Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

André Sousa

Citação de: Knight Of Wands em 16 de Maio de 2014, 04:18
O desporto não premia o melhor? Pode não premiar o melhor no sentido inequívoco porque isso é subjectivo. Quem é o melhor? O Real? O Bayern? Haverá opiniões diferentes. Na esmagadora maioria dos desportos, o melhor da partida emerge vitorioso. Isto é factual. No futebol é possível a total subversão de todas as lógicas do mundo e uma equipa que nunca venceu nenhuma partida, poder tirar uma competição uma que nunca perdeu um único jogo.
Deve ser o único grande desporto que é decidido a jogar uma coisa que não é futebol.

Não. A sorte e o azar estará lá sempre. Nem tudo está dentro dos domínios da competência. Numas modalidades mais que noutras.

Mas já estamos a entrar dentro da comparação de modalidades que nada têm a ver. Futebol é uma coisa. Basquetebol é outra. Hóquei outra. Atletismo outra. And so on.

Gugans

quando o rakitic apontou para o Luisao, a indicar que podiamos comecar primeiro a bater os penalties, eu animei me e disse dentro de min,"hum, normalmente quem bate primeiro sempre vence, # ganhamos ao porto nos penalties ha dias, caralho# mas nao gosto daquela danca dos pes para lado daquele Beto, ele o vai fazer que eu sei, fadasse# porra temos GR, o Oblake e alto, vai pegar umas# guTmanEUseBIOcoLunA33enoizzz# oh deus ajuda o meu SLB, eu corto a relva  amanha com uma tesoura, que o landlord me manda ha muito... eu prometooo! este ano tem k ser !!"... levanto me rapido do sofa e vou buscar o quadro da aguia Americana( aqui em casa e a Aguia Vitoria e nao quero saber! )..." vai trazer a Vitoria! yes!!". 

Nada disso valeu alguma coisa. Quando o Cardoso falhou, entrava a minha girlfriend pela porta dizendo" eu nao sei pq o JJ escolhe o Cardoso para bater... ele marca muitos de penalty, mas nos momentos decisivos sempre falha... olha como ele bate devagarinho!! o que esse quadro ta a fazer ali?", da minha boca nao saiu nadinha, so lembrava " fodasse, no gilvicente vs slb ela nao disse que o Cardoso so bate os penalties  com forsa e sem colocacao?" ...no mesmo momento o link que via o jogo bloqueou se, so voltou quando... f**k @#I f!  excuse my French!

Wizzy

Jesus fez uma excelente temporada, principalmente se ganhar a Taça de Portugal. Sair do Benfica por vontade do Benfica seria uma decisão inqualificável, e nunca aconteceria. É essencial ganhar o próximo campeonato, e o Jesus dá garantias de que pelo menos, conseguiremos disputar o titulo, e começando com Jesus, e os adversários directos, com novos treinadores e novas filosofias, e novos jogadores, saimos em vantagem.

A sair, só por vontade do Jesus. Por mim seria excelente se continuasse, pelo menos mais um ano, e renovando por mais 1 época.

Knight Of Wands

Num desporto, procuramos que haja justiça, pelo menos ao máximo, e que as condições disputa sejam iguais para todos os atletas. Os penalties nunca são disputados em circunstancias de igualdade. Seja pela baliza onde são marcados, ou por ser em casa ou fora, ou pela ordem que as equipas marcam. Logo para aí, nem sequer devia ser um método de desempate.

Depois estamos a premiar a equipa com mais borra, ou com mais controlo mental ou que tem os melhores batedores. Tudo bem. Mas porque motivo são essas as skills do futebolista a serem valorizadas?

Eu vejo uma final da Champions para ver quem é a melhor equipa do jogo e que será campeão da europa. Quem ganha é quem marca mais golos que o adversário. E normalmente é que tem melhores futebolistas. Eu não estou ali para ver quem tem melhores batedores de penalties. Um futebolista é muito mais que um batedor de penalties. Então, como é que a diferença entre as equipas pode ser feita com base em algo tão redutor?

