Manuel José

Treinador, 77 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1997-1997), 29 jogos (13 vitórias, 5 empates, 11 derrotas)

Blitzer

Manuel José: "Nem morto trabalharia com Pinto da Costa. Fui posto fora da seleção pelo poder corrupto"

Está de parabéns um dos mais carismáticos treinadores do futebol português e não é por ter ganho qualquer troféu. Manuel José chega aos 75 anos com a frontalidade que sempre o caraterizou, com muitos amigos e outros tantos inimigos, o antigo técnico do Sporting, do Boavista e do Benfica deu uma entrevista ao jornal "A Bola"

É hoje, dia 9 de abril, que Manuel José celebra o 75º aniversário. Retirado dos relvados há alguns anos, o homem que ficou conhecido por liderar Boavista, Sporting e Benfica nunca perdeu o carisma. Nos últimos tempos, mostra-o como comentador de programas sobre futebol.

Em entrevista ao jornal "A Bola", explica: "Verde é verde, não é verde-esmeralda. "Continuo a dizer o que penso e o que sinto, mas sei o que digo. Expresso o meu pensamento através de palavras que me parecem mais apropriadas, assumindo a responsabilidade por aquilo que digo. Só tenho uma cara e uma palavra".

Com uma carreira longa e muitas histórias acumuladas, Manuel José não tem dúvidas: "No futebol fiz tudo o que tinha a fazer". No entanto, não deixa de admitir: "Cometi alguns erros pelo caminho. Ninguém é perfeito, (fui) mais levado pelo coração e pela amizade do que propriamente por má avaliação da minha parte".

E é então que chega a revelação: "Nunca pensei ser treinador. (...) O meu irmão é que me convenceu a tirar o curso, que eu não queria. Fui sempre um bocado rebelde, fui capitão em várias equipas e tive conflitos com treinadores de quem fiquei amigo depois". Com capacidade autocrítica, Manuel José admite: "Não era fácil de aturar. Para mim, a lealdade, a verdade e a coerência estão acima de tudo e muitas vezes no futebol estas palavras são vãs, não existem. (...) Prejudiquei-me imenso por ser quem sou e por não deixar que me comprassem".

Para além de ter marcado o futebol português, Manuel José foi uma espécie de embaixador do nosso país no Egito. Enquanto treinador do Al-Ahly, conquistou 20 títulos e o amor eterno dos adeptos do clube. Ainda hoje, Manuel José é visto como um "semideus" no país dos faraós.

Cá dentro, faltou-lhe treinar o FC Porto para fazer o pleno dos chamados "três grandes". Manuel José diz: "Se eu disser que não o treinei porque não quis vão dizer que é mentira. Mas é verdade". Sobre trabalhar com Pinto da Costa, o técnico não tem dúvidas: "Nem morto trabalharia com ele," diz o homem que se assume como adepto do Benfica. "Tenho muito respeito pelo Sporting mas sou benfiquista."

Em 2004, chegou a ser contratado para treinar a seleção nacional. A FPF, liderada por Gilberto Madaíl acabou por ir buscar Scolari. "Fui posto fora da seleção pelo poder corrupto que mandava na federação e no presidente," diz o técnico. "Três meses e meio antes tinha tudo acertado com a FPF. Depois, ofereceram-me o dobro do dinheiro para eu ser adjunto de Scolari. Perguntei se estavam a brincar comigo. 'Está a tentar comprar-me?'"

"Tentaram comprar-me mais de uma vez e nunca o conseguiram. 'Entras no jogo ou estás tramado,' diziam-me. Tramei-me mas hoje olho-me ao espelho e não tenho vergonha do que vejo. Ninguém na minha família tem e isso para mim é o mais importante. Sou incorruptível," diz Manuel José.

https://tribunaexpresso.pt/revista-de-imprensa/2021-04-09-Manuel-Jose-Nem-morto-trabalharia-com-Pinto-da-Costa.-Fui-posto-fora-da-selecao-pelo-poder-corrupto-47334cbf

