Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Red Eyes

PB

Mestre

Citação de: Çula em 02 de Fevereiro de 2016, 13:06

Até certa altura da nossa história (até meio da década de 90) sempre tivemos jogadores de classe mundial e não foi por isso que ganhámos sempre ou atingimos sempre os nossos objectivos.

Minimizar este Benfica dos ultimos tempos é minimizar a melhor fase dos ultimos trinta e tal anos. Pessoalizando a coisa (e correndo o risco de estar completamente errado) se calhar até estás a minimizar o melhor Benfica que viste em toda a tua vida.

Não caiam no ridículo de desmerecer aquilo que o vosso clube conquistou no passado recente só porque odeiam quem liderou esse caminho, não faz qualquer sentido. Superámos a nossa média histórica de campeonatos ganhos, se quisermos apagar os anos negros (94/95 até 2008/2009) igualámos a média histórica de campeonatos ganhos, atingimos uma final europeia 25 anos depois da ultima vez, celebrámos uma dobradinha 27 anos depois da ultima vez, sagrámos-nos bicampões nacionais 31 anos depois da ultima vez.............

Acho que há algumas inverdades no que dizes. Temos uma final dos Campeões Europeus em 1989/1990, onde perdemos frente ao gigante AC Milan com o trio holandes e metade da squadra azzura, e a 1ª final do Benfica com JJ é em 2012/2013, ou seja, 23 anos depois, e numa liga secundária do futebol europeu.

Com os investimentos das 6 épocas de JJ, com centenas de milhões de euros desperdiçados em contratações de qualidade duvidosa, só no tempo do presidente João Santos temos uma comparação parecida, com resultados iguais ao das ultimas seis épocas. 3 campeonatos em 6 épocas, duas finais europeias, taças de Portugal, só faltam mesmo as taças da liga.

Lixado é ser campeão com um banco com Mantorras ou Karadas, ou ganhar uma Taça de Portugal frente a um Porto com Mourinho o mais alto nível. Não há treinadores milagrosos, se grandes treinadores falharam conquistas com grandes planteis, os melhores treinadores com planteis ridículos não fazem historia.

Agora colocar a um nível um treinador que teve recursos como ninguém na década anterior é pouco honesto, especialmente considerando o que se perdeu com as super equipas que tínhamos e as asneiras na gestão de muitos jogadores. Quem no seu tino trocaria um jogador feito como Nolito por uma esperança como Ola John ou um internacional como Danilo pelo pino como o Derlei.

Ou na ansia de ter um novo Fabio Coentrão, andámos a brincar aos defesas esquerdos com Schaffer, Emerson, Melgarejo, Carole, Benito, Cortez, ou na direita termos nulidades como Luis Miguel II, entre tantos outros. Que treinador, na sua sapiência, lançava um gajo como o Roderick no jogo do título? Há tantos, tantos exemplos que maus atos de gestão que, no meio de um lote de jogadores de eleição, até o Jesus conseguiu ser campeão.

A história vai mostrar por onde ele vai andar daqui a 10 anos, sendo que tenho toda a certeza que nem nenhum futuro treinador do Benfica volta a ter os planteis que ele teve, nem ele como treinador voltará a treinador jogadores como os que tive ao dispor no Benfica.

hest

Citação de: Brave Heart em 02 de Fevereiro de 2016, 03:45
Citação de: hest em 02 de Fevereiro de 2016, 00:38
Citação de: Strata em 01 de Fevereiro de 2016, 20:27
«É resultado do trabalho acumulado e da capacidade dos jogadores de apreender o que tentamos pôr em prática. Há muita gente a trabalhar para que isto aconteça, mas a nossa preocupação não são as vitórias consecutivas, antes ganhar jogo a jogo.»

Veja-se a forma como Rui Vitória tem o cuidado de realçar que o momento positivo que atravessamos é fruto do trabalho de muita gente, e não só dele e da sua equipa técnica.

.....um dos problemas no inicio de época foi as divergências entre ele e o marco.....cada um queria fazer uma coisa..um pra justificar a aposta e outro pra justificar o aumento de salário...daí aqueles desastres em que a desorganização imperava....agora parece que chegaram a bom porto.... :coolsmiley:

Quem é esse Marco?

....marco pedroso.... :coolsmiley:

20Nico Gaitan20

não estou minimamente preocupado com o Belenenses...certamente que vão jogar o jogo pelo jogo...e nisso o Benfica sente-se muito bem.

Faroleiro

Çula

Mestre, no meio de tanta coisa só consigo concordar mesmo com os 23 anos passados desde a ultima final europeia. São de facto 23 e não 25.

Quanto ao resto dava para pegar ponto a ponto e inverter a coisa quase de cima a baixo, e sabes porquê? Porque olhando para o passado recente quase dá para escalpelizar à lupa as coisas boas e as coisas más, enquanto que se formos ao passado mais longínquo apenas nos guiamos pelos livros. Mas se quisermos abrir algumas gavetas........

Queres falar de investimento? Imagina quanto pagarias hoje por um Mozer, por um Aldair, por um Valdo, por um Thern, por um Magnusson, por um Schwarz, por um Isaías, por um Elzo, por um Kulkov, por um Yuran, por um Mostovoi, por um JVP, por um Isaías, etc etc etc......
Agora deste grupo pegas no primeiro a vir (talvez o Mozer) e vais até ao ultimo a ser contratado (JVP, salvo erro), analisas os plantéis, analisas a concorrência e depois faz as contas ao que se ganhou nesse espaço temporal. Se esse Benfica era um grande Benfica, o que dizer deste mais recente que até ganhou mais coisas em menos tempo?

