Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

VALEBEM

Para mim, em Lyon e na pocilga, deviamos jogar em 4-2-3-1!
Com Javi e Airton na 1ª linha de meio campo; Martins, Aimar e Gaitan na 2ª linha, e um avançado (Saviola?) lá na frente, embora o conejo como único avançado me suscite dúvidas... Precisaremos, nesses jogos, de maior sustentação de bola, de maior povoamento do meio campo, e de uma equipa mais equilibrada!

lost_paradise

Citação de: VALEBEM em 06 de Outubro de 2010, 19:38
Com Javi e Airton na 1ª linha de meio campo; Martins, Aimar e Gaitan na 2ª linha, e um avançado (Saviola?) lá na frente, embora o conejo como único avançado me suscite dúvidas... Precisaremos, nesses jogos, de maior sustentação de bola, de maior povoamento do meio campo, e de uma equipa mais equilibrada!
Esses três jogadores de apoio ao avançado era um afunilamento do nosso jogo. Concordo com o sistema como alternativa, mas com Coentrão ou Salvio numa das alas. De resto no equilibrio do meio campo é o problema da manta. Com Martins destapas a defesa, com Airton ao lado do Javi destapas o ataque. Até aqui se nota a ausência do Ramires porque não só fazia o corredor todo, como fechava ao meio.

johncleese

Citação de: VALEBEM em 06 de Outubro de 2010, 19:38

O único avançado que temos capaz de jogar sozinho na frente, de forma eficaz, é o Alan Kardec. É forte fisicamente, segura bem, ganha bolas de cabeça, é rápido e quando está bem fisicamente é forte na pressão. Jogava como dizes, mas com o Saviola no lugar do Aimar, atrás do Kardec, como falso "10", e colocava o Pablo na 2ª parte, caso o resultado fosse favorável, para gerir a bola como só ele sabe

VALEBEM

Se o Amorim estivesse em forma, podia ser Javi e Amorim no meio, em vez de Javi e Airton!
Concordo que o Kardec é o nosso avançado que melhor pode funcionar como única referência de ataque!

fmb

Concordo inteiramente com o "maior pragmatismo" do Benfica em determinados jogos.... aliás, viu-se que já na época passada que fora de casa, tirando o jogo de Marselha, não fizémos bons jogos contra boas equipas.
É preciso mais calma na abordagem ao jogo, mais cabeça na gestão do mesmo e um uso ainda mais eficaz num aspecto em que somos fortíssimos: transições. Ainda por cima sem Ramires, que era o único que defendia como atacava... e porque o Rúben está lesionado e para voltar a estar em condições físicas, ainda vai demorar um tempinho.

Acho que o melhor mesmo, em certos jogos, é apostar na dupla Javi-Airton no miolo. O Aírton com maior liberdade para ter bola no pé e um Javi ao seu estilo, práctico e eficiente. Daí para a frente, não sei o que faria... se tentasse um 4-2-2-2 à brasileira ou uma linha de 3 atrás de um avançado, até pela ausência do Cardozo.

Pedro10

Mister, o ano passado apostamos tudo no campeonato e ganhamos, este ano com um onze/plantel de qualidade inferior sentamo-nos em duas cadeiras.. o bicampeonato e a champions.. tem de ser intelegente a gerir o plantel para conseguirmos ganhar.

iloy

Citação de: Pedro10 em 06 de Outubro de 2010, 20:55
Mister, o ano passado apostamos tudo no campeonato e ganhamos, este ano com um onze/plantel de qualidade inferior sentamo-nos em duas cadeiras.. o bicampeonato e a champions.. tem de ser intelegente a gerir o plantel para conseguirmos ganhar.

sem duvida amigo, parece que a muitos benfiquistas que pensem que podemos ganhar mais que do ano passado com uma équipa com menos qualidade

Pedro10

Citação de: iloy em 06 de Outubro de 2010, 21:27
Citação de: Pedro10 em 06 de Outubro de 2010, 20:55

sem duvida amigo, parece que a muitos benfiquistas que pensem que podemos ganhar mais que do ano passado com uma équipa com menos qualidade

Exactamente, amigo.

:amigo:

VALEBEM

Se ganhassemos o mesmo, talvez trocando a taça da cerveja pela Taça a sério, já ficava muito contente!
Perdemos 2 jogadores importantes, é um facto, mas não sei se o nosso plantel é assim tão inferior ao do ano passado! A meu ver, continua a ser o melhor deste país, ou quanto muito, um dos 2 melhores!

