João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

redeagle7

Citação de: Shoky em 22 de Agosto de 2009, 19:18
João Pinto fez mais pelo Benfica que Rui Costa?

Sim...é verdade!

Com JVP ganhamos 1 titulo e 2 taças...e com Rui Costa...1 titulo e 1 taça...
Mas o Rui não deu nada aos verdes...;D

sempre a mesma desculpa dos verdes.

João Pinto sempre deixou claro que não queria abandonar Portugal (tal como se veio a provar uma vez que nunca saiu), como tal so vejo 3 clubes para o nivel que o João apresentava na altura.

querias o quê? deves agradecer aos 2 canalhas que correram com ele o facto de ter ido pro zbordem tal como podia ter ido pros porcos, se ele nunca mais quis sair do pais dele de certeza que na altura não iria pro belem nem pro boavista, so se fosse pro estrela pra ganhar caparro.

MxPxFx

Sim...é verdade!

Mas o Rui não deu nada aos verdes... ;D

Ohhh SHOKY... está bem então.

Imagina o que teria sido o BENFICA sem o JOÃO PINTO então. Se calhar não tinhas 1 título e 1 taça para nada e se calhar 1 presença na segunda divisão (estou a exagerar obviamente mas houve alguns anos em que bem parecia ser assim, que sem o JOÃO PINTO poderíamos ter ido parar à segundona).

Os 6-3 de Alvade para além de estarem directamente ligados a um título extremamente importante, deviam também servir para dar ao JOÃO PINTO o estatuto de jogador que nos deu o título.

Digo mais... o LUISÃO para mim, também nos deu um título e pelo percurso que já tem, deve fazer parte dos imortais mais cedo ou mais tarde! Hey... mas isto é só a minha opinião!

SE calhar daqui a uns anos está lá o QUIM (da mesma forma que o RUI COSTA por exemplo - QUIM este de quem não gosto e a quem não reconheço qualidades para ser titular no BENFICA mas que pela adoração inexplicável que tem por parte da maioria dos adeptos pode um dia vir a fazer parte desse lote a meu ver... infelizmente) e eu não vou poder fazer nada contra isso.

redeagle7

ja agora shoky, esse titulo que consta no palmarés do Rui ele bem pode agradecer ao João que foi fundamental na sua conquista sendo de longe o melhor jogador do campeonato nesse ano.

Golden

Caramba, ser imortal não é sinonimo de quantificar benfiquismos. Pelo menos não deveria ser.

Deveria ser pelo que fez pelo clube, e pelos anos que esteve cá.

Rui Costa é imortal pq? Por ter chorado na luz contra a Fiorentina?

Ten Santos

Citação de: redeagle7 em 22 de Agosto de 2009, 19:22

Sim...é verdade!

João Pinto sempre deixou claro que não queria abandonar Portugal (tal como se veio a provar uma vez que nunca saiu), como tal so vejo 3 clubes para o nivel que o João apresentava na altura.

querias o quê? deves agradecer aos 2 canalhas que correram com ele o facto de ter ido pro zbordem tal como podia ter ido pros porcos, se ele nunca mais quis sair do pais dele de certeza que na altura não iria pro belem nem pro boavista, so se fosse pro estrela pra ganhar caparro.

O JVP foi corrido do SLB...
Eu no lugar dele tinha ódio de estimação ao SLB...

redeagle7

Citação de: Golden em 22 de Agosto de 2009, 19:24
Caramba, ser imortal não é sinonimo de quantificar benfiquismos. Pelo menos não deveria ser.

ser imortal devia basear-se só e apenas naquilo que os jogadores fizeram com a camisola do Benfica e nesse aspecto o João qualificasse muito acima de outros que la estão.

Golden

Citação de: redeagle7 em 22 de Agosto de 2009, 19:26

ser imortal devia basear-se só e apenas naquilo que os jogadores fizeram com a camisola do Benfica e nesse aspecto o João qualificasse muito acima de outros que la estão.

As pessoas podem ter opiniões diferentes naturalmente, mas sinceramente isso que disseste nunca deveria ser contestado.

redeagle7

Citação de: Golden em 22 de Agosto de 2009, 19:27
Citação de: redeagle7 em 22 de Agosto de 2009, 19:26
Expandir...

