Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

sardao

Com os centrais do Porto até arriscava tentar uma gracinha com 3 centrais. Com os nossos... tentava também, se fosse o Artur Jorge.

AG

Citação de: Flirt4ever em 10 de Agosto de 2013, 18:12
Citação de: Slb-Ag em 10 de Agosto de 2013, 18:07
Citação de: TioPatinhas em 10 de Agosto de 2013, 17:45
Este Benfica em posse de bola há muito tempo que joga numa especie de 3-4-3, quase num 3-3-4, contra equipas mais fracas. Os laterais sobrem demasiado, o central do lado onde se sai a jogar abre na lateral, o Matic recua quase para central e a partir daí é um caos tático. Depois a posse de bola é fraquissima o que nos faz perde-la facilmente e expor-nos a contra-ataque com superioridade numerica do adversário.

Um 3-5-2 com 3 centrais desse perfil nunca resultaria, e em Portugal, onde os jogadores não têm bases nenhumas desse sistema, tenho sérias duvidas que resultasse. Agora, havendo alguem suficientemente louco para fazer uma coisa dessas, seria o JJ.
Lembro-me do V. Guimarães do Inácio que testou isso numa pré-época «para ver o que isto dá», e acabaram por fazer uma excelente época com esse sistema táctico.
O Co Adriense não usava essa tática no Porto ?
Era 3-3-4. Ainda mais balanceado para a frente.

http://www.planetadofutebol.com/artigos/sistemas-de-tres-defesas-no-futebol-portugues

Blitzer

Até se pode alterar a táctica mas se o modelo de jogo continuar igual, vai dar ao mesmo.

Miguelito22

Este sabe la montar uma equipa....ele quer é tudo a sua maneira nem que seja preciso sacrificar as melhores caracteristicas de cada jogador.

cheio

Citação de: Flirt4ever em 10 de Agosto de 2013, 18:14
Citação de: mojo_j0jo em 10 de Agosto de 2013, 17:59
podia ser, mas não vejo o Steven ou Luisão a terem velocidade suficiente para a fazerem compensações defensivas quando o Garay tivesse colado à direita ou o LIsandro à esquerda
para esse esquema, os alas, têm q ter um pulmão acima da média, e têm q defender, por o Salvio seria uma auto-estrada autêntica, o Enzo ou o Maxi seriam o ideal para a direita nesse esquema ... já a esquerda, não sendo o Gaitan um ala tipo ENzo, mas era o melhor q tinhamos no plantel, pq apesar de tudo q lhe pintam aqui, o gajo ainda defende, ao contrário dos nossos restantes alas
Que outra tática poderíamos ter juntos a titulares o Gaitan, Salvio, Marcovic, Djurici, Matic e Enzo  ?

Se calhar não os vais puder ter a jogar em simultâneo. A única tactica que tou a ver que poderia funcionar, e duvido muito que seria muito eficaz. É uma espécie de 4-3-3 sem ponta de lança e com Três avançados moveis sem estarem fixos a um lugar, tipo Barcelona, mas é preciso muito trabalho tactico, e isso demora muito tempo. 

Çula

Este Benfica em posse de bola há muito tempo que joga numa especie de 3-4-3, quase num 3-3-4, contra equipas mais fracas. Os laterais sobrem demasiado, o central do lado onde se sai a jogar abre na lateral, o Matic recua quase para central e a partir daí é um caos tático. Depois a posse de bola é fraquissima o que nos faz perde-la facilmente e expor-nos a contra-ataque com superioridade numerica do adversário.

Um 3-5-2 com 3 centrais desse perfil nunca resultaria, e em Portugal, onde os jogadores não têm bases nenhumas desse sistema, tenho sérias duvidas que resultasse. Agora, havendo alguem suficientemente louco para fazer uma coisa dessas, seria o JJ.
Lembro-me do V. Guimarães do Inácio que testou isso numa pré-época «para ver o que isto dá», e acabaram por fazer uma excelente época com esse sistema táctico.

No ano em que tiveram que jogar muitos jogos em Felgueiras?
Se bem me lembro resultou numa primeira fase, porque depois aquilo começou a correr mal. Nem sei se nesse ano conseguiram ir à Europa.

