Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

pinheiro3

Que é feito do Fernando Ferreira? Nunca mais o vi por cá. Faz falta por aqui.

bnfc

Citação de: ineedmarshmallows em 10 de Março de 2016, 17:53
Citação de: bnfc em 10 de Março de 2016, 17:37
Citação de: ineedmarshmallows em 10 de Março de 2016, 17:35
Citação de: cernache1 em 10 de Março de 2016, 17:34
Citação de: ineedmarshmallows em 10 de Março de 2016, 17:26
Citação de: rdr10 em 10 de Março de 2016, 17:24
Eu acho que a parte psicológica nesta altura do campeonato bate sempre a parte fisica, acho que estamos muito mais bem preparados para o que aí vem do que por exemplo o Porto que vai passar a jogar de 7 em 7 dias.
O porto esta arrumado.
A única coisa de jeito que vão fazer vai ser ganhar ao sporte.

Melhor esperar para ver. Mas se perder pontos pelo caminho, mais do que nós, ganhando ao sporting no dragão fará uma temporada perfeita.
Eu esperevá bem mais fo peseiro.
Felizmente está  uma merda.

Eu esperava precisamente isto. Jogos de tripla, resultados consoante a direcção do vento. E disse isso qdo ele chegou.
Eu pelo menos em termos de futebol ofensivo não vi grande coisa.
E era aquilo que eu achava que ele ia melhorar.

O futebol ofensivo das equipas de Peseiro nunca foi de qualidade, foi simplesmente volumoso. Daí o número absurdo de golos que sempre sofreram. Numa boa fase, pode acumular ainda algumas goleadas. Numa fase menos boa, como a que encontrou, só podia ser isto.

Se tivesse começado a época, teria tido uma fase boa, de euforia e mts golos, e logo a seguir, ao primeiro mau resultado, a merda do costume.


poliban

Citação de: pinheiro3 em 10 de Março de 2016, 17:57
Que é feito do Fernando Ferreira? Nunca mais o vi por cá. Faz falta por aqui.

Anda por aqui e pelo face.

Notguilty

#140073
O Manuel Sérgio já anda com elogios todos intelectuais ao RV... Como provedor da ética do Desporto ainda não o vi censurar o que se tem passado no clube das riscas horizontais.

Fica aqui a Carta aberta ao Rui Vitória do Prof. Manuel sérgio


Meu caro Rui Vitória: Como venho dizendo, sempre que me refiro aos meus antigos alunos: o meu Amigo nada me deve, no que ao futebol diz respeito. Nas minhas aulas, nunca falei de microciclos de treino, nem nunca realcei qualquer modelo de jogo ou o modo de treiná-lo. Nestes assuntos, o Rui Vitória é o Mestre e eu o discípulo. Não passo de um velho espectador do futebol e um estudioso insaciável do desporto e sua circunstância.

E porque sou um espectador e um estudioso (estou velho, mas procuro não envelhecer, nem na prática, nem na teoria) não escondo que o Rui, para além de conhecedor dos mínimos segredos do seu ofício, como o revela no livro de que é autor, A Arte da Guerra para Treinadores (Topbooks, Lisboa, 2014) tem um comportamento que não posso deixar de aplaudir. E não o faço tão-só pelos impulsos das "razões do coração" (servindo-me das palavras de Pascal) mas porque a ética é "conditio sine qua non" de liderança. Aliás, o seu livro assim o confirma: "Os valores mais importantes que devem reger a carreira de qualquer treinador são, acima de tudo, valores humanos.

Qualquer treinador que comande uma equipa deve pensar que, ao tratar os seus jogadores, está a lidar, antes de mais, com seres humanos. Pessoas únicas, com características diferentes uma das outras. Esta noção de respeito pelo próximo, de educação e de humildade deve estar sempre presente. Não estou a dizer que um treinador tenha de ser um santo, mas acredito que devemos ser bem formados, acima de tudo, para sermos bons formadores" (p. 19). Palavras estas que, repetidas aos jogadores, se transformam em palavras de confiança, de exortação, de coragem, de estímulo à transcendência.

