Competições Nacionais Femininas 2024/2025

Crente

Citação de: Notguilty em 12 de Julho de 2024, 15:38para que um jogo de terceiro e quarto lugar?  :confused:

Para estragar o relvado onde se joga a final e para alguma jogadora se lesionar. A Leah Lewis lesionou-se no ano passado e nem sei se voltou a jogar novamente.
https://www.zerozero.pt/jogador/leah-lewis/997861?epoca_id=153

paalexg

Citação de: JMiguel23 em 12 de Julho de 2024, 14:42
Citação de: paalexg em 12 de Julho de 2024, 11:27
Citação de: JMiguel23 em 12 de Julho de 2024, 09:54
Citação de: Hiper Benfica em 12 de Julho de 2024, 01:54
Citação de: paalexg em 12 de Julho de 2024, 01:20
Citação de: Bia_38 em 11 de Julho de 2024, 18:42O sorteio do campeonato é amanhã.

https://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/45598
Três descidas directas e mais um lugar para disputar um play-off de descida tornará a liga bastante interessante no fundo da tabela.

Para o próximo ano, quase garantidamente que o Lank não se safa de boa.

Apesar de os plantéis variarem muito de época para época, parece-me que Estoril, o Damaiense, o Albergaria e o Famalicão (particularmente se continuar com a política de 2023/24) vão ter algumas dificuldades e serão os mais prováveis candidatos a descerem.

Sem Telma, até o Marítimo poderá envolver-se nesta luta, dependendo dos reforços (ou da sua ausência). Ou mesmo o Torreense, que dependeu muito de americanas que não vão continuar.

De resto, estou curioso quanto à competitividade geral. Porque se de um lado temos a FPF a entregar uns 300k a cada clube, por outro temos várias jogadoras nacionais e estrangeiras a saírem da liga, assim como clubes a colapsarem ou perto disso (casos de Lank e Damaiense).

Com a criação da USL Super League nos Estados Unidos - uma liga 100% profissional para competir com a NWSL e que terá um salário mínimo a rondar os 35k anuais -, também haverá menos americanas que não foram escolhidas no draft a virem para a Europa e, particularmente, Portugal. Afinal, serão 8 equipas já a começar em Agosto, a que se juntarão mais 4 em 2025 e há mais cinco a entrar a partir de 2026. Serão centenas delas, não só americanas, mas potencialmente muitas estrangeiras.

Como consequência do fim desse filão, parece-me que haverá mais contratações por parte dos clubes portugueses no Brasil e nas ligas periféricas da Europa central e de leste.

Foi o que escrevi aqui porque era mencionado no forum zbod e foi-me dito que os lags estavam errados.

Já está a ter algum efeito. Três jogadoras do campeonato portugues já se mudaram para essas equipas:
Jenny Vetter (Racing Power FC) --> Spokane Zephyr
Makenna Gottschalk (Torreense) --> Fort Lauderdale United
Sheyenne Allen (Albergaria) --> Fort Lauderdale United
Mas é um efeito na minha opinião será muito ligeiro. O mercado americano é muito vasto, existem muitas universidade a formar jogadoras e só muito poucas é que são aproveitas em clubes profissionais e esse aproveitamento vai continuar baixo. Portanto, o mercado de jogadoras vindo dos campeonatos universitários continuará a estar amplamente disponivel.
As mais diferenciadas deverão começar a ir para esse campeonato em vez da Europa, a não ser que tenham oportunidade de ir para bons clubes europeus e/ou boas ligas.

E não sei se há tanta profundidade assim. Convém dizer que parte muito significativa das que jogam no college não têm qualquer pretensão em ser profissionais, seja nos EUA ou fora.
Acho que há pouco aproveitamento profissional dessas jogadoras.
Muitas tem de emigrar para Islandia, Cazaquistão, etc para terem um contrato profissional e grande parte só acaba por jogar 2 ou 3 anos profissionalmente até desistirem (a Mimi Asom é um exemplo e no Braga houve alguns casos), fora aquelas que nunca chegaram a ter essa oportunidade.
O meu ponto é que vai continuar a haver mercado para ir buscar jogadoras aos EUA.
Essas americanas que ainda sobrevivem em alguns campeonatos já estão, na maioria dos casos, há alguns anos fora. Não são necessariamente recém-saídas do sistema universitário e já desapareceram dos radares da América do Norte.

E, se fores a ver, há efectivamente uma redução significativa do número de americanas nessas ligas periféricas. Falaste do Cazaquistão, mas neste momento o crónico campeão cazaque, o BIIK, tem zero americanas. Há quatro anos tinha meia dúzia. Em 2021, tinham onze (!!!).

Claro que isso também tem que ver com oportunidades que se abriram noutras geografias, porventura mais próximas dos EUA e com menos choque cultural. Mas, verdade seja dita, muitas dessas não são propriamente boas, nem fazem grande diferença com o desenvolvimento das ligas nacionais europeias. Não é esse tipo de jogadoras que a nossa liga deveria atrair. Eu estava mais a falar de um nível da Vetter ou da Seelenfreund. Dessas é que será mais difícil um clube como o Torreense ou um RP trazer para cá.

Negan Schrute

Taça da liga:

Maritimo-Estoril
Valadares-Albergaria
Torreense-Famalicão
Braga-Lank

Benfica, sporting, racing power e damaiense só entram na próxima fase.

Mamb

Notguilty

paalexg

Citação de: Limentaen em 12 de Julho de 2024, 15:38
Citação de: Negan Schrute em 12 de Julho de 2024, 15:37Benfica-Damaiense
Racing Power-sporte

Resta esperar que o rp faça o seu trabalho
Com o plantel do ano passado e mais alguns reforços, não seria de todo improvável.

Com o nível expectável, tenho muitas dúvidas. A FPF vai querer sempre uma final de Supertaça Benfica-Sporting e vai ser assim até a um Porto desta vida aparecer neste nível.

Crente

Citação de: Negan Schrute em 12 de Julho de 2024, 15:49Taça da liga:

Maritimo-Estoril
Valadares-Albergaria
Torreense-Famalicão
Braga-Lank

Benfica, sporting, racing power e damaiense só entram na próxima fase.

Jogos a 25 de outubro e a 8 de setembro.

Teremos estes jogos nos quartos de final:

Marítimo / Estoril  -  BENFICA
Valadares / Albergaria  -  Sporting
Torreense / Famalicão  -  Racing Power
Sp. Braga / Vilaverdense  -  Damaiense

https://www.fpf.pt/DownloadDocument.ashx?id=26714

Jogos a 15 de dezembro e 15 de janeiro.
Para as meias finais haverá novo sorteio.

paalexg

Logicamente que o Sporting joga a primeira jornada com as recém-promovidas...  :crazy2:

Mamb

Negan Schrute

Só meteram a 1ª jornada e fecharam a transmissão.  :buck2:

Notguilty

Agora é achar a Matriz.

O Canal 11 está a dar um jogo do Brasileirão no momento que há sorteio.

Grande FPF ...PQP

Smigle

Eis o resultado do sorteio:

Nº1 - Sporting CP
Nº2 - SF Damaiense
Nº3 - SL Benfica
Nº4 - Racing Power FC
Nº5 - SCU Torreense
Nº6 - Valadares Gaia FC
Nº7 - GD Estoril Praia
Nº8 - Albergaria
Nº9 - FC Famalicão