Queres falar de erros de gestão? Imagina um treinador do Benfica ir para uma final da TCE com um  defesa central a jogar a defesa esquerdo quando havia 3 de raíz no plantel, quando o próprio jogador disse a esse mesmo treinador que não se sentia confortável a jogar nessa posição. O que é que dirias?

Imagina um treinador perder um jogador como o Ricardo Gomes e achar que o substituto ideal seria um ex junior. O que é que dirias?

Imagina um treinador que empresta um jogador ao Estoril, dias depois perde um jogador da mesma posição e tendo a hipótese de resgatar o jogador emprestado prefere integrar um miudo no plantel e no final da época vem para os jornais dizer que se equivocou na decisão, que talvez tivesse sido mais sensato repescar o jogador emprestado e ter emprestado o miudo que ficou no plantel. O que é que dirias?

Imagina um treinador acabar uma época sem ganhar nada e no final da mesma vir-se chorar para a imprensa que se precipitou ao "largar" 4 miudos sem experiência no plantel principal. O que é que dirias?

E podia-te dar mais uma mão cheia de exemplos de má gestão deste treinador. Felizmente estão apagados dos livros, esses apenas mostram (e bem) aquilo que ganhou e aquilo que perdeu, deixando os erros cometidos guardados na memória de quem se lembra deles. E olha que era um treinador do cacete. Mas tal como todos os treinadores havia dias em que também falhava de forma grosseira.

Uma coisa é certa, estes ultimos anos foram o devolver de um grande Benfica, do verdadeiro Benfica. E aí por mais vontade que se tenha em mostrar o contrário (incluindo alguns benfiquistas) os livros de história estarão lá para mostrar o que se ganhou e o que se perdeu. E olha que no final das contas este Benfica só poderá ser comparado aos ultimos grandes Benficas que vimos antes daquela descida aos infernos.

O engraçado nisto tudo é que eu achava que isto deveria ser motivo de satisfação e orgulho por parte dos adeptos, mas pelos vistos não. Armamos-nos em finos e entramos numa de "recuperámos o domínio do futebol português? o que é que isso interessa se pelo meio houve tanta coisa mal feita".

Faz-me lembrar o Diamantino quando diz que no tempo dele é que era, que ganhar 3 campeonatos em 6 não foi nada de especial e depois quando vamos a ver esse mesmo Diamantino em 11 anos de SLB foi campeão 4 vezes.

É estranho, parece que andamos todos com "vergonha" de assumir que este é de facto um grande Benfica, um Benfica que já não se via há décadas.

sbremoved_28408

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 02 de Fevereiro de 2016, 23:48
não estou minimamente preocupado com o Belenenses...certamente que vão jogar o jogo pelo jogo...e nisso o Benfica sente-se muito bem.

Vão é fazer-nos a vida negra.

Petrov_Carmovich

Citação de: Red Eyes em 02 de Fevereiro de 2016, 15:53
Citação de: Petrov_Carmovich em 02 de Fevereiro de 2016, 00:20
Citação de: Vieri em 01 de Fevereiro de 2016, 18:36
Queres ver que o Rui Vitória é que é a Sofia ?!?

Se calhar...mas não digas isso à frente do Gottschalk, que ele é capaz de ter uma crise existencial ou algo pior :P
Mas qual Sofia? A Vergara? :confused:

O José Mourinho aka "Sofia" do Ser Benfiquista :P

20Nico Gaitan20

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 02 de Fevereiro de 2016, 23:54

tens razão...estamos completamente fodidos....

o 3º lugar esta em perigo...o Braga esta fortíssimo...não podemos vacilar.

sbremoved_28408

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 02 de Fevereiro de 2016, 23:56

Ganhamos dois pontos fundamentais esta semana. As minhas preces continuam a ser ouvidas.

Mas convém continuar no mesmo caminho e com a mesma humildade.

BlankFile

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 02 de Fevereiro de 2016, 23:58
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 02 de Fevereiro de 2016, 23:56

Ganhamos dois pontos fundamentais esta semana. As minhas preces continuam a ser ouvidas.

Mas convém continuar no mesmo caminho e com a mesma humildade.

Por acaso não estás a fazer um mau papel como Forçado. Mesmo assim, gosto mais do original. :P

JoaoPedroLopes

Rui,

Vamos entrar num ciclo difícil mas eu acredito em ti.

Confesso que o meu apoio constante até então, tremeu após o jogo com o União, mas tu logo trataste de fazer por espairecer as minhas dúvidas.

Força companheiro.

Aquele abraço.

SaviAimar

RUA depois de golear o Belém e depois de ser campeão!!  ;D

Deixando de brincadeiras, era um gozo do *** ser campeão este ano. Treinador à Benfica, só falta confirmar se tem qualidade de Benfica. Personalidade tem claramente!

Tifosi

Citação de: JoaoPedroLopes em 03 de Fevereiro de 2016, 01:12
Rui,

Vamos entrar num ciclo difícil mas eu acredito em ti.

Confesso que o meu apoio constante até então, tremeu após o jogo com o União, mas tu logo trataste de fazer por espairecer as minhas dúvidas.

Força companheiro.

Aquele abraço.
Também achei (e continuo a achar) que esse resultado foi inadmissível.

Neste momento tem possibilidades de fazer bem, mas convenhamos que continua praticamente sem margem de manobra, não pode vacilar.

Só mesmo se passar com o Zenit é que pode baquear internamente, mas fiar nisso é suicidio.

è ganhar ao porto e ao zporten e limpar os restantes jogos e ir vendo se os outros dão margem para que despois se possa ter algum deslize.

Neste momento para mim tem obrigação de ganhar todos os jogos internamente e fazer todos os possíveis para passar na Champions