Volto ao que o meu Amigo escreveu: "os valores mais importantes que devem reger a carreira de qualquer treinador são, acima de tudo, valores humanos". E "vemos, ouvimos e lemos" nós tanta gente a comentar o futebol, com o pensamento circular da tática e dos pretensos erros dos árbitros, mostrando desconhecer que o mais importante, na preparação de uma equipa de futebol, são... os valores humanos!

Sim, eu também sei que o futebol é essencialmente tático. Só que a tática não é tudo, nem no meu modesto entender (e não estou só) o mais importante. O mais importante, diz o Rui Vitória que destas coisas sabe mais do que eu – o mais importante são os valores humanos! E porquê? Por esta razão muito simples: não há jogos, há pessoas que jogam! Ou seja, o ser humano é anterior aos jogos e o seu fundamento! Quem joga o jogo no jogo é uma pessoa. Quem não treina a pessoa não treina a tática. Como há 40 anos bem medidos, que venho adiantando uma determinada tese, por aqui me fico.

Se me permite, relembro o que Vítor Serpa escreveu, com o talento que faz dele um grande jornalista: "O Benfica garantiu ontem em S. Petersburgo, muito mais do que uma importante presença nos quartos de final da Champions. Conquistou, para o futuro próximo do futebol português, a manutenção de dois lugares de acesso direto, na época de 2017/2018; conquistou um renovado respeito internacional pelo nome do clube histórico; conquistou ainda um recorde de receitas na prova, já muito perto dos 30 milhões de euros; e, por fim, e não menos significativo, conquistou o legítimo orgulho em si próprio e nesta equipa que Vitória transformou em ganhadora" (A Bola, 2016/3/10).

Por seu turno, o Dr. Rui Gomes da Silva, com a sua galhardia sentimental de um ardente benfiquismo, escreveu no mesmo jornal: "São Petersburgo mostou a dimensão europeia do Benfica. Ao sucesso na Champions iremos por certo buscar forças, para todas as provas em que continuamos envolvidos. Sem nos deslumbrarmos, sempre de pés bem assentes no chão, com humildade. À Benfica". A propósito do Dr. Rui Gomes da Silva, sempre aquecido ao fogo de um franco e genuíno polemista, está a nascer um estudioso do futebol, com um rigor e uma seriedade que me apraz registar...

No célebre Verdade e Método, Hans-Georg Gadamer esclarece: "o jogar só cumpre a finalidade que lhe é própria, quando aquele que joga entra no jogo". E, porque aquele que joga é o mais complexo de todos os seres que se conhecem, tudo é sistema no treino. "Tudo está interligado, mesmo nos momentos teoricamente mais simples, como o aquecimento, que tende a ser visto como uma mera preparação para o treino. Já não faz sentido ver as coisas assim. Desde o momento do aquecimento que os jogadores estão a treinar de forma estrutural.

Depois, vamos intensificando ou introduzindo complexidade no treino, à medida que avançamos. Há sempre uma interligação, seguindo um sentido lógico, de progressão, não são fases estanques, que se sucedem abruptamente. O treino deve ser uma transição sistémica, mais do que uma sucessão de etapas, sem relação entre si" (Rui Vitória, A Arte da Guerra para Treinadores, p.72). O livro que mais me ocupa atualmente intitula-se A Biologia da Crença (Sinais de Fogo, Lisboa, 2015). É da autoria de Bruce H. Lipton, professor de biologia celular em várias universidades norte-americanas. Foi-me oferecido por um amigo querido: o Prof. José Neto. Neste livro, colhi o seguinte: "A ciência da epigenética, que significa literalmente "controle sobre os genes", altera profundamente o nosso entendimento de como a vida é controlada (...). Na última década, a investigação nesta área estabeleceu que os diagramas de ADN, passados através dos genes, não eram definidos em concreto à nascença. Os genes não são o destino! As influências ambientais, incluindo a natrição, o estresse, e as emoções podem modificar esses genes, sem alterar o seu diagrama básico".

