Livramento (Hóquei em Patins)

Avançado, (1943-02-28 - 1999-06-07),
Portugal
Estatísticas: 13 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (8), Taça das Nações/Torneio de Montreux (1), Campeonato Regional de Lisboa (8), Campeonato Metropolitano (4), Torneio de Abertura da APL (7)

Carrega Benfica

Citação de: Pancho Lopes 67 em 01 de Maio de 2020, 20:28
Citação de: Carrega Benfica em 01 de Maio de 2020, 20:10
Pois, já tinha lido isso. Mesmo assim podia ter sido enterrado também com uma do Benfica. Quantos jogadores nessa altura trocaram o Benfica pelo zmerding ou vice-versa? Nos últimos anos só se vê trocarem o porco pelo zmerding e vice-versa (e o Tuco o Benfica pelo zmerding). Era a maior rivalidade da altura (Benfica zmerding) e mesmo assim trocavam para o clube rival?

No hóquei tens mto gajo que jogou no Benfica e Sporting, António Chambel, António Fernandes, António Livramento, António Ramalhete, António Ramalho, Cacau, Caio, Esteban Ábalos, Fanã, Fernando Pereira, Filipe Gaidão, José Carlos Gomes, José Leste, Luís Viana, Mário Rui Conceição, Paulo Almeida, Pedro Trindade, Picas, Rui Lopes, Vítor Fortunato, Vítor Rosado...

Nos 3 grandes só sei Caio, Fanã, Filipe Gaidão e Vítor Rosado (este penso que tenha sido o 1º a faze-lo)...

Acho estranho por causa da rivalidade... Mas recentemente só têm trocado entre zmerding, porco e oliveirense (só falando nos habituais candidatos ao título).

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 01 de Maio de 2020, 20:11
O primeiro Mundial que disputou em 1962 fez parte de uma excepcional equipa onde estavam Adrião,Bouçòs e Vaz Guedes este ultimo a maior figura de sempre do Campo de Ourique.

Penso que foi nesse mundial no Chile, onde marcou um golo que fintou a equipa toda e depois pediu emocionado para sair, tinha 19 anos...

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 01 de Maio de 2020, 20:08
Como já disse esteve para ser nosso treinador em 1988 chegando a ter um compromisso com o nosso clube.Mas nada garante que fizesse melhor que o Dantas.Em termos de técnica de patinagem segundo o que o meu tio me contou o Livramento foi também verdadeiramente excepcional.

Dos poucos videos que vi dele dava pa ver que patinava com uma elegancia extrema, dizem que quando começou chegava a estar 8 horas por dia com patins calçados...

vince1987

Não sou do seu tempo só como treinador , mas o meu pai e o meu tio ex árbitro de hóquei anos 90 inicio 2000 dizem que foi o melhor de sempre

TeamRocket37

Carlos Dantas disse no BenficaQuarentena, naqueles 3 meses o Panchito Velasquez foi o melhor jogador de todos os tempos, nunca houve ninguém assim em toda a história da modalidade.

Alexandre1976

Citação de: Pancho Lopes 67 em 01 de Maio de 2020, 20:34
Citação de: Alexandre1976 em 01 de Maio de 2020, 20:11
O primeiro Mundial que disputou em 1962 fez parte de uma excepcional equipa onde estavam Adrião,Bouçòs e Vaz Guedes este ultimo a maior figura de sempre do Campo de Ourique.

Penso que foi nesse mundial no Chile, onde marcou um golo que fintou a equipa toda e depois pediu emocionado para sair, tinha 19 anos...
Olhando para essa selecção provavelmente terá sido uma das melhores de sempre da historia do nosso hóquei.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 01 de Maio de 2020, 21:28
Olhando para essa selecção provavelmente terá sido uma das melhores de sempre da historia do nosso hóquei.

Das que vi para mim foi a de 1993...

Pancho Lopes 67

Citação de: TeamRocket37 em 01 de Maio de 2020, 21:17
Carlos Dantas disse no BenficaQuarentena, naqueles 3 meses o Panchito Velasquez foi o melhor jogador de todos os tempos, nunca houve ninguém assim em toda a história da modalidade.

