João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

redeagle7

ja agora, quanto ao facto de não ser o unico topico onde utilizo o argumento da mentalidade tuga, tas correcto, e continuarei sempre no maior respeito com todos os utilizadores, enquanto vir atitudes com as quais eu identifico a mentalidade tuga não vou deixar de o referir.
estou aqui pra dar a minha opinião e acho que nunca ofendi nem tive qualquer falta de respeito com ninguem, posso dar opiniões que muitos não gostam mas tento nunca faltar ao respeito a ninguem, o contrario ja fizeram comigo e nem por isso fiz igual.

Monraigon

O Shoky tem todo o direito á sua opinião.

Só existem coisas incontornáveis:

1-João Pinto foi um dos grandes futebolistas do Benfica
2-Foi também um dos maiores idolos da Luz,justamente ou não...para toda uma geração...foi a unica referencia do Benfica,isso não se apaga.NUNCA.
3-Jogou na merda verde depois.

São os factos,com base neles...devemos avaliar se merece ou não estar nos imortais.a questão é que eu não sei com que critérios se destacam "imortais" ou "saudades".

-Curriculo?Valor individual?Anos no Clube?Coisas que disse aos jornais?Valor sentimental para os adeptos?Um bocadinho de tudo?e como se mede a percentagem da importancia de cada um dos bocadinhos?

é complicado,por isso,se a regra é:os mods decidem,se decidiram assim,está bem.No dia que for o pessoal daqui a decidir,logo se ve,e o mais certo é o João Pinto passar aos imortais.

Por mim é imortal,mas isso sou eu,costumo dar valor ao que não se ve...e para mim,o que não se ve,é que o João foi um idolo enquanto eu cresci...tenho 29 anos,e não vi assim tantas referencias no benfica,e não tenho culpa de ser novo...por isso para mim,é imortal.

O que fez depois,pouco me importa,se o Eusebio amanha for treinar os juniores do Sporting(ou o coluna,ou o ze augusto,ou o simoes...e festejarem titulos com eles etc etc etc...não deixarão de ser imortais)...mas isto sou eu...e nem todos teem de pensar como eu. O0

redeagle7

Citação de: Monraigon em 06 de Setembro de 2009, 16:11
O Shoky tem todo o direito á sua opinião.

Só existem coisas incontornáveis:

1-João Pinto foi um dos grandes futebolistas do Benfica
2-Foi também um dos maiores idolos da Luz,justamente ou não...para toda uma geração...foi a unica referencia do Benfica,isso não se apaga.NUNCA.
3-Jogou na merda verde depois.

São os factos,com base neles...devemos avaliar se merece ou não estar nos imortais.a questão é que eu não sei com que critérios se destacam "imortais" ou "saudades".

-Curriculo?Valor individual?Anos no Clube?Coisas que disse aos jornais?Valor sentimental para os adeptos?Um bocadinho de tudo?e como se mede a percentagem da importancia de cada um dos bocadinhos?

é complicado,por isso,se a regra é:os mods decidem,se decidiram assim,está bem.No dia que for o pessoal daqui a decidir,logo se ve,e o mais certo é o João Pinto passar aos imortais.

Por mim é imortal,mas isso sou eu,costumo dar valor ao que não se ve...e para mim,o que não se ve,é que o João foi um idolo enquanto eu cresci...tenho 29 anos,e não vi assim tantas referencias no benfica,e não tenho culpa de ser novo...por isso para mim,é imortal.

O que fez depois,pouco me importa,se o Eusebio amanha for treinar os juniores do Sporting(ou o coluna,ou o ze augusto,ou o simoes...e festejarem titulos com eles etc etc etc...não deixarão de ser imortais)...mas isto sou eu...e nem todos teem de pensar como eu. O0

penso igual a ti, somos da mesma geração, eu tenho 30 anos, se calhar é por isso.

andrenet

Marcou uma década do Benfica, mas para eu considerar alguém IMORTAL também vejo a sua personalidade, respeito pelo clube e adeptos e qualidades humanas. O João nisso tem 0.
O culpado de se ter ido embora foi o VA, com a atitude dele não teve em consideração todos os benfiquistas que sempre o apoiaram. Se fosse realmente benfiquista não o fazia. Não comparem com o Simão porque o trajecto é bem diferente. O Sporting até tinha opção pelo Simão, não o quiz. O número de expulsões que teve deu para estar durante um ano a cumprir castigo. Agride um árbitro num Mundial, enfim....

Tenho saudade dos anos que jogou no Benfica, mas não é imortal.

