Pauleta

Médio, 27 anos,
Espanha
Estatísticas: 7 épocas, 171 jogos, 32 golos
Em 2024/2025: 9 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (2), Taça da Liga (3), Supertaça (2), Campeonato Nacional II Divisão (1)

Teka_91

Tenho muita curiosidade para a ver competir na Liga dos Campeões.

Penso que é das jogadoras melhor preparadas para essa exigência, e também das que mais poderá evoluir nesse contexto.

Mikaeil

https://www.instagram.com/p/B9HvlP-lgxN/

@pauleta21_
Há 3 anos e meio que cheguei a Portugal.
Há quase 3 anos que aproveitei dois dias de folga para visitar Lisboa e com ela o Estádio da Luz.
Eu era uma simples turista que viajava para ver uma cidade linda, que é capital de um país e casa de um grande clube.
Olho para trás e vejo uma menina que ama futebol e gosta de conhecer novos lugares, que visita um estádio cheio de história.
Hoje posso dizer que levo no peito o emblema de um clube grande na Europa, de um clube com mística e grandeza.
O Sport Lisboa e Benfica faz hoje 116 anos!!
É um orgulho fazer parte deste grande clube e demonstrar a paixão pelo glorioso dentro de campo.
🔴🦅 E PLURIBUS UNUM 🦅🔴

anarcos

[Video no link.]

Pauleta: "Que a força e união sirvam para voltarmos mais fortes"

Média do Benfica conta como tem acompanhado, à distância, as notícias que vão chegando de Espanha, país de onde é natural.

Numa época sem precedentes e abruptamente cancelada devido à pandemia de COVID-19, há um troféu que permanece no Museu Benfica – Cosme Damião. De 2019/20 fica a memória de conquista da Supertaça, mas a esperança no futuro reforça as ambições da equipa de futebol feminino, que entra de férias dia 20.

Em entrevista à BTV, Pauleta, média espanhola do Benfica, conta como têm sido estas semanas de isolamento social e como tem acompanhado, à distância, as notícias que vão chegando do país natal.

Como está a ser esta fase de isolamento?

Está a ser difícil, para toda a gente está a ser um pouco diferente e complicado, mas estamos a tentar levar o melhor possível esta quarentena e a tentar mexer um pouco o corpo, manter-nos ativos.

Como é que é a rotina?

Estamos a ser sempre orientadas pelo staff, treinadores, fisiologistas, nutricionistas... Todos nos estão a dar informação para continuarmos ativas e bem fisicamente. Acordo por volta das 8h30/8h45, tomo o pequeno-almoço, descanso e começo a fazer o treino que o staff nos indica. Depois é tomar banho e a tarde, normalmente, passo a estudar. Tenho muitas coisas da faculdade para estudar, mas às vezes, pelo meio, faço uma pausa para fazer uns alongamentos para que o corpo não fique tão preso.

Tem realizado treinos com bola. Os vizinhos não se queixam?

Os vizinhos têm sido espetaculares, ninguém ainda bateu à porta a reclamar. Acho que todos estão a compreender.

O que é que estuda?

Química. Agora cancelaram as aulas, são quase todas por videoconferência, e estamos a ter muitos trabalhos em casa porque há que compensar o trabalho que se faz na faculdade.

Viu-se o Campeonato cancelado num ano em que o Benfica tinha grandes objetivos, e que começou com a conquista da Supertaça. Ainda se lembra desse golo que marcou frente ao SC Braga?

Nunca vou esquecer. Foi um jogo muito bom, muito importante para nós como equipa, para o Clube e para mim pessoalmente pelo golo, mas penso que marcou a equipa. Começar a época a ganhar foi muito importante para nós. Passámos a época toda a trabalhar muito e com muita confiança no nosso trabalho.

No próximo ano vão estar mais fortes?

Sim, acho que, acima de tudo, na nossa equipa ninguém fugia a isso, toda a gente sabia que o nosso grande objetivo era o campeonato e o nosso trabalho estava a ser desenvolvido com esse objetivo – juntamente com a Taça da Liga e a Taça de Portugal –, estávamos "vivas" nas três competições, mas o campeonato era o nosso grande objetivo. Agora vemos esse objetivo ir embora, mas a nossa união e a nossa força como equipa também vão servir para isso, para voltarmos mais fortes no próximo ano e com o objetivo sempre na cabeça: ganhar o campeonato.

