Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Livrinhos

Citação de: nfgl em 15 de Setembro de 2021, 16:54
Citação de: Livrinhos em 15 de Setembro de 2021, 16:44
Citação de: nfgl em 15 de Setembro de 2021, 16:40
Citação de: Livrinhos em 15 de Setembro de 2021, 15:38
Citação de: The_Riggs em 15 de Setembro de 2021, 14:51
Citação de: nfgl em 15 de Setembro de 2021, 14:42
Citação de: The_Riggs em 15 de Setembro de 2021, 14:38
Citação de: nfgl em 15 de Setembro de 2021, 14:35
Citação de: The_Riggs em 15 de Setembro de 2021, 14:33
Citação de: Iron Mask em 15 de Setembro de 2021, 14:17
Eu sei que é a táctica da moda e é muita hipster e tal mas epa...não gosto do 3-4-3 (que na verdade não é mais que um 5-2-3 ...3-4-3 jogava o Barça nos tempos do Koeman, Sergi e Ferrer).

Este "3-4-3", deixa o jogo empastelado no centrais, os laterais às cavalitas dos extremos, o ponta de lança sem apoio e os 2 médios rebentados aos fim de 70 minutos.

Pode funcionar, mas é preciso ter jogadores de craveira individual que nós não temos na frente. Gajos que inventem e decidam sozinhos e nós não temos, o próprio Rafa é o mais fantasista e peca muito na decisão. Podem-se roer todos com isto, mas era preciso gajos tipo Pote, que marquem de cabeça, de esquerdo, de direito, de longe, de perto, etc, de todo o lado.

Devíamos jogar em 4-3-3 ou 4-2-3-1, mas com Jesus nenhuma das duas acontecerá.

Não me parece que esse seja o problema.

A questão, na vertente ofensiva, é uma questão de posicionamento.

Defensivamente a coisa é disfarçada porque temos um rapaz alemão que neste momento está num momento de forma assombroso.

Não estou a ilibar o treinador, se ele tem aumentado a coesão da equipa defensivamente , não deixa de ser verdade que o nosso ataque posicional tem muitas deficiências. Muitas mesmo, nós jogando contra equipas fechadas temos imensas dificuldades. Atrevo-me a dizer que esta equipa está mais preparada para jogar contra o Sporting ou Porto do que contra um Tondela ou Dinamo de Kiev.

Porém, para além dessa incompetência nesse aspeto, o Benfica tem poucos jogadores que assumam e decidam o jogo, acho que isso é factual. Não há nenhum meio Jonas sequer.

Eu não sei como é que se resolve isso, até porque não sou treinador.
Mas entra pelos olhos a dentro que a equipa tem muita dificuldade em conseguir libertar espaço no momento ofensivo.

Ontem, os laterais muito encostados à linha disfarçaram isso em momentos, mas não houve acompanhamento do resto da equipa.

Neste momento só com mudança de treinador, porque mudar a equipa não dá. Mas a longo prazo o Benfica tem de mudar a política de contratações, como acho que já começou  a mudar um bocadinho. Ter jogadores mais criteriosos com bola e mais atléticos cá atrás. Uma pena que as contratações para a frente tenham sido falhanços ou , sendo mais simpático com alguns, desilusões. Antes o Benfica contratava acima de 10 M e era praticamente garantido que era um craque, agora sabem quase todos a pouco. E a culpa não pode ser só do treinador, como já não era com RV e Lage.

Mas, sem dúvida que o Benfica neste momento beneficiava de ter um treinador mais jovem e atual. Sim , a parte do atual é importante, porque o Lage era jovem mas tinha todos os tiques dos velhos em relação a não alterar sistemas táticos e fazer sempre as mesmas alterações de merda.

Podem-me chamar sonhador, mas pelo que sei, Rui Costa foi o único lá dentro que sempre quis investir a sério num treinador estrangeiro, vamos ver o que fará, porque parece inevitável que vai ganhar as eleições.

Percebo o que queres dizer mas ninguém muda de treinador quando está a ganhar.

Jesus não consegue colocar em prática a única coisa que ofensivamente sabe trabalhar. Foi assim na primeira passagem e também no Brasil. Aquele futebol ofensivo vertiginoso especialmente na transição ofensiva.

Ninguém nos vai dar isso. Ninguém.

Além de que não temos jogadores para isso. Há Rafa e Darwin e talvez o Grimaldo.

O resto são jogadores de posse como o João Mário, Everton (por muito que não renda, não se aprecie ou whatever reason you may add), Weigl, etc. Cada vez fica mais claro que ele não sabe trabalhar a posse de bola.

Escrevi o mesmo depois do jogo com o Tondela e nos Açores. Continuo a ver o mesmo.

Por outro lado, defendemos bem melhor.

Já agora, uma questão. Os jogadores do Benfica podem chutar à baliza fora de área? Há semáforos invisíveis em campo?

Por acaso essa questão de defendermos bem melhor é bem levantada.
Eu acho que é aparencia, porque andamos a congelar a bola com passes lateralizados.

E defendemos com mais.

Talvez. No entanto fico com a ideia que recuperamos melhor e conseguimos meter mais gente atrás da bola.

O gif do comentário anterior, até mostra isso bem.

No ano passado, uma cavalgada daquelas, dava finalização na certa (sendo golo ou não, isso é outra conversa), hoje já me parece termos a capacidade de nos reorganizarmos defensivamente.

O problema é ofensivamente.

O ano passado a equipa estava mal colocada em campo. Sempre mal colocada.
Este ano está mais preparada para a perda.

