Roger Schmidt

Treinador, 57 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2024), 115 jogos (81 vitórias, 17 empates, 17 derrotas)
Em 2024/2025: 4 jogos (2 vitórias, 1 empate, 1 derrota)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

+1benfiquista

Com o Odysseas na baliza já íamos atrás do Braga. Valha-nos isso, pelo menos.

J_PN

Convém fazer o treinador ver que este ano é fundamental ir à Champions.

Cometemos uma loucura este ano que até agora está a ter zero resultados práticos, todos os contratados tresandam a flop (excepto Trubin). Vamos ver os de inverno, se tiverem oportunidades. É preciso arrepiar caminho.

Espártaco

Citação de: AG em 25 de Janeiro de 2024, 00:15Now he's caught – a nasty sort of coach
They gave him time
Doors bang – chain gang – he hates it
Oh, Roger Schimdt
It's not the same, takes two to know, two to know, two to know
Why can't you see?
Roger Schimdt, Roger Schimdt, Roger Schimdt, Roger Schimdt
Roger Schmidt don't do it again
O Roger Schmidt é o Arnold Layne.

MTrigueiros

Citação de: André Sousa em 25 de Janeiro de 2024, 00:08
Citação de: MTrigueiros em 24 de Janeiro de 2024, 23:54É um facto que o Benfica teve xGoals na mesma casa do Sporting e do Porto e eles fizeram 5 e 4 golos e nós 1. É ires ver, se quiseres perder um tempinho.

O Estoril manietou o Benfica? Num jogo com 60 e tal % de posse de bola, duas oportunidades flagrantes de 1x1 com o redes, mais uma série de cantos perigosos. Sempre metidos dentro do meio-campo do Estoril.

Não foi uma obra-prima, foi apenas a obrigação, mas isto que o Benfica fez hoje não é mau. É razoável. Bom para o que temos feito que tem sido muito pouco.

A questão de termos perdido um título claro que cria um impacto maior. Não podíamos ter vacilado hoje e é por isso que eu acho que esta equipa não vai ganhar nada. Mais do que qualidade, falta estofo. E estou completamente à vontade para discutir isto e as exibições fracas que temos feito. Mas isso nada tem a ver com o jogo de hoje, que em condições normais acabava com uma goleada e com comentários como "finalmente a entrar nos eixos" ou "a jogar assim, acredito que podemos ser campeões".

Não é facto nenhum.

Citaçãofacto
|ct|
(
fac·to
)

nome masculino
1. Coisa realizada. = ACTO, FEITO

2. Acontecimento.

3. Sucesso.

4. Assunto (de que se trata).

5. Lance.

O Estoril, até ao golo, meteu o Benfica a correr atrás da bola por várias vezes. A nossa péssima organização e transição defensiva nunca nos permitiu equilibrar e o Estoril tinha uma série de linhas de passe completamente abertas.

O lance do Koindredi logo ao início mostra como a equipa do Benfica é altamente permeável. O lance do golo é outro exemplo. E outros lances a meio campo em que com dois/três passes facilmente ultrapassavam as nossas linhas.

Depois do golo o Benfica ganhou algum ascendente, até porque o Estoril não tinha necessidade de se expor tanto, mas não tivemos um domínio de grande relevo.

Podíamos ter ganho que a minha opinião seria a mesma. Jogamos muito, muito pouco. Nuns jogos dá para ganhar, noutros não temos essa sorte.

E isto não é falta de estofo. Temos um 11 deficitário. O Aursnes, goste-se ou não, é uma adaptação. O Morato... coise. Temos uma dupla de meio campo em que um dos jogadores mostra ser pouco mais que banal. Temos um João Mário a jogar sobre o corredor que em termos de valor acrescentado ao jogo tem sido... negativo? Temos o Di Maria que é menos um em processo defensivo e passa o jogo a tentar passes a rasgar para o corredor contrário, a atirar-se para o chão em simulações patéticas e a perder bolas em catadupa porque... sim. E temos quatro avançados em que não há propriamente um que seja titular de caras (a ver o Marcos Leonardo).

Da mesma forma que o Schmidt pegou em grande parte do plantel que herdou dos treinadores anteriores e o potenciou, também é o principal responsável por não haver grandes soluções atualmente.

