Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

OclassicoNº10

Espero que estejas a ver o papel dos jogadores do Leonardo, Rui.

O tal box-to-box que falo constantemente está lá de mascarilha, o Dirar faz um corredor inteiro, o que permite o Bernardo andar pelo interior, fazendo assim com que os médios tenham mais um jogador para tabelar, assim como o Lemar. Por acaso os 2 avançados, estão bem na frente, se calhar o box-to-box é mesmo a peça fundamental e não tanto um F9 que tenha alguns processos defensivos.

Royal_Flush

Confesso que estou algo receoso da jornada que aí vem.

O jogo com o Estoril foi de facto muito pobre. Espero que não estejamos a dar o berro.

Se o Porto passa no Funchal serão 24hrs de muita ansiedade.

Asolutamente nada está ganho. E viu-se eforia em excesso após o empate com o Feirense.

Por outro lado o Benfica do RV tem resistido muito bem à pressão, e até temos estado mais fortes em jogos de dificuldade mais elevada teoricamente.

A ver vamos.

Maka

Citação de: krak em 03 de Maio de 2017, 11:21
Zidane dos pobres

Zidane? A prova provada de que títulos não são sinónimo de um bom treinador. Este ano arrisca-se a ser campeão espanhol e europeu e é dos treinadores mais medianos que passou pelo Real.

Maka

Citação de: lonstrup em 03 de Maio de 2017, 11:22
Ás vezes, eu próprio tenho de pôr travão em mim mesmo na exigência que meto nos nossos. Se bem que exigimos na mesma medida em que acreditamos neles, no seu talento, capacidade e qualidade. Naquilo que ainda podem não mostrar, mas que acreditamos que está ali, e que gostariamos de ver crescer e brotar com a nossa camisola. Sentir que de alguma forma, através do clube que apoiamos e defendemos, pudemos ajudar aquele atleta a atingir o que pode ser.

É esse o lema do nosso Benfica, tentarmos ser o melhor que podemos ser. Não é relevante ser melhor que os outros, mas antes é importante competir com os melhores para pudermos atingir o melhor que podemos ser.

Digo isto, porque esquecemos que temos rapaziada muito nova, inexperiente. Cheia de talento, com um futuro brilhante, mas que tem de fazer a caminhada natural até esse futuro.

Por vezes, como no sábado passado, os erros que cometem são exasperantes. Tiram-nos do sério. Mas nestes momentos é que devemos estar lá para puxar por eles. Não com palmadinhas nas costas, mas dizer que acreditamos neles, que acreditamos que eles sabem e podem fazer melhor.

É este o desafio que vejo o Mister Rui Vitória a tentar lançar. A implantação desta mentalidade. Aliás, reimplantação, porque se trata da mentalidade à Benfica.

Vai ser doloroso, como são sempre as dores de crescimento, e como a mudança sempre exige. Mas temos de abandonar os facilitismos. Mesmo que percamos pontualmente e no imediato por fazer esta aposta devido ao risco inerente, os ganhos a médio e longo prazo serão muito recompensadores.

Calma lá com a "equipa jovem". A média de idades do 11 Ederson/Semedo/Luisão/Lindelof/Grimaldo/Fejsa/Pizzi/Salvio/Rafa/Jonas/Mitroglou é de 26,5 anos. Se tirarmos Grimaldo e pusermos Eliseu (foi titular a maior parte da época) fica ainda mais alta: 27,5!
Há alguns suplentes jovens? Sim, há: Cervi (22), Zivkovic (20), F. Augusto (23), Horta (20). Mas depois tens: JC (37), Lisandro (26), AA (26), Eliseu (33), Jardel (31), Samaris (27), Jimenez (25), Carrillo (25). Nem meto na lista o P. Lopes (38) para não dizerem coisas.

Isto é uma equipa jovem? Média de 26,5 anos (ou 27,5 com o Eliseu) é jovem? Um plantel com 6 jogadores acima dos 30 anos, e mais 9 jogadores entre os 25 e os 29, é um plantel jovem?

Já agora, por uma questão de coerência, fica a média de idades do plantel: 26,8. (Disclaimer: não contei com Pedro Pereira nem Hermes, nem com jogadores da B que fizeram uma perninha na A, como Yuri Ribeiro ou José Gomes).

EDIT: lembrei-me agora do Guedes, do Danilo, e do Celis, que saíram em Janeiro. Têm, respectivamente, 20, 21, e 23 anos. Sinceramente, não me apetece fazer as contas todas outra vez, mas não alterarão significativamente o panorama geral.

Maka

Citação de: J_PN em 03 de Maio de 2017, 11:26
Quem me dera que tivéssemos um NES :(

O NES é uma merda, e isto é ponto assente. Infelizmente está a ser suficiente para nos dar luta.