PS: Só espero que não se lembrem de passar para imortal o Paulo Sousa, Pacheco, C. Rodriguez, Maniche, Hugo Leal, Jankaukas, etc....

The Hurricane

Citação de: andrenet em 06 de Setembro de 2009, 16:37
Marcou uma década do Benfica, mas para eu considerar alguém IMORTAL também vejo a sua personalidade, respeito pelo clube e adeptos e qualidades humanas. O João nisso tem 0.
O culpado de se ter ido embora foi o VA, com a atitude dele não teve em consideração todos os benfiquistas que sempre o apoiaram. Se fosse realmente benfiquista não o fazia. Não comparem com o Simão porque o trajecto é bem diferente. O Sporting até tinha opção pelo Simão, não o quiz. O número de expulsões que teve deu para estar durante um ano a cumprir castigo. Agride um árbitro num Mundial, enfim....

Tenho saudade dos anos que jogou no Benfica, mas não é imortal.

PS: Só espero que não se lembrem de passar para imortal o Paulo Sousa, Pacheco, C. Rodriguez, Maniche, Hugo Leal, Jankaukas, etc....

isso que disseste é no minimo estupido... desculpa a franqueza

Elvis the Pelvis

Ao contrário do que alguns dizem, num clube com a dimensão do Benfica o valor de um jogador não se vê apenas pelo que faz dentro do campo, mas também pelas suas atitudes fora dele. Dentro do campo, o João Pinto foi uma referência do Benfica porque era um excelente jogador, mas também porque as equipas do Benfica nesse tempo eram uma merda(pós 94). De 92 a 94, o João nem titular era muitas vezes, tal a quantidade e qualidade dos planteis do Benfica. Das 7 ou 8 épocas que ele esteve no Benfica, só metade delas é que foram ao nível de um grande jogador, de resto não foi nada do outro mundo. Já no que diz respeito ao que fez fora do campo, é por todos conhecido por isso não vale a pena dizer mais nada. E não, não foi só a ida para o sporting em 2000 que me está atravessada. Por isso, pesando todos os prós e contras, "Saudade" sim, mas não chega para "Imortal".

Para aqueles que põe em causa que jogadores como o António Veloso, Mozer, Ricardo Gomes, Vitor Paneira, Isaías, Diamantino, Álvaro Magalhães, etc, deram incomparavelmente mais ao Benfica que o João Pinto, tenham mas é juízo. Para além do sentimento que nutrem pelo nosso clube, algo que não acontece com o João, deram muito mais títulos. Por isso sim, são jogadores mais importantes que o João Pinto na história do Benfica. Mesmo o Preud´Homme, Schwartz, Thern, entre outros, deixam-me mais saudades.

Mephisto

Citação de: Elvis the Pelvis em 06 de Setembro de 2009, 19:52
Ao contrário do que alguns dizem, num clube com a dimensão do Benfica o valor de um jogador não se vê apenas pelo que faz dentro do campo, mas também pelas suas atitudes fora dele. Dentro do campo, o João Pinto foi uma referência do Benfica porque era um excelente jogador, mas também porque as equipas do Benfica nesse tempo eram uma merda(pós 94). De 92 a 94, o João nem titular era muitas vezes, tal a quantidade e qualidade dos planteis do Benfica. Das 7 ou 8 épocas que ele esteve no Benfica, só metade delas é que foram ao nível de um grande jogador, de resto não foi nada do outro mundo. Já no que diz respeito ao que fez fora do campo, é por todos conhecido por isso não vale a pena dizer mais nada. E não, não foi só a ida para o sporting em 2000 que me está atravessada. Por isso, pesando todos os prós e contras, "Saudade" sim, mas não chega para "Imortal".

Para aqueles que põe em causa que jogadores como o António Veloso, Mozer, Ricardo Gomes, Vitor Paneira, Isaías, Diamantino, Álvaro Magalhães, etc, deram incomparavelmente mais ao Benfica que o João Pinto, tenham mas é juízo. Para além do sentimento que nutrem pelo nosso clube, algo que não acontece com o João, deram muito mais títulos. Por isso sim, são jogadores mais importantes que o João Pinto na história do Benfica. Mesmo o Preud´Homme, Schwartz, Thern, entre outros, deixam-me mais saudades.

x2

Eagle Fly Free

Citação de: Shoky em 06 de Setembro de 2009, 15:41
Começando em Espirito Santos, Arsénio, Julinho, Rogério Pipi...toda a equipa vencedora da Taça Latina...e isto ignorando totalmente as 4 décadas anteriores...

