Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

trainmaniac

Citação de: arfm14 em 01 de Janeiro de 2011, 20:09
Citação de: trainmaniac em 01 de Janeiro de 2011, 20:08
Existem 112M€ de activo não corrente a serem financiados por passivo corrente... um reflexo claro também de uma actividade económica extremamente medíocre, e que o Benfica lá se vai financiando sobretudo com recurso a instrumentos de financiamento cada vez mais caros e de prazos mais curtos.

Esses 112M correspondem ao estádio?

Não, não correspondem a nada em especial, é um mero indicador que se utiliza para avaliar a gestão financeira de uma empresa. O ideal será que o passivo corrente cubra apenas activo circulante, o que não acontece... o Benfica está por isso a financiar investimentos de médio e longo prazo com "dinheiro" de curto prazo, habitualmente mais caro de obter. E nos últimos anos, cada vez mais isto acontece.

arfm14

Citação de: trainmaniac em 01 de Janeiro de 2011, 20:09
Citação de: arfm14 em 01 de Janeiro de 2011, 20:06Eu acho que o desinvestimento vai ser global e não acredito que essa diferença vá aumentar. Mas sim, aparentemente e actualmente, eles estão melhores que nós financeiramente!

O Porto se mantiver esta gestão (que reforçou os capitais da SAD mesmo sem campeonato e sem ir à Champions), poderá continuar a reforçar o seu orçamento. Nós, na melhor das hipóteses, só podemos é manter o nosso patamar actual. Eu até acho que vamos é ser obrigados a reduzir os nossos orçamentos.

Uma pergunta de ignorante, não estarão eles a fazer o mesmo que o Benfica fez desde 2007? A pôr a carne toda no assador...

trainmaniac

Citação de: arfm14 em 01 de Janeiro de 2011, 20:12Uma pergunta de ignorante, não estarão eles a fazer o mesmo que o Benfica fez desde 2007? A pôr a carne toda no assador...

Não sou conhecedor a fundo das contas do Porto, mas vendo os números e conhecendo, porque é público, os jogadores que têm comprado e os valores, não me parece... acho que o Porto está a crescer sustentadamente a nível financeiro, e acredita que não gosto nada de o dizer...

Nós fizemos alavancagens selvagens sem competência a acompanhar, e isso tem um preço elevadíssimo. Se não se fizer rapidamente o que o Preacher disse há pouco, estaremos condenados a ser um mero Sporting.

arfm14

Citação de: iloy em 01 de Janeiro de 2011, 20:10
Citação de: arfm14 em 01 de Janeiro de 2011, 20:03
Train, relativamente ao teu último parágrafo, estás em condições de o garantir minimamente? Eu não estaria, pois não conheço minimamente as contas do Porto. Conheces? Eu acho que nem tu nem ninguém, só quando aquela escumalha de lá sair é que se sabe.

sabes, espero que nao vamos ter uma das piores supresas quando o LFV vai sair.

Eu acho que surpresas não existirão, só para os mais distraídos...

arfm14

#169084
Citação de: trainmaniac em 01 de Janeiro de 2011, 20:14
Citação de: arfm14 em 01 de Janeiro de 2011, 20:12Uma pergunta de ignorante, não estarão eles a fazer o mesmo que o Benfica fez desde 2007? A pôr a carne toda no assador...

Não sou conhecedor a fundo das contas do Porto, mas vendo os números e conhecendo, porque é público, os jogadores que têm comprado e os valores, não me parece... acho que o Porto está a crescer sustentadamente a nível financeiro, e acredita que não gosto nada de o dizer...

Nós fizemos alavancagens selvagens sem competência a acompanhar, e isso tem um preço elevadíssimo. Se não se fizer rapidamente o que o Preacher disse há pouco, estaremos condenados a ser um mero Sporting.

Bem, o que o Preacher diz tem lógica! Quando não há competência pouco há a fazer...

Na minha opinião, o problema não foi esse investimento demasiado elevado. O problema foi o preparar desta época sem qualquer rigor e competência. Pois tínhamos uma oportunidade única de quebrar esse ciclo de que o Preacher fala.

iloy

gostava de saber porque que o benfica mudou as sua politica de contrataçoes este ano?
o Benfica ganhou o titulo porque contratou nos 2 ultimos anos jogadores ja feitos de grande qualidade como o aimar, saviola, ramires, javi garcia, carlos martins. nao percebo porque que este ano fomos gastar mais de 40 milhoes em promessas.

Redking

Uma redução de um Orçamento desportivo não é só por si uma má notícia. Por vezes até é bom, obriga é a ser-se mais rigorosos.

Quando eu falo a nível da banca sim os juros é um factor, mas também a nível de jogadores o Bes interessa-lhe que haja sucesso desportivo porque tem um valor no fundo.