A juntar a isto, os penalties abrem a fantástica possibilidade de uma equipa que ganhou ZERO jogos, poder vencer uma competição a uma equipa que perdeu ZERO jogos.

Quando há este desvirtuamento todo da verdade desportiva, como é que alguém me convence que isto é uma solução aceitável?

Quando alguns dinossauros saírem, é lógico que isto termina. Daqui a 30 anos, duvido que os jogos ainda sejam decididos de forma tão imbecil.

Isto não ajuda à credibilidade do desporto futebol.

Knight Of Wands

Resumindo, para mim o Benfica não perdeu. Não se me sinto derrotado, não fomos inferiores a jogar futebol. Ficou 0-0. Fico fodido pelo empate. Devemos ganhar sempre.

A UEFA não queria levar o caneco de volta. É generosa e tinha que o entregar a alguém. Meteram-nos a jogar ao tiro ao alvo, contra o Pimparel a jogar à macaca. Não acertamos no alvo tantas vezes. Paciência.

Não levamos a taça para casa, mas somos mil vezes mais equipa de futebol.

André Sousa

Pá, estou cansado desta conversa. Não sairemos daqui, porque são opiniões diferentes a que se junta uma rigidez enorme. Não vale a pena.

Agora vou dormir, que também mereço. Até amanhã a todos.

Knight Of Wands

No basquetebol vence-se a jogar basquetebol, no voleibol vence-se a jogar voleibol, no ténis vence-se a jogar ténis, na F1 vence-se a ganhar a corrida, no rugby vence-se a jogar rugby, no andebol vence-se a jogar andebol.

No futebol deveria vencer-se sempre a jogar futebol. Isso só não acontece porque prefere-se o show em detrimento do desporto. Um penalty shootout, mesmo não tendo nada a ver com jogar futebol é muito mais emocionante e sufocante do que dar sucessivos prolongamentos durante um ou dois dias.

Hasta

Magnusson

Citação de: Knight Of Wands em 16 de Maio de 2014, 04:09
Citação de: André Sousa em 16 de Maio de 2014, 04:01
Citação de: Knight Of Wands em 16 de Maio de 2014, 03:57
Isso é incomparável. Aí já entras na opinião e na subjetividade.

Para os portugueses é injusto e para os gregos é justo. Há mérito deles e ganharam a jogar o jogo que ali estava a ser disputado seguindo as regras. Erro do Ricardo que premiou o adversário. Acontece em qualquer desporto.

Decidires um campeão do mundo ou um campeão europeu a fazer um mini-jogo, é mesmo a dizer "olha decidam-se aí que nós não temos o dia todo". O objectivo é sair dali a melhor equipa do mundo ou da europa, não é eles despacharem o assunto a martelo.

E discutir a justiça dos penaltis é o quê? Objectiva?

A verdade é que entra pelos olhos adentro que o Sevilha foi mais competente que o Benfica nos penaltis. O Cardozo e o Rodrigo erraram, premiaram o adversário, o Sevilha ganhou.

E os penaltis não são uma lotaria. É preciso sorte, mas também é preciso mérito, qualidade e uma capacidade psicológica muito forte. Tudo coisas que fazem parte do futebol.

Discutir a justiça de vitórias em penalties para mim nem sequer é assunto. É a vitória da mentira desportiva. É um mini-jogo. Para mim conta tanto como fazer pedra-papel-tesoura.

Não me venham com histórias e fados, que um prolongamento infinito ou o repetição da final eram cenários perfeitamente possível e muito mais justos desportivamente.

Enquanto o nonsense imperar no futebol, vamos ter aberrações como uma equipa ser invencível e mesmo assim poder perder uma prova para outra que perdeu 4 ou 5 vezes.

Contas uma merda destas a um americano e parte-se a rir e pergunta como é possível uma equipa que nunca perdeu, perder para uma que perdeu mais vezes. É a lógica do futebol.