Todos os campeões europeus do Benfica...os gloriosos jogadores dos anos 60, 70...80...
E até dos finais de 80, inicio da década de 90 para cá...no minimo meia centena de jogadores mereciam homenagem antes dele:

Mozer, Ricardo, Valdo, Isaias, Paneira, Preud´Homme, Helder, Elzo, Schwarz, Thern, Rui Costa, Simão, Rui Águas, Álvaro, Veloso, Samuel, César Brito, William, Diamantino, Manniche...

Acho que nem vale a pena continuar...todos nós sabemos a nossa história!...E não...as centenas que falo...não são exagero nenhum!

Shoky...  :huh:

A maioria dos "verdadeiros" imortais teve jogos de homenagem.

Mozer, Ricardo, Valdo, Isaias, Paneira, Preud´Homme, Helder, Elzo, Schwarz, Thern, Rui Costa, Simão, Rui Águas, Álvaro, Veloso, Samuel, César Brito, William, Diamantino, Manniche...  >>>
desta lista, em particular, a maioria não merece ter jogos de homenagem porque não são tão imortais quanto os outros. Não conquistaram tantos títulos, não tiveram tantos anos de casa. Por muito que eu goste deles, é preciso não entrar no campo do exagero.

Monraigon

Acho que o joão pinto tem uma dimensão que muitos dos referidos não teem.

gosta-se?não se gosta?pois...é a democracia.mas são factos.o joão teve um papel muito mais importante no benfica que muitos dos referidos:não são gostos,são factos.

podemos não concordar,nem compreender,mas aceite-se a dimensão que o joão pinto teve no benfica,não a tentem denegrir,nem rebaixar:é história,é a nossa historia,aceitem-na como tal.

se o totti se mudar para o milan amanha...ninguem pode negar a importancia de totti na roma.

No20__

Citação de: andre_04_SLB em 06 de Setembro de 2009, 15:59
Citação de: Shoky em 06 de Setembro de 2009, 15:53
Expandir...
Citação de: andre_04_SLB em 06 de Setembro de 2009, 15:51
Rui Águas... Que foi a correr para o FC Porto! Qual é a o critério nesse caso para merecer mais uma homenagem do que o JVP?

Ter-se arrependido e voltado!E ser benfiquista...
Para mim...2 pontos a favor!

Ter-se arrependido? Tadinho. Já agora aceitava-se o Pacheco de volta também e era Imortal! Serbenfiquista... humm... há coisas estranhas, lá isso há! Um jogador filho de uma glória como o José Águas, NUNCA NA VIDA, pode vestir a camisola do Porto. Nunca, mas nunca! E não foi corrido... como o JVP.
:coolsmiley: ah pois é.

Elvis the Pelvis

Citação de: Monraigon em 07 de Setembro de 2009, 01:57
Acho que o joão pinto tem uma dimensão que muitos dos referidos não teem.

gosta-se?não se gosta?pois...é a democracia.mas são factos.o joão teve um papel muito mais importante no benfica que muitos dos referidos:não são gostos,são factos.

podemos não concordar,nem compreender,mas aceite-se a dimensão que o joão pinto teve no benfica,não a tentem denegrir,nem rebaixar:é história,é a nossa historia,aceitem-na como tal.

se o totti se mudar para o milan amanha...ninguem pode negar a importancia de totti na roma.

Que jogadores daqueles que o Shoky referiu não têm a dimensão do João Pinto? Rui Águas, Samuel, Hélder, César Brito, Elzo, etc? Concordo. Agora, Valdo, Ricardo Gomes, Mozer, Vitor Paneira, Isaias, etc, têm indiscutivelmente mais peso na história do Benfica. Isto sim são factos. Factos sustentados com os títulos que ganharam e pela relação que tiveram e têm com o Benfica, algo que o João manifestamente não tem.

Se o João Pinto tem ido para o Sporting em 1993 como esteve prestes a acontecer, não tinha sido sequer campeão no Benfica e hoje nem se discutia isto, já que estava na secção "Ex-funcionários", e era tratado de fdp para cima, tal como o Paulo Sousa e outros mercenários.   

maxi04

Para mim o meu idolo de infância a par de Preud´Homme.
Quando o vi a entrar na Wc com o cachecol da merda verde caiu - me tudo, foi uma das grandes desilusões que tive enquanto Benfiquista.
Apesar disso, isso não apaga os anos que teve no Maior e o que representou para mim na altura, logo para mim é imortal.

Eagle Fly Free

Bom, foi lançada mais uma posta de bacalhau ao ar.  Ao preço a que está o bacalhau, acho que deviam ser mais poupados, mas vocês é que sabem.  :-X

> De 92 a 94, o João nem titular era muitas vezes, tal a quantidade e qualidade dos planteis do Benfica.