As pessoas podem ter opiniões diferentes naturalmente, mas sinceramente isso que disseste nunca deveria ser contestado.

as rivalidades cegas e absurdas que existem em Protugal é que levam a isto porque se ele tem saido pro estrangeiro ninguem contestava a imortalidade do João.

Golden

Quem diz a verdade não merece castigo.

Ricardo Oliveira

Citação de: semifreak de bolacha em 22 de Agosto de 2009, 19:16
Citação de: redeagle7 em 22 de Agosto de 2009, 19:14
Expandir...
Citação de: Joaoac em 22 de Agosto de 2009, 18:49
Citação de: marcopauloferreira em 22 de Agosto de 2009, 18:40
Realmente JOAOAC, o JOÃO PINTO não só devia ser um imortal como devia constar dum grupo mais restrito ainda de jogadores porque há imortais que não deram metade do que o JOÃO PINTO deu pelo BENFICA e ainda por cima na altura que foi.

Nao entendo é como alguma pessoa pode chamar ao JVP de traidor!!?! Ele so fez o que todos faziam,deu seguimento a carreira dele..

exactamente, é incrivel como muitos que por aqui andam apagam tudo de bom que o João fez no Benfica so porque depois de ser escurraçado foi pro Sporting, aposto que se tem saido pro estrangeiro ja estava nos imortais à muito tempo.
enfim, o português vive obcecado com a rivalidade doentia e até esquece que o jogador de futebol é um profissional que tem direito de optar pelo melhor futuro possivel na sua carreira.
E agora vou dizer uma que vai deixar muita gente asiática:

Fez mais o Joao Pinto enquanto jogador pelo Benfica do que o Rui Costa.

Agora o clubismo de cada um isso ja é outra historia.

Essas comparações são ridículas e desnecessárias, ambos merecem estar nos Imortais. Há várias maneiras de "dar ao Benfica", uns pelos acasos da vida tem que sair mais cedo que outros para o estrangeiro, só sei que na década de 90 qpaenas dois jogadores me fascinavam. Um deles era o JVP, era o único (ou dos poucos) que merecia vestir aquela camisola, qualidade, entrega e muito profissionalismo. O outro jogador era o Rui Costa, apesar de estar lá fora nunca deixou de sentir e adorar o Benfica, e eu não posso ser indiferente a isso, pena que não houvesse condições para o manter.

Agora deixem-se de comparações como as que estão a sr feitas por aqui: " Aí, este deu mais que aquele...", alguns posts chegam a parecer artigos de revistas cor de rosa.

ponta de lança

Quando se discutem estas coisas, os critérios são sempre subjectivos e devemos fazer um esforço para perceber os "porquês" de outras opiniões.
Posto isto, acho que os dois são "imortais", por razões diferentes:
- o Rui Costa, por razões afectivas e emotivas. Poucos duvidarão do seu amor ao clube e, apesar de menos anos com a camisola vestida, o seu percurso mostra que tem tudo para ser um símbolo do clube, até pela imagem de seriedade e carácter que deixou em todos os clubes onde passou, onde continua a ser acarinhado. Consegue ainda ter alguns jogos memoráveis com a camisola do BENFICA e como companheiro (e amigo pessoal) do João Pinto.
- o João Pinto, por razões desportivas e creio (espero) também afectivas. Jogou muitos anos com aquela camisola, sendo sempre o mais influente jogador da equipa, com características e qualidades que fizeram dele o símbolo de um período a que faltaram títulos. Em bom rigor, lembremo-nos que, no Verão quente de 1993 também nos chegou a trair, juntamente com Pacheco e P Sousa. E aí, foi mesmo traição, porque o clube atravessava dificuldades e houve óbvio aproveitamento da situação pelos atletas e por um clubezeco de m*****. Jorge de Brito tê-lo-à ido buscar a um qualquer sítio em Espanh, recuperando-o para a Luz. O que fez nos anos seguintes (aliás, logo em 1994 ajuda a conquistar o título nos 3-6 no Campo Grande, deixando o Sousa Cintra de boca aberta,... outra vez) muito contribuiu para que se tornasse, sem qualquer dúvida, num símbolo do clube que, nem 2 épocas em Alvalidl, após dispensa, devem manchar.