Flirt4ever

Citação de: Slb-Ag em 10 de Agosto de 2013, 18:16
Citação de: Flirt4ever em 10 de Agosto de 2013, 18:12

O Co Adriense não usava essa tática no Porto ?
Era 3-3-4. Ainda mais balanceado para a frente.
http://www.planetadofutebol.com/artigos/sistemas-de-tres-defesas-no-futebol-portugues
O0 O0 O0 O0

Flirt4ever

Citação de: cheio em 10 de Agosto de 2013, 18:20
Citação de: Flirt4ever em 10 de Agosto de 2013, 18:14
Citação de: mojo_j0jo em 10 de Agosto de 2013, 17:59
podia ser, mas não vejo o Steven ou Luisão a terem velocidade suficiente para a fazerem compensações defensivas quando o Garay tivesse colado à direita ou o LIsandro à esquerda
para esse esquema, os alas, têm q ter um pulmão acima da média, e têm q defender, por o Salvio seria uma auto-estrada autêntica, o Enzo ou o Maxi seriam o ideal para a direita nesse esquema ... já a esquerda, não sendo o Gaitan um ala tipo ENzo, mas era o melhor q tinhamos no plantel, pq apesar de tudo q lhe pintam aqui, o gajo ainda defende, ao contrário dos nossos restantes alas
Que outra tática poderíamos ter juntos a titulares o Gaitan, Salvio, Marcovic, Djurici, Matic e Enzo  ?
Se calhar não os vais puder ter a jogar em simultâneo. A única tactica que tou a ver que poderia funcionar, e duvido muito que seria muito eficaz. É uma espécie de 4-3-3 sem ponta de lança e com Três avançados moveis sem estarem fixos a um lugar, tipo Barcelona, mas é preciso muito trabalho tactico, e isso demora muito tempo. 
Pois... provavelmente... :(

Çula

O 3-5-2 é de longe o esquema táctico mais complicado de ser trabalhado, mas uma vez conseguido é uma táctica muito difícil de ser anulada.
Em Portugal ninguém trabalha este modelo tão bem como o Manuel José. O problema é que de longe o mais moroso de se conseguir resultados palpáveis.

Já cá o tivemos e não houve paciência para esperar pelos frutos desse trabalho.

AG

Citação de: Çula em 10 de Agosto de 2013, 18:26

Se bem me lembro resultou numa primeira fase, porque depois aquilo começou a correr mal. Nem sei se nesse ano conseguiram ir à Europa.
Terminaram em 4º, mas não se qualificaram para a Europa.

cheio

Mas é como se dizia aí atrás independente do esquema táctico, as ideias de jogo são  tão ou mais importantes.

A nossa ideia de jogo o ano passado, passava pela velocidade de ataque, onde conseguimos desequilibrar a maior parte de equipas. Para isso o Salvio e o Matic fizeram um grande trabalho, um pelo explosão e o outro porque conseguia tapar todo o buraco do meio campo e ainda criava jogo. Mas depois há o volte face em jogos mais complicados em que era necessário gerir a bola, ou a velocidade de ataque era anulada ou simplesmente não existia (ex. final da taça) os nossos jogos eram extremamente sofríveis e os resultados uma valente treta ...

E pelo que vi esta pré-época ainda não deu para ver bem quais serão os princípios de jogo, se continuamos a longa ideia de atacar rápido ou partir para outro estilo de jogo. Mas verdade seja dita não vi muitos do Benfica desta época.

Çula

Citação de: Slb-Ag em 10 de Agosto de 2013, 18:34
Citação de: Çula em 10 de Agosto de 2013, 18:26

Terminaram em 4º, mas não se qualificaram para a Europa.

Então fizeram melhor do que tinha na ideia.
Lembro-me de alguns bons jogos mas também de outros mais para o fracotes.
Não acho que fossem uma equipa particularmente forte, tinham era bastante qualidade quando tinham a bola. Depois a defender tinha algumas dificuldades.

Jogaram nessa táctica toda a época?

Zlatan

Prefiro o 3-4-3 ao 3-5-2, mas ambos, bem oleados, dificilmente são anulados.

cheio

Lembro-me de uma entrevista do JJ à Sporttv enquanto treinava o Belenenses em que falava do 3-4-3 à laranja Mecanica, como o modelo sonho que gostaria de trabalhar num futuro

Flirt4ever

Citação de: Zlatan em 10 de Agosto de 2013, 18:42
Prefiro o 3-4-3 ao 3-5-2, mas ambos, bem oleados, dificilmente são anulados.

Mas então porque todos os grandes treinadores optam pelo 4x5x1 ? Quase todas as equipas de top Mundial jogam é em 4x5x1 ....