Mário Palma (Basquetebol)

Treinador,
Portugal
Estatísticas: 7 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (5), Supertaça (4), Taça da Liga (5)

pcssousa

Para continuar,
ainda nem uma semana tinha Mário Palma de Benfica e num dos treinos, após o apronto físico, dividiu a equipa em duas e estas disputaram um jogo. Após dado por concluido, Carlos Lisboa perseguiu Palma e Mário Gomes, reclamando e esbracejando... para o sub-capitão de equipa, teriam-se esquecido de contabilizar um cesto e duas faltas teriam sido mal assinalados pelo considerava a derrota da sua equipa injusta. Mário Palma encolheu os ombros e disse-lhe que não passava de um treino... Lisboa responde: "não está a perceber, eu não posso perder, a minha equipa não pode perder, treino ou não eu quero sempre ganhar".
Acho que mais uma vez aí Mário Palma entendeu o que tinha em mãos, uma equipa que apesar de já ter ganho muitas coisas, tinha sede de vitórias...

A disciplina, como disse no post anterior era ainda muito importante, nenhum jogador entrava para o autocarro ou se sentava à mesa para as refeições sem indicação do capitão. Era outro dos grandes trunfos do nosso basquetebol, a coesão, a disciplina e o espírito de grupo. E isto não não englobava só os jogadores, mas também treinadores e dirigentes.

Tampas

Obrigado Sousa por mais uns episódios do passado do BENFICA.

Essa disciplina, esse respeito, esse espírito de equipa e, sobretudo, essa raiva para vencer é o que fazem mais falta no SLB actual. Em todas as modalidades.

pcssousa

Nada a agradecer, eu gosto de contar algumas histórias do nosso passado das quais fui tomando conhecimento. Acredito que para uns quantos até se torne aborrecido e pensem "lá está este gajo com as suas historietas", mas eu como não tenho vergonha na cara vou continuar a contá-las.

Tampas

Eu adoro ler todas essas histórias. Quantas mais melhor. Perco-me a ler esses episódios. Eu se soubesse tanto como tu escrevia um livro. Nem que tivesse que editar por conta própria. Não pelo dinheiro ou exposição que isso poderia dar, mas sim pela vontade em partilhar o que saberia e em querer que tudo isso ficasse ao alcance de outros BENFIQUISTAS.

O Miguéns também já lançava uma mega enciclopédia com toda a informação sobre todas as modalidades do SLB. Eu perdia-me a ver os arquivos do senhor.

PS: Quem não gosta (se é que existe alguém) devia levar com um extintor na testa.

Tiago1982

Citação de: pcssousa em 09 de Julho de 2013, 22:41
Para continuar,
ainda nem uma semana tinha Mário Palma de Benfica e num dos treinos, após o apronto físico, dividiu a equipa em duas e estas disputaram um jogo. Após dado por concluido, Carlos Lisboa perseguiu Palma e Mário Gomes, reclamando e esbracejando... para o sub-capitão de equipa, teriam-se esquecido de contabilizar um cesto e duas faltas teriam sido mal assinalados pelo considerava a derrota da sua equipa injusta. Mário Palma encolheu os ombros e disse-lhe que não passava de um treino... Lisboa responde: "não está a perceber, eu não posso perder, a minha equipa não pode perder, treino ou não eu quero sempre ganhar".
Acho que mais uma vez aí Mário Palma entendeu o que tinha em mãos, uma equipa que apesar de já ter ganho muitas coisas, tinha sede de vitórias...

A disciplina, como disse no post anterior era ainda muito importante, nenhum jogador entrava para o autocarro ou se sentava à mesa para as refeições sem indicação do capitão. Era outro dos grandes trunfos do nosso basquetebol, a coesão, a disciplina e o espírito de grupo. E isto não não englobava só os jogadores, mas também treinadores e dirigentes.

