Vata

Avançado, 63 anos,
Angola
Equipa Principal: 3 épocas (1988-1991), 80 jogos (4807 minutos), 39 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (1)

RedVC

#210
Citação de: pcssousa em 03 de Fevereiro de 2014, 22:51
Citação de: RedVC em 03 de Fevereiro de 2014, 21:40
Foi um embaraço no dia seguinte. Mas aquela noite foi especial. E a Bernardette teve que se vergar ao peso do pêto de Vata. :)
Sabes, por vezes dou por mim a pensar como gostaria que alguns camaradas mais novos tivessem estado comigo naquele dia, para sentirem as emoções que senti. Noites mais mágica que aquela só mesmo as dos nascimentos dos meus filhos.

Recentemente, aquando da meia-final com os turcos também me emocionei, e relembrei aquela noite de 1990. Mas não é a mesma coisa, nem tem o mesmo peso, claro.
Dava tudo o que tenho para reviver uma noite daquelas. Tudo.

Sim, eu também. Para mim também na última época o jogo contra os turcos foi aquele que me mais emocionou. Na altura, embora com a cautela que os anos me foram dando, estava convencido que iríamos ter uma época memorável. Esse jogo parecia em tudo corresponder ao grande Benfica dos meus tempos de menino. Pareciamos realmente ao nível do virtuosismo e da solidez das grandes equipas da década de 80 e início de 90.
Essas noites europeias... Era menino e ouvia na rádio fascinado. As visitas ao estádio não eram frequentes mas foram sempre marcantes e felizes. Na memória aquela primeira campanha europeia com Eriksson. Que alegria. Como o Benfica era uma fonte de alegria! Como era grande o orgulho de um clube com tanta riqueza de um passado recente, com grande figuras na sua equipa de futebol, com a enorme competitividade das modalidades, e acima de tudo com a a raça e a força da sua massa associativa.

Quis o destino que a ilusão fosse breve. Uns anos mais tarde lembro-me da ascenção desse "império azul e branco". Metódica, global, tortuosa, maquiavélica a construir uma teia poderosa, uma nova ordem. Comprando, mentido, roubando, sujando. Mas também com qualidade nas suas equipas. Lembro-me de como alguns confrontos ainda com Eriksson no banco marcaram dentro do campo a viragem do futebol Português. Fora do campo os movimentos decisivos para essa podridão já se tinham iniciado. Houve quem o percebesse mas a maioria ingénua não entendeu o que estava a mudar. A maioria estava convencida que a tradicional força do Benfica seria de molde a evitar grandes abstinências de títulos. A maioria estava enganada. Fomos desleixados dentro de casa e nas entidades que dirigem o futebol no nosso país. Uma época de equívocos e de pessoas equivocadas. Foi uma conjugação infeliz para o nosso clube a ausência de uma liderança com critério, discernimento e autoridade com a podridão que veio do norte. E cá em casa foi sempre a descer, da mediocridade de Damásio até à inqualificável liderança desse senhor anafado que ainda hoje está preso.

Hoje, enfim, não gosto muito de falar dos dias actuais. Mas os indicadores são sólidos. Temos estado a viver anos de desafogo que pagaremos em breve. Este modelo é insustentável. Tenho algum temor quanto ao que está para vir. Em alguns anos as coisa vão mudar muito. Há sinais positivos mas também inquietantes. O Benfica terá de se reinventar. E nós teremos de acompanhar essa mudança.

Ramiro Lopes


Shoky

Bem visto.
Foi em Março.

Clau_21

Olha, foi preciso esse erro para descobrir que um grande jogador do Benfica faz anos no mesmo dia que eu :)

Messi87



Em declarações à Benfica TV
Vata: "Gostei imenso deste Estádio e do Museu"

O ex-avançado do Sport Lisboa e Benfica regressou ao Estádio da Luz e visitou ainda o Museu Benfica Cosme Damião. O angolano ficou maravilhado com o que viu.

"Vim cá e encontrei algo muito bonito. No meu tempo o Estádio era outro, agora está mais completo e tem um Museu. Olhei e gostei imenso", afirmou à Benfica TV.

Foi um avançado que marcou muitos golos no Clube, tendo apenas faltado converter um penálti: "Nunca marquei um golo de grande penalidade no Benfica. Foi o que faltou. Na minha altura marcava o Valdo. Deixei de marcar quando ainda jogava no Varzim."

A carreira na Luz ficou marcada para a história por ter apontado o golo decisivo na meia-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, disputada a 18 de Abril de 1990, frente ao Olympique de Marselha. Vata marcou o tento da vitória ao minuto 83.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/35020/language/pt-PT/Vata-Gostei-imenso-deste-Estadio-e-do-Museu.aspx

RodrigoVivo

18 abril 1990. Grande Dia!

:)

Cyb3rNeo

Hoje é o aniversário do Vata!


Elvis the Pelvis

Parabéns grande Vata!

ppfinder

Vata na bola: "Estávamos só nós e eu não iria mentir ao meu filho. Foi com o ombro."  lol

Grande Vata !!!

pjmatos

Vi jogar o Vata algumas vezes no estádio da Luz, era um verdadeiro animal de área, só via a baliza e muito difícil de marcar para os defesas. Estive no memorável Benfica- marselha

Geovanni95

O meu pai conta que ele não era um matador, mas que tinha um sentido de oportunidade fantástico.  Foi o melhor marcador do campeonato 1988-89.


pcssousa

Citação de: pjmatos em 22 de Março de 2014, 13:01
Vi jogar o Vata algumas vezes no estádio da Luz, era um verdadeiro animal de área, só via a baliza e muito difícil de marcar para os defesas. Estive no memorável Benfica- marselha
Como dizia o Valdo, um matador ou tem aquele algo ou não é matador, e Vata tinha-o. Pelo toque de bola quase nem parecia jogador de futebol. Mas marcava.
Num jogo contra nós meteu 2 golos e, no ano seguinte cá estava, englobado no negócio Miranda. PdC troçou, falou nos "Vatas e Mirandas que o Benfica contratou". A verdade é que Vata marcou mais golos no Benfica que Rui Águas no porto.

_Benfiquista_

#223
Como dizia o Toni, creio eu, no Vitórias e Património do Campeonato Nacional 1988-1989, as bolas iam sempre parar ao Vata e disse que este a bola ainda não tinha entrado e já o Vata gritava golo :)



Mítico!O que eu vibrei.Até me custou a adormecer de tanta felicidade!Ao ser o golo levei com um banho de cerveja no café onde estava.Nem vi o golo tal a expulsão de alegria! :)

Mais, já vi algures, creio eu, sportinguistas e portistas a afirmarem que temos orgulho em termos ido à Final assim.

Sim, tenho orgulho do Benfica ter ido à Final da TCCE sem corrupção, porque isto foi só e apenas um erro do árbitro.Ele não viu a bola.Mais, o Vata estava a ser agarrado, portanto seria penalty!

Foi um gesto instintivo do Vata.Nada a ver com as batotices premeditadas dos de Contumíl!

Festivus

#224
Tenho pena de não ter visto joadores como o Magnusson, o Valdo, o Vata, o Schwarz, o Veloso, o Mozer, etc. a jogar pelo Benfica.