Meteu o Benfica a correr atrás da bola várias vezes? Isso é alguma métrica de avaliação? Têm boa equipa, Rodrigo Gomes e Guitane são fortíssimos no 1x1, o Rodrigo é muito rápido, os dois médios também são muito bons de bola. É normal que causem algumas dificuldades em alguns momentos, não jogamos sozinhos.

Agora, quando isso acontece 2 ou 3x, há algum motivo para isso. E o motivo é que o Benfica se superiorizou naturalmente. E aqui nem é uma crítica ao Estoril nem elogio ao Benfica, é simplesmente o natural. Uma equipa que joga muito muito pouco não conseguiria conter assim tão naturalmente o Estoril, como aliás o Porto não conseguiu nesta mesma competição.

A questão da transição defensiva, é verdade. Já falei sobre isso ainda o Schmidt não tinha pegado na equipa. É uma consequência do estilo de jogo dele. Não é novidade, não vai melhorar muito, se é que algum dia vai melhorar. É um risco que o treinador opta por correr e o Benfica optou por correr também ao contratá-lo. Dá para disfarçar e ele devia fazê-lo. Aursnes na esquerda e Tino no meio ajudam a que não se note tanto, mas no final do dia, vai sempre haver aquela dificuldade mal o adversário passe a nossa pressão. Discutir isto é chover no molhado. Já o Otávio Machado disse isso na pré-época passada e foi gozado, mas o velho não estava assim tão longe da realidade. A dificuldade estava em bater a pressão do Benfica que agora está a ser batida mais facilmente e o resto é consequência.

Com o resto, concordo. Não é só falta de estofo, como é óbvio, faltam mais coisas. Mas também já disse em tudo o que era tópico, já toda a gente sabe de trás para a frente os erros cometidos no verão e cujas as consequências têm vindo a somar-se desde então.

E também concordo com a responsabilidade do Schmidt. Não dá para negar. E estou disponível para discutir isso. Só acho que HOJE não foi por aí. Podia entrar no campo dos ses e dizer que SE o Marcos Leonardo marca ou SE o defesa do Estoril não chega a tempo, as 3 substituições que fez em tempo útil teriam rendido dois golos. Não renderam por pouco e fomos eliminados. É um facto e temos de lidar. Mas hoje, não merecíamos sequer o empate. Merecíamos muito mais porque fizemos muito mais do que tínhamos vindo a fazer, mesmo continuando a não ser espetacular.

E desenganem-se os que pensam que vem uma fada mágica e o Benfica começa a jogar futebol de repente. Vai demorar uns joguitos, a confiança sobe e o resto vem por acréscimo. De outra maneira nunca acontecerá.

Shoky

Citação de: J_PN em 25 de Janeiro de 2024, 00:19Convém fazer o treinador ver que este ano é fundamental ir à Champions.

Cometemos uma loucura este ano que até agora está a ter zero resultados práticos, todos os contratados tresandam a flop (excepto Trubin). Vamos ver os de inverno, se tiverem oportunidades. É preciso arrepiar caminho.

Ele quer lá saber. Para o ano não está cá e não.

Perde mais 2 pontitos e vais ver onde vamos que nem um tiro.

sergio19azb

Citação de: André Sousa em 25 de Janeiro de 2024, 00:18
Citação de: sergio19azb em 25 de Janeiro de 2024, 00:13Bem eu vi o Benfica jogar com Matic e Enzo
O primeiro era um 10 no Vitesse e o segundo um médio ala no Estudiantes

Eu diria que o mais importante são as dinamicas, o trabalho de campo.
Até o Zivkovic deu cartas a 8 durante uns tempos.

O problema do Benfica vai para além das caracteristicas dos jogadores.

O Enzo sempre foi agressivo e o Matic tinha uma capacidade de deslocamento muito superior ao do Kokçu, o que do alto do seu 1,94m fazia muita diferença.
Sim e para alem disso havia um Salvio que dava a vida na ala direita, um Gaitan que jogava muito à bola, 1 PL fixo que cagava golos e outro tipo Lima ou Rodrigo que estavam sempre a dar dinamicas ofensivas e a ligar jogo.

Enzo e Matic nao funcionavam apenas por serem bons.

pmmp20

Citação de: TFFS em 25 de Janeiro de 2024, 00:10Nunca vi um meio-campo em futebol de alta competição com menos poder de desarme e choque.

