José Mourinho

Treinador, 61 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2000-2000), 11 jogos (6 vitórias, 3 empates, 2 derrotas)

Barracuda

Citação de: brazio em 09 de Abril de 2014, 13:34O erro de Vilarinho foi não ter resgatado Mourinho quando estava no Leiria meteu-se com tretas entre sai ou fica Jesualdo e o Mourinho mandou-o passear e rumou a norte...

Portanto o Vilarinho fez bem em deixar o Mourinho sair do Benfica e depois fez mal em não o ir buscar de volta imediatamente a seguir?

brazio

Citação de: Barracuda em 09 de Abril de 2014, 13:52
Citação de: brazio em 09 de Abril de 2014, 13:34O erro de Vilarinho foi não ter resgatado Mourinho quando estava no Leiria meteu-se com tretas entre sai ou fica Jesualdo e o Mourinho mandou-o passear e rumou a norte...

Portanto o Vilarinho fez bem em deixar o Mourinho sair do Benfica e depois fez mal em não o ir buscar de volta imediatamente a seguir?

Exactamente.

Até porque o Mourinho já estava com um pé e meio de volta ao Benfica era só assinar a formalidade.

O porto só entrou na equação quando o Vilarinho insistiu no Jesualdo mas ai como já foi dito o Vieira também teve culpa...

Barracuda

Citação de: brazio em 09 de Abril de 2014, 14:07Exactamente.

Até porque o Mourinho já estava com um pé e meio de volta ao Benfica era só assinar a formalidade.

O porto só entrou na equação quando o Vilarinho insistiu no Jesualdo mas ai como já foi dito o Vieira também teve culpa...

Estás a falar a sério? Então o Vilarinho fez bem em deixar sair o Mourinho e depois fez mal em não o ter ido buscar de volta poucos meses depois? Não teria sido mais inteligente... sei lá, ter renovado o contrato com o Mourinho, como ele queria?

brazio

Citação de: Barracuda em 09 de Abril de 2014, 14:13
Citação de: brazio em 09 de Abril de 2014, 14:07Exactamente.

Estás a falar a sério? Então o Vilarinho fez bem em deixar sair o Mourinho e depois fez mal em não o ter ido buscar de volta poucos meses depois? Não teria sido mais inteligente... sei lá, ter renovado o contrato com o Mourinho, como ele queria?

O Mourinho já cá estava quando Vilarinho ganhou as eleições...

E como é que Vilarinho ganhou?

Prometeu Toni para treinador

Prometeu Jardel (acabou por ir para os sapos...)

E sobretudo teve o apoio do King na linha de meta senão provavelmente teria perdido e terias mais um mandato de vale tudo..

Tendo em conta as falcatruas de vale tudo se este tivesse ganho mais um mandato e sabe-se lá o que ele faria... A eleição de Vilarinho foi decisiva para a vida do nosso Clube.

Ora o Mourinho era o treinador de vale estava na sua primeira experiência como treinador principal a época não começou da melhor forma e a eliminação na Europa foi embaraçosa mas depois lá consegui estabilizar a equipa e culmina com vitória por 3 secos aos sapos o campeão em titulo.

Começou a ganhar simpatizantes e ninguém pede Toni o seu lugar estava seguro pelo menos até ao fim da época.

Não tinha nada que esticar a corda com a direcção só poderia resultar no que aconteceu...

E na altura não me lembro de ter visto nenhum Benfiquista a condenar essa demissão.

Agora falhar o seu resgate quando já estava tudo pronto para o seu regresso? Isso sim foi um erro histórico. 

Barracuda

Sinceramente não consigo perceber essa tua ideia do resgate. Portanto tem-se o homem sob contrato, deixa-se-lo ir embora e depois é suposto ir-se resgatá-lo passados uns meses? Que lógica é que isso tem? Mais valia tê-lo resgatado logo minutos a seguir, antes sequer de ele ter tempo para sair do estádio.

E quanto a isso de não teres visto nenhum Benfiquista condenar a demissão do Mourinho, isso não significa que não os houvesse. Eu sei que na altura chamei tudo e mais alguma coisa ao Vilarinho, e ainda hoje continuo a chamar.

Almareado

Este ano estou muito curioso em ver os resultados de Mourinho...

