Sven-Göran Eriksson

Treinador, (1948-02-05 - 2024-08-26),
Suécia
Equipa Principal: 5 épocas (1982-1984, 1989-1992), 241 jogos (163 vitórias, 48 empates, 30 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

Borgas_SLB

Foi com Eriksson a treinador que me lembro de ver os primeiros jogos do Benfica.

Saudades das tardes em que ia a casa dos meus avós maternos e lá estava o meu avô a ouvir na antena 1 a tarde desportiva, sempre atento aos relatos do Benfica, ele que poucas vezes veio ver o nosso Benfica, pois de Bragança a Lisboa eram muitas horas de distância.

Ainda tenho guardada uma boina que o meu avô me comprou na 1ª vez que fui à antiga Luz, ver o Benfica num jogo com o Sporting.

O meu avô faleceu no ano passado, mas sempre que o ia visitar lá perguntava pelo Benfica, apesar de já não seguir os jogos porque deixaram de dar na "televisão".

Em casa dos meus avós, lá continua pendurado um quadro com um poster da equipa principal do Benfica de 1989/90.

Eriksson um estrangeiro que cedo percebeu a grandeza do Benfica e de tudo fez para levar o Benfica a estar nas bocas do mundo tal como o Benfica da década de 60.

Obrigado por tudo!

Até sempre Mister Eriksson!

Viva o Benfica!

Freire

Tenho 58 anos e quando me perguntam qual foi a melhor equipa do Benfica que vi jogar? É o este o 11 que digo

HB

Humberto Coelho sobre Eriksson: «Um valor inestimável»

Antigo capitão do Benfica foi orientado por Eriksson, que faleceu esta segunda-feira, vítima de cancro

Humberto Coelho, vice-presidente da FPF, deixou uma mensagem no dia da morte de Sven-Goran Ericksson, por quem foi orientado no Benfica na primeira passagem do treinador sueco por Portugal.

«É com profunda tristeza que recebo esta notícia, pois perdi um amigo, um grande profissional e um treinador que me ajudou imenso. Ele era uma pessoa extraordinária. É fundamental avivar estas memórias para compreender o impacto que ele teve, tanto dentro como fora de campo. Quando chegou [a Portugal], trouxe uma metodologia de treino completamente diferente, crucial para transformar a forma como trabalhávamos. Além disso, a magia, a paixão pelo futebol e o seu diálogo sempre aberto e bem-disposto eram características marcantes. Nunca o ouvi levantar a voz; demonstrava uma competência e resiliência notáveis. Para mim e para muitos outros jogadores, ele foi um valor inestimável», disse Humberto Coelho, de 74 anos, à margem da segunda edição dos Liga Portugal Awards, que decorreu na Alfândega do Porto.

Sven-Goran Eriksson treinou o Benfica em dois períodos distintos, de 1982 a 1984, após ter conquistado a Taça UEFA com o Gotemburgo, e novamente de 1989 a 1992. Durante esses períodos, conduziu os encarnados à conquista de títulos de campeão nacional, além de uma Taça de Portugal. Sob o seu comando, o Benfica alcançou ainda as finais da Taça UEFA, onde perdeu para o Anderlecht em 1982/83, e da Taça dos Campeões Europeus, sendo derrotado pelo AC Milan em 1989/90.

«O futebol português e o futebol mundial perderam uma figura que deixou a sua marca em várias partes do mundo, treinando inúmeros clubes e seleções com um trabalho extraordinário. Mesmo nas derrotas, ele mantinha uma atitude positiva, sempre nos incentivando a recomeçar e focado nos objetivos de vencer, que são fundamentais no futebol.»

in abola

Lurgee

Citação de: MN em 26 de Agosto de 2024, 22:12
Nunca mais esqueci este jogo em Roma. Grande vitória nossa sob a batuta do Eriksson.

Estava numa aula de biologia, a ouvir o relato com o meu pequeno radio semi-escondido...
No segundo golo do Filipovic abri as goelas todas a gritar golo...

A professora mandou-me para a rua, a turma explicou que era golo do Benfica,  acabei por não sair, e ao apito final foi o festejo da turma inteira!... memorável!

Para mim é: " o jogo"

Toda a gente falava deste jogo. Eu cresci em ambiente de café na aldeia.

Nessa altura fui passar o dia com um primo meu a casa dele.
Estavamos a jogar futebol, numa puta de  uma rampa, íngreme pá caralho lol, mas anyway, chegou à hora e disse que tinha que ir ver o Benfica. Acho que o jogo foi às 15h.

Fiquei maluco..." o Benfica foi ganhar à Roma"....dizia eu ao primo sportinguista.

Não tenho memórias nenhumas do Benfica e de futebol em geral antes deste jogo.

A partir deste jogo foi tudo diferente e passei a viver o Benfica de forma apaixonada.

diabo maiato

Descansa em paz, Eriksson, grande senhor do futebol!!!

Cyb3rNeo

Foi apresentado no Benfica no dia a seguir ao meu nascimento.

Obrigado por tudo mister!

Descanse em paz.

joaocampos

arfm14

Que descanse em paz.

Um imortal do Sport Lisboa e Benfica.

S.L.B Stars

Nasci em 79 meu primeiro festejo pelo Benfica foi em 86/87 com o treinador John Mortimore 87/88 em tristeza volto a festejar em 88/89 com o treinador Toni , mais um ano de tristeza 89/90 e terceiro festejo em 90/91 com o Sven-Göran Eriksson , jamais esquecerei quem nos trás de volta as alegrias de uma forma impossível de explicar , aquela chama imensa a correr nas veias que me fez gritar ..sou Benfica .

- Quando o Benfica ganhava eu saia para a rua com a minha camisola da Fnac vaidoso e orgulhoso por a vestir , pegava na bola e começava a chutar contra as paredes , relatando os lances do jogo para mim mesmo como tivesse a jogar por todos a cada remate que fazia contra a parede e pro ar , foi ai que ganhei gosto pelo futebol e foi por estas lendas que quis ser jogador de futebol , desde ai nunca mais larguei a bola , levava sempre na mochila para a escola e para qualquer lugar , tive eles como exemplo .

Unicampeao

No tempo onde existiam homens no meu Benfica. RIP MISTER ERIKSSON! 🤍

supersueca

Tanto para dizer sobre este grande senhor. De longe o melhor tecnico que vi no Benfica. Revolucionou não só o Benfica como o futebol português. Foi com Eriksson que as equipas nacionais começaram a encarar os jogos fora na Europas como jogos para ganhar. Lembro-me perfeitamente de um episodio em que estavamos a jogar fora com o Betis e ao intervalo perdiamos 1-0. E O Sueco perguntava: mas o que é que se passa? Voces jogam mais do que eles. - Mister não faz mal pq em casa viramos e ganhamos. Ao que Eriksson responde: Não, este jogo é para ganhar aqui. Dito e feito, na 2a parte viramos para 2-1.
Outro episodio de que me lembro foi da famigerada final da taca de Portugal, disputada no inicio da epoca seguinte e que a andralhada tinha conseguido mudar para as Antas. Varios protestos da direecção, incluindo a não comparência, muito exaltação, ate que Eriksson se levanta e diz: "eles querem jogar a final em casa ? Tudo bem, nós vamos lá jogar. E vamos ganhar". Dito e feito e uma das vitorias mais saborosas de que me lembro. Não é só o enorme treinador, e o ser humano que nos fará tanta falta. Mais que nunca é esta serena coragem e segurança de olhar a adversidade na cara e não ter medo de falhar.

Vila i Frid, Svennis.

Tds 28