O Benfica antecipou-se ao Governo nas medidas preventivas...

Mesmo o Governo agiu muito rápido e isso foi determinante para que cá, em Portugal, os casos não aumentassem tanto. O Benfica, mesmo quando isto ainda não tinha chegado cá, já nos estava a dar todas as informações possíveis para, mesmo estando a treinar e a conviver, termos todas as precauções. Quando viram que isto seria perigoso, mandaram-nos logo para casa e colocaram sempre tudo ao nosso dispor. Nós, jogadoras, temos de ser muito gratas.

Como estão as coisas na Galiza?

Está um pouco mais controlado. Espanha é muito grande e há zonas que estão muito mal, mas a Galiza, por sorte, está a ter menos casos e menos mortos. De qualquer forma, está a ser duro para todos e está a evoluir um pouco melhor, mas ainda não acabou. É preciso dar força a todos os que estão em Espanha, estão a ser momentos duros, mas com força e união vamos todos ultrapassar.

O que retira desta pandemia, deste confinamento?

Às vezes não apreciamos ou não damos valor às pequenas coisas e queremos sempre viajar para longe e não damos valor a sair à rua, ir ao parque em frente a casa, passear, tomar café com os amigos... Com isto, começámos a pensar e a valorizar mais as pequenas coisas, um abraço por exemplo... É importante sabermos que temos de valorizar mais essas pequenas coisas quando tudo voltar à normalidade.

Qual é a primeira coisa que vai fazer quando a situação normalizar?

Eu acho que é ir a Monsanto passear, deitar-me na relva e apanhar um pouco de sol. O meu corpo também está a precisar de olhar, cheirar e ouvir o mar. Tenho muitas saudades...

Para finalizar, quer deixar uma mensagem aos adeptos do Benfica?

Quero, para já, agradecer todas as mensagens que me estão a enviar e dizer que já na época passada estávamos unidos, nesta estamos unidos, na quarentena estamos unidos... Que para o ano estejamos mais unidos que nunca para conseguirmos os nossos objetivos e o mais cedo possível estarmos todos juntos outra vez.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/04/19/futebol-feminino-benfica-pauleta-entrevista-btv

anarcos

Pauleta es sinónimo de fútbol

La única española que juega en Portugal brilla en las filas del Benfica

Paula Domínguez 'Pauleta', en su presentación con el Benfica.

Cuando a un aficionado al fútbol le preguntabas por Pauleta, éste te hacía mención a la carrera de Pedro Miguel Carreiro Resendes, delantero portugués que jugó en el Salamanca y Deportivo de la Coruña a finales de los 90. Los más jóvenes, y aficionados al fútbol femenino, podrán también referirse a Paula Domínguez Encinas, centrocampista de 22 años que milita en el Benfica y que es la única futbolista española en la Liga lusa. "De pequeña vivía en Zamora y fue allí donde empecé a jugar al fútbol. Tenía 6 años y me empezaron a llamar Paula, Paulita, Pauleta... Me gustó Pauleta y en el mundo del fútbol me conocen así", cuenta en MARCA la protagonista. "Mis padres me dijeron que en el Dépor jugaba un portugués que se llamaba así... En Portugal me preguntan siempre porque, además, celebro los goles como él (abriendo los brazos), pero prometo que es pura casualidad", añade entre risas.

Pauleta se mudó a Vigo a los 8 años y siguió jugando al fútbol. Estuvo ligada a El Olivo durante cuatro años, pero la frustración de poder ascender a la máxima categoría le hizo hacer las maletas en 2016 y puso rumbo a Portugal. "Llevábamos varios años intentando subir a Primera y no lo conseguimos. Llegó la oportunidad de irme a Braga, a un equipo profesional y a una ciudad que me permitía estar a una hora de casa, así que no me lo pensé y acepté la oferta. Nunca me he arrepentido de aquella decisión", comenta la gallega. "Para entonces no conocía mucho del fútbol portugués, pero me me adapté muy bien desde el principio tanto a la ciudad como al idioma", añade.

Tras dos temporadas en el Sporting de Braga, Pauleta fichó por el Benfica. "Fue un cambio grande, me iba al mejor club de Portugal...", reflexiona. En Lisboa lleva dos temporadas y ya se considera "una portuguesa más". Compagina el fútbol con los estudios (Químicas) y entre los entrenamientos, partidos, exámenes y trabajos apenas tiene tiempo libre. "Tengo la sensación de estar aprovechando el tiempo, por lo que estoy contenta", reflexiona.