Mas aí, ter o João Mário ajuda muito. É muito inteligente a ocupar os espaços.

Mesmo assim, quando a bola passa a primeira linha de pressão sofremos imenso porque os nossos centrais não são propriamente velozes.

O que leva a que depois parece um inútil na organização ofensiva.

Não vai faltar muito para andarem aqui gajos a pedir médios que corram muito. Espera.

helderrocha

Citação de: Matique21 em 15 de Setembro de 2021, 16:05
Citação de: Survivor em 15 de Setembro de 2021, 16:02
Citação de: Matique21 em 15 de Setembro de 2021, 15:58
Estamos a começar a ter aquilo que fomos perdendo quando o JJ saiu: identidade!

Senti-me muito mais identificado nos 6 meses do Lage, antes do Vieira o sabotar.
Foram 6 meses de sonho, pena não ter dado seguimento. Deu-lhe 64M em jogadores, só foi sabotado porque quis então.
imagina o jorge que para alem dos 64 já investidos, ainda teve100M, 5 internacionais pelos seus paises, conseguir fazer menos pontos que o lage. ganda barrete esse jorge

Matique21

Citação de: helderrocha em 15 de Setembro de 2021, 17:20

Senti-me muito mais identificado nos 6 meses do Lage, antes do Vieira o sabotar.
Foram 6 meses de sonho, pena não ter dado seguimento. Deu-lhe 64M em jogadores, só foi sabotado porque quis então.
imagina o jorge que para alem dos 64 já investidos, ainda teve100M, 5 internacionais pelos seus paises, conseguir fazer menos pontos que o lage. ganda barrete esse jorge
Circunstâncias completamente diferentes mas lá vem a história da carochinha do costume. Pareceis discos riscados.

helderrocha

Citação de: Matique21 em 15 de Setembro de 2021, 17:22

Circunstâncias completamente diferentes mas lá vem a história da carochinha do costume. Pareceis discos riscados.
se há alguem que é um disco riscado és tu! o jorge com 100M em cima dos 64 do lage, fez pior que o lage!

helderrocha

ou se preferires, o jorge com o plantel do lage reforçado fez pior.

ou se preferires, o jorge com o plantel reforçado do lage que fez  32v nos primeios 34 jogos que fez no campeonato,  fez uma campanha pior.

Slbttotosalvio

Sabem quem é que tinha dado jeito no jogo de ontem?
O Luca

J_PN

Citação de: helderrocha em 15 de Setembro de 2021, 17:24

se há alguem que é um disco riscado és tu! o jorge com 100M em cima dos 64 do lage, fez pior que o lage!

Juravam a pés juntos que o JJ com o plantel do Lage dava 10 de avanço. Se calhar o problema foi meterem 100M em cima do plantel do Lage, estragou o trabalho.

Hylian

Citação de: Revi em 15 de Setembro de 2021, 01:06
Se isto está assim com empate, imagino com uma derrota!

Não obstante dos erros ou não, é tratarem o dínamo de Kiev como se fosse uma equipa de COITADIHOS.

Vamos fazer análises racionais e deixem os odiozinhos de fora.

Somos o Benfica, não somos o Tondela.

Não sabem pôr o Benfica no patamar onde devia estar é dar o lugar a quem o saiba fazer.

Farto de desculpas a tudo

nikas

Citação de: Slbttotosalvio em 15 de Setembro de 2021, 17:30
Sabem quem é que tinha dado jeito no jogo de ontem?
O Luca

Claro que não, esse também é pouco cepo é.
Os que não estão cá fazem sempre falta, quando estão não valem nada...

É normal.

Matique21

Citação de: helderrocha em 15 de Setembro de 2021, 17:24

Tu é que vieste com a conversa do Vieira o sabotar. Gastou 64M em transferências, não foi sabotado coisa nenhuma, apenas não correspondeu à excelente meia época que realizou.

_Xebola_

Como ninguém ainda disse, digo eu...

RUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!

ABenficaC

Citação de: Sexta-Feira em 15 de Setembro de 2021, 10:02
Não conseguiste vencer o poderoso Dínamo.

És muito limitado.
Espero que saias do clube no final da temporada.

Treinar para jogar o campeonato não chega.
Está fora dela.
como assim? Ele empatou com uma equipa  ao nível do Bayern ou Barcelona

Francescoli

Citação de: Andris em 15 de Setembro de 2021, 16:48
Citação de: Francescoli em 15 de Setembro de 2021, 16:28
Alguém avise o PA que empatamos, não ganhamos.
A questão é que não é só ele a ter essa conversa, portanto, é melhor ir rever o resultado, não tenham mudado alguma coisa que o resto não sabe.

Jogamos bem, merecíamos ter ganho.

No final iamos deitando tudo a perder, desde as subs que perdemos o controlo do jogo.

A análise para mim é esta e é fácil.

Nutmeg

Vítor Pinto:

"O Benfica terá que fazer 4 pontos diante do Barcelona - é a meta realista"

:rir:

aquaris

Citação de: Sexta-Feira em 15 de Setembro de 2021, 16:49
Defendemos melhor porque temos mais 1 homem a defender.

A transição defensiva continua o mesmo lodo.
Cavalgadas por ali fora que só acabam na área.

Mas o facto de ter mais um central obviamente que ajuda.

Já o ataque um deserto de ideias. É o que sair no momento.
Se virmos os jogos 80 a 90% dos problemas de recuperação são devido aos laterais não recuperarem rápido. se do lado direito Gilberto já melhorou no lado esquerdo, tirando o jogo com o PSV fora, continuamos a ter uma avenida.