Embora concorde, nao e bem assim, ja houve equipas imbativeis na NFL durante a regular season que depois chegaram aos playoffs e foram eliminadas.

rkc

Citação de: Dudek em 16 de Maio de 2014, 01:01
A minha opinião sobre o Jesus é a mesma de sempre..é um bom treinador, com limitações para um clube cuja ambição é ganhar quase sempre. O jogador com ele evolui, é um homem aplicado, que se interessa pelos pormenores, que me parece competente no treino. E foi isso que o segurou no Benfica, um Benfica que vivia mais preocupado em vender jogadores do que em ganhar..Mas é muito limitado a analisar durante o jogo e a perceber o que a equipa precisa, e em termos de mentalidade é pequeno, pequeninho. É só bazófia nesse aspecto, o que ainda joga mais contra ele, porque um perdedor com bazófia..

Depois é um teimoso de 1ª, e eu aprecio a persistência nas pessoas, mas quando isso passa para o plano de prejudicar uma equipa para se vencer a sua..

O grande mérito de Jesus esta temporada, para mim é a forma como meteu a equipa a defender na 2ª volta. Defendemos muito bem, muito sólidos, e foi isso que nos permitiu sobreviver em Turim com a Juve e por exemplo nos jogos com o Porto.

Mas não me parece coincidência que em 5 anos, nos 2 anos que é campeão o Porto nem sequer fica em 2º..parece-me claramente que tem a ver com a tal incapacidade que ele tem de transmitir à equipa tranquilidade, uma mentalidade vencedora, o que faz com que em anos mais apertados a equipa trema. Este ano começamos pessimamente a Liga, mas o Porto vacilou e nós fomos vencendo muito à base do imenso talento individual que há nesta plantel, e com isso veio a confiança, foi tipo uma  2ª vida. Entramos numa dinâmica vencedora muito boa e a margem para eles era tão grande, que não houve espaço para bloqueios mentais. E para o ano, acreditam que o Porto estará assim debilitado novamente? Senão tiver, vai o Benfica com Jesus ser capaz de cimentar uma posição no futebol português actual? Eu tenho duvidas..muitas mesmo! Não aprecio a maneira dele ser, acho que não tem valores à Benfica, dificilmente algum dia simpatizarei com a figura dele, mas caso fique, é esperar que consiga ser o homem certo para voltarmos a dominar.

A única coisa que o JJ fez para "meter a equipa a defender na 2ª volta" foi tirar um bidon e meter um GR.

É como eu andar sempre de bicicleta. É giro e tal. Depois compro um carro e fico fascinado porque afinal é possível andar numa estrada a mais de 100 km/hora!

B_B

Não sei se viram o que josé manuel freitas escreveu no jornal A Bola...
Que um amigo lhe garantiu que o marco silva já era do Sporting, e que se Jesus saísse (que é pouco provável), seria Vitor Pereira treinador equacionado para o SLB...lol..

alfredo

Citação de: rkc em 16 de Maio de 2014, 06:42
Citação de: Dudek em 16 de Maio de 2014, 01:01
A minha opinião sobre o Jesus é a mesma de sempre..é um bom treinador, com limitações para um clube cuja ambição é ganhar quase sempre. O jogador com ele evolui, é um homem aplicado, que se interessa pelos pormenores, que me parece competente no treino. E foi isso que o segurou no Benfica, um Benfica que vivia mais preocupado em vender jogadores do que em ganhar..Mas é muito limitado a analisar durante o jogo e a perceber o que a equipa precisa, e em termos de mentalidade é pequeno, pequeninho. É só bazófia nesse aspecto, o que ainda joga mais contra ele, porque um perdedor com bazófia..

Depois é um teimoso de 1ª, e eu aprecio a persistência nas pessoas, mas quando isso passa para o plano de prejudicar uma equipa para se vencer a sua..

O grande mérito de Jesus esta temporada, para mim é a forma como meteu a equipa a defender na 2ª volta. Defendemos muito bem, muito sólidos, e foi isso que nos permitiu sobreviver em Turim com a Juve e por exemplo nos jogos com o Porto.

