos.  :)

Mikaeil

Citação de: BC em 15 de Fevereiro de 2017, 19:45


Pá... Quem é que 'photoshopou' o pescoço do puto...?  :o :knuppel2:

Muitos parabéns pelo golo de hoje. Que seja o 1.º de muitos!!!!  :smitten:

Gonçalo_SLB

Parabéns pelo 1º golo a nível sénior!

Cloughie


Blitzer

Parabéns João ! :)

Por pouco não passava a ser o mais novo de sempre a marcar pela equipa B.
O record continua a pertencer ao Zé Golo.

Gugans


RED30MASTER

João Félix, do Benfica B, fez história na II Liga, tornando-se o jogador mais jovem a marcar na competição (17 anos, 3 meses e 5 dias)

Slipknot_BMC

Aos minuto 90' do Ac. Viseu-Benfica B (2-1), fez-se história. Depois de entrar no decorrer do segundo tempo, João Félix apanhou a bola a jeito e, sem deixar cair, rematou à entrada da área para o fundo das redes, fazendo o golo de honra dos encarnados. Com este gesto certeiro, tornou-se, aos 17 anos, 3 meses e 5 dias, no mais jovem de sempre a marcar na Segunda Liga.

Na terra natal de Viseu, este médio-ofensivo que é considerado uma das maiores promessas das águias batia mais um registo histórico, depois de no ano passado se ter tornado no mais jovem a representar a formação secundária das águias nesta competição, na altura ainda com 16 anos, numa partida com o Freamunde em setembro.

É este o cartão de visita de João Félix, que chegou ao Seixal há dois anos, depois de sete temporadas no FC Porto - a última no Padroense, ao abrigo do protocolo entre os dragões e o clube de Matosinhos. Ainda com idade de juvenil, o centro-campista já atua pelos juniores, por quem tem brilhado, e em três ocasiões foi chamado por Hélder Cristóvão aos 'bês', na sequência da crescente aposta do clube nas suas pérolas. O primeiro golo pela formação secundária foi, assim, uma recompensa pela dedicação e evolução constantes. Mas nem isso lhe retirou o discernimento ou lucidez, como o demonstra a celebraçao contida do seu golo.

"É o feitio dele, sempre foi uma pessoa introvertida quando não conhece. Ficou contente, claro, mas era o 1-2, se tivesse sido o golo da vitória se calhar tinha celebrado mais. Ele disse-me que queria ter pedido a camisola que usou no encontro para ele, por ter marcado, mas só hoje é que a pediu, tal era a concentração no jogo", contou a Record o pai de João Félix, Carlos Sequeira, acrescentando: "Está muito feliz mas consciente de que ainda não conseguiu nada. Sabe que tem de continuar a dar 100 por cento mas espera chegar mais longe."

Experiência a repetir

O próprio Félix, à BTV, admitiu que o momento foi especial mas que tem de continuar a trabalhar para continuar a sua ascensão.

"Foi um grande sentimento, de trabalho recompensado. Tenho vindo a trabalhar este tempo todo para poder jogar, marcar e ajudar. Surgiu [o golo] mas não foi suficiente, agora há que continuar a trabalhar e pensar no próximo jogo. [A aventura na equipa B] está a ser muto boa, todos os colegas me ajudaram e integraram-me bem. É bom para o meu crescimento", confessou.

Tem brilhado nos juniores e, mesmo sendo médio, já apontou 10 golos esta época
Tem brilhado nos juniores e, mesmo sendo médio, já apontou 10 golos esta época

Do Olival para o Seixal

Depois de sete temporadas na formação no FC Porto, João Félix chegou ao Seixal em 2015/16 para representar os juvenis - à imagem, por exemplo, de André Gomes, que fez o mesmo trajeto. Carlos Sequeira explicou ao nosso jornal o processo, referindo que a crescente aposta do Benfica na formação acabou por ser decisiva para a decisão dos pais e de João Félix em rumar até Lisboa.