Em Inglaterra, são várias as equipas que investiram milhões, já não é só o Chelsea da primeira passagem de Mourinho a fazê-lo.

Depois na Liga dos Campeões a mesma coisa.....Veremos.

Barracuda

Citação de: Almareado em 09 de Abril de 2014, 14:39Este ano estou muito curioso em ver os resultados de Mourinho...

Terceiro ou quarto lugar na Premiership e eliminado nas meias-finais da Champions.

brazio

Simples.

O Mourinho não era ninguém no mundo do futebol na altura e fez chantagem com uma direcção que não o tinha escolhido para treinador e que se limitou a cumprir uma promessa eleitoral trazendo de volta Toni...

E mesmo assim não o teria feito se Mourinho não tivesse tido aquela atitude. Ninguém despede um treinador que tinha acabado de dar um banho de bola ao campeão em titulo...

Claro que se o Vilarinho tivesse uma bola de cristal no gabinete que lhe previsse o futuro não teria demitido Mourinho...

Mas as circunstâncias eram o que eram.

Na época a seguir compreendeu-se o erro e tinha-se tudo pronto para trazer de volta Mourinho mas insistiu-se no boneco do Jesualdo... Isso sim foi o Erro...

Barracuda

Não era preciso ter uma bola de cristal, bastava ter dois dedos de testa. Será que fui eu a única pessoa em Portugal que quando viu a primeira conferência do Mourinho percebeu logo que estava ali um treinador especial? E tal como disse, eu inicialmente estava contra a contratação do Mourinho, por também acreditar naquela parvoíce que se dizia na altura sobre ele ser apenas um "tradutor". O meu mérito foi ter tido a capacidade para mudar de opinião imediatamente assim que o vi a falar pela primeira vez na conferência de imprensa de apresentação.

Pergunto-te o que perguntei ao Trezeguet: achas que o Vilarinho acreditava que era melhor para o Benfica deixar sair o Mourinho do que aceitar a "chantagem" dele e renovar-lhe o contrato por dois anos, como ele queria?

brazio

Citação de: Barracuda em 09 de Abril de 2014, 14:51
Não era preciso ter uma bola de cristal, bastava ter dois dedos de testa. Será que fui eu a única pessoa em Portugal que quando viu a primeira conferência do Mourinho percebeu logo que estava ali um treinador especial? E tal como disse, eu inicialmente estava contra a contratação do Mourinho, por também acreditar naquela parvoíce que se dizia na altura sobre ele ser apenas um "tradutor". O meu mérito foi ter tido a capacidade para mudar de opinião imediatamente assim que o vi a falar pela primeira vez na conferência de imprensa de apresentação.

Pergunto-te o que perguntei ao Trezeguet: achas que o Vilarinho acreditava que era melhor para o Benfica deixar sair o Mourinho do que aceitar a "chantagem" dele e renovar-lhe o contrato por dois anos, como ele queria?

Sim mas não dessa dimensão.

Honestamente achavas que o Mourinho ia ser campeão europeu por uma equipa portuguesa apenas pelo que ouvias nas CI?

Mourinho precipitou-se. Ele não seria despedido e estava cada vez a ganhar mais adeptos dentro do clube.   

Quanto ao que o Vilarinho achava ou deixava de achar acerca de Mourinho não vou por a especular sobre isso.

O que sei é do conhecimento publico... Vilarinho prometeu Toni nas eleições e Mourinho criou a oportunidade perfeita para este cumprir a sua promessa...

Além disso se o temos resgatado em Leiria como devíamos ter feito essa história que fez no porto nunca teria acontecido...

O porto só olhou para Mourinho para solução quando viu o campeonato a fugir-lhe...

Barracuda

Citação de: brazio em 09 de Abril de 2014, 15:06Sim mas não dessa dimensão.

Honestamente achavas que o Mourinho ia ser campeão europeu por uma equipa portuguesa apenas pelo que ouvias nas CI?

Não digo isso, até porque em condições normais uma equipa portuguesa não tem hipóteses de vencer a Champions, mas percebi claramente que o Mourinho não era um treinador como os outros. Mesmo depois da derrota no jogo inicial com o Boavista, da eliminação com o Halmstads ou da derrota 0-3 com o Marítimo, eu percebia que tínhamos apanhado um relâmpago numa garrafa. O problema é que o Vilarinho estava mortinho por abrir a rolha e deixar o relâmpago sair.