Pois em termos quantitativos, falamos de duas épocas, logo de dois plantéis. Em termos de qualidade, é verdade que eram plantéis fantásticos, não ponho isso em causa.

Mas, a frase que está a bold é completamente falsa.

Ora, vejamos como foi a época 199293.

Nas seis primeiras jornadas do campeonato, entre Agosto e 13 de Outubro de 1992, o João Vieira Pinto (JVP daqui em diante) foi titular em 5 jogos, e fez 4 jogos completos. Só num é que entrou a substituir.

Entretanto, joga-se a Taça UEFA, e JVP é titular nos dois jogos efectuados, completando os 90 minutos. Também foi disputada a finalíssima da Supertaça e também foi titular, tendo feito 90 minutos.

Portanto, entre Agosto e 13 de Outubro de 1992, o Benfica fez 9 jogos, o João Vieira Pinto foi titular em 8 deles. Que estranho, ou nem tanto.

Mas, de repente, entre 14 de Outubro e finais de Dezembro de 1992, JVP deixou de jogar. Abaixamento de forma ? birra ? mau génio ? não. doença !

Como parecem desconhecer este facto importante, JVP contraiu um grave pneumotórax no dia 14 de Outubro de 1992, quando estava a representar a selecção nacional em Glasgow, na Escócia. Aliás, a sua vida e a sua carreira nessa altura estiveram em risco. Consequência principal: dois meses e meio de fora de competição.

Em inícios de 1993, vai reaparecendo aos poucos, e gradualmente, regressará à titularidade.

Na verdade, JVP por causa da doença, perde 10 jogos do campeonato nacional, 1 da taça de Portugal e 4 jogos na Taça UEFA. Ao todo, são 15 jogos.

Para verem melhor as coisas, vejamos os números finais da época.

O Benfica fez 50 jogos em 199293. Desses 50, o JVP fez 32 jogos, 21 no campeonato, 6 na taça, 1 na supertaça, e 4 na UEFA. Foi titular em quantos, perguntam ? desses 32 jogos, foi titular em 28 (!!). Só em 4 jogos ao longo da temporada entrou a substituir, três dos quais depois da doença que contraiu. E falhou apenas mais três jogos depois da doença, no campeonato.

Mais (e isto é o que importa): Apesar de ter estado muito tempo afastado, JVP foi o 4º melhor marcador da época em todas as competições, e o 2º jogador de todo o plantel que deu mais pontos ao Benfica no campeonato. 

Ora, vejamos agora como foi a época 199394.

Bom, foi uma época inesquecível para mim, a vários títulos, mas em relação ao JVP basta dizer que foi unanimemente considerado o melhor jogador da época, tanto pela imprensa desportiva como pelos adversários.

JVP foi o 2º jogador mais utilizado no Campeonato pelo Benfica, e foi o único jogador do Benfica que participou em todos os jogos do campeonato. Foi também o 5º melhor marcador do Campeonato, em igualdade com Chiquinho Conde e Balakov.  Foi o melhor marcador do ano do Benfica em todas as competições. Deu o título de campeão ao Benfica.

Foi também o jogador que deu mais pontos a ganhar ao Benfica no campeonato: mais, desde 1973-74, a época futebolística de transição para a liberdade, só Nené em 1976 e 1982, Magnusson em 1991, e Rui Águas em 1992, deram mais pontos a ganhar ao Benfica na disputa de um campeonato nacional.

E pronto, concluindo, JVP era titularíssimo do Benfica nas épocas 199293 e 199394. Também não admira: era o jogador mais promissor da geração de ouro, e não foi por acaso que até ganhou por três vezes consecutivas o prémio CNID para melhor futebolista do ano, em 1992, 1993 e 1994. O primeiro futebolista a vencer este prémio de prestígio (teve início em 1970) em três épocas consecutivas.

Ludwig van

Por ser o meu ídolo de infância vai ser sempre Imortal, pelo menos para mim.

Elvis the Pelvis

O que interessa é, quantas épocas de qualidade fez o João Pinto para ser considerado um "Imortal"?

Eu acompanho futebol com olhos de ver desde 1992, e lembro-me de duas grandes épocas do João Pinto no Benfica, 93/94 e 95/96. Nas restantes, umas foram razoáveis, outras nem por isso. Chega para ser "Imortal"? Não chega.

Se os requisitos para ser considerado "Imortal", é o facto de pretencer ao top10 dos jogadores que mais vezes foram capitães, então não vale apenas discutir mais o assunto, porque para mim isso só não chega. Bastava ter ido para o scp em 1993, que não tinha sido capitão NENHUMA VEZ.