Pêpê (Equipa B)

Médio, 27 anos,
Portugal
Equipa B: 2 épocas, 53 jogos, 6 golos

Velazquez

Citação de: J_PN em 17 de Dezembro de 2016, 01:00
Citação de: Velazquez em 17 de Dezembro de 2016, 00:57
Citação de: J_PN em 17 de Dezembro de 2016, 00:52
Citação de: Notorious em 17 de Dezembro de 2016, 00:48
Citação de: Velazquez em 17 de Dezembro de 2016, 00:46
Citação de: J_PN em 16 de Dezembro de 2016, 23:04
Precisará de encontrar um modelo de jogo à sua medida, no do Benfica não vejo como possa vingar.
Porra, como é que isto é possivel?
Aconteceu exactamente o mesmo com o Bernardo Silva.

Não tinha lugar no nosso modelo de jogo.

O Bernardo não tinha lugar unicamente na cabeça do ex-treinador. Podia fazer qualquer uma das 3 posições atrás do ponta de lança e, mais dificilmente, a 8.

O Pepe é um jogador muito mais específico.
Dizes-me que o Pedro não pode jogar a 6 no nosso modelo.E depois dizes que o Bernardo pode jogar a 8.Está bem

Eu frisei o mais dificilmente. Conseguiria fazer o lugar ainda que não fosse onde conseguiria explanar todo o potencial. O André Horta também está a jogar a 8 e jogava na mesma posição do Bernardo.

E não se joga só com bola.
Mais dificilmente mas não deixa de puder

André Sousa

Mais depressa o Pedro jogava a 6 no Benfica do que o Bernardo a 8.

São ambos jogadores muito específicos mas esta conversa só se coloca porque o modelo do Benfica é... muito específico. Um 4-4-2 com dois extremos invés de dois interiores tem destas coisas. Foi um dos legados do JJ. Umas vezes jogava a favor dele, mas muitas vezes jogou contra, na rentabilização que podia ter feito de alguns jogadores. O David Simão, por exemplo, que vinha de uma época fabulosa no Paços... não calçou, naturalmente.

Acho que foi neste tópico que disse que o Benfica tem de deixar da desculpa do modelo de jogo para não aproveitar aqueles que são realmente diferenciados. Calhou o Renato ser aproveitado porque fisicamente é um bicho, porque se não fosse isso, a esta hora ainda estaria na B. Tem de se começar a dar mais importância ao intelecto. Quando a coisa aperta, quando o nível sobe, são esses que fazem a diferença. Basta olhar para o jogo no Dragão em que o Benfica teve no Nelsinho o seu único desequilibrador, o único jogador que soube, dentro da pressão (isto é fundamental), jogar futebol.

Por isso é que o Guedes, para mim, não integra o tal grupo de elite que venho falando há uns anos com Bernardo, Cancelo, Nelsinho, Pedro Rodrigues, Renato, e Joãozinho (não sei se me estou a esquecer de alguém).

Benfiquista15

Citação de: André Sousa em 17 de Dezembro de 2016, 01:08
Mais depressa o Pedro jogava a 6 no Benfica do que o Bernardo a 8.

São ambos jogadores muito específicos mas esta conversa só se coloca porque o modelo do Benfica é... muito específico. Um 4-4-2 com dois extremos invés de dois interiores tem destas coisas. Foi um dos legados do JJ. Umas vezes jogava a favor dele, mas muitas vezes jogou contra, na rentabilização que podia ter feito de alguns jogadores. O David Simão, por exemplo, que vinha de uma época fabulosa no Paços... não calçou, naturalmente.

Acho que foi neste tópico que disse que o Benfica tem de deixar da desculpa do modelo de jogo para não aproveitar aqueles que são realmente diferenciados. Calhou o Renato ser aproveitado porque fisicamente é um bicho, porque se não fosse isso, a esta hora ainda estaria na B. Tem de se começar a dar mais importância ao intelecto. Quando a coisa aperta, quando o nível sobe, são esses que fazem a diferença. Basta olhar para o jogo no Dragão em que o Benfica teve no Nelsinho o seu único desequilibrador, o único jogador que soube, dentro da pressão (isto é fundamental), jogar futebol.

Por isso é que o Guedes, para mim, não integra o tal grupo de elite que venho falando há uns anos com Bernardo, Cancelo, Nelsinho, Pedro Rodrigues, Renato, e Joãozinho (não sei se me estou a esquecer de alguém).

Bom post.  O0

crowseye

Citação de: Cloughie em 17 de Dezembro de 2016, 00:58
O Pedro vai ser titular do Benfica brevemente.

Sonhador, tu e André Sousa. Alguma vez na vida RV iria apostar no Pedro Rodrigues? Ou no lJoão Carvalho?

Amador2016

Pedro muita qualidade, mas falta- lhe a tal intensidade e o Joãozinho como lhe chamam ainda  é muito  "innho" .

poliban

Citação de: André Sousa em 17 de Dezembro de 2016, 01:08
(...)