Até o Vito na transmissão comentou. Q quando o Estoril ganhava a bola, ficavam sempre 3 4 jogadores do Benfica atras da bola a ver jogar.

Não há colectivo q resista.

cesarslb

Está refém das vacas sagradas...dito isto, a época valeu pela supertaça, daqui em diante vai ser queda livre... muito básico, rudimentar até

Archie Bunker

Citação de: MTrigueiros em 25 de Janeiro de 2024, 00:19
Citação de: André Sousa em 25 de Janeiro de 2024, 00:08
Citação de: MTrigueiros em 24 de Janeiro de 2024, 23:54É um facto que o Benfica teve xGoals na mesma casa do Sporting e do Porto e eles fizeram 5 e 4 golos e nós 1. É ires ver, se quiseres perder um tempinho.

O Estoril manietou o Benfica? Num jogo com 60 e tal % de posse de bola, duas oportunidades flagrantes de 1x1 com o redes, mais uma série de cantos perigosos. Sempre metidos dentro do meio-campo do Estoril.

Não foi uma obra-prima, foi apenas a obrigação, mas isto que o Benfica fez hoje não é mau. É razoável. Bom para o que temos feito que tem sido muito pouco.

A questão de termos perdido um título claro que cria um impacto maior. Não podíamos ter vacilado hoje e é por isso que eu acho que esta equipa não vai ganhar nada. Mais do que qualidade, falta estofo. E estou completamente à vontade para discutir isto e as exibições fracas que temos feito. Mas isso nada tem a ver com o jogo de hoje, que em condições normais acabava com uma goleada e com comentários como "finalmente a entrar nos eixos" ou "a jogar assim, acredito que podemos ser campeões".

Não é facto nenhum.

Citaçãofacto
|ct|
(
fac·to
)

nome masculino
1. Coisa realizada. = ACTO, FEITO

2. Acontecimento.

3. Sucesso.

4. Assunto (de que se trata).

5. Lance.

O Estoril, até ao golo, meteu o Benfica a correr atrás da bola por várias vezes. A nossa péssima organização e transição defensiva nunca nos permitiu equilibrar e o Estoril tinha uma série de linhas de passe completamente abertas.

O lance do Koindredi logo ao início mostra como a equipa do Benfica é altamente permeável. O lance do golo é outro exemplo. E outros lances a meio campo em que com dois/três passes facilmente ultrapassavam as nossas linhas.

Depois do golo o Benfica ganhou algum ascendente, até porque o Estoril não tinha necessidade de se expor tanto, mas não tivemos um domínio de grande relevo.

Podíamos ter ganho que a minha opinião seria a mesma. Jogamos muito, muito pouco. Nuns jogos dá para ganhar, noutros não temos essa sorte.

E isto não é falta de estofo. Temos um 11 deficitário. O Aursnes, goste-se ou não, é uma adaptação. O Morato... coise. Temos uma dupla de meio campo em que um dos jogadores mostra ser pouco mais que banal. Temos um João Mário a jogar sobre o corredor que em termos de valor acrescentado ao jogo tem sido... negativo? Temos o Di Maria que é menos um em processo defensivo e passa o jogo a tentar passes a rasgar para o corredor contrário, a atirar-se para o chão em simulações patéticas e a perder bolas em catadupa porque... sim. E temos quatro avançados em que não há propriamente um que seja titular de caras (a ver o Marcos Leonardo).

Da mesma forma que o Schmidt pegou em grande parte do plantel que herdou dos treinadores anteriores e o potenciou, também é o principal responsável por não haver grandes soluções atualmente.

Meteu o Benfica a correr atrás da bola várias vezes? Isso é alguma métrica de avaliação? Têm boa equipa, Rodrigo Gomes e Guitane são fortíssimos no 1x1, o Rodrigo é muito rápido, os dois médios também são muito bons de bola. É normal que causem algumas dificuldades em alguns momentos, não jogamos sozinhos.

Agora, quando isso acontece 2 ou 3x, há algum motivo para isso. E o motivo é que o Benfica se superiorizou naturalmente. E aqui nem é uma crítica ao Estoril nem elogio ao Benfica, é simplesmente o natural. Uma equipa que joga muito muito pouco não conseguiria conter assim tão naturalmente o Estoril, como aliás o Porto não conseguiu nesta mesma competição.