Se assim é, como negar, meu caro Rui Vitória, que o seu humanismo (e o seu saber especializado do futebol, como é lógico) têm um contributo inapagável, no desempenho da equipa de futebol do Benfica? O Lindelof, o Renato Sanches, o Gonçalo Guedes(e cito só os mais jovens, os mais inexperientes) praticam a altíssima competição desportiva agarrados a princípios e ideais que os fazem integralmente atletas, porque antes os fizeram integralmente humanos!

Em todo o atleta, como em todo o ser humano, há o inato e o adquirido. Segundo a epigenética, o adquirido pode transformar, e muito, o inato. Portanto, o inato dos jogadores do Benfica, em contacto com o Rui Vitória e a sua equipa técnica e os dirigentes do Clube e o BenficaLab, etc., etc., ou seja, o adquirido, que lhes é dado fruir, transforma-os na equipa que vimos em S. Petersburgo. Está a fazer-se história, hoje, no S.L.Benfica. Um abraço fraterno do seu Manuel Sérgio

Manuel Sérgio é Professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Provedor para a Ética no Desporto

Ricardo Maia

Citação de: rdr10 em 10 de Março de 2016, 14:12
Citação de: Slb23 em 10 de Março de 2016, 14:11
Citação de: rdr10 em 10 de Março de 2016, 14:09
E já agora, acho que no processo defensivo ainda existem algumas falhas graves, nota-se menos quando a equipa defende em bloco mas por exemplo em jogos como contra o União ve-se bem que os contra-ataques das equipas adversárias são quase sempre perigosos, é algo a rever e a melhorar.
Isso resolve-se acima de tudo com qualidade...

Pudesse o Fejsa aguentar este final de época e estava eu descansado.

Concordo, era bom que aguentasse de facto.
Fejsa parece-me fundamental nesta equipa,pelo equilibrio que traz a equipa!Melhor a defender que Samaris!

Bedsy

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 10 de Março de 2016, 17:54
Citação de: ineedmarshmallows em 10 de Março de 2016, 17:52
Citação de: rdr10 em 10 de Março de 2016, 17:40
Citação de: ineedmarshmallows em 10 de Março de 2016, 17:34
Citação de: rdr10 em 10 de Março de 2016, 17:28
Citação de: ineedmarshmallows em 10 de Março de 2016, 17:26
Citação de: rdr10 em 10 de Março de 2016, 17:24
Eu acho que a parte psicológica nesta altura do campeonato bate sempre a parte fisica, acho que estamos muito mais bem preparados para o que aí vem do que por exemplo o Porto que vai passar a jogar de 7 em 7 dias.
O porto esta arrumado.
A única coisa de jeito que vão fazer vai ser ganhar ao sporte.

Mas lá está, o Porto teria todas as condições de ganhar estes 9 jogos, joga de semana a semana, estão frescos, mas em termos psicológicos estão na merda, e isso vai pesar muitos nos próximos jogos.
Verdade.
E estou curioso para ver a resposta do sporting agora com o estoril.

Eu acho que o sporting ganha facilmente ao estoril, 0-3.
Provavel.
Este Estoril também não parece grande espingarda.

O Estoril é fraquinho...contra nós não levou cabaz por acaso. Marcou um golo e não fez mais nada.
E contra o porto foi o que

Bedsy

Citação de: bnfc em 10 de Março de 2016, 18:00
Citação de: ineedmarshmallows em 10 de Março de 2016, 17:53
Citação de: bnfc em 10 de Março de 2016, 17:37
Citação de: ineedmarshmallows em 10 de Março de 2016, 17:35
Citação de: cernache1 em 10 de Março de 2016, 17:34
Citação de: ineedmarshmallows em 10 de Março de 2016, 17:26
Citação de: rdr10 em 10 de Março de 2016, 17:24
Eu acho que a parte psicológica nesta altura do campeonato bate sempre a parte fisica, acho que estamos muito mais bem preparados para o que aí vem do que por exemplo o Porto que vai passar a jogar de 7 em 7 dias.
O porto esta arrumado.
A única coisa de jeito que vão fazer vai ser ganhar ao sporte.