Por isso é que o Guedes, para mim, não integra o tal grupo de elite que venho falando há uns anos com Bernardo, Cancelo, Nelsinho, Pedro Rodrigues, Renato, e Joãozinho (não sei se me estou a esquecer de alguém).

João Félix. Não sei se estás a falar de gerações ou só de qualidade.

MTrigueiros

Não concordo com a não-integração do Guedes no "grupo de elite". Entendo o porquê, mas não concordo.

O futebol não se joga só "dentro da pressão". É tão preciso ter um Guedes, como um Joãozinho. O importante é ter qualidade. E, para mim, o Guedes tem qualidade para dar e vender. Sente dificuldades em espaços mais curtos? Sente sim senhor. Mas com espaço, é brutal, do melhor que apareceu no CFC. E há muito jogo em que precisamos de jogadores com as características do Guedes.

André Sousa

Citação de: poliban em 19 de Dezembro de 2016, 18:15
João Félix. Não sei se estás a falar de gerações ou só de qualidade.

Estava a falar daqueles que mais fizeram jogos na equipa B. Se fosse por aí, além do Félix, teria de incluir jogadores como o Zé Gomes, Umaro, JP, Gédson...

André Sousa

Citação de: MTrigueiros em 19 de Dezembro de 2016, 18:21
Não concordo com a não-integração do Guedes no "grupo de elite". Entendo o porquê, mas não concordo.

O futebol não se joga só "dentro da pressão". É tão preciso ter um Guedes, como um Joãozinho. O importante é ter qualidade. E, para mim, o Guedes tem qualidade para dar e vender. Sente dificuldades em espaços mais curtos? Sente sim senhor. Mas com espaço, é brutal, do melhor que apareceu no CFC. E há muito jogo em que precisamos de jogadores com as características do Guedes.

Não é uma questão de estilo. Se achas que o Guedes está ao nível dos que enunciei, então não há muito a debater.

Do melhor que apareceu? Todos os que enunciei, com espaço, são melhores que ele. Com e sem espaço.

davidpmendes

Gostava que os jogos que aí vêm da Taça da Liga pudessem significar uma oportunidade para alguns jogadores da equipa B, nomeadamente para o Pedro e para o João Carvalho.

Outros nomes podem e devem também somar minutos porque têm qualidade para isso mas estes dois seriam importantes porque penso que podem desempenhar um papel importante na equipa principal ainda esta época.

Jogadores que sabem tratar a bola, ocupar espaços e definir os momentos de jogo. O Benfica não sabe gerir o jogo com posse de bola e creio que estes 2 podem ser uma mais-valia nesse aspecto.

MTrigueiros

Citação de: André Sousa em 19 de Dezembro de 2016, 18:31
Citação de: MTrigueiros em 19 de Dezembro de 2016, 18:21
Não concordo com a não-integração do Guedes no "grupo de elite". Entendo o porquê, mas não concordo.

O futebol não se joga só "dentro da pressão". É tão preciso ter um Guedes, como um Joãozinho. O importante é ter qualidade. E, para mim, o Guedes tem qualidade para dar e vender. Sente dificuldades em espaços mais curtos? Sente sim senhor. Mas com espaço, é brutal, do melhor que apareceu no CFC. E há muito jogo em que precisamos de jogadores com as características do Guedes.

Não é uma questão de estilo. Se achas que o Guedes está ao nível dos que enunciei, então não há muito a debater.

Do melhor que apareceu? Todos os que enunciei, com espaço, são melhores que ele. Com e sem espaço.

Eu acho que está ao mesmo nível. E tem mostrado isso.

André Sousa

Citação de: MTrigueiros em 19 de Dezembro de 2016, 18:35
Eu acho que está ao mesmo nível. E tem mostrado isso.

Desculpa, mas isso é uma baboseira autêntica.

Chegou ao nível do Nelsinho? Não. Chegou ao nível do Bernardo? Não. Chegou ao nível do Renato? Não. Chegou ao nível do Cancelo? Não. Fica a faltar o Joãozinho e o Pedro Rodrigues, mas, como é óbvio, é um bocado difícil comparar a partir do momento em que estão na B. Quando chegarem à equipa A dificilmente não mostrarão a diferença.

Ninguém está a dizer que o Guedes não tem qualidade. Tem. Mas, por mais voltas que se dêem, não tem tanta qualidade como os que enunciei atrás.

MTrigueiros

Citação de: André Sousa em 19 de Dezembro de 2016, 18:40
Citação de: MTrigueiros em 19 de Dezembro de 2016, 18:35
Eu acho que está ao mesmo nível. E tem mostrado isso.

Desculpa, mas isso é uma baboseira autêntica.

Chegou ao nível do Nelsinho? Não. Chegou ao nível do Bernardo? Não. Chegou ao nível do Renato? Não. Chegou ao nível do Cancelo? Não. Fica a faltar o Joãozinho e o Pedro Rodrigues, mas, como é óbvio, é um bocado difícil comparar a partir do momento em que estão na B. Quando chegarem à equipa A dificilmente não mostrarão a diferença.