Pedro10

Citação de: VALEBEM em 06 de Outubro de 2010, 21:33
Se ganhassemos o mesmo, talvez trocando a taça da cerveja pela Taça a sério, já ficava muito contente!
Perdemos 2 jogadores importantes, é um facto, mas não sei se o nosso plantel é assim tão inferior ao do ano passado! A meu ver, continua a ser o melhor deste país, ou quanto muito, um dos 2 melhores!
Eu acho o plantel/onze do ano passado mais forte amigo mas é a minha opinião, concordo contigo já seria bom ganhar o campeonato e em vez da taça da cerveja ganhar a taça de portugal.  O0

Saviolafication

Citação de: VALEBEM em 06 de Outubro de 2010, 20:07
Se o Amorim estivesse em forma, podia ser Javi e Amorim no meio, em vez de Javi e Airton!
Concordo que o Kardec é o nosso avançado que melhor pode funcionar como única referência de ataque!

Se fosse para jogar num sistema de único avançado, eu preferia jogar com o Weldon. Depois poderia ser eventualmente ser substituido pelo Saviola ou Kardec numa fase mais avançada do jogo.

poliban

Só se cai uma vez...
Caímos lá no ano passado este ano não vamos cair lá.
JJ não vai ser enganado pelo xupa pillas boas, tenho a certeza.

Zak

Citação de: aplane em 06 de Outubro de 2010, 19:06
Citação de: Vieri em 06 de Outubro de 2010, 19:01
Mais do que estarmos preocupados com a, b ou c do Porto, antes temos de nos preocupar connosco.
É que os nosso jogos contra boas equipas fora têm sido desastrosos, porque o Benfica não consegue mudar o paradigma do seu jogo.

Tirando talvez o Barcelona não há equipa no mundo que não tenha por vezes que ser mais especulativa, apostando na contenção e no erro do adversário.
O Benfica tem que saber anular o adversário nestes jogos, congelar o jogo, ter e tocar a bola, mesmo sacrificando a sua matriz de ataque rápido, principalmente quando organizado a partir da defesa.

E isso este ano ainda faz mais sentido, pois temos mais 2 jogadores de bola no pé a interiores e já não temos aqueles 2 ciclistas que faziam as nossas transições num furacão.

Principalmente nos jogos complicados, contra equipas boas fora, como em Lyon e Dragon, ou somos cínicos ou somamos mais 2 derrotas.

Concordo...
Temos que atacar pela certa, e ter muita bola, muita mesmo, para os desorientar...

Em parte concordo Vieri.
No entanto, na parte dos "jogos disastrosos contra equipas boas", nao concordo totalmente.

Fizemos um bom jogo contra o Braga ..... e mesmo contra o Schalke.
E fizemos um jogao contra os lags.... embora esses nao ja nao se enquadram nas "equipas boas" ... mas sendo um derby, e com o SCP a fazer uns jogos bacanos na Aeroliga, seria sempre um jogo dificil.

Com o Schalke houve dois erros defensivos e TAU ... levamos na pá.
Porque tirando os ultimos 15/20 mins até fizemos um bom jogo .... e tivemos hipoteses de marcar.
O ultimo quarto do jogo, mais propriamente depois do erro do Peixoto, é que nos desconcentramos totalmente. Isso nao pode acontecer num clube como o Benfica. Pois ainda tinhamos hipoteses de empatar.

Nao temos o futebol da epoca passada mas nao tamos a jogar mal .... e tamos a subir de forma. E tirando o jogo contra a Academica (em que nao jogamos bem) e o jogo da Supertaca, fizemos mais que suficiente para ganhar em Guimaraes e contra o Nacional. Tendo em conta que sao sitios normalmente dificeis de ir jogar e ganhar.

Contra os Isrraelitas nao fizemos um grande jogo .... mas fomos eficazes. E isso é o que acontece com algumas grandes equipas. Mesmo nao jogando bem conseguem ganhar.
Muitos chama a isso, estofo de campeao.
Nem sempre se pode jogar bem.

Acho que o grande mal esta epoca (nao querendo falar da falta do Di e do Ramires) tem sido as faltas de desatencao e falta de eficacia em frente á baliza.
Perdemos a bola imensas vezes (o Peixoto tem sido horrivel nesse aspecto), coisa que nao acontecia a epoca passada .... e temos falhado imenso em frente á baliza.

Vieri

Zac, referia-me a jogos fora. Só me lembro de um bom - em Marselha e mesmo nesse tinhamos a eliminatória perdida a 15 m do fim.

Zak

Esta epoca tambem temos tido pouca sorte com as lesoes. Coisa que tambem nao aconteceu a epoca passada.

O Amorim, que por acaso teve tambem lesionado na epoca passada (mas tinhamos Ramires), é importante tar em forma e nao se lesionar.
Vai ser um jogador fulcral esta epoca. E que podia ter dado imenso jeito na Alemanha.
Espero que recupere rapido.

Dois jogadores que é super importante nao se lesionarem (por nao termos solucoes) é o Amorim e o Coentrao.
Claro, há outros ... mas esses 2 sao issenciais.