Rogério "Pipi"

Avançado, (1922-12-07 - 2019-12-08),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1942-1954), 311 jogos (27990 minutos), 205 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (6), Taça Latina (1)

Zezito10

Por alguma razão não consigo citar um dos primeiros posts do tópico, mas este excerto

Multa na «guerra do bacalhau»

Talvez fosse o seu único complexo. De inferioridade. Sempre que o sportinguista Álvaro Cardoso lhe saía ao caminho, Rogério anulava-se a si próprio. Como se o outro fosse a bête noire que o arrebanhasse. Inapelavelmente. «Por isso, foi com uma alegria imensa que o vi abandonar o futebol. Se ele, nesse dia, fez a sua festa, eu fiz a minha. Nunca mais jogaria contra ele...»
Ainda a propósito de jogos com o Sporting... Igualmente por meados dos anos 40, um grupo de jogadores decidiu concentrar-se num restaurante do Lumiar poucas horas antes de uma partida decisiva contra o Sporting. Sem se preocuparem muito com a peleja, fizeram grande almoçarada. Batatas com bacalhau. Foram para o jogo e perderam. Por 3-1. Só não foi catastrófico o resultado porque, nesse dia, os sportinguistas estavam de pontaria desafinada. Mas, no jogo jogado, foi tal a humilhação que os dirigentes do Benfica decidiram castigar com multa de meio mês de ordenado todos os jogadores que suspeitava terem estado no restaurante. Abriu-se assim uma novela pícara, que ficaria por esse tempo famosa como a guerra do bacalhau. Por mais que Rogério jurasse que não tinha estado no que os seus directores diziam ter sido um... pic-nic, que jogara mal por causa daquelas grilhetas que Cardoso lhe amarrava nas pernas, também foi castigado...
Não muito tempo depois, quando o Sporting, ganhando nas Amoreiras por 4-1, arrebatou o Campeonato de 1947/48, por um golo apenas, no que ficaria para a história como o Campeonato do pirolito, por aquele golo à maior ficar para sempre atravessado na garganta dos benfiquistas. Quatro golos marcou então Peyroteo e Rogério nunca mais se esqueceu do rosto lívido do guarda-redes do Benfica, Rogério Contreiras, que, na cabina, não era capaz de dizer mais que a frase que repetiria, como se fosse disco riscado, vezes sem conta: «Não sei o que o Peyroteo tinha nos pés que ele rematava e as bolas torciam a meio do caminho, enganando-me.» Mas nem o facto de nesse dia não ter havido almoçarada de bacalhau evitou que os benfiquistas fossem, todos, castigados com base na mesma salomónica medida.


tem sido protagonista duma luta titânica entre mim e a história do Benfica: sem ser no 100 Figuras do Futebol Português, de A Bola, nunca mais encontrei referência nenhuma a este caso em fonte alguma.

Hoje que me encontrei com ele de novo neste tópico, reacendeu-se a chama da procura. Alguém sabe mais sobre o assunto?

RedVC




Rogério Lantres de Carvalho faria hoje 99 anos de idade.
Um dos maiores jogadores da História do Sport Lisboa e Benfica.
Um grande Benfiquista, figura inesquecível do nosso futebol.

Descanse em paz.


RedVC

#347

Rogério Lantres de Carvalho faria hoje 100 anos de idade.
Um dos maiores jogadores da História do Sport Lisboa e Benfica.
Um grande Benfiquista, figura inesquecível do nosso futebol.

Merece a gratidão de todos os Benfiquistas

Descanse em paz.

Eduardo Gomes

#348
@IuriPereira09

Rogério Pipi marca um dos seus 4 golos (7', 55', 63', 77') à Académica de Coimbra na final da Taça de 🇵🇹 1950/1951, disputada no dia 10/6/1951 no Estádio Nacional
O Benfica venceu a Académica por 5-1 e conquistou a sua 5ª Taça de 🇵🇹
Um dos nossos maiores ❤️
#EPluribusUnum ❤️🦅


Jayson Tatum



Parabéns, Rogério Lantres de Carvalho. Hoje farias 101 anos. E hoje, no teu auge, farias a diferença lá à frente, na arte de colocar a bola na baliza.