Citação de: pcssousa em 09 de Julho de 2013, 16:27
Mário Palma, chegado ao Benfica para o seu 1º treino, em Dezembro de 1990, deparou-se com um jogador em pé, junto ao banco. Era nem mais nem menos que um dos mais jovens do plantel naquela altura, Artur Cruz. Aproximou-se e vendo que ele continuava sem se sentar perguntou-lhe porque permanecia de pé, ao que o Artur lhe respondeu que não se podia sentar sem que se aproximasse e lhe desse autorização para tal o capitão de equipa, Henrique Vieira.
Esse espírito, essa disciplina vigente no Benfica permitiu que, somando-se o valor individual de cada um, se construísse uma grande equipa, um dia classificada pelo próprio Mário Palma como a "mais competitiva do desporto português, considerando todas as modalidades".

Era assim o Benfica, foi assim que as grandes vitórias se construiram, foi assim que o clube se tornou um mito do desporto português.
Saudades deste Benfica? muitas...

Eu vou trazer este tópico para a primeira página para que toda a gente possa ler isto.

Isto era o Benfica que eu conheci e que eu aprendi a gostar.

Foi com os grandes do basquetebol, do hóquei, do futebol, com o Yokochi, com tantos outros que eu cresci e aprendi a amar o Benfica.

Senhores como o Mário Palma que teve nas mãos a melhor equipa de basquete que alguma vez existiu em Portugal e que se batia com os melhores da Europa.

Infelizmente nessa altura começou o declínio do Benfica. Lembro-me perfeitamente do Mário Palma, há poucos anos atrás, recordar essa equipa e comentar que se estava a tornar grande demais para a realidade, na altura, das modalidades do Benfica.

Que pena...

Redking

http://www.record.xl.pt/modalidades/basquetebol/detalhe/mario-palma-deixa-selecao.html

Acho que já era hora... É preciso uma lufada de ar fresco, embora preveja um futuro a breve prazo para a modalidade.

Pancho Lopes 67

O Mário Palma saiu do Benfica em 1996 ou 1997?

Sleepy_sidewinder

Citação de: pcssousa em 08 de Julho de 2013, 22:53
Citação de: NunoDuarte em 08 de Julho de 2013, 22:51
Supertaças tão mal.
1993/94 | 1994/95 | 1995/96 |

Visto por aqui
http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=47091.0

(No texto que tenho aqui, tem números diferentes por num sítio diz que entrou em 1991/1992 e mais abaixo diz que entrou em Dezembro de 1990  :huh:)
(edit pq n tinha visto o pcsousa)
Entrou em 1990/91, no decurso da primeira volta do campeonato. Presumo que tenha sido em Dezembro, sim.
Já na época anterior a essa, veio o Tim Shea a meio da mesma (mas com ela mais avançada que no caso do Palma) para substituir o professor José Curado e acabou por reconquistar o titulo nacional numa final contra a Ovarense.
Durante uma década foi esse titulo de 88/89 da Ovarense de Mario Ellie o único a escapar-nos.

Não foi em 88/89 mas em 87/88.

MiguelPalma92

Citação de: Pancho Lopes 67 em 31 de Dezembro de 2016, 05:44
1996, mas nao dou 100% certezas

Covenant

Porquê saiu do Benfica para o Estrelas da Avenida? Até foi campeão, diga-se. Quem fomos buscar na altura?

https://youtu.be/03GL6Ok-cCY

Dandy

Citação de: MiguelPalma92 em 31 de Dezembro de 2016, 20:09
Citação de: Pancho Lopes 67 em 31 de Dezembro de 2016, 05:44
1996, mas nao dou 100% certezas

Lisboa saiu em 95-96.

Palma ainda fez no Benfica a época 96-97.

Pancho Lopes 67

Sem o Palma não percebo porque nunca fomos buscar o Jorge Araújo quando saiu do Porto, que tal como seu contemporâneo também foi campeão fora de um grande, quando venceu em 2000 com a Ovarense o título (3-0 frente ao seu antigo Porto).

costapequeno

Covenant

BlankFile