A questão da transição defensiva, é verdade. Já falei sobre isso ainda o Schmidt não tinha pegado na equipa. É uma consequência do estilo de jogo dele. Não é novidade, não vai melhorar muito, se é que algum dia vai melhorar. É um risco que o treinador opta por correr e o Benfica optou por correr também ao contratá-lo. Dá para disfarçar e ele devia fazê-lo. Aursnes na esquerda e Tino no meio ajudam a que não se note tanto, mas no final do dia, vai sempre haver aquela dificuldade mal o adversário passe a nossa pressão. Discutir isto é chover no molhado. Já o Otávio Machado disse isso na pré-época passada e foi gozado, mas o velho não estava assim tão longe da realidade. A dificuldade estava em bater a pressão do Benfica que agora está a ser batida mais facilmente e o resto é consequência.

Com o resto, concordo. Não é só falta de estofo, como é óbvio, faltam mais coisas. Mas também já disse em tudo o que era tópico, já toda a gente sabe de trás para a frente os erros cometidos no verão e cujas as consequências têm vindo a somar-se desde então.

E também concordo com a responsabilidade do Schmidt. Não dá para negar. E estou disponível para discutir isso. Só acho que HOJE não foi por aí. Podia entrar no campo dos ses e dizer que SE o Marcos Leonardo marca ou SE o defesa do Estoril não chega a tempo, as 3 substituições que fez em tempo útil teriam rendido dois golos. Não renderam por pouco e fomos eliminados. É um facto e temos de lidar. Mas hoje, não merecíamos sequer o empate. Merecíamos muito mais porque fizemos muito mais do que tínhamos vindo a fazer, mesmo continuando a não ser espetacular.

E desenganem-se os que pensam que vem uma fada mágica e o Benfica começa a jogar futebol de repente. Vai demorar uns joguitos, a confiança sobe e o resto vem por acréscimo. De outra maneira nunca acontecerá.

bom post.

a chave do resto da epoca esta no regresso dos laterais, que alem da profundidade qi jogo vão libertar o Fred.

o segundo factor será Neres e estabilizar o PL.

não havendo isto vai ser uma 2 volta para esquecer.

sergio19azb

Citação de: pmmp20 em 25 de Janeiro de 2024, 00:22
Citação de: TFFS em 25 de Janeiro de 2024, 00:10Nunca vi um meio-campo em futebol de alta competição com menos poder de desarme e choque.

Até o Vito na transmissão comentou. Q quando o Estoril ganhava a bola, ficavam sempre 3 4 jogadores do Benfica atras da bola a ver jogar.

Não há colectivo q resista.
A defesa do Benfica joga muito recuada. A equipa nao joga em bloco que sobe e desce ao mesmo tempo. Por norma, é aos safanoes, bola entra no Rafa e estica na frente. Sobem 2 ou 3 mas rapidamente a perdemos e ficamos partidos.

PudimDanone

Neste momento tenho muito má imagem dele como treinador e homem. Se lança uma laracha daquelas na conferência, que aqui manda ele e se os adeptos não gostam fiquem em casa ou venha outro.. então também não pode ser só sempre tudo top top shape, top top football ganhando ou perdendo. Nunca admite a puta de um erro, a puta de uma debilidade, começando logo em campo: prefere desperdiçar 70' de um jogo de 90' que corrigir uma opção falhada

Kinkolas

E quando se foi vitimizar para a CI depois de levar com a garrafa nos cornos?

"Se querem um treinador que faça as substituições à vossa maneira eu vou-me embora, não há problema"

E continua nestes constantes cagalhões.

:rir:

Baron_Davis

a quantidade de vezes que esta banda entra a dormir nao é normal, para nao falar das vezes que o adversario se adianta

devagar, devagarinho e parados

jogos menos conseguidos todas as equipas têm, mas isso numa equipa que quer conquistar titulos são a expeçao... qd sao a regra nao é grande sinal

qual foi a ultima serie de vitorias convincentes e com regularidade qualitativa?

praticamente todos os jogos agarrados aos eggs, sempre que os mijas na escada correm sem oposiçao pelo centro do campo, ou exploram os laterais com Di Maria e Joao Mario a defender mentalmente

é preciso mudar e encontrar soluçoes

André Sousa

Citação de: MTrigueiros em 25 de Janeiro de 2024, 00:19Meteu o Benfica a correr atrás da bola várias vezes? Isso é alguma métrica de avaliação? Têm boa equipa, Rodrigo Gomes e Guitane são fortíssimos no 1x1, o Rodrigo é muito rápido, os dois médios também são muito bons de bola. É normal que causem algumas dificuldades em alguns momentos, não jogamos sozinhos.