Citação de: brazio em 09 de Abril de 2014, 15:06Mourinho precipitou-se. Ele não seria despedido e estava cada vez a ganhar mais adeptos dentro do clube.

O Mourinho sabia que não era a escolha do Vilarinho e que a qualquer momento o podiam mandar embora. Aliás, se ele estava a ganhar mais adeptos dentro do clube, por que razão o Vilarinho nunca lhe apresentou uma proposta para renovar? Na melhor das hipóteses o Vilarinho ia deixar o contrato do Mourinho acabar e depois na época seguinte vinha o Toni. Assim, o Mourinho tentou aproveitar o entusiasmo em torno dos 3-0 sobre o Sporting para exigir a renovação, numa de "é agora ou nunca".

Citação de: brazio em 09 de Abril de 2014, 15:06Quanto ao que o Vilarinho achava ou deixava de achar acerca de Mourinho não vou por a especular sobre isso.

Eu acho essa a questão fundamental. Para mim, das duas uma:

- O Vilarinho acreditava que o Benfica ficaria melhor sem o Mourinho;
- O Vilarinho acreditava que o Benfica ficaria pior sem o Mourinho, mas não se importou.

No primeiro caso questiono a inteligência do Vilarinho. No segundo questiono o seu Benfiquismo.

Citação de: brazio em 09 de Abril de 2014, 15:06O que sei é do conhecimento publico... Vilarinho prometeu Toni nas eleições e Mourinho criou a oportunidade perfeita para este cumprir a sua promessa...

Também prometeu o Jardel e foi o que se viu. Não sei se foi por piada, mas o mais próximo que esteve de contratar o Jardel foi quando contratou o irmão dele, que nem sequer era Jardel.

Citação de: brazio em 09 de Abril de 2014, 15:06Além disso se o temos resgatado em Leiria como devíamos ter feito essa história que fez no porto nunca teria acontecido...

A história no Porto só aconteceu porque o Vilarinho o deixou sair do Benfica. E sinceramente continuo sem perceber essa ideia de ir resgatar o Mourinho a Leiria. Então aí o Mourinho já não seria o mesmo que foi deixado sair do Benfica por ser chantagista?

VALEBEM

Elvis the Pelvis

Eu acho que aquilo que o Brazio está a dizer é de fácil compreensão, basta contextualizar a coisa.

Quando o Mourinho saiu do Benfica em 2001, portou-se mal. Não era primeira opção do Vilarinho? Não, e depois? É normal, ele era um simples ex-adjunto do Robson. O que tinha a fazer, era provar que a direção estava errada na sua preferência(Toni). E não era uma vitória em Guimarães ou contra o Sporting na Luz, ambas normais para um clube como o Benfica, que alterariam este facto. No fundo, aproveitou-se do facto da direção do Benfica querer o Toni(erradamente), para garantir a sua continuidade no clube. Fez mal, como ele próprio admitiu posteriormente.

Quando estava no Leiria, aí sim, o contexto já era outro completamente distinto. Aí sim, já tinha provado que era um treinador de grande potencial. Nessa altura, a direção do Benfica errou, e errou ao tentar impor o Jesualdo como seu adjunto. Aí não há nada a dizer, o erro colossal foi nosso. Agora da primeira vez, culpa do Mourinho a 100%.

Isai@sReis

Citação de: Barracuda em 09 de Abril de 2014, 13:33
Citação de: Isai@sReis em 09 de Abril de 2014, 13:25
Um dia vai voltar.  :)

Talvez nos oitavos-de-final da Champions do próximo ano. Em princípio Benfica e Chelsea serão cabeças-de-série, pelo que não se poderão encontrar na fase de grupos.
Acredito seriamente naquilo que estou a dizer sobretudo tendo em conta que ele ultimamente não tem tido os resultados que o tornaram o melhor treinador do mundo. Sr ae coisas nao melhorarem é normal que ele admita baixar o ordenado para vir treinar um clube que mesmo não estando numa das principais ligas, ainda lhe dá uma boa visibilidade. É que nem o Mourinho se permitiria a si não triunfar com o principal clube Português.

Langley

Um bocado frustrante ter tido o melhor treinador do Mundo e tê-lo deixado ir. Falta de visão.