Sim eu vi a entrevista toda, no fundo a ideia que dá é o que já ouvi mtos dizerem, o que separa o Livramento e o Panchito é o amor que o Livramento teve pelo hóquei e o Panchito não, o resultado disso é o Livramento ter sido o melhor do Mundo durante mais de 10 anos enquanto o Panchito foi o melhor do Mundo quando apeteceu-lhe ser. Se bem que o Panchito foi mto perseguido por lesões, segundo médicos do Benfica tinha uma diferença nos joelhos de 9mm, não somos campeões em 2000-01 e 2001-02 porque na fase dos 6 melhores o Panchito tava smp fodido e não jogava nos jogos decisivos, 2001 então lembro-me que não jogou ambos jogos com o Barcelos na fase decisiva. Já 2002 apesar das lesões dele não tenho dúvida que a mafia do Norte foi a razão de perdemos esse campeonato.

Pancho Lopes 67

Citação de: TeamRocket37 em 30 de Abril de 2020, 16:58
Citação de: Pancho Lopes 67 em 30 de Abril de 2020, 16:56
Citação de: TeamRocket37 em 30 de Abril de 2020, 16:48
Esse Theo Habraken foi o melhor jogador Holandês de todos os tempos?

Não, acho que o outro o Rob Olthoff ainda foi melhor, marcou 91 golos para liga italiana em 1971. Tem página no Wikipedia italiano e tudo...

https://it.wikipedia.org/wiki/Robert_Olthoff

Obrigado, não sabia da existência desse jogador.

Só para dizer que me lembrei de outro bom jogador que não é dos "Big 4" e também holandês que joga actualmente, o Cesar "Tety" Vives do HC Igualada, embora nada do nível do Theo Habraken e o Rob Olthoff...

TeamRocket37

Alexandre e Pancho

https://it.wikipedia.org/wiki/Statistiche_della_Serie_A1_di_hockey_su_pista

Afinal o record de golos numa época pertence ao Amato em 93-94 pelo Novara marcou 101  golos.

Pancho Lopes 67

Citação de: TeamRocket37 em 07 de Maio de 2020, 15:13
Alexandre e Pancho

https://it.wikipedia.org/wiki/Statistiche_della_Serie_A1_di_hockey_su_pista

Afinal o record de golos numa época pertence ao Amato em 93-94 pelo Novara marcou 101  golos.

Por acaso agora que falas, já tinha visto isso mas já não me lembrava...

Alexandre1976

Era um avançado fantastico.Lembro-me de o ter visto pela primeira vez numa edição da Taça Latina que se disputou na Anadia salvo erro em 1987. Mas posso estar enganado.

Alexandre1976

Fez parte do Novara que em 95 enfardou 5-1 na Luz para a Taça dos Campeões. Depois perdemos em Italia 6-5.

Alexandre1976

Já que falamos em hoquei Italiano( onde o Livramento esteve como jogador por 2 ocasiões) acho que o primeiro jogador português a actuar no hoquei transalpino foi o Livramento ou o Americo Solipa.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 07 de Maio de 2020, 18:01
Já que falamos em hoquei Italiano( onde o Livramento esteve como jogador por 2 ocasiões) acho que o primeiro jogador português a actuar no hoquei transalpino foi o Livramento ou o Americo Solipa.

Não sabia que o lagarto do Solipa tinha jogado em Itália, o Livramento sei que jogou em 1970-71 no HC Monza e 1977-78 no Amatori Lodi e penso que ainda começou lá na temporada seguinte até regressar para os lagartos a meio do campeonato. Dizem que a primeira passagem dele em Itália não foi feliz e acabou nem sendo convocado para o Europeu de 1971. Sei que no Lodi em 1978 ganhou a coppa de italia, em 1970-71 o HC Monza também ganhou a coppa de italia mas na internet dizem que o Livramento não ganhou nada no seu 1ºano em Itália, não percebo...

Os primeiros tugas a irem para Itália foram nos anos 70 penso eu mas acho que nos anos 80 a tradição de portugueses em Itália acentuou-se mais, com Alexandre Serra, Fanã, Jaime Cardoso, José Leste, José Virgílio (já tinha jogado nos anos 70 tal como Leste), Luís Nunes, Vítor Hugo, Vítor Rosado, Tó Rocha...