En el Benfica ejerce de mediocentro defensiva esta futbolista de buen toque, visión de juego y llegada al área contraria (promedia 15 goles por temporada en su etapa en Portugal). La pandemia del coronavirus (COVID-19) supuso un frenazo en seco para esta futbolista que, a sus 22 años, tiene mucho camino por recorrer. "Da mucha rabia que hayan dado la Liga por finalizada sin campeón porque habíamos jugado el 70% de los partidos y habíamos estado como líderes en el 100% de ellos. Entiendo que la salud es lo primero y estamos ante una situación nunca vivida, pero esa espina se nos quedará siempre", cuenta Pauleta, que volvió a Redondela -Pontevedra- hace una semana aunque está llamada a volver a Lisboa a finales de mayo para resolver la plaza de Champions (la Federación plantea una eliminatoria con el Sporting de Lisboa, con el que estaba empatado a puntos, para dictaminar la plaza europea lusa).

¿La veremos jugando en la Primera Iberdrola? "Siempre he dicho que me encanta ver el nivel que está cogiendo el fútbol femenino en España y que ojalá algún día pueda disfrutarlo. Lo cierto es que ahora mismo estoy muy bien en Portugal, me siento valorada y con confianza. A mi agente le han llegado ofertas, pero sabe que mi presente está en Portugal", resume. "El nivel de la Liga portuguesa ha crecido mucho esta temporada, está empezando a explotar como ocurrió en España hace 4/5 años. Aquí hay tres equipos que son los que tienen más calidad (Benfica, Sporting de Lisboa, Sporting de Braga), varios equipos competitivos (Estoril, CF Benfica, Marítimo, Valadares Gaia, Ouriense, Albergaria) y el resto que aún están en evolución (Ovarense, Cadima, A-dos-Francos)", analiza. Pauleta, con el 21 a la espalda, sigue demostrando que su apodo es sinónimo de fútbol...

https://www.marca.com/futbol/futbol-femenino/2020/04/26/5ea5b01f46163fab858b45e4.html

TeamRocket37

Não teve um bom jogo.

BlankFile

Pior momento de forma da Pauleta desde que começou no Benfica. Ela não começou bem a época...

Mas ontem fez mesmo o pior jogo, nada lhe saía bem.

Notguilty

Citação de: BlankFile em 15 de Outubro de 2020, 00:07
Pior momento de forma da Pauleta desde que começou no Benfica. Ela não começou bem a época...

Mas ontem fez mesmo o pior jogo, nada lhe saía bem.
é a equipa toda.. nem a cloé está bem.

anarcos

Pauleta: "En Portugal, a felicidade dunha persoa pode estar en que o seu equipo gañe"

Celtista con alcume de (infravalorado) dianteiro deportivista, Paula Domínguez 'Pauleta' (Redondela, 1997) é peza chave desde a súa fundación, hai tan só dous anos, da división feminina do histórico Sport Lisboa e Benfica, un conxunto co que esta futbolista galega aspira a gañalo todo esta tempada... se a Covid-19 o permite.

Pese a xogar de pivote, non é raro ver a Pauleta marcar goles.

—Despois da abrupta interrupción da última tempada a causa da Covid-19, como foi a volta ao deporte en Portugal?

Aquí comezamos a adestrar o 1 de xullo, con distancia de seguridade e sen contacto entre xogadoras. Así estivemos durante aproximadamente un mes e medio, e non disputamos o primeiro partido de liga até o 27 de setembro, e desde aquela levamos xogados cinco encontros.

—Ademais de na liga, este ano competirá coas súas compañeiras na Liga de Campións, mais para conseguilo terán que superar unha eliminatoria contra o PAOK de Salónica, un equipo que por coeficiente está un chanzo por enriba do seu. Listas para dar a sorpresa?

O noso rival ten máis experiencia que nós na competición, pois é a primeira vez que participamos, pero o corpo técnico do Benfica xa está vendo partidos delas e analizándoas en profundidade. Ademais, temos un bo cadro de xogadoras, maduro abondo como para saír vitorioso dun partido que no que o conxunto gañador non será o que máis futbolistas de calidade teña, senón o que mellor resolva os pequenos detalles propios desta clase de choques.. De todos os modos, este ano cambiou o modelo de competición, pois antes o play-off de acceso á Liga de Campións era un grupo de catro equipos e agora, aínda superando o PAOK, teremos que pasar outra eliminatoria. Se a gañamos, xa si que estaríamos dentro.