"Quando mudou de clube não é que estivesse insatisfeito mas tínhamos a ideia de que o Benfica era algo mais vantajoso. O FC Porto não o mandou embora mas achámos que o Benfica seria a melhor opção, embora fosse uma incógnita. No Benfica têm-no ajudado muito e a experiência tem sido fantástica até agora", garantiu.

Em evidência nos juniores - conta com 10 golos em 18 participações entre campeonato nacional e Liga Jovem da UEFA -, João Félix mantém os pés assentes no chão e sabe que os próximos tempos deverão continuar a ser divididos entre a formação às ordens de João Tralhão e a orientada por Hélder, sendo esse o seu foco.

"Ele não tem problemas em jogar tanto na equipa B como nos juniores. Este sempre foi o sonho dele, é ambicioso mas sabe que está longe ainda dos objetivos finais. Equipa principal? Neste momento está focado na equipa B e nos juniores. Já fez dois treinos na equipa principal e, se tiver oportunidade, claro que vai fazer tudo para a agarrar", explicou.

Não esquece as origens

Natural de Viseu, Félix começou a dar os primeiros toques na bola n'Os Pestinhas, escola de futebol em Tondela. O presidente do clube, Carlos Pedro Rodrigues, recorda uma criança muito dedicada e já a evidenciar enorme talento para a modalidade: "O que está a acontecer em nada que me surpreende. Na nossa formação, tivemos de o pôr a jogar sem ele ter idade. Era sub-9 e jogava nos sub-10. Por onde passasse, todos falavam dele. Levava sempre tudo muito a sério e é muito humilde. Ainda hoje quando vem cá a Viseu cumprimenta toda a gente. Não falo com ele desde novembro mas sempre que pode vem ver os jogos d'Os Pestinhas'".

Slipknot_BMC

A 17 de setembro, João Félix tornou-se no mais novo de sempre a vestir a camisola da equipa B do Benfica, ao entrar no jogo com o Freamunde; a 15 de fevereiro passou a ser o mais novo de sempre mas a marcar na 2.ª Liga, apontando (90') o único golo das águias diante do Ac. Viseu, que venceu por 2-1. Pedro Cordeiro, sócio da empresa Soccerpromaster, evidencia as qualidades do médio-ofensivo, que "são muitas".

"O João será um jogador de eleição. Vai ter um futuro brilhante, não só em termos de qualidade técnica, mas mental também. Saiu de casa muito cedo. É a jogar a 10 que rende mais, é nessa posição que pode chegar à excelência. Penso que será um jogador na linha do Rui Costa, do Aimar, joga sempre de cabeça levantada. É muito elegante e tecnicamente é fabuloso, apostando na velocidade", referiu.

Promete cada vez mais trabalho

O golo ao Ac. Viseu jamais será esquecido, mas João Félix não se deslumbra. "Foi um sentimento de recompensa. Tenho trabalhado para jogar, marcar e ajudar. Tenho de continuar a trabalhar e pensar no próximo jogo", afirmou à BTV o médio, que já marcou 10 golos pelos juniores esta época. Sobre os colegas, Félix, que assinou contrato profissional em julho, só tem elogios: "Integraram-me bem."


Almada

É muito bom e significativo ver os miúdos e respectivas famílias escolher o Benfica, mesmo quando têm ligações a outros clubes, no caso o FCPorto.
É inquestionável a melhor formação e quem valoriza mais os jovens.
O Benfica à frente mais uma vez.

Londrino-85

Citação de: Almada em 17 de Fevereiro de 2017, 12:00
É muito bom e significativo ver os miúdos e respectivas famílias escolher o Benfica, mesmo quando têm ligações a outros clubes, no caso o FCPorto.
É inquestionável a melhor formação e quem valoriza mais os jovens.
O Benfica à frente mais uma vez.

Mas ele é portista? o discurso dá a entender um bocado isso.

André Sousa

Citação de: Slipknot_BMC em 17 de Fevereiro de 2017, 11:39
(...)Ainda com idade de juvenil, o centro-campista já atua pelos juniores(...)

Falso.