Quanto ao nosso estado da Economia é mau como a grande generalidade das equipas mundias (tirando provavelmente o futebol alemão). Até o todo poderoso Barça que anda a ganhar tudo teve que pedir um empréstimo pagar pagar os salários...e as dívidas do Real são estratosférica. Os clubes ingles outrora saudáveis também não andam com grande saúde financeira.

Contudo continuo na minha certos emblemas terão sempre apoios de certas entidades e duvido muito que cheguemos ao nível dos lagartos. Agora sim acho que teremos que reduzir o nosso orçamento, mas como disse não é necessariamente mau. Até pode ser um acréscimo de qualidade mas cá estaremos para ver

Redking

Citação de: trainmaniac em 01 de Janeiro de 2011, 20:14
Citação de: arfm14 em 01 de Janeiro de 2011, 20:12Uma pergunta de ignorante, não estarão eles a fazer o mesmo que o Benfica fez desde 2007? A pôr a carne toda no assador...

Não sou conhecedor a fundo das contas do Porto, mas vendo os números e conhecendo, porque é público, os jogadores que têm comprado e os valores, não me parece... acho que o Porto está a crescer sustentadamente a nível financeiro, e acredita que não gosto nada de o dizer...

Nós fizemos alavancagens selvagens sem competência a acompanhar, e isso tem um preço elevadíssimo. Se não se fizer rapidamente o que o Preacher disse há pouco, estaremos condenados a ser um mero Sporting.

Discordo sinceramente. Financeiramente não há neste momento nenhum clube viável em Portugal. E as contas do Porto tem que se ter em atenção o facto de mesmo com receitas acima de 100 M de euros nos últimos anos têm as contas que têm. Tal como nós muito do futuro passará por parcerias e fundos. E a venda do james a meu ver é disso elucidativa. Não estão tão mal como nós é verdade, mas a sua situação é tudo menos sustentada.

Como digo o futuro passa por parcerias e por ir sucessivamente À Champions e é isso que nós temos que conseguir. Ir ano após ano à Champios de modo a não só valorizar jogadores como potenciar receitas

trainmaniac

Citação de: arfm14 em 01 de Janeiro de 2011, 20:22Na minha opinião, o problema não foi esse investimento demasiado elevado. O problema foi o preparar desta época sem qualquer rigor e competência. Pois tínhamos uma oportunidade única de quebrar esse ciclo de que o Preacher fala.

O problema não foi só esta época... o que muda esta época é que as condições de acesso ao crédito mudaram radicalmente.
Na realidade, o problema já vem de todas as outras épocas onde se investiu muito, exceptuando a época do título claro. 2007/08, 2008/09 e 2010/11 ditam uma factura pesadíssima para pagar... e até ver, não há sinais de mudança do paradigma.

trainmaniac

Citação de: Redking em 01 de Janeiro de 2011, 20:27Até o todo poderoso Barça que anda a ganhar tudo teve que pedir um empréstimo pagar pagar os salários...e as dívidas do Real são estratosférica.

Tanto o Barça como Real têm uma actividade económica muito favorável... o que se passou no Barça foi uma mera crise de tesouraria, que não é necessariamente sinónimo de grandes problemas. Aliás, o empréstimo que pediram é cerca de 1/3 das suas receitas anuais. Como comparação, o Benfica em 2009 contraiu 40M€ de empréstimo obrigacionista, que corresponderam sensivelmente a 80% das suas receitas. A diferença é, por isso, enorme.

Gostava muito que o Benfica tivesse os problemas de Barcelona e Real Madrid, mesmo que reproduzidos à nossa escala.

trainmaniac

Citação de: Redking em 01 de Janeiro de 2011, 20:32Discordo sinceramente. Financeiramente não há neste momento nenhum clube viável em Portugal. E as contas do Porto tem que se ter em atenção o facto de mesmo com receitas acima de 100 M de euros nos últimos anos têm as contas que têm. Tal como nós muito do futuro passará por parcerias e fundos. E a venda do james a meu ver é disso elucidativa. Não estão tão mal como nós é verdade, mas a sua situação é tudo menos sustentada.

As vendas dos passes a fundos são um significado que há dificuldades de tesouraria, isso é certo. Mas do que conheço da actividade económica deles (as vendas são fundamentais para isso, mas o facto é que eles ano após ano provam sempre que vendam bem), eles têm margem para continuar a crescer sem por em risco a SAD. Eu não me admirava se em 2012 ou 2012 eles chegassem a um orçamento claramente superior aos 95M€ actuais.

arfm14

Citação de: trainmaniac em 01 de Janeiro de 2011, 20:32
Citação de: arfm14 em 01 de Janeiro de 2011, 20:22Na minha opinião, o problema não foi esse investimento demasiado elevado. O problema foi o preparar desta época sem qualquer rigor e competência. Pois tínhamos uma oportunidade única de quebrar esse ciclo de que o Preacher fala.