Melhor esperar para ver. Mas se perder pontos pelo caminho, mais do que nós, ganhando ao sporting no dragão fará uma temporada perfeita.
Eu esperevá bem mais fo peseiro.
Felizmente está  uma merda.

Eu esperava precisamente isto. Jogos de tripla, resultados consoante a direcção do vento. E disse isso qdo ele chegou.
Eu pelo menos em termos de futebol ofensivo não vi grande coisa.
E era aquilo que eu achava que ele ia melhorar.

O futebol ofensivo das equipas de Peseiro nunca foi de qualidade, foi simplesmente volumoso. Daí o número absurdo de golos que sempre sofreram. Numa boa fase, pode acumular ainda algumas goleadas. Numa fase menos boa, como a que encontrou, só podia ser isto.

Se tivesse começado a época, teria tido uma fase boa, de euforia e mts golos, e logo a seguir, ao primeiro mau resultado, a merda do costume.
Aquela vitória na Luz caiu do céu.
Puta que pariu.
Era 5 pontos agora de vantagem que tínhamos.

Almareado

Citação de: Benfanatic em 10 de Março de 2016, 17:50
Tinhamos um Vidic (Lindelof) e um Seedorf (Renato) na B e foi preciso vir um TREINADOR para os descobrir :clap1:
Um Jaap Stam e um Davids

magoslb

Hoje de manhã vi o RV a ir para o Seixal.


Trapattoni

Citação de: bnfc em 10 de Março de 2016, 17:44
Citação de: Trapattoni em 10 de Março de 2016, 17:38
A pré época foi mal planeada, nem sei onde está a questão relativamente a isso, foi de um amadorismo inaceitavel como foi toda ela projectada, algo que mais tarde nos veio custar a Supertaça frente ao famoso "cerebro"
Felizmente as coisas melhoraram a partir de Dezembro e a equipa pegou desde aí para cá tendo alguns precalços pelo caminho mas nunca deixando de acreditar que era possível ganhar o titulo
Há que reconhecer a força mental por parte da equipa e do treinador para ter chegado até cá mesmo tendo eu duvidado na real capacidade no que tocava a jogos de alto risco
Nada está ganho e há que continuar a batalhar da mesma maneira até ao fim, com humildade e sem bazófias (deixa-las por alvalidl se possível)

Não sei se o problema foi de planeamento. Foram 6 anos com um treinador, a mudança dificilmente seria suave. Problemas de planeamento há sempre, nunca fazemos as coisas mm como deve ser e na altura devida, mas isso não chega para explicar aquele início. Foi tudo, desde a mudança de treinador, à polémica associada, ao confronto com esse treinador logo no primeiro jogo. Começou torto. Mas houve força para superar tudo isso, independentemente do desfecho.


Houve certamente uma panóplia de fatores que acabaram por permitir este tipo de acontecimentos mas não desculpa a maneira amadora como encaramos a pré época
Para nós infelizmente foi apenas e só uma questão de trocar a preparação pelo prémio monetário

lPhoenix

Espectacular Rui.
Acredito que à 3ª, todos (além dos benfiquistas) irão reconhecer que as primeiras vitórias (contra sporting e zenit) foram fruto do teu trabalho.

Quais idéias de joque, quais cérebres, quais contra-golpes, quais notas artísticas, quais capacidades tecnico-tácticas, qual ciência qual quê! Inteligência!

IN-TE-LI-GÊN-CI-A.

AnotherDoom

Citação de: Vieri em 10 de Março de 2016, 17:31
Citação de: Shoky em 10 de Março de 2016, 13:59
Citação de: policeMAN em 10 de Março de 2016, 09:58
Era o Ramires no lugar do Pizzi e a equipa rendia o DOBRO!!!

