PROVA DE FORÇA E MATURIDADE
Protagonista de uma exibição muito completa no jogo 1 da meia-final do play-off, o Benfica venceu neste sábado, 31 de maio, na casa do SC Braga, por 0-5, e ficou a uma vitória, na Luz, de avançar para a final da Liga Placard.
A partida iniciou-se a um ritmo alucinante, com os encarnados a acertarem nos ferros em duas ocasiões logo no primeiro minuto, por André Coelho e por Arthur, num remate que ainda sofreu um desvio em Fábio Cecílio.
Pressionante e dono do jogo, o Benfica inaugurou marcador aos 5'. Léo Gugiel fez o passe longo para Diego Nunes, e este cruzou para o segundo poste, onde Afonso Jesus atirou ao ângulo superior direito da baliza arsenalista (0-1).
Continuaram a carregar as águias, e, aos 10', uma dupla oportunidade. Na sequência de uma grande jogada ao primeiro toque, Chishkala esbarrou em Dudu e, no ressalto, o russo serviu Higor, que, com a baliza à sua mercê, atirou por cima. O pivô brasileiro haveria de ter nova uma nova hipótese para marcar aos 11', mas, em boa posição, disparou ao lado.
Aos 13', Fábio Cecílio carimbou a trave da baliza do Benfica e, na resposta, Jacaré colocou a bola dentro da baliza do SC Braga. No entanto, os anfitriões solicitaram a intervenção do VAR, que descortinou uma falta de André Coelho sobre Fábio Cecílio no início do lance e invalidou o golo.
No entanto, o 0-2 não demorou a chegar. Em mais um lance de laboratório, algo habitual durante a presente temporada, Arthur marcou o pontapé de canto e colocou a bola à entrada da área, onde Silvestre encostou com sucesso, aos 14' (0-2).
Antes de soar a buzina para o intervalo, Léo Gugiel brilhou com uma dupla defesa, aos 18', e, depois, foi a vez de André Correia fechar a baliza encarnada: no derradeiro segundo da 1.ª parte, o camisola 1 das águias travou um livre direto a punir a 6.ª falta do Benfica.
No regresso das cabinas, o SC Braga entrou melhor no encontro, mas, aos 24' e aos 28', André Correia fez duas grandes defesas a negar o golo aos anfitriões. Mostrando mais eficácia, o Benfica fez o 0-3, aos 29'. André Correia lançou a bola com a mão para a área contrária, Tiago Sousa fez um corte imperfeito, e Jacaré, oportuno, rematou de primeira para o fundo das redes.
O 0-3 reforçou a confiança do Benfica, que ficou ainda mais confortável no jogo após a expulsão de Ygor Mota: o jogador do SC Braga carregou Chishkala com Dudu fora da baliza arsenalista e viu o cartão vermelho direto, aos 33'.
No período em que teve vantagem numérica, a equipa comandada por Cassiano Klein circulou a bola com paciência, mas não conseguiu marcar, e, nos últimos 5 minutos, o SC Braga arriscou tudo com o 5 para 4.
Com o adversário balanceado no ataque, o Benfica chegou com naturalidade ao 0-4. Aos 37', André Correia fez um novo lançamento longo para a área contrária, Jacaré cabeceou para defesa incompleta do improvisado guarda-redes Tiago Brito e, na recarga, completou o bis.
Nos derradeiros minutos, André Correia e Jacaré ainda tentaram ampliar com remates de área a área, mas ambos saíram por cima da baliza. Higor, com 22 segundos para jogar, acabou por ter mais pontaria e coroou um contra-ataque de livro com um remate em arco de pé esquerdo, para o 0-5.
Mantida a invencibilidade perante o SC Braga em 2024/25, com 4 vitórias em outros tantos jogos, o Benfica recebe o SC Braga às 21h00 da próxima sexta-feira, 6 de junho, no Pavilhão Fidelidade, sabendo que um triunfo no jogo 2 lhe garante a passagem antecipada à final do play-off da Liga Placard.
DECLARAÇÕES
Cassiano Klein (treinador do Benfica): "É um jogo muito igual, decidido nos detalhes. Fomos felizes nas oportunidades que tivemos. Vejo que conseguimos um grande resultado e estamos felizes por isso. Fomos competentes nas finalizações. E agora descansar ao máximo porque há muita coisa para acontecer ainda. Estamos a enfrentar uma das equipas que têm feito épocas fantásticas. É uma equipa muito competente. Eu não sou muito otimista nas vitórias nem pessimista nas derrotas. Vejo que fizemos um jogo onde tivemos uma competência, uma entrega e um brilho muito bom. Conseguimos oferecer esta vitória aos nossos adeptos que nos ajudaram o tempo todo. Mas agora é descansar e preparar a equipa, porque no próximo jogo temos uma grande oportunidade. Jogar dentro do nosso pavilhão, perante os nossos adeptos, é uma pequena vantagem. Só que essa pequena vantagem pode desaparecer na primeira bola."
Jacaré (pivô do Benfica): "Foi um Benfica muito forte contra um SC Braga fortíssimo em casa, mas nós impusemos a nossa identidade com raça, querer em ambição e fomos felizes. Não está nada decidido, agora temos o fator casa. Queremos agradecer os nossos adeptos, apelar ao apoio, e vamos fazer de tudo para encerrar a eliminatória com mais uma vitória."
FICHA DE JOGO
Formação inicial do Benfica: Léo Gugiel, Lúcio Rocha, André Coelho, Arthur e Jacaré
Suplentes: Daniel Osuji (NJ), André Correia (J), Silvestre Ferreira (J), Afonso Jesus (J), Higor (J), Ivan Chishkala (J), Edmilson Sá (J), Diego Nunes (J) e Tiago Reis (NJ)
Marcadores do Benfica: Afonso Jesus (4'), Silvestre Ferreira (13'), Jacaré (28' e 36') e Higor (39')
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/05/31/futsal-sc-braga-benfica-jogo-1-meias-finais-do-play-off-liga-placard
Coming soon
- Universo Benfica a Domingo, 1 Junho 2025
- Universo Benfica a Quinta, 29 Maio 2025