Kyoto

Citação de: Maka em 03 de Maio de 2017, 20:50
Zidane dos pobres

Zidane? A prova provada de que títulos não são sinónimo de um bom treinador. Este ano arrisca-se a ser campeão espanhol e europeu e é dos treinadores mais medianos que passou pelo Real.
o Real recentemente ja teve treinadores bem bem piores:
W. Luxemburgo, Carlos Queiroz, Shuster...

Maka

Citação de: Kyoto em 03 de Maio de 2017, 21:12
Zidane dos pobres

o Real recentemente ja teve treinadores bem bem piores:
W. Luxemburgo, Carlos Queiroz, Shuster...

"É dos" treinadores mais medianos. Esses obviamente também se incluem na lista. O Schuster acho do nível do Zidane, os outros dois dispensam comentários. Só mesmo o Real para, em pleno sec. XXI, ir buscar um treinador brasileiro.

J_PN

Zidane dos pobres

Para quem acha que um treinador só serve para meter cones de treino no campo e dar os treinos, sim. Há muitos outros factores que fazem a diferença.

Maka

Citação de: J_PN em 03 de Maio de 2017, 21:20
Zidane dos pobres

Para quem acha que um treinador só serve para meter cones de treino no campo e dar os treinos, sim. Há muitos outros factores que fazem a diferença.

Pois há. Um plantel de sonho, por exemplo.

J_PN

Citação de: Maka em 03 de Maio de 2017, 21:21
Zidane dos pobres

Sim, é a primeira vez que o Real tem plantéis de sonho.

Maka

Citação de: J_PN em 03 de Maio de 2017, 21:23
Zidane dos pobres

Não, mas está a apanhar o Barcelona mais fraco dos últimos largos anos. Parecendo que não, ajuda.
Na CL o Real é quase sempre forte.

Flirt4ever

Citação de: Maka em 03 de Maio de 2017, 20:32
Citação de: blog benficaatemorrer em 03 de Maio de 2017, 16:23
Citação de: Flirt4ever em 03 de Maio de 2017, 16:19

Até à data:

Rui Vitória no Benfica, só em jogos oficiais:

98   jogos
73   vitórias.................74,49%
11   empates...............11,22%
14   derrotas................14,28%
223   golos marcados......2,27 golos por jogo
80    golos sofridos.........0,82 golos por jogo

estatística de um pino...

Acho que o JJ tem à volta de 71% de vitórias em 6 anos e é quase unanimemente considerado um treinador algo fraco aqui no fórum (comigo incluído).
Isto para dizer que as estatísticas dizem o que nós quisermos que elas digam.
fraco ? Maka, isso não é verdade. A esmagadora maioria diz que é muito bom no treino, mas um escremento humano.

Maka

Citação de: Flirt4ever em 03 de Maio de 2017, 21:28

Até à data:

98   jogos

Acho que o JJ tem à volta de 71% de vitórias em 6 anos e é quase unanimemente considerado um treinador algo fraco aqui no fórum (comigo incluído).
fraco ? Maka, isso não é verdade. A esmagadora maioria diz que é muito bom no treino, mas um escremento humano.

Muito bom no treino, sim, sem dúvida, mas que tem falhas nas outras componentes daquilo que é ser um treinador principal de uma equipa de futebol, falhas essas que acabam por auto-sabotar o seu trabalho.
A minha opinião, pelo que vou lendo, é de que, considerando todas as componentes de um treinador, a maioria do fórum considera que o JJ é mediano. Ou então disfarçam bem.

J_PN

Citação de: Maka em 03 de Maio de 2017, 21:25
Citação de: J_PN em 03 de Maio de 2017, 21:23
Zidane dos pobres

Não, mas está a apanhar o Barcelona mais fraco dos últimos largos anos. Parecendo que não, ajuda.
Na CL o Real é quase sempre forte.

E o Real sempre foi um circo internamente, desde os galáticos. O Zidane está a gerir os egos e o balneário de uma forma como nenhum outro conseguiu. Cada vez mais um treinador tem que ter outras características para além de dar o treino.

É normal que quando se desvalorizam por completo estas características não se consiga arranjar justificações para X treinador ter sucesso.

Flirt4ever

Citação de: Maka em 03 de Maio de 2017, 21:31
Citação de: Flirt4ever em 03 de Maio de 2017, 21:28

Até à data:

98   jogos

Muito bom no treino, sim, sem dúvida, mas que tem falhas nas outras componentes daquilo que é ser um treinador principal de uma equipa de futebol, falhas essas que acabam por auto-sabotar o seu trabalho.
A minha opinião, pelo que vou lendo, é de que, considerando todas as componentes de um treinador, a maioria do fórum considera que o JJ é mediano. Ou então disfarçam bem.
de acordo. Ou melhor eu diria que acham que é um treinadir bom, e que só não é muito bom porque é um arrogante otário.

Agora, estatísticas não mentem. 71% é bom,  não há por onde fugir.