O Carlos Daniel ontem disse uma coisa muito importante. Disse que este Benfica não dava para sonhar com a Liga dos Campeões ma que Jorge Jesus teve 2 equipas que davam para ter o direito a sonhar. E que estando lá sempre, o Benfica iria ter equipas que lhe permitissem sonhar.
Concordo perfeitamente e discordo da forma miserabilista como actualmente são construidos os nossos planteis, sempre no minimo dos minimos. Assim nunca iremos sonhar com nada porque a equipa não permite mais. Nem num ano em que tudo se alinhe para nós. Imagina que agora apanharíamos Wolfsburgo e depois vencedor de City - Atlético de Madrid. Mesmo assim, com esta equipa só restaria dar luta, porque as hipóteses de vencer a prova seriam ali bem perto do 0. Falta-nos qualidade em alguns posições e profundidade no banco para aspirar a mais.

Isto é muito do que eu penso.
O que o Vieira fez nestes 2 últimos anos foi de um miserabilismo atroz.
Eu percebo o novo paradigma e a necessidade de cortar na despesa, mas não percebo a falta de rasgo e ambição.
Não podemos andar 2 anos a adaptar um 8 até nascer um Renato.
O Benfica não pode ter 2 anos o Eliseu a titular, quando nem sequer top 3 em Portugal deve ser.
Basta ver que o Siqueira estava encostado no At. Madrid e foi emprestado para um Málaga qualquer.
Para piorar depois vemos que demos 3M por um Vera qualquer e outras despesas que ninguém entende.
Gestão eficiente, sim.
Miserabilismo e falta de ambição, não.

Aconteça o que acontecer este ano, vou sempre achar que a época foi mal planeada e que o plantel apresentava lacunas inadmissíveis, se calhar impedindo-nos de sonhar com um desses anos atípicos que podem só surgir uma vez em 20 anos.

Isto!

LFV nem sabe como é que o Rui Vitória salvou a estrutura da vergonha épica de ser humilhada pelo SCP/JJ.

Red.rf

Reconheço que tem dado uma resposta bastante positiva apesar de todas as condicionantes (má planeamento, pré-época horrível, substituir um treinador com 6 anos de casa, pressões externas, lesões, etc), mas continuo a achá-lo curto para o Benfica...

Almareado

Citação de: AnotherDoom em 10 de Março de 2016, 18:43
Citação de: Vieri em 10 de Março de 2016, 17:31
Citação de: Shoky em 10 de Março de 2016, 13:59
Citação de: policeMAN em 10 de Março de 2016, 09:58
Era o Ramires no lugar do Pizzi e a equipa rendia o DOBRO!!!

O Carlos Daniel ontem disse uma coisa muito importante. Disse que este Benfica não dava para sonhar com a Liga dos Campeões ma que Jorge Jesus teve 2 equipas que davam para ter o direito a sonhar. E que estando lá sempre, o Benfica iria ter equipas que lhe permitissem sonhar.
Concordo perfeitamente e discordo da forma miserabilista como actualmente são construidos os nossos planteis, sempre no minimo dos minimos. Assim nunca iremos sonhar com nada porque a equipa não permite mais. Nem num ano em que tudo se alinhe para nós. Imagina que agora apanharíamos Wolfsburgo e depois vencedor de City - Atlético de Madrid. Mesmo assim, com esta equipa só restaria dar luta, porque as hipóteses de vencer a prova seriam ali bem perto do 0. Falta-nos qualidade em alguns posições e profundidade no banco para aspirar a mais.

Isto é muito do que eu penso.
O que o Vieira fez nestes 2 últimos anos foi de um miserabilismo atroz.
Eu percebo o novo paradigma e a necessidade de cortar na despesa, mas não percebo a falta de rasgo e ambição.
Não podemos andar 2 anos a adaptar um 8 até nascer um Renato.
O Benfica não pode ter 2 anos o Eliseu a titular, quando nem sequer top 3 em Portugal deve ser.
Basta ver que o Siqueira estava encostado no At. Madrid e foi emprestado para um Málaga qualquer.
Para piorar depois vemos que demos 3M por um Vera qualquer e outras despesas que ninguém entende.
Gestão eficiente, sim.
Miserabilismo e falta de ambição, não.

Aconteça o que acontecer este ano, vou sempre achar que a época foi mal planeada e que o plantel apresentava lacunas inadmissíveis, se calhar impedindo-nos de sonhar com um desses anos atípicos que podem só surgir uma vez em 20 anos.

