Maria Negrão (Futebol Feminino)

Médio, 20 anos,
Portugal
Estatísticas: 2 épocas, 38 jogos, 2 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça da Liga (1), Supertaça (1)

anarcos



Maria Negrão, a caçula da Seleção A Feminina

Futebol Fem. - Seleção A
19 de Outubro 2020

Com apenas 16 anos, a jogadora do Famalicão é a convocada mais jovem às ordens de Francisco Neto.

Matosinhos, verão de 2007. Em casa do senhor Mário Negrão, professor de matemática na Secundária Garcia da Horta, dois filhos adolescentes e uma filha pequenina de três anos jogam à bola a todo o gás. Começam dentro de casa e prosseguem no pátio do prédio. Sem pausas. Por vezes, até à exaustão.

O adolescente mais velho tem o nome do pai. O mais novo chama-se Rodrigo. Maria Negrão é o nome da caçula que se esforça para acompanhar os manos e a única da família que seguirá carreira no futebol, estreando-se em 2020, com apenas 16 anos, nas convocadas para a qualificação do principal Europeu Feminino.

"Aprendi a jogar assim, a tentar acompanhar os truques dos meus irmãos, que são 11 e dez anos mais velhos do que eu. Em 2008, fui para o meu primeiro clube, que era fruto de uma parceria entre o Boavista e o AC Milan. Depois passei pelo SC Porto, onde joguei com rapazes, e integrei o projeto do Famalicão", conta a avançada, confessando que não ve via a embarcar tão cedo na aventura da Seleção A Feminina: "Não esperava ser chamada aos 16, embora sonhasse com isso. Sinto um pouco de ansiedade por ser a primeira vez".

Na equipa principal do Famalicão desde a época passada, Maria Negrão assinou 19 golos pelo emblema famalicense, incluindo o primeiro da equipa na Liga BPI. Já nas seleções jovens, o registo da jogadora também é impressionante, pois apontou 18 golos em 35 internacionalizações, 12 dos quais ao serviço da Seleção que brilhou no último Europeu Feminino sub-17.

"Tenho alguns golos porque o meu foco está muito na baliza. Tem a ver com a minha formação. Sempre treinei para chegar facilmente a zonas de finalização", explicou, assumindo que gostava de "contribuir com mais golos para a Seleção, seja em que escalão for".

Aluna brilhante do 12.º ano, Maria Negrão tenciona conciliar o futebol com um curso superior. "Quero ter um plano B, caso não consiga viver profiisonalmente do futebol", justificou-se, garantindo que o curso a seguir ainda é uma incógnita.

"Estou um pouco indecisa entre um curso de Desporto ou de Nutrição. Gosto muito de matemática e não é por ter um pai a lecionar. É por ver semelhanças entre o futebol e a matemática. Um jogo é como um desafio de matemática, com etapas para resolver e obriga-nos a encontrar sempre as melhores soluções. Gosto disso e de me superar", acrescentou a jovem, que também estuda e toca violino desde os cinco anos.

[...]

https://www.fpf.pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/27690

anarcos


jom.santos90

Citação de: Kurt Cobain 10 em 01 de Julho de 2021, 13:32
Citação de: jom.santos90 em 01 de Julho de 2021, 12:14
Maria Negrão, Kika, Bibocas, Amélia, Ana Seiça...

o futuro é brilhante... assim tenhamos capacidade de o segurar... infelizmente aqui cheira-me que ainda vai ser mais díficil que no masculino
Lara Pintassilgo ?
Kurt, felizmente são tantas que alguma me havia de escapar. Lara sim, obviamente

darkwolf

Citação de: jom.santos90 em 01 de Julho de 2021, 12:14
Maria Negrão, Kika, Bibocas, Amélia, Ana Seiça...

o futuro é brilhante... assim tenhamos capacidade de o segurar... infelizmente aqui cheira-me que ainda vai ser mais díficil que no masculino

Beatriz, Andreia ...

Jakub


The Eagle 10


flsb


Nailhead


Eli_Fernandes

Joga como se tivesse mais 10 anos, grande maturidade e qualidade na sua posição. Grande reforço para tentar segurar por muito tempo

Cyb3rNeo

Bem-vinda e boa sorte!

k1n0

Que grande contratação.

mar_vivo

Bem-vinda! Felicidades.

slbenfever

Bem-vinda e boa sorte!


joaoreis


BlankFile