—Xunto coa clasificación para a fase final da Liga de Campións, o obxectivo será gañar unha liga que, moi posibelmente, de non ter sido polo coronavirus estaría xa nas súas vitrinas?

Si. O primeiro ano que se creou o Benfica os obxectivos foron ascender e gañar a Copa, e conseguimos ambos os dous. E no segundo era gañar a liga, pero infelizmente non o conseguimos porque se parou todo cando estabamos moi ben encamiñadas.

—Comentaba hai un momento que o corpo técnico xa está traballando en obter información para estudar o mellor posíbel as súas rivais na Liga de Campións. Cal é o grao de profesionalización que existe no fútbol feminino portugués?

Pouco a pouco vaise evolucionando. No Benfica o nivel de profesionalización é moi alto, diría que absoluto, o que é do mellor que nos pode pasar como futbolistas, que nos traten e que nos esixan como profesionais. As xogadoras temos que estar dedicadas 100% ao clube, porque eles dánolo todo. Con respecto ao contexto da liga de Portugal, hai outros equipos que o están facendo ben, como Sporting e Braga, que xunto co Benfica son os que mellores dan ás súas xogadoras, que son plenamente profesionais. Famalicão ou Torreense son outras entidades que pouco a pouco queren dar mellores condicións ás xogadoras, mais aínda non están no mesmo nivel que os tres que citaba antes.

—Entón en Portugal, igual que acontece en España, segue a existir a figura da muller que compatibiliza o seu labor futbolístico con outro traballo para poder subsistir?

Si, aínda hai moitos equipos onde só conseguen adestrar pola noite porque a maioría das xogadoras traballan e só poden prepararse dous ou tres días á semana porque o fútbol non é a súa verdadeira profesión. Nótase un gran salto de nivel entre eses conxuntos que teñen condicións absolutamente  profesionais, con adestramentos pola mañá en campos de herba natural, que teñen sesións de ximnasio e un corpo técnico arredor das xogadoras e os que non.

—Como é pertencer a unha entidade tan grande como o Benfica, que presume de ser o clube de fútbol con máis socios do mundo? Nótase no día a día?

Si, e moito, desde o mesmo momento en que fichei polo Benfica. Desde que o clube publicou o meu nome recibín miles de mensaxes dándome a benvida e pedíndome que o dese todo. Nótase que hai moita xente detrás de nós, e tanto directiva como corpo técnico intentan deixarnos claro que hai moita xente véndonos e que sempre temos que esforzarnos a tope, porque aquí en Portugal existe unha filosofía moi bonita: "A felicidade dunha persoa pode ser que o seu equipo gañe ou perda". Se o Benfica gaña, podemos alegrarlle o día a miles e miles de persoas, e tendo iso ben presente sempre xogas cun plus extra de motivación.

—Pola súa forma de falar, dá a impresión de que non ten gana ningunha de cambiar de aires...

Non (ri). O certo é que estou contentísima aquí e síntome moi querida tanto polos afeccionados como polo clube, e iso é moi importante para unha futbolista.

https://www.nosdiario.gal/articulo/deportes/pauleta-portugal-felicidade-dunha-persoa-pode-estar-seu-equipo-gane/20201027175416107742.html

BlankFile

Irreconhecível esta época.  :-X

TeamRocket37

No lugar da Pauleta actualmente é no banco.

TeamRocket37

Acaba contrato a 30 de Junho 2021

Renovar sff

Ou então aposta na formação by Luís Filipe Vieira: Temos a Daniela Santos

Mpaq

Incansável. E estava emocionada no fim do jogo,provavelmente relacionado com o que o Rocket falou do avô.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

J.P.

Uma palavra de agradecimento a esta miúda, cujo avô faleceu a semana passada.

Podia ter ido ao funeral, ter com a família e estava perfeitamente no seu direito. Mas não, ficou em Lisboa, jogou com o Sporting, jogou hoje, deu o seu máximo...

Máximo respeito pela Pauleta. Dá tudo pelo Benfica.

TeamRocket37

Já é uma figura mítica desta secção.

Como não se naturalize esta miúda para jogar por Portugal!