Pancho Lopes 67

#286
Eu smp o quis na selecção, preferia que tivesse treinado Portugal no apuramento para o Mundial 98 quando o Artur Jorge estava mais do que xexé, ou até em 2002 em vez de António Oliveira (um cancro para geração de Ouro esse bigodes). E mxm em 2004 apesar que não seria a minha escolha, preferia-o ao subvalorizado Scolari que chega onde chega porque o Mourinho fez-lhe a equipa praticamente, na Lateral-Esquerda era Nuno Valente (Porto), Centrais eram Ricardo Carvalho (Porto) e Jorge Andrade (ex-Porto), juntando-se o tridente do meio-campo com Costinha, Maniche e Deco (tudo Porto), depois era Figo e Ronaldo nas alas com o Super Miguel a lateral-direito que tapava o Paulo Ferreira, o único jogador chamado do Porto que merecia estar no banco. Só tinha de tirar da baliza a merda do Ricardo e meter o Baía que nem chamou ao Euro por guerras estúpidas, e tirar o cagalhão do Pauleta de ponta-de-lança (1 golo marcado se aliamos Euro 2004 e Mundial 2006) e meter o Nuno Gomes (do qual não sou fã mas smp foi bom a fzr tabelinhas com médios ofensivos). Em vez disso começou o Euro com Ricardo, Paulo Ferreira, Fernando Couto, Jorge Andrade, Rui Jorge, Costinha, Maniche (mudança a última da hora antes do jogo contra a Grécia porque o titular ia ser o Petit), Rui Costa, Figo, Simão e Pauleta. Se tem continuado com este 11 nem dos grupos passávamos, no 2ºjogo com a Rússia tira o Rui Jorge para meter Nuno Valente, Fernando Couto (35 anos e já longe do pico da carreira) para meter Ricardo Carvalho (talvez o melhor do Mundo na posição dele nessa altura e o Felipão tinha-o no banco), Paulo Ferreira para meter Miguel (outro que estava numa fase louca e era suplente até ao início do Euro), Rui Costa (grande jogador mas tinha 32 anos e o brasileiro 27, óbvio que devia ser titular aquele que tá no pico da carreira) para meter Deco, Simão (que poucas vzs produziu na selecção o mxm que produzia no Benfica) para meter Ronaldo (antes deste mandar na selecção, tava lá para jogar e ouvir os mais velhos, além do facto que nesta altura ainda tinha um belo 1 para 1). Pergunto-vos qual é o treinador que tem mais de 1 ano só com jogos amigáveis para preparar um Euro, e do 1º para o 2º jogo faz 5 mudanças no 11 inicial? Além de antes do 1ºjogo já ter tirado Petit para meter Maniche, o que faz 6 mudanças no total em 2 jogos. Só mxm um imbecil teimoso totalmente perdido, a única coisa de jeito que o Felipão sabe fazer é unir um grupo, mais nd. No Euro 2008 quando grande parte da base de 2004 e 2006 já não tava viu-se a sua capacidade hedionda de montar uma equipa. E apesar de todas estas mudanças conseguiu deixar a titular no Euro 2004 e no Mundial 2006 inteiros, os 2 elos mais fracos do 11 inicial, Ricardo (que só servia para defender penaltis, se possível faria-se com ele o que van Gaal fez com Tim Krul no Mundial 2014 ao mete-lo no fim do prolongamento para ir defender penaltis contra a Costa Rica nos quartos-de-final) e Pauleta que era limitadíssimo a entender-se com os companheiros.

DBdennisDB

Um gajo que conhece os meandros do futebol, tem essa idade e sem medo nem papas na lingua.
Ainda lhe "fizeram a folha"...ate preferiu andar por "fora" do que aturar malucos no tugao.

Bem fez ele...Parabens Sr. Manuel José.



Covenant

Merecia um melhor Benfica quando cá esteve.

Diavolo Rosso

Gosto muito do Manuel José, no ano passado se fosse eu a mandar no Benfica quando o campeonato parou, teria despedido o Lage e tinha ido buscar o Manuel José para acabar a época, ou o Vítor Oliveira...

E estou plenamente convicto que com uma destas duas velhas raposas seriamos bi.

Benficaa

O Faraó de Espinho :bandeira1:

pguerreiro

Os louvores do Merdaíl ao Pinto da Costa, o complot no caso Deco e outros tantos episódios rocambolescos, o Futebol Português é um esgoto a céu aberto desde há muito. Só os peões andrades sobrevivem, ou gajos incrivelmente competentes como Petit, Pepa ou Ivo Vieira, gajos da índole de Manuel José têm de emigrar. Felizmente para ele provou a sua competência além-fronteiras, tem hoje o reconhecimento e carinho que cá jamais teria.

Festivus

Respeito o Manuel José como pessoa. Parece ser um homem com carácter que não tem medo de dizer o que pensa quando sabe que algo está mal. Não é do tipo de treinador que aceita ir para um clube quando sabe que este é dirigido por gente batoteira e corrupta.

Dito isto, não sei se o Manuel José será propriamente um grande treinador de futebol. O maior feito da sua carreira foi ser tricampeão africano com o Al-Ahly. Ninguém vê a liga dos campeões africana ou segue o futebol egípcio. Para não falar que se calhar o Al-Ahly até é o Real Madrid ou o Bayern de Munique da África. Por isso talvez ser campeão continental com esse clube não seja um feito por aí além. Quantos países africanos têm estabilidade social e económica para terem clubes e ligas de futebol competitivas?

Miguel23xxx

Citação de: Blitzer em 09 de Abril de 2021, 15:09
Manuel José: "Nem morto trabalharia com Pinto da Costa. Fui posto fora da seleção pelo poder corrupto"

Está de parabéns um dos mais carismáticos treinadores do futebol português e não é por ter ganho qualquer troféu. Manuel José chega aos 75 anos com a frontalidade que sempre o caraterizou, com muitos amigos e outros tantos inimigos, o antigo técnico do Sporting, do Boavista e do Benfica deu uma entrevista ao jornal "A Bola"

É hoje, dia 9 de abril, que Manuel José celebra o 75º aniversário. Retirado dos relvados há alguns anos, o homem que ficou conhecido por liderar Boavista, Sporting e Benfica nunca perdeu o carisma. Nos últimos tempos, mostra-o como comentador de programas sobre futebol.