Ninguém está a dizer que o Guedes não tem qualidade. Tem. Mas, por mais voltas que se dêem, não tem tanta qualidade como os que enunciei atrás.

Para mim, é tudo uma questão de características.

Hoje em dia, olha-se de lado para os jogadores como o Guedes. São "burros, só jogam de cabeça colada ao chão, só correm" e bla bla bla. São fases. Já houve fases em que se valorizava muito mais o jogador físico que o técnico. E também já houve fases em que o jogador táctico era mais valorizado que os outros dois.

Um jogador que, com 20 anos, já leva época e meia a titular do Benfica, com várias assistências e golos, grandes exibições (inclusive na maior competição de clubes do Mundo)... Só está ao alcance de um craque.

Posso aceitar que esteja um degrau abaixo do Renato e talvez do Bernardo, porque esses dois vão ser muito grandes mesmo. Mas em relação aos outros, não vejo tanta diferença. Posso assumir que o Cancelo e o Nelsinho vão ser dos melhores laterais da Europa e o Guedes vai ter dificuldades em assumir-se como um dos melhores avançados da Europa, mas isso tem mais a ver com a concorrência do que a qualidade em si.

André Sousa

Citação de: MTrigueiros em 19 de Dezembro de 2016, 18:46
Para mim, é tudo uma questão de características.

Hoje em dia, olha-se de lado para os jogadores como o Guedes. São "burros, só jogam de cabeça colada ao chão, só correm" e bla bla bla. São fases. Já houve fases em que se valorizava muito mais o jogador físico que o técnico. E também já houve fases em que o jogador táctico era mais valorizado que os outros dois.

Um jogador que, com 20 anos, já leva época e meia a titular do Benfica, com várias assistências e golos, grandes exibições (inclusive na maior competição de clubes do Mundo)... Só está ao alcance de um craque.

Posso aceitar que esteja um degrau abaixo do Renato e talvez do Bernardo, porque esses dois vão ser muito grandes mesmo. Mas em relação aos outros, não vejo tanta diferença. Posso assumir que o Cancelo e o Nelsinho vão ser dos melhores laterais da Europa e o Guedes vai ter dificuldades em assumir-se como um dos melhores avançados da Europa, mas isso tem mais a ver com a concorrência do que a qualidade em si.

Exato. É uma questão de características. Hoje em dia o espaço escasseia cada vez mais. Por isso é que os grandes, os melhores, são os que executam melhor com pouco espaço. Isto não faz deles nabos a jogar com espaço. Entende isto como um levantamento de pesos, ou algo do género. Um tipo que levanta 50kg consegue levantar 25. Um tipo que levanta 25 pode não conseguir levantar 50, isto é, não é por jogadores como o Bernardo, o Nelsinho, o Cancelo, o Joãozinho e outros, conseguirem jogar muito bem em espaços curtos, que terão de ser mais fracos quando o espaço abunda.

Ah! E fiz questão de incluir o Renato, como sempre fiz, que é um jogador que também tem algumas dificuldades em jogar dentro do bloco.

O que é um jogador tático? Quando é que foi mais valorizado que os outros?

O Guedes não leva época e meia a titular no Benfica. Foi titular no princípio da época passada numa altura em que o RV andava claramente aos papéis, mas quando o Pizzi apareceu à direita a diferença foi mais do que óbvia. Nunca mais foi opção para o 11 inicial. À direita havia Pizzi e na frente do ataque havia o melhor jogador do campeonato. Ainda fez alguns jogos pela equipa B, o que para um titular da equipa A seria algo impensável.

Um degrau abaixo, talvez, do Bernardo? Talvez?

O Guedes vai ter dificuldade em assumir-se como um dos melhores porque tem vários que são melhores que ele. A diferença é tão simples quanto isso. Metes o Guedes num Barcelona, num Real Madrid, e o que não faltará são nomes superiores a ele. Metes um Cancelo ou um Nelsinho num clube desses e facilmente ganharão o seu lugar (não com tanta segurança em relação ao Cancelo pelo aspeto mental, mas em termos de qualidade a diferença é óbvia). O mesmo para todos os jogadores que enunciei lá atrás.

Eterno Benfica

#884
É um jogador muito bom tecnicamente, tem uma qualidade de passe e visão de jogo raras para a idade que tem. Contudo tem um defeito enorme para conseguir entrar na equipa A.  Falta de Intensidade.
Caso conseguisse jogar com uma intensidade superior não tenham a menor duvida que ja estava na equipa principal, enquanto jogar assim vai ser dificil chegar lá. Aliás, não fosse o Guga ter a lesão e acreditava que conseguiria chegar à equipa principal primeiro, não por ter mais qualidade (tambem tem uma grande qualidade de passe  e sabe pressionar muito bem) mas por ser um jogador muito mais intenso que o Pedro.