Para mim é. Se para ti é perfeitamente natural defender completamente partido, com linhas distantes, com jogadores a trote, boa. Para mim não é.

Todas as equipas em Portugal têm jogadores interessantes. Isso é um não argumento. Temos é de nos relembrar que este mesmo Estoril levou 4 e 5 de Porto e Sporting e que vinha de quatro derrotas consecutivas. Têm bons jogadores aqui e ali mas não mais que isso, até porque esse tipo de argumento é legítimo para qualquer equipa da liga.

A equipa do ano passado era incrivelmente mais equilibrada que esta. Acho que nem sequer há discussão. Eu não tenho problema em ter um estilo mais agressivo, com e sem bola, desde que haja jogadores para isso. Para o que temos apresentado atualmente... já não consigo achar que é propositado. O Di Maria veio dificultar bastante esse aspecto, mas isso é responsabilidade do Schmidt. Não me cabe na cabeça que haja alguém que queira jogar deste jeito, quase como "deixem-se estar na frente, se levarmos um golo ou dois pode ser que consigamos marcar mais".

O Benfica podia perfeitamente ter ganho o jogo. Não seria por isso que teria sido um bom jogo da nossa parte. Da mesma forma que também não foi contra o próprio Estoril no Coimbra da Mota e acabámos por ganhar, por exemplo. Ou com o Rio Ave.

vermelhoftw

Citação de: Red2802 em 25 de Janeiro de 2024, 00:02
Citação de: +1benfiquista em 24 de Janeiro de 2024, 23:48
Citação de: Red2802 em 24 de Janeiro de 2024, 23:41O mais assustador é a incapacidade de controlar uma partida.

Já nem digo dominar o jogo todo com bola e o diabo a quatro.

Qualquer equipa joga perfeitamente à vontade contra nós.

Se entrássemos neste estado em Alvalade ou no Dragão não ía ser bonito de ver. E não tem a ver com qualidade individual ou coletiva do adversário.

É apenas uma questão de organização, intensidade e controlo dos espaços e momentos de jogo.

Parecemos sempre uma equipa à mercê de golpe do adversário.

E isso não vem da parte má da época passada.

É mesmo um fruto do planeamento deste ano.

Isto já tem vindo a ser debatido aqui, mesmo na fase mais positiva em resultados... o Benfica não consegue gerir um jogo. E isso é algo que vem de agosto até agora, sem excepções.

Ainda não tivemos uma exibição em que eu me sentisse confortável com um 1-0 ou um 2-1. A equipa parece estar sempre com a cabeça na guilhotina.

E aqui a culpa é do senhor do tópico. Lamento...

Há lacunas graves no plantel que condicionaram esta época.

Claro que temos que ganhar ao Estoril, ao Casa Pia, ao Farense e por aí fora até com metade deste plantel.

A maior culpa do Schmidt tem sido a gestão dos jogadores, isso é para mim uma evidência.

Quando chegou montou um onze e quase não havia alternativas. Não havia "insatisfeitos".

Se formos puxando o filme atrás percebemos que ele está a revelar dificuldades de autoridade, seja pela fragilidade da estrutura e cultura do clube, seja pelo seu próprio perfil.

Foram as reações de Odysseas, as publicações de Neres e Morato e, neste mercado de inverno, as saídas descontentes de Chiquinho e Guedes.

Neste momento ele consegui um plantel onde apenas terá dificuldade em gerir o Neres e, eventualmente, o Bah. Foi esse o principal racional das opções.

Tudo o resto tem o estatuto certo para estar no banco e preparar a próxima época sem levantar ondas.

Vamos andar sempre com este onze até ao descalabro final.

Este parece-me o pecado capital do Schmidt, exponenciado por uma estrutura que produz meninos mimados e insatisfeitos em doses industriais há muitos anos.

Lacunas graves é na cabeça do treinador, o Benfica tem um plantel incrível, não fosse assim e estaríamos em terceiro lugar pois não existe colectivo há meses e meses