É a minha opinião!

joaonunes

Citação de: redeagle7 em 22 de Agosto de 2009, 19:22

Sim...é verdade!

Mais, ele tinha dito ainda antes de ser dispensado que não saía de Lisboa por causa dos filhos. Logo, em Lisboa não jogando no Benfica...

E penso (ouvi rumores na altura) que até teve um boa proposta do F.C. Porto.

MxPxFx

Citação de: the_masterplan em 22 de Agosto de 2009, 19:21
Factos? Que mais factos precisas ??? Nao percebo sinceramente ....

Um homem formado no nosso clube , que "nasceu" no benfica , que é Benfiquista , que sente o Benfica , que fez um percurso notável no Benfica .... até 1994 altura da sua venda , fez 3 épocas ao mais alto nivel e dp saiu! sim saiu , saiu pq o clube precisava de dinheiro e provavalmente o rui tb quereria ir experimentar outro campeonato , qual é o mal disso? foi ganhar mais dinheiro fez uma fortuna la fora , ganhou nome e ganhou acima de tudo respeiro por todos os clubes onde esteve , jogou contra nós em 96 pela Fiorentina e aquele sentimento de tristeza ao marcar o golo quem ?? mas quem? alguma vez fez aquilo , demosntrou claramente que é este o clube que AMA , ás vezes nao se ganha é verdade , no futebol como na vida  nao se pode ganhar sempre , se nao compreendes isto tou me pouco lixando é para isso ... o rui nao precias de liçoes e benfiquismo de ninguem , cresceu um dia no benfica fez se homem no benfica foi campeao no benfica e despediu se no seu clube , e no seu prossegue a sua caminhada para tentar levar o Benfica ao lugar que lhe pertence !!

Se isto nao é ser IMORTAL entao eu nao sei o que define a palavra imortal

Ora cá está. Só me dás mais razão ainda. Queres factos? Olha... O PEPA chorou quando marcou contra nós pelo Sion também mas era um puto, não teve a sorte do RUI COSTA de apostarem nele pois se calhar até tinha talento para dar num muito bom jogador pelo clube... fez merda porque era um puto e queria jogar e o BENFICA era na altura um clube cemitério de jogadores.

O BÓSSIO chorou quando sofreu um golo onde foi carregado em falta pelo Belém.

O EDNÍLSON e o SIMÃO choraram na despedida.

E nenhum desses teve a oportunidade de voltar ou renovar para ficar pelo banco de outro clube qualquer. Todos eles quiseram e querem, como homens fazer a sua vida e a sua fortuna... tal como o RUI COSTA fez.

O RUI COSTA fez 3 grandes épocas no BENFICA né? Pois fez mas que eu me lembre, o gajo não foi principalmente um suplente muito utilizado nesses 3 anos? E as últimas duas em que durava 45 minutos e depois se arrastava em campo, também servem de memória?

Aí está. O RUI COSTA vai continuar a ser apoiado e idolatrado porque foi um grande Benfiquista, foi formado no clube, chorou quando marcou contra nós e assinou em Branco quando já estava podre de rico.

Amor ao clube tem o ETXEBERRÍA que nunca saíu do Bilbao apesar das N ofertas milionárias ao longo dos anos, continua a um grande nível e renovou no ano passado por mais 2 épocas... em que 1 delas (SIM, estás a ler bem) não vai receber qualquer remuneração. O amor ao clube é uma treta... desculpem lá que o diga mas é como penso. Principalmente depois de estarmos ricos e de já termos dado os nossos melhores anos a outros clubes. Amor ao clube? ROGÉRIO CÊNI pode falar em amor ao clube. MALDINI idem. O MOREIRA até ver também... e são poucos os jogadores a quem devíamos dar destaque por causa do tão famigerado "AMOR ao clube".

Golden

Raul, Puyol, Terry, Giggs, Scholes, Gary Neville... .

Mais é mais fácil ser fiel durante a carreira toda a um clube num campeonato competitivo.

mar_vivo

JVP pode não ser imortal, mas esteve num jogo imortal do SLB...