Mas não me parece coincidência que em 5 anos, nos 2 anos que é campeão o Porto nem sequer fica em 2º..parece-me claramente que tem a ver com a tal incapacidade que ele tem de transmitir à equipa tranquilidade, uma mentalidade vencedora, o que faz com que em anos mais apertados a equipa trema. Este ano começamos pessimamente a Liga, mas o Porto vacilou e nós fomos vencendo muito à base do imenso talento individual que há nesta plantel, e com isso veio a confiança, foi tipo uma  2ª vida. Entramos numa dinâmica vencedora muito boa e a margem para eles era tão grande, que não houve espaço para bloqueios mentais. E para o ano, acreditam que o Porto estará assim debilitado novamente? Senão tiver, vai o Benfica com Jesus ser capaz de cimentar uma posição no futebol português actual? Eu tenho duvidas..muitas mesmo! Não aprecio a maneira dele ser, acho que não tem valores à Benfica, dificilmente algum dia simpatizarei com a figura dele, mas caso fique, é esperar que consiga ser o homem certo para voltarmos a dominar.

A única coisa que o JJ fez para "meter a equipa a defender na 2ª volta" foi tirar um bidon e meter um GR.

É como eu andar sempre de bicicleta. É giro e tal. Depois compro um carro e fico fascinado porque afinal é possível andar numa estrada a mais de 100 km/hora!

eu concordo 100% com o dudek. acho o jj bom trabalhador, mas nesses jogos decisivos, e particularmente com equipas de certo degrau, falta lhe algo. ter essa mentalidade vencedora em situacoes muito apertadas como uma final, foi algo que nao consegue mostrar.

VALEBEM

Se ganharmos a Taça de Portugal, como é nossa obrigação, porque somos de facto favoritos, é uma das melhores épocas da História do Clube!
Na linha de pensamento de alguns só Bela Guttmann foi treinador com qualidade para o Benfica, pois foi o único que venceu na Europa!
Ninguém vai mudar de opinião, porque a rigidez é enorme, e a casmurrice também, mas para mim, que frequento a Luz desde 1990, nunca vi um Benfica com a qualidade que vejo na era Jesus. Tudo bem que podiamos e deviamos ter ganho pelo menos mais um campeonato neste processo, mas o salto que o Benfica deu com Jesus é algo tão evidente, tão marcante, tão contrastante em relação aos 20 anos anteriores, que eu não consigo perceber como é que há pessoal que o critique tanto, apesar de ser uma minoria dentro do Benfiquismo...
Não peço que todos o considerem um excelente treinador, como eu considero... Como tenho dito, para mim ele é a estrela do Benfica, faz com que planteis e equipas em quem praticamente não se acredita no início das épocas, porque nestes 5 anos já saíram 8 jogadores por mais de 20 milhões de euros, nos quais se diz que o treinador não aguenta até ao natal, que sem Witsel, Javi e Matic vai ser um descalabro, etc..., tenha chegado ao mês final das últimas duas épocas com possibilidades de vencer TUDO.
Jesus tem defeitos, como TODOS os treinadores têm. Mesmo Mourinho ou Gaurdiola, considerados os melhores, têm MUITOS defeitos. E eu tenho imensas dúvidas que estes fizessem melhor do que Jesus tem feito no Benfica, mas muitas mesmo.
Claro que ambos têm uma bagagem maior do que Jesus, dominam melhor outros aspectos, sobretudo o mediático, mas em competência técnica e táctica duvido que superem Jesus.
Além disso Jesus é o treinador do meu Clube, um Clube que adoro, e acho de muito baixo nível um Benfiquista usar o argumento de que «se foisse bom não estava ainda no Benfica» para achincalhar o treinador...

Mas, apesar de achar isto, faço sempre depender a permanência dele de ganhar o campeonato, que considero a prova que realmente define o que é pelo menos uma boa época.

Amsterdam

miniMilk

Citação de: B_B em 16 de Maio de 2014, 09:18
Não sei se viram o que josé manuel freitas escreveu no jornal A Bola...
Que um amigo lhe garantiu que o marco silva já era do Sporting, e que se Jesus saísse (que é pouco provável), seria Vitor Pereira treinador equacionado para o SLB...lol..

Por acaso não me admirava nada.