Isto!

LFV nem sabe como é que o Rui Vitória salvou a estrutura da vergonha épica de ser humilhada pelo SCP/JJ.
Salvou??!! Então já ganhamos alguma coisa?!!!!

Vocês é que não entendem o que aconteceu à volta do Benfica e não conseguem aceitar que mudanças estruturantes como as que acontecerem têm pedras no seu caminho....

Tiveram que por a viola no saco quando o Vieira renovou com JJ contra tudo e contra todos, tiveram que por a viola no saco quando o ano passado vencemos o campeonato que era impossível vencer com um plantel tão fraco e com a saída do Enzo, e este ano não aceitam que este é um projecto trabalhado e calculado que por ser fraturante com o passado tem as necessárias dificuldades de transição!

No fundo, anda aqui adeptos ao sabor dos títulos de pré-época, gozam com o Sporting mas são iguais!

lonstrup

Citação de: AnotherDoom em 10 de Março de 2016, 18:43
Citação de: Vieri em 10 de Março de 2016, 17:31
Citação de: Shoky em 10 de Março de 2016, 13:59
Citação de: policeMAN em 10 de Março de 2016, 09:58
Era o Ramires no lugar do Pizzi e a equipa rendia o DOBRO!!!

O Carlos Daniel ontem disse uma coisa muito importante. Disse que este Benfica não dava para sonhar com a Liga dos Campeões ma que Jorge Jesus teve 2 equipas que davam para ter o direito a sonhar. E que estando lá sempre, o Benfica iria ter equipas que lhe permitissem sonhar.
Concordo perfeitamente e discordo da forma miserabilista como actualmente são construidos os nossos planteis, sempre no minimo dos minimos. Assim nunca iremos sonhar com nada porque a equipa não permite mais. Nem num ano em que tudo se alinhe para nós. Imagina que agora apanharíamos Wolfsburgo e depois vencedor de City - Atlético de Madrid. Mesmo assim, com esta equipa só restaria dar luta, porque as hipóteses de vencer a prova seriam ali bem perto do 0. Falta-nos qualidade em alguns posições e profundidade no banco para aspirar a mais.

Isto é muito do que eu penso.
O que o Vieira fez nestes 2 últimos anos foi de um miserabilismo atroz.
Eu percebo o novo paradigma e a necessidade de cortar na despesa, mas não percebo a falta de rasgo e ambição.
Não podemos andar 2 anos a adaptar um 8 até nascer um Renato.
O Benfica não pode ter 2 anos o Eliseu a titular, quando nem sequer top 3 em Portugal deve ser.
Basta ver que o Siqueira estava encostado no At. Madrid e foi emprestado para um Málaga qualquer.
Para piorar depois vemos que demos 3M por um Vera qualquer e outras despesas que ninguém entende.
Gestão eficiente, sim.
Miserabilismo e falta de ambição, não.

Aconteça o que acontecer este ano, vou sempre achar que a época foi mal planeada e que o plantel apresentava lacunas inadmissíveis, se calhar impedindo-nos de sonhar com um desses anos atípicos que podem só surgir uma vez em 20 anos.

Isto!

LFV nem sabe como é que o Rui Vitória salvou a estrutura da vergonha épica de ser humilhada pelo SCP/JJ.
Gajos que antes eram capazes de aqui, e se calhar ainda pensavam assim anteontem, dizer que preferiam que ficássemos em 3º lugar na fase de grupos , porque na Liga Europa tínhamos mais hipóteses e a Liga dos Campeões é muito difícil, virem aqui acusar outros de falta de ambição, rasgo, whatever ?????

Gajos que medem a ambição do Benfica em ganhar de acordo com as nossas «probabilidades» do momento ???

Aproveitem para aprender alguma coisa com o Rui Vitória. Somos o Benfica, vamos sempre à luta, vamos sempre tentar, seja com quem for. É esse o nosso ADN.

O nosso ADN nunca foi o de só lá ir quando parece mais fácil