Em entrevista ao jornal "A Bola", explica: "Verde é verde, não é verde-esmeralda. "Continuo a dizer o que penso e o que sinto, mas sei o que digo. Expresso o meu pensamento através de palavras que me parecem mais apropriadas, assumindo a responsabilidade por aquilo que digo. Só tenho uma cara e uma palavra".

Com uma carreira longa e muitas histórias acumuladas, Manuel José não tem dúvidas: "No futebol fiz tudo o que tinha a fazer". No entanto, não deixa de admitir: "Cometi alguns erros pelo caminho. Ninguém é perfeito, (fui) mais levado pelo coração e pela amizade do que propriamente por má avaliação da minha parte".

E é então que chega a revelação: "Nunca pensei ser treinador. (...) O meu irmão é que me convenceu a tirar o curso, que eu não queria. Fui sempre um bocado rebelde, fui capitão em várias equipas e tive conflitos com treinadores de quem fiquei amigo depois". Com capacidade autocrítica, Manuel José admite: "Não era fácil de aturar. Para mim, a lealdade, a verdade e a coerência estão acima de tudo e muitas vezes no futebol estas palavras são vãs, não existem. (...) Prejudiquei-me imenso por ser quem sou e por não deixar que me comprassem".

Para além de ter marcado o futebol português, Manuel José foi uma espécie de embaixador do nosso país no Egito. Enquanto treinador do Al-Ahly, conquistou 20 títulos e o amor eterno dos adeptos do clube. Ainda hoje, Manuel José é visto como um "semideus" no país dos faraós.

Cá dentro, faltou-lhe treinar o FC Porto para fazer o pleno dos chamados "três grandes". Manuel José diz: "Se eu disser que não o treinei porque não quis vão dizer que é mentira. Mas é verdade". Sobre trabalhar com Pinto da Costa, o técnico não tem dúvidas: "Nem morto trabalharia com ele," diz o homem que se assume como adepto do Benfica. "Tenho muito respeito pelo Sporting mas sou benfiquista."

Em 2004, chegou a ser contratado para treinar a seleção nacional. A FPF, liderada por Gilberto Madaíl acabou por ir buscar Scolari. "Fui posto fora da seleção pelo poder corrupto que mandava na federação e no presidente," diz o técnico. "Três meses e meio antes tinha tudo acertado com a FPF. Depois, ofereceram-me o dobro do dinheiro para eu ser adjunto de Scolari. Perguntei se estavam a brincar comigo. 'Está a tentar comprar-me?'"

"Tentaram comprar-me mais de uma vez e nunca o conseguiram. 'Entras no jogo ou estás tramado,' diziam-me. Tramei-me mas hoje olho-me ao espelho e não tenho vergonha do que vejo. Ninguém na minha família tem e isso para mim é o mais importante. Sou incorruptível," diz Manuel José.

https://tribunaexpresso.pt/revista-de-imprensa/2021-04-09-Manuel-Jose-Nem-morto-trabalharia-com-Pinto-da-Costa.-Fui-posto-fora-da-selecao-pelo-poder-corrupto-47334cbf
Um homem com H grande e Benfiquista.

Festivus

O Manuel José deve ser o único treinador português a ousar dizer mal do peidoso publicamente.

A maior parte dos treinadores não parece querer saber do que os presidentes e donos dos clubes fazem, desde que consigam ganhar jogos e troféus. Mas o Manuel José parece acreditar que os fins não justificam os meios.

Mesmo não tendo alcançado sucesso em Portugal conseguiu sucesso em África. Tá certo que ser tricampeão africano no Al Ahly não deverá ser assim tão difícil, mas o homem tem o seu nome gravado a tinta permanente na história do futebol africano, mesmo assim. Nada mau.

Covenant

Citação de: Festivus em 08 de Março de 2022, 04:17
O Manuel José deve ser o único treinador português a ousar dizer mal do peidoso publicamente.

A maior parte dos treinadores não parece querer saber do que os presidentes e donos dos clubes fazem, desde que consigam ganhar jogos e troféus. Mas o Manuel José parece acreditar que os fins não justificam os meios.

Mesmo não tendo alcançado sucesso em Portugal conseguiu sucesso em África. Tá certo que ser tricampeão africano no Al Ahly não deverá ser assim tão difícil, mas o homem tem o seu nome gravado a tinta permanente na história do futebol africano, mesmo assim. Nada mau.
Na verdade foi tetra.

LegendsNeverDie

Só diz verdades. Grande homem, e grande benfiquista.

24-7SLB

Disse exactamente aquilo que eu penso sobre o conjunto de jogadores que hoje compôem o plantel do Sport Lisboa e Benfica!