MUITA DETERMINAÇÃO PARA AGARRAR O TRIUNFO
Com um desempenho pleno de garra, na 4.ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões, o Benfica superou o Le Mans Sarthe Basket, por 93-90, no duelo que teve lugar no Pavilhão Fidelidade nesta quarta-feira, 5 de novembro. Foi a segunda pontuação mais alta das águias nesta competição, apenas suplantada pelos 94 pontos registados no embate com o PAOK em novembro de 2023.
Diante do líder da liga francesa, os tetracampeões nacionais entraram bem. Um triplo de Geno Crandall deixou as águias na liderança (3-2). Com o tiro exterior a funcionar, bem como as combinações para a zona pintada, os comandados de Norberto Alves mantiveram-se na dianteira.
Eficientes nas ações defensivas e nos ressaltos, as águias distanciaram-se, e no final do 1.º quarto venciam por 26-19.
A abrir o 2.º período, Betinho Gomes converteu um triplo (29-19), mantendo a consistência atacante do Glorioso. O rival francês aproximou-se e o treinador encarnado solicitou timeout quando o marcador assinalava 32-28.
O Benfica melhorou e tornou a distanciar-se (41-33), quando faltavam cerca de 4 minutos para o intervalo.
Algumas falhas nos lançamentos por parte das águias permitiram que o adversário reduzisse (45-42). Concluídos os primeiros 20 minutos, o resultado era favorável aos encarnados: 47-42.
No arranque da 2.ª metade, a tendência manteve-se. O Le Mans Sarthe Basket sentiu dificuldades para ultrapassar a estrutura defensiva do Benfica e, em desvantagem por 10 pontos (56-46), o treinador dos visitantes pediu desconto de tempo.
Não houve efeitos práticos, já que os encarnados continuaram superiores. O oponente acumulou turnovers e foi incapaz de reagir. Concluído o 3.º quarto, o Benfica continuava na frente: 70-64.
No entanto, um parcial de 0-4 nos primeiros instantes do derradeiro parcial aproximou os franceses (70-68). Trevor Hudgins colocou o Le Mans Sarthe Basket na dianteira (75-76) e Norberto Alves pediu de imediato timeout.
O jogo manteve-se em aberto, e um triplo de Aaron Broussard igualou a contenda (84-84). Após um roubo de bola e uma jogada bem trabalhada, Justice Sueing afundou e recolocou o Benfica na frente (86-84). Faltavam disputar-se 1m55s, e os Benfiquistas jogavam com a equipa.
Os ressaltos defensivos foram importantes para manter a diferença. A 11 segundos do final, a vencer por 89-88, Justice Sueing converteu 2 lances livres. Em mais uma posse de bola para os forasteiros, Trevor Hudgins reduziu (91-90). Da linha de lances livres, Geno Crandall deixou o Benfica com avanço e os tetracampeões confirmaram a primeira vitória nesta edição da Champions League (93-90).
Na próxima jornada, no dia 19 de novembro, as águias enfrentam o Spartak Office Shoes, na Sérvia. Antes, já no domingo, 9 de novembro, o Benfica defronta o CA Queluz, na 5.ª ronda da 1.ª fase da Liga Betclic. O embate está agendado para o Pavilhão Henrique Miranda.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "É bom que as pessoas percebam o feito dos rapazes! Jogámos com a equipa que está em 1.º lugar no Campeonato francês. Mantemos vivo um sonho de coisas que parecem impossíveis, mas enquanto for possível... é transformar essas coisas que parecem impossíveis, em coisas possíveis, como, aliás, esta equipa tem feito ao longo dos anos. Os rapazes estão de parabéns, fizeram um trabalho impressionante! Sofreram, mas foi uma vitória inteiramente justa, de uma equipa que dá sempre tudo. Muito importante, também, quando a equipa estava em dificuldades, os nossos adeptos – puxaram muito, e quando temos os adeptos a darem-nos aquela energia extra, aquela alma... Estou muito grato, esta vitória é para eles."
Aleksander Dziewa (poste do Benfica): "Estou muito feliz por termos ganhado este jogo. Precisávamos muito de vencer, esta vitória é gasolina para nós, para encararmos os próximos jogos. Em 40 minutos, jogámos um basquetebol muito bom, daí termos vencido."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Eduardo Francisco, Aaron Broussard, Geno Crandall, Aleksander Dziewa e Makram Ben Romdhane
Suplentes: Justice Sueing (J), Temidayo Yussuf (J), José Silva (J), Diogo Gameiro (J), Daniel Relvão (J), Betinho (J) e Koby McEwen (J)
Pontuadores do Benfica: Geno Crandall (8), Aaron Broussard (12), Eduardo Francisco (8), Temidayo Yussuf (9), Makram Ben Romdhane (13), Koby McEwen (6), Betinho (9), Daniel Relvão (2), Aleksander Dziewa (18) e Justice Sueing (8)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/11/05/basquetebol-jogo-benfica-le-mans-sarthe-basket-4-jornada-grupo-h-liga-dos-campeoes
Coming soon
- Universo Benfica a Terça, 11 Novembro 2025
- Andris a Quarta, 5 Novembro 2025
- Andris a Segunda, 3 Novembro 2025
- Universo Benfica a Quarta, 6 Agosto 2025