O problema não foi só esta época... o que muda esta época é que as condições de acesso ao crédito mudaram radicalmente.
Na realidade, o problema já vem de todas as outras épocas onde se investiu muito, exceptuando a época do título claro. 2007/08, 2008/09 e 2010/11 ditam uma factura pesadíssima para pagar... e até ver, não há sinais de mudança do paradigma.

Mas nesse caso acho que tinha que ser dado um pontapé na monotonia. E isso foi conseguido com o excelente título de 2010 (que se deveu a esse grande investimento). Tinha tudo para ser uma importante alavancagem desportiva e financeira do clube e assim rentabilizar ao máximo o investimento realizado. Agora, as falhas de competência "tramaram" o suposto projecto. Daí eu dizer que os problemas futuros que o clube possa ter não se deverem a esse grande investimento, mas sim, em grande parte à falha de competência deste início de época.

trainmaniac

Citação de: arfm14 em 01 de Janeiro de 2011, 20:40Mas nesse caso acho que tinha que ser dado um pontapé na monotonia. E isso foi conseguido com o excelente título de 2010 (que se deveu a esse grande investimento). Tinha tudo para ser uma importante alavancagem desportiva e financeira do clube e assim rentabilizar ao máximo o investimento realizado. Agora, as falhas de competência "tramaram" o suposto projecto. Daí eu dizer que os problemas futuros que o clube possa ter não se deverem a esse grande investimento, mas sim, em grande parte à falha de competência deste início de época.

Este início de época se quiseres foi o cheque-mate, mas não convém esquecer que mesmo no ano do título, tivemos 19M€ de prejuízos. Não motivados pelo ano do título, nem o investimento que houve em 2009/10, mas já altamente influenciado pelos investimentos desproporcionados que foram feitos nos anos anteriores.

É uma bola de neve, que quanto mais depressa roda sobre si, mais aumenta de volume, e mais estragos faz à sua passagem... resta saber se haverá competência para travar o seu andamento, ou se por outro lado isto é mesmo para ir até ao fim..

Redking

Citação de: trainmaniac em 01 de Janeiro de 2011, 20:35
Citação de: Redking em 01 de Janeiro de 2011, 20:27Até o todo poderoso Barça que anda a ganhar tudo teve que pedir um empréstimo pagar pagar os salários...e as dívidas do Real são estratosférica.

Tanto o Barça como Real têm uma actividade económica muito favorável... o que se passou no Barça foi uma mera crise de tesouraria, que não é necessariamente sinónimo de grandes problemas. Aliás, o empréstimo que pediram é cerca de 1/3 das suas receitas anuais. Como comparação, o Benfica em 2009 contraiu 40M€ de empréstimo obrigacionista, que corresponderam sensivelmente a 80% das suas receitas. A diferença é, por isso, enorme.

Gostava muito que o Benfica tivesse os problemas de Barcelona e Real Madrid, mesmo que reproduzidos à nossa escala.

A situação deles boa é que não é. Mas claro que tÊm uma fonte financeira que lhes permite equilibrar as contas : A TV. Essa é a grande diferença, e daí que haja inúmeras queixas dos clubes adversários. Sem essa fonte de receita olha que a situação deles não era assim tão famosa como dizes. E sinceramente mesmo sendo 1/3 das receitas que geram anualmente não acho isso um empréstimo assim tão pequeno. Por sinal em espanha as dificuldades são cada vez maiores e tem-se cada vez falado com mais insistência em greves dos jogadores por falta de pagamento .

Em Itália então nem se fala...a situação é bastante grave e daí que nos últimos anos se tenha reduzido as grandes compras. Este ano Berlusconi parece que decidiu abrir os cordões à bolsa mas nada como antigamente..basta ver que a roma poderá ser "comprada" pelo banco ao qual deve milhões

trainmaniac

Citação de: Redking em 01 de Janeiro de 2011, 20:41A situação deles boa é que não é. Mas claro que tÊm uma fonte financeira que lhes permite equilibrar as contas : A TV. Essa é a grande diferença, e daí que haja inúmeras queixas dos clubes adversários. Sem essa fonte de receita olha que a situação deles não era assim tão famosa como dizes.

Em relação à ultima frase aqui citada, é uma verdade de La Palisse. O Benfica se tivesse receitas de 100M€ não tinha problemas nenhuns neste momento, por exemplo ;)

Quanto ao resto que falaste, é claro que concordo contigo... os problemas existem um pouco por toda a parte, e se calhar outros clubes vão falir antes do nosso. Mas convém é rapidamente tentarmos estar no grupo dos que são geridos com razoabilidade tendo em vista o potenciamento da sua viabilidade futura, em vez de estarmos a engrossar a lista de possíveis futuras-Fiorentinas...